Guitarras para canhotos: Será que estamos saindo um pouco do esquecimento?

Autor Mensagem
redstratocaster
Veterano
# jun/12
· votar


Vinicin
Eu sou canhoto e aprendi a tocar com guitarra (destro) normal.

Parei de ler aí.

redstratocaster
Veterano
# jun/12
· votar


Vinicin
Eu sou canhoto e aprendi a tocar com guitarra (destro) normal.

Parei de ler aí.

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


Ticho

Com certeza, é horrível. Apesar do acesso as ultimas casas da SG ser facilitado mesmo tocando invertido, a questão de ficar esbarrando nos knobs é um inferno, irrita muito!!!!

Vinicin

Com certeza é costume. Se vc aprende de um jeito pra depois tocar de outro é muito dificil.

ahhh

Eu já penso o contrário. Se eu pudesse, teria aprendido a tocar como destro desde o início.

sebber
Veterano
# jul/12
· votar


Sempre toquei como canhoto mesmo, e estranhei um pouco quando comprei minha guitarra para canhoto e os knobs foram pra baixo, porque antes eu mexia muito, mas em cima, só que rápido me acostumei a manusear eles na parte de baixo mesmo.

Vinnas
Veterano
# jul/12
· votar


Diante de canhotos foda tocando como tal (Iommi, hendrix) e outros canhotos foda tocando como destro (Morse, Loureiro), chego à conclusão que é irrelevante.

Afinal, não existe "piano pra canhoto".

Jinkxs
Veterano
# jul/12
· votar


Eu sou canhoto e uso guitarra canhota com as cordas invertidas.

Alguns aqui do FCC já conhecem minha história, mas vou contar novamente.

Quando era muleque, meu irmão tinha um violão e tocava normal, como destro. Eu, como canhoto, pegava o violão dele com mão direita no braço e percebi que as cordas ficavam de ponta cabeça.... olha só!!!

Ai, meu irmão falou - Ou você toca com a mão esquerda no braço, como destro, ou inverte as cordas!!!

Eu tentei tocar como destro, mas não curti.... aí inverti as cordas. Fiquei com o violão uma semana, aí meu irmão pegou pra levar numa festinha e viu as cordas invertidas.... - *orra muleque.... agora vou ter que inverter as cordas!!!! De agora em diante você tá proibido de inverter as cordas desse violão.... senão tu vai tomar uns catiripapo nas zureia!!!!

Ai.... comecei a pegar o violão e tocar como canhoto, com a mão direta no braço, mas sem inverter as cordas. E fiz isso por uns bons anos.....

Um belo dia, consegui grana pra comprar meu próprio violão. Comprei na época um Di Giorgio Classico.... e inverti as cordas. Tive que reaprender todos os acordes e o dedilhado.... tirei novamente quase todas as músicas que tocava antes.... mas não ficava legal, do jeito que eu queria.

Aí deu na telha e des-inverti as cordas. Putz.... ficava muito melhor!!! As pestanas mais fáceis, a troca de acordes mais rápida.... falei: Ahhhh.... agora vai ficar assim mesmo!!!!


E é isso. Quando comprei minha primeira guitarra, uma SG de destro.... qualquer destro pegava ela e saia tocando normalmente. Ai me perguntavam.... Pô, porque você não toca como destro, com a mão esquerda no braço???

Nem pensar!!!

Se seguro a guitarra como destro não consigo da um acorde sequer..... se pego uma guitarra de um canhoto também me embanano todo, pois estou acostumado com a mizinha pra cima e o mizão pra baixo.

Então, pra vocês, destros, e pra vocês, simples canhotos.... a vida de vocês é mamãozinho com açucar.....

*odido mesmo estou eu, que mesmo quando encontro uma boa guitarra canhota, nem consigo testá-la direito.

Êhhhh vidinha miseráver sô!!!!

Marcelo Bico
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster
Enquanto houver posters e dvd's do Hendrix, vocês jamais serão esquecidos.

renatocaster
Moderador
# jul/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Vinnas

Diante de canhotos foda tocando como tal (Iommi, hendrix) e outros canhotos foda tocando como destro (Morse, Loureiro), chego à conclusão que é irrelevante. Afinal, não existe "piano pra canhoto".

No que diz respeito ao aprendizado musical, também acho que seja irrelevante essa diferenciação. É possível tocar bem em ambos os casos, basta estudar e se dedicar.

O lance mesmo é a escassez de instrumentos (de cordas) com a configuração 100% left handed. Por exemplo, vc citou dois guitarristas canhotos de fato, que possuem modelos signature. Entra no site da Gibson e tenta encontrar a SG signature do Iommi para CANHOTO. Simplesmente não tem, e o cara é canhoto, a guitarra dele é LH! Hehehe.

Outro caso é a recém lançada Fender Kurt Cobain Jaguar. O cara era canhoto, tocava como canhoto, a guitarra era de canhoto e na página principal do modelo no site da Fender está exibido bem grande um modelo para destros!

http://www.fender.com/products/kurtcobainjaguar/models.php?partno=0143 000700

Para dizer que não lembraram dos canhotos, lá no final da página tem um lembrete dizendo que também existe a versão LH. Enfim, o fato é o seguinte: Em casos que a guitarra é exclusivamente LH, tem toda a sorte de ofertas tbm para destros, já o contrário praticamente não existe. É bem desproporcional a coisa.

Jinkxs

Quando comecei a aprender os primeiros acordes no violão também tocava invertido, mizinha em cima e mizão embaixo. Pra variar, não tinha violão para canhoto que eu pudesse tocar, hehehe.

Mas eu admiro quem toca desse jeito, acaba criando uma pegada bem peculiar. Eu não consegui me adaptar de jeito nenhum, na verdade eu nem insisti na coisa, hehehe.

Marcelo Bico

Sem dúvidas, ele é a nossa maior referência no mundo dos canhotos! \o/

Jinkxs
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster

Pois é.... a pegada fica bem peculiar. O acorde de sol maior, como você disse acima, é ofensivo.... hehehe!!!!

Além disso, outra dificuldades se apresentam.....

1- Abafar as cordas é um drama
2- Alguns acordes ficam literalmente impossíveis
3- O acesso às últimas casas é muiiito difícil
4- Os vibratos nos bordões é mais complicado, principalmente na E
5- A paletada tem que ser prioritáriamente para cima

Tenho que adaptar vários trechos das músicas, usando inversões, bicordes e digitação em outras partes do braço, etc... musicalmente nada que prejudique muito, mas não dá pra falar quase nunca que toco "igualzinho" ao original. Toco do meu jeito.

Buja
Veterano
# jul/12
· votar


Jinkxs
Bom, nao queria comentar no topico, porque de fato eu nao sou canhoto (pelo menos eu acho que nao, quem chuta com o pé esquerdo e escreve com a mao direita é canhoto?)

Mas o renatocaster, que é canhoto ne?!, falou da jaguar kurt cobain signature de destro! Meu amigo de banda é canhoto, e como ele é fã incondicional do Nirvana, resolvi tocar nirvana com ele tambem. Mas ele toca uma strato pra destro com as cordas invertidas. O sonho dele é ter uma signature dessas, mas desaminou geral ao ver essa gafe da fender. Ele disse que daqui a algum tempo ($$$$) ele vai mandar um luthier fazer um jaguar sunburst canhota relicada pra ele e ser feliz. Fazer o que ne?

E eu, querendo provar essa teoria de que nao importa o lado, importa é a dedicacao, resolvi que so tocaria nos violoes invertidos dele...e nao é que fazer pestana é mais facil mesmo! Tem muita coisa que é mais facil com as cordas invertidas, agora tem coisa que é incrivelmente dificil como dedilhar por exemplo...

Jinkxs
Veterano
# jul/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


Buja

Cara... eu diria que tocar com as cordas invertidas é 90% mais difícil e 10% mais fácil.

O dedilhado, como você falou, é complicado, porque você toca nos bordões (E e A) com o mindinho, quando o correto seria com o polegar (beeeem mais fácil). Eu acabo não usando o polegar no dedilhado....

A pestana é realmente mais tranquilo, porque você pega os bordões mais firmemente.

Alguns acordes, entretanto, ficam impossíveis, aí, tem que improvisar, simplificar, fazer inversões, usar a criatividade....

Não conheço pessoalmente ninguém que toque assim (guitarra ou violão). Sei de famosos.... o Zezé di Camargo, o Ovelha, o Scandurra e um cara que toca com o Roger Waters.... deve ter mais gente, mas é um tanto raro.

Jinkxs
Veterano
# jul/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


Post duplo!!!

Marcelo Bico
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster
Sem dúvidas, ele é a nossa maior referência no mundo dos canhotos! \o/

No mundo dos destros também. Pelo menos no meu.

Vinnas
Veterano
# jul/12
· votar


Jimi usava uma Fender "destra", ñ?

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Vinnas

Ele usava uma guitarra de destro afinada para canhoto (bordão para cima).

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


LeandroP

Ele usava uma guitarra de destro afinada para canhoto (bordão para cima).
Issaê!!! Canhoto malandro o Jimi, hehehe.

Há quem ache que ter uma guitarra LH é cool (os destros). O Malmsteen tem uma Fender LH, mas inverte as cordas. Quero ver aquele porco fazer aqueles arpejos tríade rapidões que ele faz com as cordas ao contrário, hehehe (Mentira, eu não duvido que ele consiga fazer ¬¬).

Jinkxs

Não conheço pessoalmente ninguém que toque assim (guitarra ou violão). Sei de famosos.... o Zezé di Camargo, o Ovelha, o Scandurra e um cara que toca com o Roger Waters.... deve ter mais gente, mas é um tanto raro.

Tinha aquele rapaz daquela banda Falamansa tbm, tocava invertido. Mas também pro que ele tocava, era goiaba tocar desse jeito.

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster
verdade...maior poser aquela fender LH do malmsteen...rs...o Paulo Acedo (amps hand made) usa uma desse jeito tbm em uma demonstraçao de algum modelo de amp dele...nao lembro qual...acho engraçao isso...rs...o cutway fica bem menor....queria ver alguem fazer isso com lespaul!

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


ALF is back

queria ver alguem fazer isso com lespaul!

Guitarrista famoso eu nunca vi, mas no Y2B tem uns loucos tocando com LP de cabeça pra baixo, hehehe.

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Só para lembrar que hoje, dia 13/08, comemora-se o dia Mundial do Canhoto!

o/

Martin__TDT
Membro
# jan/13
· votar


É, estamos saindo do esquecimento, mas só um POUUQUINHO, quase nada. Ainda é mega difícil conseguir uma boa LH custoxbenefício, principalmente CUSTO. Onde uma Fender Standart das caras no Brasil um destro pega por 2,400 um canhoto pega por 3,600 (pesquisa minha). Melhor conselho meu é investir em uma handmade, mesmo que saia caro, se você quiser fazer de taquara com acácia fervida você faz XD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras para canhotos: Será que estamos saindo um pouco do esquecimento?