Alguns acordes saem afinados e outros desafinados

    Autor Mensagem
    Rednef2
    Veterano
    # mai/12


    Galera, não sei se isso é normal mas na minha guitarra alguns acordes saem afinados e outros desafinados.

    Por exemplo, sempre quando eu toco o acorde G ele sai bem afinado, mas quando toco o acorde D ele sai desafinado.

    o que sera isso?

    Doggy
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Isso é natural, mas deveria ser pouca coisa... Se for algo muito gritante, é ponte mal regulada!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Rednef2

    Como bem disse o Doggy, é ponte desregulada.

    Se as cordas estiverem muito altas na região da pestana da guitarra, isso pode acontecer também.

    Procure os tópicos relacionados a regulagem das oitavas. Se tiver um bom afinador e cordas novas você mesmo pode regular; que é ajustar os carrinhos da ponte para trás ou para a frente, conforme a necessidade. Algumas vezes essa diferença é tão gritante que você pode notar, de ouvido, se a nota da corda solta é a mesma nota (uma oitava acima) produzida na casa 12.

    Leomju
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Rednef2
    Estranho cara... pode ser um problema de construção... assim, existem trastes que não estão bons e influenciam mais ou menos na afinação do acorde, dependendo da região da escala em que está!'

    Denis Guitar
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Denis Guitar
    · votar


    Rednef2
    Isso pode ter várias razões...

    1 - Use sempre cordas novas. Quando eu estou em estúdio gravando eu troco as cordas todos os dias. Quando vou tocar ao vivo também troco as cordas, sempre! Quando não estou gravando ou me apresentando costumo deixá-las na guitarra por 1-2 semanas no máximo. Você pode deixar um pouco mais que isso, mas cuidado com cordas enferrujadas que "comem" os trastes e não afinam os acordes.

    2 - Guitarra fora de oitavas, como falaram aí em cima. Se não sabe regular leve pra alguém especializado, principalmente se sua ponte for do tipo floyd. Se a ponte for fixa é mais fácil, mas é legal ter um bom afinador.

    3 - Tensão na mão fazendo os dedos levantarem ou abaixarem um pouco as cordas. Isso faz com que algumas notas fiquem um pouco acima da afinação.

    4 - Cordas extremamente altas ou braço empenado. Isso faz com que algumas regiões no braço fiquem desafinadas. Leve para um luthier.

    5 - Apertando demais. Faça um teste pra ver como isso pode ser problemático. Coloque o dedo na casa 1 ou 2 e toque. Enquanto a nota estiver soando faça mais força no dedo, notará que a afinação sobe. Pode estar acontecendo isso, você em alguns acordes está apertando alguns dedos mais do que deveria.

    6 - Alguns acordes "entregam" a afinação mais que outros. O que pode estar acontecendo é que no acorde de Sol você não perceba essa sutil desafinação que fica evidente no acorde de Ré.

    7 - Trastes gastos comprometem a afinação!

    8 - E finalmente e realmente polêmico: é impossível afinar perfeitamente a guitarra!!!! Não usamos uma afinação perfeita, usamos a afinação temperada, que é uma pequena alteração na afinação de cada nota para que todas as tonalidades soem bem. Não vou me estender muito aqui, mas se quiseres saber mais procure:

    - Afinação Pitagórica
    - Coma Pitagórico
    - Afinação Temperada

    Gravando isso é sempre um problema. Temos que mudar vários acordes de posição pra soarem melhor. Mesmo assim alguns acordes ficam estranhos e tem que ser regravados depois de reafinar a guitarra.

    No seu caso, o acorde de Sol é aquele da casa (320033)? Nesse formato não temos terça nas cordas agudas. O Ré é (0232)? Aí tem uma terça nas cordas agudas. Então, pra quintas perfeitas será difícil ter terças perfeitas também, isso é uma limitação da guitarra...

    Abraço!

    vintagentleman
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Denis Guitar,

    Disse tudo...

    makumbator
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Denis Guitar

    É por aí mesmo, mas só uma pequena correção, usamos modernamente no ocidente a afinação de temperamento igual e não apenas temperada, (o temperamento igual é um tipo de afinação temperada).

    Bach por exemplo gostava bastante da afinação temperada Werkmeister III, que é uma afinação desigual (usada ainda hoje por grupos de música antiga com execução "autêntica").

    http://en.wikipedia.org/wiki/Werckmeister_temperament

    Rednef2
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Doggy
    A desafinação não é muito gritante, é apenas na nota F# (na mizinha)

    LeandroP
    vou verificar isso aqui amanhã, valeu pelo toque

    Leomju
    penso que pode ser isso também, ja tenho essa guitarra há 4 anos, mas levei ela pro luthier la pra outubro do ano passado se não me engano.

    Denis Guitar
    Vou ver essas coisas que vc falou também, e sobre o lance do acorde G e D são nessas mesma posição que voce falou.
    Eu notei que a nota que fica desafinada no acorde D é o F#, ou seja, a mizinha.

    Valeu pessoal!!

    Vinnas
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    EVH, dentre as mtas coisas que inventou, afinava a B um Pco flat p/ a Terça formada entre as cordas B e G soarem melhor qdo ele armava acordes por ali. ComO soa bem Runnin w/ the devil, já notaram?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguns acordes saem afinados e outros desafinados