Problema- Ressonância na mizinha, alguém me ajuda?

    Autor Mensagem
    l.m.g
    Veterano
    # mai/12


    Minha guitarra (strato, Lyon), de uns tempos pra cá, não me recordo quanto tempo faz, tem dado esse problema na mizinha, próximo da 12ª casa. Ela começa a oscilar, com se tivessem 2 sinais de guitarra, um afinado e outro desafinado.
    Gravei um som pra mostrar: sample
    Importante:
    1 - O som acontece mesmo com a guitarra desligada, e ligada, aumenta cada vez mais conforme se põe ganho na distorção e de forma igual em todos os captadores.
    2 - O jogo de cordas da guitarra não é novo, porém não é tão velho, deve ter uns 2 meses, mas desconfio que possa estar aí o problema.
    3 - Antes de perguntar aqui, fiz o ajuste de oitavas na ponte (achava com certeza que era isso) mas não resolveu o problema.

    Alguém me ajuda?

    damiusc
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Pelo o que você especificou seria muito provável que as oitavas estivessem desreguladas. Pode ser algum problema com o braço também, tensor desregulado.
    Em todo caso problema na parte elétrica não é. É com a madeira mesmo. Faz muito tempo que vc não faz uma boa regulagem nela em um luthier??

    chiock
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: chiock
    · votar


    deve ter uns 2 meses
    Quanto tempo tu acha que a corda deve ser trocado, não sei que corda tu usa, mas se não for a Elixir (que tem a fama de não perder o timbre em alguns meses) tem que trocar a cada 30 dias para não perder o timbre e acontecer coisas desse tipo.
    Pode ser tanto as oitavas quanto corda velha ou então você não esta afinando direito.
    Flw.

    JJJ
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Não seria trastejamento?

    carnisa1
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    l.m.g
    já tive algo parecido e era as cordas velhas, tenta comprar um jogo novo e veja se o problema continua.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Nossa cara...com absoluta ctz e corda velha...nem ouvi o sample pq to no cel...mas pode troca essa corta urgente...e como um doublin...mas desafinado...isso pq a corda oxida, perde massa na regiao util dela (na regiao q vc usa pra tocar mesmo (escala) e fica mais fina...corda fina tem q apertar mais (esticar) pra compensar...so q as extremidades nao sofreram tanto isso...tao mais grossas q no meio...isso arregaça com a afinaçao de oitavas...e nao e so a mizinha...ouça com atençao todas as casas das 3 primeiras cordas...todas devem estar sofrendo disso...e q na mizinha fica mais perceptivel por ser mais fina (a perda de massa e mais significante numa corda fina do q numa grossa)

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Sua corda ta tao velha q rolou um doublin ate no meu post =p

    l.m.g
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ALF is back
    Show de bola tua explicação, valeu. +1

    Foda que eu nem toco todo dia, só fim de semana mesmo, quando sobra tempo e limpando as cordas e tal... Sei la... tinha que durar pelo menos dois meses, heheh.
    Acho q dessa vez vou abrir um pouco a mão e pegar uma elixir mesmo.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    l.m.g
    rs...mesmo assim cara...
    inclusive, se vc toca pouco, o suor q ficou nao vai ser removido tão cedo (q semana dps)...querendo ou nao...ao tocar a gente "sua em cima do suor"..."mantem a corda molhada"...isso atrasa um pouco a oxidação...tocando pouco, o suor fica um tempo agindo e degradando o material...isso piora a coisa...rs
    eu nao uso nada alem de elixir!
    mas cuidado com a elixir...vc nao pode passar nda com mta pressão na corda...por exemplo: antes de usar elixir eu usava daddario...dps de tocar eu pegava uma flanela e passava bem forte em corda por corda na tentativa de tirar todo o suor...isso amenizava a oxidação...na elixir nao pode fazer isso pq vc remove o revestimento q da toca essa durabilidade pra ela...entao vc passa uma flanela bem de leve em cima da escala toca só pra tirar o suor mais grosso mesmo...até pq dependendo do quanto a pessoa sua, pode danificar os trastes e até a madeira tbm....vai saber! rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema- Ressonância na mizinha, alguém me ajuda?