Blues avançado - Preciso de uma "direção"

Autor Mensagem
Figonzalez
Veterano
# mai/12


E ai galera! Seguinte: já toco guitarra faz quase 9 anos, nunca fiz aula, mas sempre to indo atrás de videoaula no youtube, apostilas online, lendo o que o pessoal posta sobre teoria nos fóruns e etc.

To afim de tocar blues, já manjo das pentatônicas (maior e menor) e consigo tirar um som legal improvisando, tendo dar uma incrementada com notas da escala menor (tipo em Since I've Been Loving You) e também manjo um pouco de slide em afinações abertas.

Mas parece que cheguei em um ponto que não sei mais pra onde ir com o meu estudo (em relação ao blues), até mesmo porque na internet eu só acho apostilas e lições para iniciantes, onde ensinam shapes de pentatônica e essas coisas.

Gostaria que vocês, mestres do forúm me indicassem algum material que me ajudasse nos estudos, ou algum conselho sei lá.

Agradeço desde já!

elciosouza
Veterano
# mai/12
· votar


cara...desculpe te dar uma notícia....ou vc gosta de blues como ele é...ou vc vai partir pra fusion. blues é saber brincar com a simplicidade....não tem o que inventar...vc pode pegar o que já existe e transformar em algo seu....

nenemjonas
Veterano
# mai/12
· votar


Figonzalez
ai cara me desculpa mas eu não vim postar sobre seu tópico e por que vou iniciar os estudos só q onde eu moro não tem professor e queria saber se tinha como você me da uma luz por onde começar,já q você disse q toca guitar a uns 9 anos e sem professor.

se possível manda as apostilas,videos aulas.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Figonzalez

http://truefire.com/blues-guitar-lessons/juiced-blues/

mais: http://truefire.com/blues-guitar-lessons/#level3

ou ainda:

Três Dias de Acesso Grátis! Excelentes Cursos de Guitarra
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214663/


Fora estes que é preciso comprar, tem muita coisa no Youtube.

Boa sorte!

Figonzalez
Veterano
# mai/12
· votar


elciosouza ah sim cara,eu tambem toco outras coisas e tal, mas é que em relação ao blues mesmo às vezes eu tenho a impressão que para os ouvintes pareça um tanto quanto repetitivo, por isso queria dar uma "temperada" no som, mas entendi o que você disse.


nenemjonas Ah cara, na verdade não achei o material todo concentrado ou compilado em algum lugar específico da internet, você já tem alguma noção de formação acordes/escalar/intervalos/etc? Se você não tem, procure no google mesmo, alguma apostila para iniciantes. No canal do cifraclub no youtube você encontra bastante coisa pra iniciante tambem. Na minha opinião, quem faz o guitarrista é ele mesmo. O professor é só um guia, mas o que te faz tocar guitarra é treinar bastante, ouvir, ler, etc. e tudo isso se faz sozinho. Se lá nos primórdios do blues, os caras tinham que se virar sozinhos, sem nenhuma estrutura e se deram bem, imagina o que agente pode fazer hoje em dia, tento acesso a internet, videoaulas, e tal.


Mas se o seu caso for estudar o blues especificamente, então te recomendo, primeiro de tudo, ouvir muito o som. Tanto dos guitarristas clássicos do blues (BB King por exemplo), quanto aqueles que se influenciaram pelo blues mas deram um toque a mais nele (Hendrix, Jimmy Page, SRV, Clapton).

Depois de ouvir bastante, procure aprender as escalas pentatônicas. Treine ela em todas a variações de shape e em vários lugares do braço. Tambem se familiarize com o som caracteristico dessa escala quando tocada com alguma base por exemplo. No canal do cifraclub no youtube tem uma aula boa de pentatônicas para iniciantes.

Se você curtir a praia do Slide, aí tem que pesquisar bastante, pois é difícil achar aulas em português sobre o assunto. Tem um cara que chama Don Morcego que dá umas dicas boas no youtube, procura lá. Nesse caso tambem tente ouvir bastante os caras que dominam essa técnica. Robert Johnson, Duane Allman, Warren Haynes, Derek Trucks, manjam bastante dessa técnica.

Se depois disso você ainda quiser "temperar" o seu som, procure ver o que os outros guitarristas fazem, e depois tente criar um "estilo seu". Por exemplo, o Santana pega a pentatônica e coloca algumas notas a mais, o que deixa o som dele bem característico.

Qualquer coisa pergunta aí!

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nenemjonas: se possível manda as apostilas,videos aulas.
Figonzalez: Ah cara, na verdade não achei o material todo concentrado ou compilado em algum lugar específico da internet

Blues Lead Guitar - Excelente "Free" Curso de Blues - Aqui!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/199697/

Mais acima eu postei links para sites com material de primeira (em inglês). Tem desde o básico ao avançado. Acho que não prestaram atenção.

Abs

Figonzalez
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia ah sim é que na verdade quando você postou eu estava digitando meu cometário e não vi. Mas valeu, vou dar uma olhada nesse material. Abraço!

Curly
Veterano
# mai/12
· votar


Figonzalez

aconselho essas videoaulas aqui. Inclusive estão completas no youtube:





ogner
Veterano
# mai/12
· votar


Robben Ford

Denis Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


Figonzalez
Olá. Tudo bem?

Cara, eu toco guitarra a uns 22 anos ou mais e quando começei praticamente não existia internet, cd, revista Guitar Player Brasil, equipamento decente a custo razoável, etc... O que a gente aprendia era na raça mesmo, observando, escutando, quebrando a cabeça no instrumento.
Eu lembro que vi um menino tocando blues e achei aquilo demais e perguntei onde ele tinha aprendido. Ele falou que o pai dele tinha um monte de discos e que ele ficava escutando e tirando as partes. Então ele me gravou uma fita K7 com algumas músicas do Eric Clapton e fiz a mesma coisa, noites em claro até tirar tudo, gastei a fita. Daí comecei a usar os licks nas improvisações, mudando algumas coisas. Só anos mais tarde aprendi a dar nome para as coisas que fazia.

Vou ser polêmico agora, hehehe: quer aprender Blues, faça do jeito antigo, escute, escute, escute, escute, vá a shows de blues, fale com blueseiros, tire todos os discos de blues que encontrar, monte uma banda de blues, viva blues 24 horas por dia.

Algumas dicas:

1 - Assista o filme Crossroads, é divertido e tem um bom mix entre moderno e antigo.

2 - Escute e tire os solos de caras como Robert Johnson (o pai!), Eric Clapton, Charley Patton, Clarence Brown, Albert Collins, T-Bone Walker, Freddie King, Johnny Winter, Albert King, John Lee Hooker, Muddy Waters, Buddy Guy, BB King, Jimi Hendrix, Steve Ray Vaughan, Son House, Elmore James, Jimmy Reed, John Hurt, Albert Lee, Robert Cray, Robben Ford, Gary Moore, Rory Gallagher, e por aí vai.

3 - Aprenda as outras pentas: (m7, m6 e M7)
Olhe os desenhos no meu site-> http://www.deniswarren.com/?page_id=422

4 - Improvise até cair os dedos. Experimente outras relações entre pentas e harmonia. Sugestões...

Blues de 12 compassos:

A7 | % | % | % || D7 | % | A7 | % || E7 | D7 | A7 | E7

No acorde de A7, pentas de Am7, Am6, A7, F#m7 (bluegrass), Bm7, D7, Em7, Em6. Outras escalas: G maior, D maior, Em harmônica, Em melódica.

No acorde de D7, pentas de Am6, Dm7, Dm6, D7, Bm7, Em7, Em6, Am7, A7, G7, F#m7. Outras escalas: Am melódica, A diminuta.

No acorde de E7, pentas de Em7, Em6, E7, Am6, D7, Am7, Bm7, F#m7, C#m7, Bm6. Outras escalas: F, Ab, B ou D diminuta, A maior, A menor harmônica, A ou B menor melódica.

5 - Estude as diferentes formulas harmônicas do Blues:

A7 | % | % | A7 | D7 | D#o | A7 | A7 F7 | E7 | D7 | A7 F#7 | B7 E7

A7 | D7 | A7 | Em7 Eb7(#11) | D7 | D#o | A7 | A7 | E7 | D7 | A7 | Bb7 etc...

12 compassos, 10 compassos, 8 compassos, 16 compassos, 24 compassos, etc...

6 - Aprenda a separar as partes do blues, cada uma sola-se de maneira diferente. Por exemplo, num blues de 12 compassos, separa-se o improviso em 3 partes:

1 - Compassos 1-4: tonal, exposição do tema.
2 - Compassos 5-8: sub, liberdade no uso de escalas como m6, melódica, dim, etc... é onde normalmente o pessoal "viaja".
3 - Compassos 9-12: Turnaround, decore diferentes tipos.

7 - Aprenda riffs para usar na base ao invés de acordes.

8 - Aprenda termos que classifiquem os diferentes Blues e o que significam, como blues maior, blues menor, fast change, slow change, turnaround, shuffle, bluegrass, tipos de blues (electric, delta, Chicago, Memphis, Country, Texas, Detroit, Blues Rock, Boogie Woogie, Rhythm & Blues, etc...).

Abração!!!

elciosouza
Veterano
# mai/12
· votar


estão entrando justamente no que eu falei...fusion....jazz. cara, tem que ver o público do local onde vc toca...eu só toco aonde acho pertinente a minha banda tocar. tocamos somente blues e rock clássico...e até o momento ninguém reclamou sobre "soar repetitivo"....até por que não soa mesmo! não é ser prepotente, mas é vc ouvir todas as vertentes do blues e montar um bom repertório...com várias vertentes. só pra ver se vc entende o q estou falando...pega o Muddy Watters, Howlin' Wolf, Freddie King, B.B. King, Albert King, Stevie Ray Vaughan, Clapton, Buddy Guy & Junior Wells...são exemplos...vc vai ver que existem diferenças absurdas entre eles...alguns são funk....muito dançante...e outros mais arrastados...ou seja, só vai depender de vc soar repetitivo.

nenemjonas
Veterano
# mai/12
· votar


Figonzalez
Eu toco violão ta com 1 ano e pouco mais e o Básico,acordes e tenho um pouco de velocidade pra solar,não e muito mais já ajuda nas escalas,mas e só isso.
o que faz um guitarrista ser bom e sim o incentivo dele mas quando se tem alguém pra guiar a gente,faz muita diferencia.cara pega meu e-mail e se puder me da umas dicas por onde começar,o que aprender primeiro pq uma coisa depende da outra.
e-maildhionantan_juru@hotmail.com
MauricioBahia
Vou dar uma olhada..

Vleww

Figonzalez
Veterano
# mai/12
· votar


Denis Guitar valeu pelas dicas! Acho que o que você disse era até mais do que eu esperava quando abri o tópico

Figonzalez
Veterano
# mai/12
· votar


Denis Guitar só uma dúvida, quando você diz:

"Blues de 12 compassos:

A7 | % | % | % || D7 | % | A7 | % || E7 | D7 | A7 | E7

No acorde de A7, pentas de Am7, Am6, A7, F#m7 (bluegrass), Bm7, D7, Em7, Em6. Outras escalas: G maior, D maior, Em harmônica, Em melódica.

No acorde de D7, pentas de Am6, Dm7, Dm6, D7, Bm7, Em7, Em6, Am7, A7, G7, F#m7. Outras escalas: Am melódica, A diminuta.

No acorde de E7, pentas de Em7, Em6, E7, Am6, D7, Am7, Bm7, F#m7, C#m7, Bm6. Outras escalas: F, Ab, B ou D diminuta, A maior, A menor harmônica, A ou B menor melódica."



Pelo o que eu entendi, eu tenho várias opções de escalas que se relacionam com cada acorde e aí eu posso aplicá-las de acordo com a intenção que eu quero passar na música. Mas aí eu teria que durante a improvisação, pensar na relação acorde/escala, e não na relação música/escala? Isso não iria soar muito "jazz"?


Depois de muito tempo na luta sozinho, tô achando que vo precisar recorrer a um bom professor mesmo. Quando eu comecei a tocar, tinha praticamente o dia inteiro pra treinar, mas agora agente começa a crescer... aí tem trabalho, faculdade, etc... e o negócio começa ficar complicado... hahaha

Denis Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


Figonzalez
Olá.

A lista sugerida é apenas de escalas e relações típicas do blues, sem entortar muito. Penta m7, m6 e M7 é obrigatório. Menor harmônica até nos solos do BB King você encontra e melódica ou diminuta em acorde dominante só ajuda a tensão do final da cadência. Claro, se você mudar de escala a todo acorde, fizer aproximações cromáticas, repousar em notas de tensão, daí vira jazz mesmo. Aconselho, não mude tanto de escala, enxugue o leque. Vou exemplificar.

Toque o Blues em A, o mais tradicional de 12 compassos.

A | % | % | % || D7 | % | A7 | % || E7 | D7 | A7 | E7

Primeira vez da base-> use a penta de F#m7
Segunda vez da base-> use a penta de Am7

Viu que legal o efeito que cria? Agora tente...

Primeiros 4 compassos-> use a penta de Am7
Quando mudar pra D7-> use a penta de Am6 (repouse no F# que é a sexta).

ou...

Sole com as pentas na mesma tônica dos acordes, mudou o acorde, mude as escalas:
Acorde de A7-> Am7, Am6, A7
Acorde de D7-> mude para Dm7, Dm6, D7
Acorde de E7-> mude para Em7, Em6, E7

ou...

Criando contraste:
Compassos 1-4-> Pentas de Am7, Am6 e A7
Compasso 5-> Penta de Am6
Compasso 6-> Diminuta de A
Compasso 7-8-> Pentas de Am7, Am6 e A7
Compasso 9-> Pentas de E
Compasso 10-> Pentas de D
Compasso 11 e 12-> Turnaround decorado.

ou...

Compassos 1-4-> Penta de F#m7
Compassos 5-6-> Penta de D7

ou

Compasso 12-> Diminuta de F

Comece assim, daí quando o ouvido e os dedos forem acostumando vá colocando outras opções.

Abraço!

Curly
Veterano
# mai/12
· votar


Denis Guitar

cara, bacana seus posts, é sempre interessante entender o raciocinio de um improvisador, continue a compartilhar esse conhecimento com a gente !

sobrevivente
Veterano
# mai/12
· votar


Denis Guitar
Demais cara, massa seus posts!

Practus
Veterano
# mai/12
· votar


Denis Guitar

Eita rapaz... Já pensou em dar aulas? Muito boas suas sugestões.. e a didática está bem legal também...

Parabéns!

Denis Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


Practus
Opa, sim, sim. Dei uns 20 anos de aula no Brasil, mas agora tô morando em Londres tentando a vida tocando, hehehe. Abração!

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


Denis Guitar

Muito legal!
+1

ogner
Veterano
# mai/12
· votar


Denis Guitar
muito bacaba!!

Quer uma ideia?

Faz um videozinho demonstrando essas ideias na pratica q é certo de bombar.
Pode fazer em ingles, mas coloca um legendinha pra ajudar!! o/

Obrigado!

Denis Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


ogner
Boa ideia rapaz. Eu estou preparando alguns videos que abrangem o que escrevi aqui mas que vão além também. Diversos assuntos... No meio tempo confira as aulas que estou começando a postar no Guitar Battle

Abraço!

Practus
Veterano
# mai/12
· votar


ogner

Excelente ideia...

Denis Guitar

Qual seu canal no youtube?

Denis Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


Practus
Olá. Meu canal do Youtube

Se quiser dar uma olhada no meu site, tem umas aulas lá também:

Abração!

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


Denis Guitar

Muito bom cara. Já conhecia seu trabalho. Nota 1000!

Valeu e sucesso!

Lord-g
Veterano
# mai/12
· votar


Caraca o tópico ficou massa !!!
Muita coisa boa de blues pra estudar daqui pra frente ^^

Denis Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
Valeu Mauricio, abração pra você!

LeandroP
Moderador
# mai/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Outra coisa interessante é o uso dos trítonos dos acordes I7, IV7 e V7.

Os trítonos dos graus IV7 e V7 estão apenas uma casa de distância do I7, e com o mesmo desenho, como na figura abaixo

[Exemplo em A7]


I7 IV7 V7
e-------|-------|-------|
B-------|-------|-------|
G---6---|---5---|---7---|
D---5---|---4---|---6---|
A-------|-------|-------|
E-------|-------|-------|
A7 D7 E7


Denis Guitar
Veterano
# mai/12 · Editado por: Denis Guitar
· votar


Ou da mudança da penta M7 para a m6 na troca de acorde.

A7 D7
e-------9-9-9-9-9-9-|-8-8-8-8-8-8----------------
B-------8-8-8-8-8-8-|-7-7-7-7-7-7----------------
G-------9-9-9-9-9-9-|-8-8-8-8-8-8----------------
D-------------------|----------------------------
A-------------------|----------------------------
E-------------------|----------------------------


Denis Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


Tenho uma música no meu cd, não é exatamente um blues mas uso algumas das lógicas do blues num ritmo funkeado:



Fiz a análise completa da música, todas as escalas que usei, como construi as bases e solos, com exemplos em audio:

Blue Tone - Análise Musical

Se alguém precisar da fonte pro PDF clique aqui

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Blues avançado - Preciso de uma "direção"