não existe respeito com o consumidor brasileiro

    Autor Mensagem
    Elkinho
    Veterano
    # jun/12


    Pessoal vejam só oque aconteceu, recentemente o nut (pestana ou capotraste como ja ouvi chamarem) da guitarra de um amigo meu quebrou (nut de plastico). Ele então levou a guitarra na unica loja de instrumentos aqui na cidade, chegando lah o gerente da loja se propos a trocar o nut, pegou uma chave de fenda e um alicate e começou a bater na lateral do nut quebrado para removelo, porem ele quebrou um pedaço da escala (logo após o nut) e a remendou com cola, deixando um serviço bem porco, e ainda teve a cara de pau de cobrar. Meu amigo voltou fulo para casa, e aconselhado por mim ele vai ir no procom, eu gostaria de saber se isso tem chances de resultar em algo? Nem que seja uma palheta....

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    o cara não tem direito de cobrar o serviço mal feito não!!! danificou a guitarra ele quem paga! ou seja na minha opinião seu amigo ficaria com o nut de graça e pronto. o cara se mete a luthier e não sabe hehehe manda ele contar a grana da loja =D (brincadeira)

    Peace!!

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    concordo com o cara aí de cima, ele danificou o instrumento, não poderia cobrar. Não sei como funcionam as leis, mas pela lógica, acho que o serviçio sair de graça era o mínimo que deveria acontecer, ams de qualquer foirma, vai no Procom msm.

    Elkinho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    juninholiveira
    Arimoxinga
    e para ajudar o cara n deu nota ¬¬

    renatocaster
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Elkinho

    chegando lah o gerente da loja se propos a trocar o nut

    Bom, se o gerente assumiu fazer o serviço, então foi por sua conta e risco. Se ele não era capacitado a fazer tal serviço, não deveria ter se metido à besta para trocar o nut.

    Mande seu amigo juntar provas (fotos, informações sobre a loja, seu depoimento como testemunha, etc) e ir denunciar no PROCOM sim, porque não? Ele acabou causando um dano maior ao instrumento do seu colega.

    O mínimo que esse cara deve fazer para reparar a cagada que ele fez, é mandar a guitarra para um luthier de verdade realizar o serviço de reparação e ele arcar com os custos.

    Elkinho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    renatocaster
    sim é exatamente isso que ele vai fazer, e cara o mais revoltante é que ele comprou todos os equipos dele lah, e a preços super faturados ( zoom g1x a R$ 500 orange crush pix 20 R$ 500 e shelter stratocaster a R$ 400)

    sidguitar1
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Elkinho
    exemplo do cara q quis ajudar e fez merda( o gerente)

    vc nao informa mas provavelmente a guitarra ja nao estava mais na garantia ja q o gerente propos o concerto( q acabou virando gambiarra ja q o cara nao sabia oq tava fazendo, se a guita ainda estava na garantia o gerente leva o trofeu de idiota do ano de meter a mao nela, acho dificil de acreditar q alguem ia arranjar essa encrenca do nada, se a guitarra ta na garantia e cobre esse serviço tem q propor do cara dar outra guitarra pro teu amigo pra deixar de ser burro)
    nao informou quanto ele cobrou... se o cara cobrou o preço da cola mais o do nut e do tempo q ele ia perder nisso acho q e ate justo(fora a caca de quebrar a escala)
    como vc mesmo mencionou, nao tem outras lojas e provavelmente nao tem nenhum luthier ai na sua cidade, me parece q o gerente quis resolver a situaçao pro teu amigo( coisa q ele nao deveria fazer ja q a funçao dele nao e a de concertar instrumentos) , devia ter vendido a peça e deixado seu amigo por conta e risco tentar substituir ou levar a um profissional q faça isso , independente do custo( se a guitarra nao estava mais na garantia, ou se a mesma nao cobre isso ja q saiu da loja sem esse defeito e pode ter acontecido pro uma queda ou ate defeito da peça, tem q ser analisado varios fatores ai ) , bom , fica a liçao de pegar nota de tudo q for fazer pq agora vai ficar a palavra de um contra o outro e uma briga danada por um nut

    RuanbestXx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Elkinho
    É,acho que o minimo que ele poderia fazer é não cobrar pelo serviço,mas na minha opnião não vale a pena ir no procom fazer uma gambiarra só por causa de um nut e um dano na escala . A guitarra dele ta começando a ficar Relic hehe ela ainda vai sofrer muitoo .

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    RuanbestXx

    mega combo de 4 posts.
    Esse foi recorde, eu ja vi postar duas vezes, mais 4? meus parabéns xD

    tuliosavio
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: tuliosavio
    · votar


    Elkinho
    Vai no Juizado Especial da sua cidade e ve o que pode fazer, detalhe que exigem provas.

    gL.
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    uma vez fui levar minha guitarra pra trocar o plugzinho do jack e o cara arranhou a guitarra toda, entortou o pino, e ainda por cima a guitarra continou não funcionando... eu fui la reclamei e o cara pintou a guitarra toda, trocou todos os plugs, e devoveu meu dinheiro.

    Resumindo, vai la e MANDA eles ajeitarem tudo.

    RuanbestXx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    gL.
    uma vez fui levar minha guitarra pra trocar o plugzinho do jack e o cara arranhou a guitarra toda, entortou o pino, e ainda por cima a guitarra continou não funcionando... eu fui la reclamei e o cara pintou a guitarra toda, trocou todos os plugs, e devoveu meu dinheiro.
    Oloco kkkkkkkkkkkkkk essa é nova .

    Figonzalez
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    A legislação Brasileira entende nas relações de consumo, o consumidor figura como parte mais fraca ante ao fornecedor. Se o cara foi à loja e o gerente se propôs a "consertar", ele pode entra com uma ação de reparação de danos materiais contra o gerente e até contra a própria loja. Se a guitarra ainda estava na garantia, seu amigo ainda pode exigir a devolução do que lhe foi cobrado em dobro, fora o valor da reparação do dano. Caso a guitarra não esteja na garantia, seu amigo pode exigir um valor em dinheiro que ele entenda que é justo para reparar o dano, ou até a substituição do produto danificado. Nesse caso o gerente agiu com imperícia, isto é, agiu fazendo algo que ele não tinha conhecimento para fazer, e se ele fez besteira, responde.

    Já quanto entrar com a ação, ir no procon pode demorar um pouco mais, porque o procon não é um orgão do poder judiciário, eles apenas pegam o seu caso e tentam resolver administrativamente, aí se não der certo eles encaminham para o judiciário. Minha sugestão é ir direto à algum Juizado Especial Cível, onde lá você pode entrar com uma reclamação, que vai virar uma ação cível, e se o valor da causa for de até 20 salários minimos, não é necessário um advogado.

    Espero ter ajudado.

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Recortes do Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

    § 1° O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:

    I - o modo de seu fornecimento;

    II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam;

    e tb vale citar no caso o art. 20

    Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

    I - a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;

    II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

    III - o abatimento proporcional do preço.

    Então, se o kra cobrou de vc pra fazer um serviço ele eh obrigado a entregar seu produto impecável.

    Se na execução de serviço ele deteriorou (deteriorou) o seu produto ele é obrigado a reparar, trocar o produto ou devolver seu dinheiro e ainda pagar uma compensação pelo que estragou.

    no seu caso, se o dano na escala tem conserto ele é obrigado a consertar ou pagar pra que alguém conserte. Se fosse uma pessa defeituosa ele seria obrigado a substituir.

    Agora, se o dano não tem conserto ele é obrigado a trocar a guitarra ou te pagar o valor dela.

    Vc pode procurar o procom ou o juizado especial. No procom, se no fim das contas não resolver eles vão te encaminhar pro juizado.

    Via de regra o procom funciona pq os lojistas costumam ter medo do procom, sabe-se lah pq.

    ps. se vc for no juizado especial cível vc NÂO precisa de advogado.

    abraço e boa sorte

    sidguitar1
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    se for pra civil,acho q a loja vai alegar q desconhece o serviço do funcionario , botando unica e exclusivamente na b... dele, e no procon vao propor acordo de trocar por outra guita, no proprio procon eles vao tentar fazer o rapaz da guitarra danificada nao levar pra frente isso(tipo querer processar a loja e tals) ja passei por isso com documentos roubados(tinha feito b.o) e uma rede de telefonia queria me cobrar 4 contas abertas e nao aceitava o b.o q provava a fraude(eu achei q ia ganha uma grana mas o procon nao queria levar pra frente, fez eles limparem meu nome e nada mais)
    mas tambem ........ o cara q postou esse topico nunca mais respondeu ninguem hehe, acho ate q nem ta inteirado com nada, deve ter visto o ocorrido de longe e nem sabe oq responder pra gente hehe

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    po, os cara aki ajudaram bagarai. Até as leis postaram aí, como funciona o esquema . . . . cade o cara? será que resolveu o problema? aparece aí escondidão!!!

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    sidguitar1

    por se tratar de direito do consumidor basta o prejudicado alegar o problema e apresentar o produto.

    Se a loja quiser se desincumbir da responsabilidade ela que é obrigada a PROVAR que aquele problema não foi ela q causou. Ou seja, não basta ela alegar que foi culpa exclusiva do consumidor q não adianta.

    Sobre a responsabilidade do gerente e/ou da loja, a loja eh sempre responsável pelos atos dos seus funcionários. Então, vc não precisa acionar na justiça o gerente. O certo é acionar a loja. Depois de acabar o processo, se a loja achar q a culpa foi mesmo do funcionário dela, ela tem q provar isso e então cobrar em ação regressiva do funcionário. Mas, isso tudo é soh depois de resolver com o consumidor, e o consumidor não tem nada com isso.

    Abraço

    FelipeLou
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Se o vendedor tivesse 1% de QI ele saberia que não é assim de forma grosseira que se remove um NUT. Até na hora de levar a um Luthier eu procuro avaliar muito sobre o trabalho do cara antes de fazer qualquer tipo de serviço. Imagine deixar uma Gibson reedição na mão de qualquer um pra trocar trastes? Não há chance. Nesse caso que ocorreu com seu amigo eu teria impedido na mesma hora se vejo "a criatura" vindo com um martelo na mão de qualquer jeito na loja.

    Bom, vivendo e aprendendo. Espero que não tenha sido uma guitarra cara.

    Quanto al Procom? Na boa? Não vale a pena, essas coisas tem que serem resolvidas na hora.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a não existe respeito com o consumidor brasileiro