Vale apena tunar um guitarra barata?

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# mai/12
· votar


mindiamimbaba

o se compensa....

se a guitarra for honestinha pode mexer que o resultado é show!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/12
· votar


não

vintagentleman
Veterano
# mai/12
· votar


Por experiência própria de duas guitarras tunadas com sucesso, digo que só vale a pena SE:

1. A guitarra tiver boas madeiras no braço e no corpo.
Não gosto de basswood, em qualquer hipótese, mas tem gente que gosta muito e é uma questão polêmica aqui no fórum;

2. A guitarra tiver pelo menos uma outra boa característica valorizável, fora a madeira (requisito fundamental), como bom acabamento OU beleza OU "tocabilidade" agradável, por exemplo;

Se preenchidos os requisitos supra-indicados acho que vale muito a pena tunar...
Só que as guitarras que normalmente preenchem tais características custam a partir de R$ 700,00.
No seu caso eu não mexeria... Não vale a pena...

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tenho uma Strat barata. Braço Giannini, corpo Eagle, caps Di Marzio (braço), Malagoli (meio) e de fabrica (ponte). Eu acho que soa bem demais!! Lá pro 12º traste ela grita!! :)

Vale a pena? Eu acho que sim.

ps. captadores são removíveis!
ps2. o bom da guitarra barata é que a gente não tem pena em modificar. Eu acho isso um bonus!


vintagentleman

+1

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


vintagentleman
Só que as guitarras que normalmente preenchem tais características custam a partir de R$ 700,00
Não concordo...
Uma SX SST57 ou 62 é uma ótima guitarra para "tunar", assim como as Eagles antigas (com a mão estilo Fender), além de álgumas outras, novas ou usadas (basta saber comprar).
Porém, o principal em um "up-grade" em uma guitarra de "baixo-custo", é seguir uma boa relação custo-benefício. Atualmente existem no mercado brasileiro excelentes marcas de capts nacionais (Sound/Malagoli, Stellfner), que tem qualidade e preço em conta, assim como pode-se trocar um jôgo de tarrachas antigas e vagabundas por outras melhores.
Isso melhora sensivelmente a performance do instrumeto, principalmente quando instalado por um luthier habilitado e regulado à contento.
Abç

Ant--
Veterano
# mai/12
· votar


vintagentleman
Não gosto de basswood, em qualquer hipótese, mas tem gente que gosta muito e é uma questão polêmica aqui no fórum;

Eu também não gosto.

MauricioBahia
Ficou bonitninha a criança. Gostei do braço vinteijão :)

Elkinho
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bonito o soalho da sua casa '-'

andrecoelho
Veterano
# mai/12
· votar


Comprei uma Dean Vendetta XM. No segundo dia já instalei um par de captadores Malagoli Intruder (com capa tipo EMG). A guitarra custou 435 mangos e os caps 220 mangos. Para mim tá valendo, a guitarrinha´ficou show de bola!

Deu até vontade de pegar a Epiphone SG Special e dar uma tunada nela!!

É como disseram, como as guitarras são relativamente baratas, a dor no coração de fazer uma caca ´´e bem menor do que quando mexemos com um instrumento na casa dos 4, 5 mil....

Abs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


andrecoelho
Epiphone SG Special
Essa é de compensado... Não compensa (hí, rimou!!!) fazer nada com isso...
Abç

Buja
Veterano
# mai/12 · Editado por: Buja
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, é ruim assim mesmo? Testei uma SG special a pouco tempo atras e logico, nao é aquelas coisas, mas até gostei do sonzinho dela. (testei um fender frontman 212r - acho que 100w com overdrive de leve)
Será que é por isso que respondeu bem?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Buja
Bertola, é ruim assim mesmo?
Sim, é...
testei um fender frontman 212r
Aaahhh.... Tá explicado...
Abç

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu amigo...Fiquei impressionado com a beleza do instrumento, mas se dentro da barriga é podre nem passo perto hehehe.
Na verdade ja tinha decidido nao comprar mesmo, porque nao lembra muito as SG tradicionais e por causa do "special" no nome que dificulta muito uma futura negociacao. Mas eu ainda tinha uma esperanca la no fundo que a guitarra prestava!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Buja
Cara, a Shelter Detroit é melhor e mais barata que esa aí, e não é de compensado...
Abç

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E da Strinberg SG CLG24? Ja viu ela de perto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


Buja
Sim, feia e ruinzinha....
Abç

Stephan.Forte
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1
A sua situação é bem diferente da dele né cara, vc já é BEM mais experiente que ele, conhece muito de som, o mindiamimbaba é novato, não tem seu conhecimento.

mindiamimbaba
Manow, GUARDA tua grana, vai juntando, tem 1 milhão de guitarras muito melhores que a sua, pelas quais vc vai se apaixonar só de ver, só de pegar! Pratique muito nessa aí, com o tempo seu ouvido vai ficar bem mais afiado e vc vai perceber que sua guitarra é de INICIANTE e vai querer uma guita melhor, aí é o momento de quebrar o porco entendeu? Por hora, se está com tanta vontade de gastar dinheiro, compre um ampli bom, uma pedaleira e PRATIQUE!!!!

Leo-RJ
Veterano
# mai/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"Uma SX SST57 ou 62 é uma ótima guitarra para "tunar", assim como as Eagles antigas (com a mão estilo Fender), além de álgumas outras, novas ou usadas (basta saber comprar).
Porém, o principal em um "up-grade" em uma guitarra de "baixo-custo", é seguir uma boa relação custo-benefício. Atualmente existem no mercado brasileiro excelentes marcas de capts nacionais (Sound/Malagoli, Stellfner), que tem qualidade e preço em conta (...)
"

Pois é, Mestre. Até para "tunar" uma guitarra tem de ter discernimento e muita atenção ao que se vai fazer.

Abç!!

karbono14
Veterano
# mai/12
· votar


"Tuna" ela sim cara, compra o que vc quiser, ela é sua, e em questão a preço de revenda, é só guardar as peças antigas e colocar de volta se for vender, ai vc continua com seu upgrade pra colocar em uma futura guitarra

mindiamimbaba
Veterano
# mai/12
· votar


vlw gente

fc3
Veterano
# mai/12
· votar


Não vale a pena.

Compre uma outra, e se no caso é o desenho no shape, sairá mais em conto pagar para fazerem-no na sua nova. Que ao menos você tem certeza do som dela, ao invés de procurar melhorar timbre da sua guita e acabar se decepcionando.

Possivelmente você encontrará um tatuador que faça a ilustração.

john m c
Veterano
# mai/12
· votar


todo mundo falando de comprar fender, Gibson, ibanez, epiphone.............
só que pra vc comprar uma guitarra desse porte vc também tem de se lembrar que vai ter que ter uma puta caixa......
de nada adianta uma fender de 10 mil reais com uma caixa da NCA(eu sei pq tenho uma e eh uma droga)

Leo-RJ
Veterano
# jun/12
· votar


john m c

Não é bem assim, não. Primeiro que ninguém está falando (muito menos "mandando") comprar Fender, Gibson ou Ibanez. Dá uma boa lida nos tópicos que vc vai inferir isso.

Ademais, se você ler outros tópicos deste Fórum, o que se diz é exatamente a importância maior do amplificador. Inclusive em vários tópicos vai mesmo ver que é gênero comentários do tipo "um bom amplificador 'melhora' uma guitarra mediana, mas o contrário não acontece".

Dá uma pesquisada aí que vc vai ver.

Abração!

mindiamimbaba
Veterano
# jun/12
· votar


tabom gente topico encerrado

Martin__TDT
Membro
# fev/17
· votar


Pesoal desenterrando o tópico.


Queria levantar uma questão com vocês.


A queridinha do forum por muito tempo foi a SX, tanto a sst57 como a 62. Elas eram encontradas em um alder bem honestinho.

Mas agora em que as de alder ficaram mais de mil e tanto? Tudo que é SX por ai ta vindo em basswood.

Comprei uma giannini GGx1s em não lembro o ano, 2012 ou 2013 acho por 256 nova, hoje a mesma guitarra ta 600 e tanto dependendo do vendedor.


Até que ponto vale apena tunar guitarras baratas sendo que o barato de anos atrás hoje já é o preço do "intermediário"?

A squier que era intermediária um tempo atrás (mil e pouco) hoje tem vendedores que pedem 2 mil numa standard.

Estão supervalorizadas? É o dolar? (sexta no globo reporter) haha


O que acham?

MattSantos
Membro Novato
# fev/17
· votar


Martin__TDT
Para as importadas o dólar contribui bastante, principalmente por que 2012 o dólar devia estar próximo dos 2 reais. Hoje a conversão de real pra dólar fica mais cara, o imposto também fica mais caro.
Para as nacionais, a inflação que faz toda essa diferença (minha opinião).
Não sei que fatores mais podem influenciar diretamente no preço.
Lembro que comprei minha Strimberg LP canhota em 2013 por volta dos 650.
Hoje vendem ela a 950, sendo que é a mesma guitarra.


Até que ponto vale apena tunar guitarras baratas
Acho que vale tunar se você quiser ficar um bom tempo com ela e se você gostar muito de tocar nela.
Se tiver em mente de vende-la, provavelmente vai perder dinheiro.
Abraços

Martin__TDT
Membro
# fev/17
· votar


MattSantos

Também sou canhoto, vender guitarra é uma transação comercial que guitarristas canhotos não conhecem hahaha

Buja
Veterano
# fev/17 · Editado por: Buja
· votar


Martin__TDT
Estão supervalorizadas?
Sim.
É o dolar?
Sim.
Situacao economica do país fazendo lojistas quebrarem mais do que ovo chacoalhado?
Sim.

Esse ultimos 3 anos, praticamente nao entrei numa loja de musica.
Mas final de semana retrasado, fui na avenida mais "musical" da minha cidade, onde pelo menos a 3 anos atras, devia ter umas 15-20 lojas.
Cheguei la, so achei placas de aluga-se e lojoes de 1,99 abertas no local.
Fiquei de queixo caido. A situacao ta preta.

Entrei nas ultimas escassas lojinhas que sobraram, que agora vendem praticamente so violoes de 300 reais, brinquedos e cabos, radinhos a pilha e muitos hiphones e celulares chineses.
Vi em cada çloja uma meia duzia de guitarras condor, phoenix, etc, e cada um nao menos que 1000 reais.

A unica loja de "peso" que sobra, a Serenata, vende Fenders, Gibsons, em sessao onde pra voce passar perto tem que lutar contra 300 vendedores like seguranças de braços cruzados, e cada guitarra stardard nao menos que 8000 reais, sendo vendidas como se fossem jazidas de petroleo com ouro derretido.

O resto sao voggas, michaels, rocknroll, e algumas nem logo no headstock tem, porque deve ser algo mais ou menos assim

的中文翻譯 | 英漢字典.

A situacao ta preta. Isso justifica os precos que vemos por agora.
Pra mim, definitivamente nao ta na hora de se comprarem instrumentos em lojas assim. Hoje o luthier ta ganhando seu espaco, e largamente.

Edit: Isso renderia até um topico, coisa que nao faço a mais de 3 anos tambem.

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


Agora vale a pena comprar as guitarras fabricadas no mercado interno. Os preços podem estar mais elevados do que antes, porém, é estupidez pagar mais de mil numa Squier "qualquer nota" só por causa de um nome atrelado. O mesmo se refere a captadores. Vi um trio de single coil por R$ 1.500,00... Tá doido!

Buja
Veterano
# fev/17
· votar


LeandroP
Foi o que vi tambem. Set noiseless por 1200 no ML.
Cara isso é exorbitante. Está ficando igual nos anos 80 onde dizem que fender e gibson eram coisa de marciano.

MattSantos
Membro Novato
# fev/17
· votar


Vi um trio de single coil por R$ 1.500,00

Com menos que a metade desse valor, compra um Kit Malagoli H-S-H que na minha opinião é muito parecido.

Martin__TDT
E se quiser vender tem que ter muita paciência uaeha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale apena tunar um guitarra barata?