Strato de luthier - Walczak Custom Shop - Alguém me ajuda?

Autor Mensagem
Renan Gonçalves Flores
Veterano
# mai/12


Meu sonho: Fender American Standard. Meu pesadelo: preço.

Tem uma empresa que fabrica guitarras, entre elas um modelo Strato. Porém as madeiras são diferentes da Strato Fender. Gostaria da opinião de quem entende do assunto pra comparar as características de cada uma. Coloquei os links abaixo:

Walczak WZ 815 <===> Fender American St.


CORPO: Cedro Rosa <===> Alder
BRAÇO: Marfim <===> Maple
ESCALA: Pau-Ferro <===> Maple
CAPS: 3 captadores single Texas style (acredito que seja da própria Walczak) <===> Fender Single Coil
PREÇO: R$1.500 <===> R$3.500 pra cima

Gostaria de saber as características dessas madeiras. Quem é mais agudo, quem é mais brilhante, quem tem mais sustain, etc.
O legal da Walczak é que eu posso customizar do jeito que eu quero. Eu colocaria umas ferragens Gotoh (ponte tremolo e tarraxa), cor branca. Não passaria de R$2000.

Eu gosto daquele timbre clássico da Strato, pique Gilmour e Blackmore. Seria pra tocar rock and roll, blues, funk e r&b. Mas o preço de uma Fender simples é de lascar, até por ser importada e tal.
Não estou nem aí para o que está escrito no headstock. Pode ser Fender, Gibson ou Zézinho da Bahia. Sendo um instrumento bom é o que importa.

Ah sim, outra coisa que eu talvez faça: eu acho o braço da Strato meio gorducho. Eu pediria um modelo mais fino, tipo LP. Isso mudaria muito o timbre do instrumento?

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Renan Gonçalves Flores
o cedro rosa tem características semelhantes ao mogno...timbre bem encorpado, com muitos medios e graves...mas reparo q o cedro realça mais os medios q o mogno ainda...tudo isso é o cotrario do alder...
sim...o cedro nao é a madeira mais proxima do alder e nao terá essencialmente o timbre magro de uma strato...MAS o resultado cedro rosa + single coils é muito interessante...diferente das stratos convencionais, pode até se tornar um ponto positivo pra vc! anyway, no custom shop da walczak vc tem a opção de pedir o corpo em alder...eles dao essa opção...creio q encareça um pouco (pouca coisa mesmo)...acho q continuaria a nao passar dos 2k...

o marfim no braço, "timbristicamente" falando é muito bom...ha quem diga q ele nao é tão resistente...outros o defendem nesse sentido...sinceramente, nunca tive, apenas já testei e posso falar q tem um som claro e brilhante...uma coisa é fato: pra nós, brasileiros, ele é bem barato! note q barato nao significa ruim...é uma madeira abundante no Brasil...
eu, sabendo dessa polemica envolvendo a resistencia dele, se fosse fazer a guita com ele, pedira pra colocarem um filete de maple no meio do braço...a wackzak aceita fazer isso tambem...pode ser interessante...MAS eles tambem dão a opção do braço em maple...
a escala em maple..
a escala eles tambem podem fazer em maple...mas o pau ferro é muito bom...vem substituindo aos poucos o jacarandá por ter características parecidas, timbre gordo e bom sustain...
os captadores vc pode pedir pra colocar os fenders...mas ai a brincadeira ja ta ficando mais cara...rs
vc pode largar esses ai mesmo e no futuro poe os fenders...o importante é a construção e boa escolha de madeiras...
se vc optar por maple no braço, pode pedir pra eles fazerem o braço e escala em one piece...da um sustain legal...mesmo com braço parafusado

mas é o q vc falou cara...vc pode customizar tudo isso na walczak de maneira a deixar a guita bem parecida com essa fender e por um preço menor...
ceguei a customizar uma "strato dos meus sonhos" com a waczak e saiu por 2200...bem mais em conta q uma fender, e creio q seria até melhor, por ter as madeiras escolhidas exatamente como eu queria...na ocasião, pedi cedro rosa no corpo! queria uma mescla de timbres ali

pOkiz
Veterano
# mai/12
· votar


Cara, walczak é bem legal, e nessa comparação que você fez, é melhor comparar o Maple no braço, com o Marfim, e não o Pau-ferro, já que essa é comparado ao Rosewood.

Enfim, se você tem o sonho de comprar uma fender, junta mais e compra uma. Pois mesmo tendo uma senhora guitarra, como é o caso da Walczak, você ainda não vai ter sua tão sonhada fender, e não vai se contentar, pode escrever...

Will Bejar
Veterano
# mai/12
· votar


Pô, mano... muito louca essa parada da Walczak... deu até vontade de me endividar!!! hehehehe... mas não sem antes saber como vai ficar o meu projeto de Stratocaster...

Com certeza eu iria na Walczak!!!

Abç

fabioche
Veterano
# mai/12
· votar


o preço é bem legal...
tenho uma Zaganin, é bem mais cara...

nessa faixa de preço, tem um outro luthier em SP, Vellozo, dá uma consultada pra ver exatamente qto sai com ele... parece q fica legal e tb não é tão caro...

conheço outro luthier mais barato tb... Zeca Salgueiro... dá uma caçada na net, é de SP tb e sai por volta desse valor...

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


aqui em campinas tem o Celso Freire...ele fazia guitarras pro Ardanuy e outros monstros do Brasil...acho q vc nao perde grana nem qualidade pra uma fender mandando fazer algo bem feito aqui no Brasil nao cara....eu sou strateiro e tbm sonho com umas fenders, mas tenho ctza q se mandasse fazer uma guita com esses bons luthiers q temos hj, esqueceria q existem as fenders...rs

Luiz Almeida
Veterano
# mai/12
· votar


Renan Gonçalves Flores

Cara, vá direto aqui:
http://www.walczak.com.br/promocoes.php

Senhor Sanchez
Veterano
# mai/12
· votar


Renan Gonçalves Flores

Oi amigo, eu tenho 2 Walczaks, simplesmente sou fã, não troco e nem vendo.

Sobre o Custom Shop acho que você pode explorar melhor isso, porque nao tenta a mesma configuração da Fender ou pelo menos algo um pouco inferior.

Olha só eles trabalham como Freijó assim como o Zaganin, é uma madeira barata pois é nacional e tem o brilho do Ash, além de ser bem pesada.

Acessa aqui mano, e monta uma guita mais interessante, avisa que vc tem dois paus para gastar que os caras vão te ajudar a enquadrar o preço:

http://www.walczak.com.br/custom-shop-guitarra-wz

E vai contando para nós quanto fica uma guita mais parecida com a tua Fender dos sonhos.

Abraço!

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Ah...aqui em cima ta o cara q me fez ter interesse em testar uma strato em cedro rosa...uma das walczaks dele (Senhor Sanches) e assim...testei uma stratinha em cedro da walczak e achei notei um timbre absolutamente foda! Faria uma pra mim sem duvida! Mas tomaria certo cuidado na escolha do cap da ponte pq fica com medios sobrando! Talvez um hambucker na ponte...sei la, sao n opçoes

Senhor Sanchez
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back

Opa amigo, desse jeito vou cobrar mais uns descontos na Walczak...hahaha

Eu uso uma réplica de Fender 69 na ponte, fica equilibrado pois acho um captador com bastante brilho, usando um '50 no braço fica mais na linha que você disse.

Acho que usar mini humbucker ou humbucler acaba puxando mais para encorpadão, mata um pouco o stack da Strato, na minha opinião.

Abs!

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# mai/12
· votar


Já mandei o pedido.
Alder no corpo e maple no braço / escala. Captadores Fender Standard, ponte VS 50 Wilkinson e tarraxas Gotoh Magnum Lock.. Assim que chegar eu posto aqui.

Will Bejar
Veterano
# mai/12
· votar


Renan Gonçalves Flores
Pedido ou orçamento???

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# mai/12
· votar


Caraio, mandei agora e já chegou! Essa galera da Walczak não é mole não, hein.

Corpo = Alder
Braço e escala = Maple
Captação = 3 single Fender Standard
Ponte = Tremolo V50 Wilkinson
Tarraxas = Gotoh Magnum Lock
Cor = branco
Escudo = WBW

R$2.376

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# mai/12
· votar


Na boa, tá muito mais negócio comprar pela Walczak. Só não vai ter o logotipo da Fender no headstock, mas estou pouco me lixando pra isso.

Curly
Veterano
# mai/12 · Editado por: Curly
· votar


Renan Gonçalves Flores

Na boa, tá muito mais negócio comprar pela Walczak. Só não vai ter o logotipo da Fender no headstock, mas estou pouco me lixando pra isso.

calma fio, não se excite, quando vc receber a guitarra aí sim vc pode chegar nessa conclusão, lembre-se que não existe almoço gratis

Corpo = Alder
Braço e escala = Maple
Captação = 3 single Fender Standard
Ponte = Tremolo V50 Wilkinson
Tarraxas = Gotoh Magnum Lock
Cor = branco
Escudo = WBW


o corpo em alder deve estar encarecendo bastante o projeto porque eles têm que importar, eu manteria o cedro ou freijó. O braço em maple ok, não pegaria em marfim. Que "3 single fender standard" são esses ? A Fender não tem essa captação, se forem iguais aos da fender standard são cerâmicos, procure saber se são captadores em alnico, o nome "fender" não basta para garantir que são excelentes. Não recomendo VS 50 (nem VS 100), sugiro usar outra ponte, mas é questão de implicância pessoal. Enfim, a outra configuração de 1500 me parece ser bem mais vantajosa, desde que os caps sejam em alnico, escala em pau ferro até fender usa na SRV signature, sabia ? Outra coisa, eu perguntaria sobre a possibilidade do headstock sair com o shape fender.

Will Bejar
Veterano
# mai/12
· votar


Curly
Outra coisa, eu perguntaria sobre a possibilidade do headstock sair com o shape fender.
Essa eu acho difícil... sei lá, os caras devem manter o desenho e o logo deles pra divulgar, né???

Curly
Veterano
# mai/12
· votar


Will Bejar

Essa eu acho difícil... sei lá, os caras devem manter o desenho e o logo deles pra divulgar, né???

uai, não é uma "custom shop" ???

Senhor Sanchez
Veterano
# mai/12
· votar


Renan Gonçalves Flores

Cara ficou show o projeto hein!

Só não entendo esse lance do Alder, pelo que sei por várias fontes bem experientes, o Alder é uma madeira de baixo custo por isso substituiu o Ash, para o Leo Fender que não era um artista, vender guitas em Supermercados etc.

Se vai importar pega logo um Ash, é show a guita fica com uma pegada e sustain animal, fora o visual. Na boa olha esse Ash que surreal mano:

http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/419368_273043686105099_ 100208623388607_593355_468204729_n.jpg

Sobre a ponte eu acho show de bola, é bem superior as Wilkinsons comuns, essa linha aí está no catálogo da Gotoh, só a VS 100 é melhor, com os carrinhos mais interessantes e um design mais robusto. O bloco do tremulo é animal etc etc. O amigo aí de cima não curtiu segundo ele implicancia pessoal..rsrs
Mas sou fã dessa ponte, pena que é cara demais, para mim..rsr

Bom cara, por esse preço aí tá show demais!

Quando comprei a minha 1ª Walczak achei também bem barato (R$ 836,00), mas quando vi a proposta dos caras saquei que era coisa boa, fui na fábrica e logo no "Cerva Time" troquei uma ideia e vi que a coisa é bem legal mesmo.

Boa sorte ai mano!

Curly
Veterano
# mai/12
· votar


Senhor Sanchez

O amigo aí de cima não curtiu segundo ele implicancia pessoal..rsrs
Mas sou fã dessa ponte, pena que é cara demais, para mim..rsr


devo ter umas 3 desmontadas aqui, hehe, quer comprar ???

Senhor Sanchez
Veterano
# mai/12
· votar


Curly

Quanto morre? É VS 100 cromada?

Tenho só que ver se eu posso "tapar" os buracos da minha ponte Vintage e furar os dois pivos.

Curly
Veterano
# mai/12
· votar


Senhor Sanchez

hehe, depois vou postar uma foto com caixa só pontes desmontadas que eu tenho, dezenas delas, hehe ! Mas o caso é o seguinte, a VS100 possui um usinamento superior e a alavanca é rosqueada e dá uma "pega" muito melhor, a ação mecânica da ponte é perfeita e o design dos carrinhos e muito inteligente. Qual o problema então ? É o seguinte, tive duas guitarras, uma ainda tenho, as duas feitas com tudo do bom e do melhor em termos de madeira, captação, etc. as duas têm um timbre xoxo, morto. Tentei de tudo em termos de regulagem, mudança de captação, nada adiantaou. Advinha o que elas têm em comum?...

Shapu
Veterano
# mai/12
· votar


Curly
Outra coisa, eu perguntaria sobre a possibilidade do headstock sair com o shape fender.
Essa eu acho difícil... sei lá, os caras devem manter o desenho e o logo deles pra divulgar, né???


DIficil mesmo eles fazerem isso hehe, so se for bem nas entocas kkkkkkkk, mais acho difícil. Eu queria uma tele deles e ainda quero, mais ela tem umas diferenças da fender que nao gosto tanto, head e uma parte do corpo hehe. Mas quando eu for pedir uma guitarra deles, vou pedir pra mudarem o head e essa parte do corpo pra ver o que eles acham.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Renan Gonçalves Flores
muito bom cara! preço mto mais em conta e qualidade também...pq mais barato? po ta facil fazer essa conta...nao tem taxas absurdas de importação, a nao ser de peças separadas...nao é montada na china como as tagimas...menos uma graninha ai na logistica...
fender tem mais nome...mas esse modelo q vc customizou, na minha opiniao, é muito mais guitarra! simplesmente pq vc pediu tudo o q queria nela...

Curly
é questão de perguntar mesmo pra eles...mas o custom shop tem alguns limites...por exemplo, marcações da escala de les pauls, eles nao fazem trapezóide...só retangular...isso pq precisa de um outro equipamento lá q eles nao tem (ou nao tinham?)...claro q o headstock nao tem segredo...mas enfim...o custom tem limites, infelizmente!

Shapu
Veterano
# mai/12
· votar


é questão de perguntar mesmo pra eles...mas o custom shop tem alguns limites...por exemplo, marcações da escala de les pauls, eles nao fazem trapezóide...só retangular...isso pq precisa de um outro equipamento lá q eles nao tem (ou nao tinham?)...claro q o headstock nao tem segredo...mas enfim...o custom tem limites, infelizmente!

O peruzzo faz de todo jeito se pedir hehe, mais cobra carinho que é uma blz.

mvlgb
Veterano
# mai/12
· votar


eu gostei muito do que vi dessas walczaks na internet e em videos e tal... sei que o ideal é chegar e tocar pra ver qual é, mas essas walczaks estão em um preço muito bom, pelomenos nessa promoção, e dá pra vc customizar e tal... quase peguei uma strato com hb na ponte (dificil achar uma strato decente com humbucker na ponte que custe menos que uma fender mexico)

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/12
· votar


Sobre o Head, eles não mudam.

O Head é a unica coisa que não muda nas guitarras deles, eles não copiam de outras. Querem ser original com Head Próprio.

Quando cotei fazer uma strato custom shop com eles, me disseram isso ai.

Em parte é bom (originalidade), em parte é ruim (headstock fender é clássico e desejado por muitos strateiros). Eu gosto do Head deles, é interessante.

Shapu
Veterano
# mai/12
· votar


Eu gosto do Head deles, é interessante.

Eu so nao gosto do head da telecaster hehe, ate perguntei pro Claudio se eu quizesse eles faria a tele com o mesmo head da strato e ele disse que sim; eu acho o head da strato mais bonitinho hehe.

Drinho
Veterano
# mai/12 · Editado por: Drinho
· votar


Captação = 3 single Fender Standard

isso ai não dá som de fender nem aqui nem na china além de não existir captador chamado fender standard pra vender.... o que tem em alguns lugares são os captadores das antigas american series e as vezes se acha aqueles delta tone que vinham na american standard até ano passado.... e na realidade nem esses captadores são bons negócios uma vez que montando o instrumento você pode pegar os captadores mais "preciosos" da fender...

captador fender tem que ser de alnico V fabricados nos estados unidos, pesquise os captadores da fender custom shop....

Ponte = Tremolo V50 Wilkinson

Visto que você quer um strato clássica é necessário um tremolo desses? Uma ponte comum de stratocaster não resolveria?

Outra coisa, eu perguntaria sobre a possibilidade do headstock sair com o shape fender.

Eu entendo isso, na realidade pra mim qualquer headstock que não seja estilo fender torna uma strato feia mas hoje em dia as empresas não estão mais copiando, quem copia são luthieres pequenos ou empresas do exterior que tem licença da fender para fazer isso....

Para uma guitarra custom shop 2300 é bastante barato a ponto de chegar a ser duvidoso.... então pesquise bem! pois as vezes com 1500 você pega uma guitarra véia bem construida e deixa com o som tão bom quanto....

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Drinho
Para uma guitarra custom shop 2300 é bastante barato a ponto de chegar a ser duvidoso....

discordo absolutamente...nos eua vc pega uma fender standard por menos de mil dolares...isso fica mais barato do q os 2300 mesmo dps de o dolar ter subido pra 2 e tantos...pagamos absurdo por elas aqui no brasil por causa dos impostos ridiculos necessarios pra bancar os deputados mais caros do planta terra...simplesmente 2300 é o preço de uma boa strato tupiniquim que, com certeza se fizermos testes de timbres a cegas, os q acertarem quem é quem terão conseguido no chute mesmo...

nenhuma marca tem nenhum segredo...fender e gibson simplesmente fazem boas guitarras por usarem boa mão de obra e boa materia prima...se qualquer empresa adotar essa politica, até uma tonante se sai bem...não há magica...
alias...para os q se importam com isso (eu só me importo com o produto final...tanto faz como foi feito), uma guitarra de luthier é feita namão, peça por peça, criteriosamente..."com carinho"
olha, por exemplo, como é feito uma fender standard na califórnia...nada contra essa forma de produção...repito q me importoapenas com o produto final...e qualquer grande fabrica usa essa metodologia...mas repare q boa parte dos funcionarios apenas pilotam chavinhas, tendo apenas um rigoroso controle de qualidade ultra especializado no fim...repito, não tem segredo! apenas fazem bem feito...podemos fazer tambem e colocar o nome "zé" no headstock...pq nao? sendo bem feito...



Rafa_IBC
Veterano
# mai/12
· votar


Senhor Sanchez
Você usou o custom shop em uma das suas duas walczak's? Caso tenha usado, poderia me informar se eles trabalham com modificações no shape do instrumento? Tem uns modelos legais pra começar mas, já que estaria mandando fazer, seria mais interessante deixar o corpo e, talvez, o headstock do meu jeito também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Strato de luthier - Walczak Custom Shop - Alguém me ajuda?