Audição de má qualidade. (Mateus Starling)

Autor Mensagem
mateusstarling
Veterano
# mai/12


Galera escrevi sobre um assunto que acredito interessa a todos.
Audição de má qualidade.

Minha primeira infância foi nos anos 80 na cidade de Cabo Frio interior do Rio de Janeiro. Comecei a tocar com 12 anos, com 16 profissionalmente e aos 17 me mudei para a Capital do estado do Rio de Janeiro.
Dois anos depois tive o meu primeiro acesso a internet discada (só depois da meia noite). Meu computador tinha 900 megas de espaço no disco rígido.
Logo veio o Napster como uma pancada na cabeça me fazendo virar noites descobrindo os discos que não encontrávamos nas lojas.
Devagarzinho veio surgindo o Google, youtube, myspace e pronto, o mundo é de todos e para todos.
Rapidamente, vou expor um pouco da minha opinião, tanto do ponto de vista de um músico profissional tanto quanto o de um apaixonado por música.

Hoje começo por um aspecto negativo.

1) Audição de má qualidade:

O acesso extremamente fácil à música acabou por produzir um ponto negativo que é a falta de qualidade na audição. Um Mp3 player tem fácil 2 mil álbuns de música. A pergunta é:

Qual o propósito de se ter 2 mil álbuns novos na sua coleção?

Quando comecei a tocar eu comprava ou pegava 1 ou 2 cds emprestado e ouvia o mesmo por dias, semanas, meses, anos, ate realmente enjoar. Isso me dava à oportunidade de ouvir um cd pela primeira vez e “não curtir”, mas continuar ouvindo assim mesmo e aprender ou não a curti-lo, mas agora realmente após ter escutado a obra completa.

Hélio Delmiro me disse que quando alguém comprava um LP de um artista ia todo mundo para casa do cara e sentava em frente a vitrola para contemplar a discutir o trabalho, ouvindo inúmeras vezes o disco completo, faixa por faixa.

Quando escutamos o álbum inúmeras vezes retemos a mensagem do trabalho e começamos a entender a mente do músico, do compositor, do improvisador. Entendemos a maneira que aquele artista conta a história dele através da arte.

Infelizmente o emaranhado de novos álbuns gerou o mau hábito de transformar o ouvinte num “caba marrento da peste”. O sujeito baixa, por exemplo, o novo álbum do Van Hallen e pensa: “Van Hallen, estou te dando a chance de me impressionar em 2 músicas. Se em 2 músicas eu realmente não pirar no cd eu pulo para o cd novo do Steve Vai que acabei de baixar e eu também estou muito curioso para ouvir”.

A situação é muito obvia, se você tem 2 mil álbuns te esperando e a ansiedade é enorme o que vai acontecer? Audição de má qualidade.

Eu não vou dizer que você não deve baixar um cd na internet, mas o que eu posso dizer é que um álbum é para ser ouvido do começo ao fim. Um álbum leva semanas para ser concebido, é a vida de um artista ali que você esta tendo a oportunidade de ver o resultado final em alguns minutos. É uma fonte de aprendizado imensurável. Não tem sentido ter em mãos um cd que não tem propósito para mim. Portanto, se o cd esta em minhas mãos é digno de ser ouvido.

As pessoas também tem mania de baixar a discografia do artista. Há pouco tempo vi um arquivo para baixar que o nome era “101 albuns do Miles Davis”. Que maravilha, 101 álbuns do maior mestre do jazz. Esse download esta disponível há alguns anos e eu gostaria de saber quem realmente ouviu esses 101 albuns. Quanto tempo levaria para realmente ouvir cada álbum pelo menos umas 3 ou 4 vezes, com alguma qualidade de audição?

Com certeza as pessoas que ouviram esses 101 discos o ouviram ao longo dos anos, acompanhando a trajetória do artista, mas de repente esta tudo aqui na nossa mão, fácil, fácil.

Queremos ter tudo para agora. Eu quero aprender a tocar jazz e “os caras” são Miles Davis, Sonny Rollins, John Coltrane e Bill Evans... Legal... Baixando discografia completa de todos os citados... Legal... Passando para o Ipod... Legal... 900 albuns novos... Maravilha!!!

Ouvindo álbum 1, música 1....(depois de 2 minutos).....negocio esquisito....pula música....cd chato, não tem guitarra?....mais uma chance (pula música)....puxa muito chato...pula cd.

Após 4 minutos cd 2....repetindo o mesmo processo anterior...

Sabe o que acontece quando ouvimos uma obra atentamente? Adquirimos as referencias para formar o nosso caráter musical. Quantas vezes a rádio toca as mesmas músicas por dia?

Portanto, não é raro ver músicos que não tem 1 música memorizada em seu repertório. Quando você tem referências, elas aparecem de forma positiva na sua maneira de tocar, compor e trabalhar com música. Referência é a base para criar a sua linguagem musical.

O lugar onde tenho um tempo de qualidade para ouvir música é no carro. Dei “sorte” pois o meu carro não toca em mp3, portanto, eu sou obrigado a ouvir 1 albúm por vez e posso te dizer. Que maravilha!

Apenas minha opnião. Deus abençoe a todos.

Mateus Starling

fonte: www.mateusstarling.com.br/pt/blog/145-audicao-de-ma-qualidad

De Ros
Veterano
# mai/12
· votar


mateusstarling

Onde eu assino?

mjcmello
Veterano
# mai/12
· votar


Hélio Delmiro me disse que quando alguém comprava um LP de um artista ia todo mundo para casa do cara e sentava em frente a vitrola para contemplar a discutir o trabalho, ouvindo inúmeras vezes o disco completo, faixa por faixa

Além disso, a gente criava amizades em torno do toca-discos...
(sou da época do vinil).

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


mateusstarling

O sujeito baixa, por exemplo, o novo álbum do Van Hallen e pensa: “Van Hallen, estou te dando a chance de me impressionar em 2 músicas. Se em 2 músicas eu realmente não pirar no cd eu pulo para o cd novo do Steve Vai que acabei de baixar e eu também estou muito curioso para ouvir”.

Também dei uma oportunidade pra esse tal de Edivan Halen.

Ficou engraçada esta parte, mas é bem verdade o que você disse.

Eu tenho um monte de álbuns na minha coleção de mp3, todos organizados (tags) pra que eu possa saber quando foi gravado (ou lançado), qual era a formação do conjunto e o contexto da época. E vou te falar que tenho discos que ainda não ouvi. Digo isso porque quando paro pra ouvir, ouço de todas as formas possíveis (no carro, em casa, no fone-de-ouvido, as vezes com o violão, ou as vezes deitado sem pensar em nada).

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


Também sou da época do vinil. Quando era mais jovem, juntávamos os amigos em frente a vitrola e ouvíamos os discos, conversando sobre a música, sobre algumas passagens (meus amigos não são músicos, e ficavam impressionados com detalhes que as vezes o cara que se diz músico nem nota).

mateusstarling
Veterano
# mai/12
· votar


De Ros Sua presença já é a sua assinatura :-)

mjcmello Sim, alem da amizade as pessoas faziam um som e interagiam mais musicalmente, hoje esta cada um de frente ao pc e esquece ate do vizinho musico. A tecnologia é maravilhosa nos da acesso a tanta coisa rara, eu uso muito, mas não podemos negar esse lado ruim.

LeandroP Foi para ser engraçado mesmo, estamos muito metidos, rs...

Jinkxs
Veterano
# mai/12
· votar


Onde eu assino²

The_Hands
Veterano
# mai/12
· votar


mateusstarling

Fiquei me sentindo até mal depois de ler isso hauahauhau

Brincadeiras a parte, foi muito pertinente o que você escreveu. Me reconheci em meio a esse texto como um mau ouvinte =(

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


mateusstarling
Amigo, eu sou até novo no cenário musical, e na epoca do vinil eu estava nascendo. Confesso que sou da geração torrentz que baixa discografias e pula musicas pra la e pra ca. Mas peguei tambem um bm pedaço de fita cassete, um bom pedaço de CD's tambem, um bom pedaço de vida sem computador e concordo plenamente: escutar um CD no diskman naquela epoca, onde a pilha acabava logo, e o microsystem era a unica diversao da nossa galerinha sentado na calçada 9 da noite era muito melhor.
Digo que quase todas as músicas que canto e toco de olho fechado e que me arrepiam a pele foram daquela epoca.

Eu até confesso meio envergonhado que faço exatamente isso que voce falou:

- Alguem chega e diz: já escutou estive vai cara?
- Nao. Nunca ouvi! É bom mesmo?
- Cara baixa ai e voce vai ver.
- Qual é o melhor album entao?
- Ahhh, baixa aqui aquele "os 20+ solos felling coletanea de todos as eras" que tem as melhores.
- Otimo: torrentz ponto com -> procurar -> baixar


Escuto musica 1: Hmmm, gostei do riff da intro.
Escuto musica 2: Legal o solo. Chegando em casa vou tirar o riff.
Escuto musica 3: Que chatisse, Nao sai disso.
.
.
.
Passado algum tempo, eu com a guitarra no colo, chega alguem e diz:

- Cara, voce toca guitarra né. Toca aquela do estive vai.
- E eu: Ahhh nao sei nao. So sei tocar aquela e aquela (as musicas que aprendi na era fita cassete)


Apesar de fazer sou meio relutante em faze-lo, ja que este metodo de "audição" nao permite que voce tome gosto pelo artista.
Pra ter uma ideia, nunca sequer ouvi o trabalho recente de Adele, ou Avenged Sevenfold (que tooooodo mundo ja ouviu e até toca alguma coisa), nao conheço nada de blues nem jazz, e envergonhado digo (me desculpe mesmo pela falta de cultura): nao sei a diferença entre fusion, jazz e blues.

Pois é cara, seu texto foi muito bom, serviu de puxão de orelha pra nao deixar que a onda do momento e o modo de vida "Aipode" me feche a mente pro que ainda há de bom por ai no que diz respeito a musica.

Abç

Jim Marshall
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jim Marshall
· votar


mateusstarling

Ótimo texto, concordo com você. Deu até saudade desse fato que comentou a respeito de ficar em frente ao aparelho de som com os amigos comentando as faixas, qualidade da gravação, etc...Fiz MUITO isso com meus amigos, porém hoje em dia...bem hoje em dia só se fala pelo MSN, tweeter, etc.

Há um tempo atras pensei em baixar a discografia do Frank Zappa e suas participações em albuns diversos, desisti por ter 1 zilhão de discos...rs...Nunca nessa vida eu iria escutar todos...rs

Hoje no Ipod coloco apenas 3 albuns por semana e escuto até dizer chega.
Agora por exemplo estou ouvindo o guitarrista Marco Sfogli album There´s Hope.


Abraço,
See ya!

mjcmello
Veterano
# mai/12
· votar


Pra ter uma ideia, nunca sequer ouvi o trabalho recente de Adele, ou Avenged Sevenfold (que tooooodo mundo ja ouviu e até toca alguma coisa), nao conheço nada de blues nem jazz, e envergonhado digo (me desculpe mesmo pela falta de cultura): nao sei a diferença entre fusion, jazz e blues.

Não é pra se sentir envergonhado. Na verdade o que o Mateus disse vai justamente no sentido contrário disso aí. Antigamente a gente tinha acesso a poucas coisas, mas com o pouco que a gente tinha a gente ouvia muitas vezes que chegava a decorar os detalhes.

Tomaz.
Veterano
# mai/12
· votar


Bah, pior que penso parecido. Até já comentei com amigos que é muito mais fácil tu conhecer a discografia inteira de um artista quando este é da tua época, porque tu tem tempo pra digerir o trabalho enquanto ele está sendo feito. Tu vê o lançamento do album e vai ouvindo até que o outro saia... nisso tu vai entendendo os conceitos, e vai ouvindo "aos poucos".

Diferente de alguém que queira pegar esse mesmo artista pra ouvir a discografia daqui há 30 anos... é muita "informação" pra pouco tempo. Ninguém vai conhecer a discografia de um grande artista em um mês, leva anos e anos, pra realmente ENTENDER a música do cara.

Eu hoje em dia sou fãzaço do John Mayer, então pra mim é muito mais fácil conhecer a discografia inteira do cara do que alguém daqui 30 anos pegar pra ouvir tudo...

Perfeito teu post.

Jim Marshall
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jim Marshall
· votar


Tomaz.

Diferente de alguém que queira pegar esse mesmo artista pra ouvir a discografia daqui há 30 anos... é muita "informação" pra pouco tempo.


Exatamente por isso desisti da discografia do Frank Zappa...rs


Abraço,
See ya!

renatocaster
Moderador
# mai/12
· votar


mateusstarling

Excelente texto, cara. Eu tenho mais ou menos a sua idade e sei do que vc está falando, da época do vinil, do CD, etc. Enfim, tudo o que era midia antes da grande difusão do mp3.

Eu já baixei muitos álbuns assim, desenfreadamente. Hoje dou preferencia a ouvir albuns que me indicam, e mesmo assim entram numa "fila. Por exemplo, este ano de album completo que eu ouvi foram apenas dois: O da cantora Adele (21) e o novo do Whitesnake (Nevermore).

Agora alguns amigos daqui do forum me indicaram alguns albuns da discografia do B.B. King, e confesso que ainda não ouvi um sequer. Mas quando parar para ouvir, será na mesmo esquema, vai entrar na tal "fila".

Abs

Tomaz.
Veterano
# mai/12
· votar


Jim Marshall
Pior que eu já desisti de alguns artistas também...
Hoje em dia eu ouço muito Mayer, o cara é responsável por tipo 90% das músicas do meu pc/celular/estante de cds.

Pra mim é tranquilo, porque se sai um show eu já acompanho... um cd novo eu já baixo e compro. Imagino pros meus filhos, se tiverem o mesmo interesse... vai ser um terror... Mais de 100 músicas, sabe-se lá quantos shows, enfim. A coisa é complicada haha

Led Zé
Veterano
# mai/12
· votar


mateusstarling
Concordo com você, cara. Essa galerinha do "shuffle" não tem paciência nem para esperar a música te conquistar. Se não gostam logo de cara, descartam. Hoje em dia sabe o que faço? Deixo 1 cd no carro rodando por vários dias e até meses, apesar do som ter entrada pra Ipod, tocar mp3, etc...
Música trabalhada demora para você lembrar de todos os detalhes. Mas acho que estamos nadando contra a maré....A tendência é o "aqui/agora e se não presta jogo fora".

SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/12
· votar


concordo.

jigo__
Veterano
# mai/12 · Editado por: jigo__
· votar


concordo com tudo q foi dito, mas tenho q acrescentar q o estilo de vida tambem nos tirou o tempo q de ouvir os discos de acordo...

a vida de hj é mto agitada diferente do começo dos anos 90 q foi qdo cresci,
no meio dos anos 90 ainda paravamos na frente do radio e escutavamos musicas, discos, mas depois disso nunca tinhamos tempo de reunir nossos amigos, e ainda eramos mto novos, tinhamos a média de 13 anos de idade e td mundo tinha compromissos...

por isso se tem hj tanta musica extrema, metal extremo, death extremo, pop extremo, pois acredito q hj a musica boa esta sem lugar no tempo das pessoas e se a "experiencia" não for extrema a pessoa não vai "perder tempo" com aquilo e vai ouvir outra coisa q a satisfaça, contribuindo assim p/ uma juventude futil e sem paciencia!!!

podemos ver tal fenomeno até com o sertanejo, qto mais esdruxulo mais vende...

acredito q a musica boa esta sendo deixada de lado, mas acredito tb q isso seja só uma tendencia como um outro dia o rock tb ja foi!!! espero q volte a tona com força!!! pois rock é rebeldia e qq tipo de musica boa tem q ser ouvido, poi nós precisamos desse toque em nossas vidas!!

abçs

juninholiveira
Veterano
# mai/12
· votar


cara meu . . . . eu tof azendo isso com o Stevie Ray Vaughan, botei a 'discografia baixada', confesso, no mp4 e ouvi pouco ainda, ouço uma, fica akela musica estranha e eu pulo ou vou ouvir outra coisa, cara, tu me tocou bem heim, percebi agora, preciso ouvir com atenção.

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


mateusstarling

Mais um belo texto.
Um dos maiores males de se ter acesso fácil a informação é exatamente esse, não aproveitar ou saber o que fazer com essa informação.
É impossível entender um disco com o Bitches Brew com poucas ouvidas, tem q ouvir muito para entender cada passagem a forma como os instrumentos se conectam e etc.
A expansão da internet é boa...mas é ruim...xD

Mas ainda sempre tiveram as pessoas que não apreciam um disco completo, conheço muita gente que na época do vinil e até CD que gravavam apenas os hits que curtiam mais em fitas k7 e ignorava a obra completa...

Stalingrado
Veterano
# mai/12
· votar


Fantástico, o teu texto. Totalmente de acordo!

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


mateusstarling
Sempre com assuntos pertinentes cara! mto bom!
eu baixo altas discografias! mas mando tudo pro HD pq, se pegarem serio mesmo nesse esquema de anti pirataria como vinham prometendo, terei mto o q escutar! rs
mas no carro (onde tbm tenho mais tempo pra ouvir) só ouço CDs...e vou sair do trampo agora, entrar no carro, ligar o tape e ouvir um Bravo - Dr. Sin q tá lá...alias, não lembro onde coloquei a capa dele! kkk
Tenho uma quantidade razoavel de CDs em casa...nao tenho mais pq perdi um pouco a mania de compra-los dps q assaltaram minha casa e levaram minha guitarra, meu ampli e uma estante inteira de CDs meus...discografia completa do metallica (isso foi a 8 anos atras...curtia mto!), varios CDs do iron, Dream Theater e etc...deixaram um da Sandy e Jr, Patati patata (meu irmão pequeno na epoca) e mozart! os caras tiveram tempo de escolher cds ainda...fdp!
aí desanima olhar os CDs q tive nas prateleiras quando vou comprar alguma coisa...
mas é isso mesmo, escutar musica e uma coisa (coisa de leigo, por sinal), OUVIR musica é outra coisa...

vintagentleman
Veterano
# mai/12
· votar


Também peguei a época do vinil, mas não sou nem um pouco saudosista. As "bolachas" eram ruins de lidar, e a "chuva" era constante...rsrsrs
A única vantagem eram as capas e encartes, verdadeiras obras de arte, que eram feitas na época.
Para ter um mínimo do que hoje se chama "portabilidade" musical, a gente pegava o disco, tocava no "3 em 1" e gravava em fita no "duplo deck", que era o máximo... A potência padrão era incrível: 100 W PMPO rsrs
Depois eu ouvia as fitas no carro dos pais ou num "walk man".
Quando lançaram o CD foi uma revolução de som cristalino que até hoje é referência para mim... Muito melhor que os arquivos digitais supercomprimidos, que acabam com as frequencias, sutilezas sonoras etc...
Tenho os grandes clássicos que eu aprecio em MP3, mas com arquivos menos comprimidos, e o que eu realmente amo tenho em CD original, com caixa original, encarte...
Para conhecer coisas novas fico atento aos programas musicais da SKY. Tem muita coisa boa e é muito menos comercial que as rádios FM, que na minha opinião se acabaram em mediocridade e jabá. Tem muita coisa "de vanguarda" na TV por assinatura. Daí eu pesquiso mais sobre o que eu gosto ou simpatizo de cara, se for coisa muito boa compro DVD ou CD, gravo em formato digital com a melhor qualidade possível e guardo o original na minha coleção, que inclusive serve pra bonito e demonstra meu bom gosto para as visitas, rsrsrsrs

andrecoelho
Veterano
# mai/12
· votar


Putz!

Acerto em cheio, parabéns...

Esses dias acessei a pasta de MP3 no meu PC e percebi que tem muita música lá que eu nem sabia!!!

Abs!

carnisa1
Veterano
# mai/12
· votar


Concordo, tem músicas que na primeira vez eu posso não gostar, mas depois de ouvir ela as 2 vezes eu consigo sentir que a música começa a ficar legal, eu começo a ouvi-la de um jeito diferente.

chiock
Veterano
# mai/12
· votar


Cara é tudo verdade, e a gente faz isso sem nem perceber.
Muito bom seus textos.
Flw.

stroudcastle
Veterano
# mai/12
· votar


mateusstarling
Ótimo texto cara. De uns tempos pra cá que parei com essa mania de conhecer picado os trabalhos dos artistas, só escuto álbuns inteiros agora embora quase sempre não consigo ouvir tudo.

ALF is back
...nao tenho mais pq perdi um pouco a mania de compra-los dps q assaltaram minha casa e levaram minha guitarra, meu ampli e uma estante inteira de CDs meus...

Pode ter sido os vizinhos que não curtiam seu barulho. kkkk

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


stroudcastle
eles tinham razoes viu!
na epoca rolava uns ensaios em casa da minha banda cover de metallica KKKKKKK

spainEL
Veterano
# mai/12
· votar


Acho que uma das grandes características dessa nossa citada 'Era da informação' é a descartabilidade dos bens de consumo. Isso que você citou é uma dos grandes aspectos da vida contemporânea e tá presente de diversas formas. O que de fato é uma pena, a oferta é demasiadamente grande e faz com que as pessoas tentem abraçar o mundo com as pernas. Aí, tudo acaba ficando meio volátil.

spainEL
Veterano
# mai/12
· votar


mateusstarling

A propósito, sou grande admirador do seu trabalho. Seu fraseado é fantástico. Também tenho vontade de estudar fora;

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Audição de má qualidade. (Mateus Starling)