INÉDITO - Melhor solução para "acompanhar" (musicalmente- rsrsrs) quem toca guitarra sozin

    Autor Mensagem
    vintagentleman
    Veterano
    # jun/12


    Pessoal,

    Já percebi que a maioria dos guitarristas do Fórum é como eu, que não tem banda e toca sozinho em casa.

    Pelo que li esse é inclusive o maior filão das empresas de instrumentos musicais, que chegam a fornecer gratuitamente equipamentos para os profissionais estrelas usarem como forma de propaganda para vender para os amadores entusiastas.

    O problema é que é muito chato tocar sem acompanhamento, tanto para quem toca quanto para os amigos e parentes que tem que aturar o "guitarrista" rsrsrs

    Isso não é um defeito do guitarrista, é que é a não ser que o cara seja um virtuose, sem um baixo ou uma bateria que sejam, o som fica pobre normalmente.

    Como "solução" as empresas de amplificadores desenvolveram entradas nos equipamentos para ligar aparelhos de MP3, celulares, computadores etc, para que os guitarristas toquem "junto".

    Para mim, porém, isso está longe de ser satisfatório, por vários motivos como o fato de os combos serem mono e as músicas perderem toda a diversidade de frequencias, ficando tudo embolado, ou pela falta de graves ou porque ou o som da guitarra ou da música que se está acompanhando se distorcem mutuamente, tonando o som horrível em ambas.

    Sem contar que nenhum amplificador valvulado tem esse tipo de entrada para "acompanhamento".

    Por experiência, percebi que a melhor solução é ter um sistema de som para acompanhar tocando guitarra no amplificador, sem usar as tais entradas de MP3.

    Nesse caso quanto melhor e mais potente o som ambiente, mais legal ele fica com o equipamento do guitarrista. Sendo interessantes os sistemas de som estéreo muitas vezes mais potentes do que o amplificador usado pelo guitarrista, considerada a potência RMS dos equipamentos.

    Exemplo seria o combo valvulado de 4 W RMS que fica bem "equalizado" tocado junto com um sistema estéreo de no mínimo 40 W RMS. Se tais sistemas de som forem Dolby Digital ou Hi Fi, tanto melhor...

    Acho que essa proporção de 10 X mais potência no sistema de som que acompanha o guitarrista é a melhor possível e seus parentes e vizinhos vão agradecer o "equilíbrio" de ambos os sons, o "mecânico" e o "ao vivo" do guitarrista caseiro...

    Favor comentar suas experiências pessoais propondo outras soluções que possam existir, considerando ser esse um problema comum.

    Fanderslash
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Acho interessante sua ideia de ajudar mas não vejo nada de inédito no que você disse.

    A proporção exemplificada pode até ser coerente mas acho isso pouco importante, tendo em vista que tudo é possível utilizando os controles de "volume" dos equipamentos. Na verdade, um bom fone ligado em um pc/note/ipod já resolve tudo.

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: vintagentleman
    · votar


    Fanderslash,

    O "ineditismo" se é que se pode chamar assim, é em relação à existência de tópico, não à ideia...
    E tocar com fone é um saco, na minha opinião...
    Os amigos, parentes e tal ficam curiosos para saber seus avanços e com fone não dá...

    Led Zé
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    vintagentleman
    Velhinho, na boa...eu faço isso desde 92. Antes eu tocava por cima das músicas. Hoje uso BTs. Tô achando que você só descobriu a roda agora.....kkkkkkkkkkkkkkk

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    vintagentleman
    cara eu tenho um blackstar ht5r...é um amp valvulado, com entrada pra mp3 e saida estereo...da pra ligar em caixas 2x12, por exemplo...quanto a sua ideia...ela é boa sim! é tao boa q muita gente ja faz isso! rs
    mas eu costumo usar essa entrada de mp3 do meu combo...nao tenho um gabinete 2x12 entao acabo ouvindo mono mesmo! mas é só pra brincar! rs

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Led Zé,

    No tópico são questionados vários aspectos do problema do acompanhamento do guitarrista sozinho...
    Vou repetir o que já disse ao outro cara, A IDEIA NÃO É INÉDITA E SIM O TÓPICO, entendeu?
    Agora com boa vontade se poderia discorrer sobre o sistema ruim de entrada para tocador de MP3 nos combos, ou sobre a chatisse de se tocar com fones, ou sobre a proporção que eu propus em tocar com valvulados acompanhando sistemas de som caseiros, em termos de potência...
    Dose é que expliquei direitinho, mas carinha não entendeu e vem falar em "descobrir a roda" quando o problema é de (falta) de interpretação de texto...
    Lembrando que ninguém é obrigado a participar...

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Alf is back,

    Poxa esse seu equipamento é muito legal, valvulado com entrada para MP3 e saída estéreo para quem tem caixa com dois falantes.
    É esse tipo de solução alternativa que eu esperava quando abri o tópico, embora no seu caso acho que é bastante cara...
    Obrigado por participar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a INÉDITO - Melhor solução para "acompanhar" (musicalmente- rsrsrs) quem toca guitarra sozin