Você também toca violão além de guitarra?

Autor Mensagem
g.wilhelms
Veterano
# mai/12


Ao contrário da crença popular, eu considero violão e guitarra instrumentos bastante diferentes, tecnicamente falando. Também tem muita gente que usa o violão apenas como uma ponte para ir para a guitarra, e depois o deixa num canto. Eu gosto de praticar tanto um quanto outro, e o violão muito me auxilia na parte rítmica e harmônica. Gostaria de saber se vocês também se dividem entre um e outro, ou se apenas tocam guitarra.

ROo
Veterano
# mai/12
· votar


São instrumentos diferentes sim, mas depende do que o cara vai fazer com cada um como você falou.
Estudo os dois, violão erudito por causa da faculdade e guitarra porque eu gosto. Um acaba auxiliando o outro... fazer ligados no violão, ajuda a fazer na guitarra, algumas técnicas podem ser passadas de um para o outro.
Além de se você for estudar sério o violão e pegar os estudos, Carlevaro, Carcassi, Tarrega... força a ler partitura.

renatocaster
Moderador
# mai/12 · Editado por: renatocaster
· votar


g.wilhelms

Olha, concordo com vc. Eu sempre pratiquei mais na guitarra, não pratico no violão porque simplesmente eu não tenho um, hehehe. Na verdade, violão meu mesmo, eu NUNCA tive. Comecei a aprender o basicão nos violões emprestados dos colegas, mas meu primeiro instrumento foi logo a guitarra.

Mas se eu vier a comprar um violão (está nos planos, mas vai demorar, hehe) eu procuria ter outra abordagem na hora de praticar. Assim como existem técnicas aplicadas na guitarra, existem as técnicas para o violão, e tbm aquelas que são comuns dos dois gêneros, hehehe.

Realmente acho que fica estranho o que alguns fazem, tocar "coisas de guitarra" no violão, especialmente. Nada contra, mais por exemplo, fazer power-chords no violão fica estranho pacas, na minha opinião. Não é proibido fazer, mas acho esquisito.

Por fim, concordo que devem haver abordagens diferentes na hora de praticar e estudar, porque apesar de algumas similaridades, são instrumentos diferentes.

Abs

Drinho
Veterano
# mai/12
· votar


Você também toca violão além de guitarra?

com certeza.... eu adoro um sambinha atualmente to tocando até mais violao do que guitarra hehehehhe

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


ROo
No meu caso eu toco violão popular mesmo, coisas de mpb principalmente, mas gosto de erudito também .

renatocaster
Na verdade, violão meu mesmo, eu NUNCA tive

Ultimamente eu to tocando com o do meu cunhado. O meu velho Kashima está aposentado por invalidez.

Drinho

Também curto um sambinha, rsrs.

Fandoderos
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms
cara , interessante vc comentar isso ... prq eu sempre falava para os meus pais , quero fazer aula de guitarra , e eles sempre respondiam , vai ter que fazer violao antes ... isso esta me incomodando até os dias de hj ...
fiz aula de violao por um ano , como eles disseram , e ano passado juntei metade da grana pra guitarra e rachei com minha mae os equips e tal ...
agora estou fazendo aula de guitarra , minha mae esta pagando , meu pai nem sonha com isso (eles são separados) ... meu pai toca violao , mas o basico do basico , por falta de tempo mesmo , mas axa que sabe tudo sobre o assunto ... eu nao vou mais parar de fazer aula de guitarra , pois me apaixonei pelo instrumento , e sobre tudo que tenho visto nas aulas , e vou ter q contar isso pra ele fim de semana q vem kkkk

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Fandoderos
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
cara q engraçado isso

faz assim...chega pra ele e fala: pai...quero te contar algo mto sério...
sou gay!!

e quando ele arregalar os olhos vc fala: "brincadeira...to fazendo aula de guitarra...ta vendo como tudo pode ser pior?"
kkk

eu comecei no violão e passei pra guitarra...acho q a maioria aqui fez isso, não?
mas ainda toco e dou aulas de violão e guitarra...tenho um nylon pra tocar bossa nova, um aço pra tocar outras coisas e as guitarras q é o q mais toco...rs

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Fandoderos
Eu fiz três anos de violão, e nesse tempo nem cheguei perto de uma guitarra, minha vida guitarrística mesmo só começou aos 14. É claro que isso foi proveitoso, pois deu para conhecer bastante do braço e bastante coisa de teoria básica, afinal a teoria por trás dos dois instrumentos é a mesma. Aula de guitarra mesmo, eu só fiz durante uns 3 meses e parei por falta de grana. Sobre isso de dizerem que precisa aprender violão primeiro, isso é besteira, mesmo que o cara seja completamente leigo, é perfeitamente possível que ele já comece aprendendo na guitarra, pois como disse, a teoria por trás dos dois é a mesma. Fale isso pro seu pai, heh. Abraço

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


faz assim...chega pra ele e fala: pai...quero te contar algo mto sério...
sou gay!!

e quando ele arregalar os olhos vc fala: "brincadeira...to fazendo aula de guitarra...ta vendo como tudo pode ser pior?"
kkk


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fandoderos
Veterano
# mai/12 · Editado por: Fandoderos
· votar


ALF is back
kkkkkkk é uma boa idéia... mas é capaz dele acreditar e fikar me incomodando dps kkk
mas o meu caso é um pouco diferente do seu , prq vc até toca bossa nova e talz... mas eu gosto de bandas como , slayer , black sabbath, megadeth , ozzy... e por ai vai ... foda ter ki tocar essas bandas (e outras claro) no violao

Bruno Y
Veterano
# mai/12
· votar


Fazer aula de violão pra passar pra guitarra é uma perda de tempo. São instrumentos totalmente diferentes. De fato, uma pessoa pode tocar riffs de guitarra no violão, o que poderia ser chamado de retardadice, mas o violão fica muito mais bonito tocado com dedilhado, porque foi feito pra isso. Guitarra também fica muito mais bonita quando tocamos algo que foi feito para o instrumento. Na minha opinião, é ridículo de feio tocar solos de guitarra em violões com cordas de aço, mais ainda tocar um ritmo, uma base, em um violão de cordas de nylon. Não estou dizendo que um instrumento é melhor que o outro, mas são muito diferentes, então têm que ser tocados de maneira diferente.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


John Mclaughlin e Al di Meola são dois caras que tocam muito em ambos instrumentos, apesar de suas técnicas guitarrísticas sempre prevalecerem, na minha opinião. Outro que mandava bem nos dois era o Django Reinhardt.

felipelfln
Veterano
# mai/12
· votar


EU AMO TOCAR VIOLÃO

É incrivel, serio. É lindo....
Tem coisas que a guitarra NUNCA vai fazer, violão é muito legal.
Acústicos e tal. Tem uma beleza bem diferente a música. Tenho me interessado cada vez mais.
É mais rico o som, não sei.
Olha o que o john mayer faz por exemplo. É um ótimo guitarrista e no violão é incrivel tambem.
Nao sei se vcs acham a mesma coisa, mas eu gosto bastante

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


felipelfln
Olha o que o john mayer faz por exemplo. É um ótimo guitarrista e no violão é incrivel tambem

Te juro que eu pensei nele quando abri esse tópico, heh.

weslleyhm
Veterano
# mai/12
· votar


Eu também comecei com o violão (tonante pra ser mais exato) e acho que me ajudou muito no começo porque pra quem nunca viu um violão desses o braço dele da dois da grossura de um folk, então quando peguei a guitarra não tive problemas com apertas as cordas sem sair aquele som abafado, porque já estava acostumado a apertar bem as cordas
Diziam que é bom começar num instrumento ruim pra quando pegar um bom não passar vergonha, hoje eu acredito

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


weslleyhm
o braço dele da dois da grossura de um folk

Esses dias toquei com o violão de um conhecido meu, que de grossura eu acho que o braço dava tranquilamente dois de um violão normal. Muito estranho, mas deu pra tirar um som legal.

weslleyhm
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms
Esses dias toquei com o violão de um conhecido meu, que de grossura eu acho que o braço dava tranquilamente dois de um violão normal. Muito estranho, mas deu pra tirar um som legal.
Deve ser um violão Tonante, uma das piores marcas de violão e guitarra do mundo, mas é bom para iniciante, mas incrivelmente o meu tem uma acústica boa, acho que deve ser por que ele já tá de idade kkk, e como todo mundo sabe quanto mais velha a madeira melhor a acústica.
Um dia ainda vou contar a história desse violão.

rafaps
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms

pra ser bem sincero, quando eu vo toca, eu pego os dois, principalmente agora q eu to compondo, vo estudando como fica cada parte da musica em cada um... hahhahaa... e realmente sao instrumentos bem diferentes, eu toco violao ja a 9 anos, e faz 1 q comecei na guita, no começo eu me bati bastante, ate pega o jeito, entende o funcionamento, eu achei q é muito recurso q ela tem, e muita coisa q influencia, cabo, amp, pedal, pedaleira, e por ai vai, eu ate quero começa faze aula de guita agora

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Esse ano tenho tocado infinitamente mais violão do que guitarra. Nem tive violão pelos últimos 5 anos, aí comprei um Yamaha C40M baratinho pra tocar e tô aprendendo o terceiro movimento de "La Catedral", do Agustín Barrios.

Meus objetivos são tocar a transcrição do Inverno Portenho do Piazzolla e a Fuga BWV 1001 do J.S. Bach. O resto é lucro.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Meus objetivos são tocar a transcrição do Inverno Portenho do Piazzolla e a Fuga BWV 1001 do J.S. Bach. O resto é lucro.

Vai fundo nos estudos violonísticos ai, heh.

Mulambojr.
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Cara, eu tambem quero tocar musicas eruditas no violão, comecei a estudar esses dias e, realmente, musicas assim ficam muito melhor no violão que na guitarra.
Mas tecnicamente é muito foda.

Frozza
Veterano
# mai/12
· votar


Acredito que o violão serve de base para qualquer (ou a maioria) dos instrumentos de corda, por isso aconselham a começar pelo violão. Mas também discordo que é necessário aprender violão e depois "passar" para a guitarra.

ROo
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
"La Catedral" é linda... porra, o 3º movimento? Acho embaçado pra caramba, nem me arrisquei a tentar ainda.
Pra galera que não conhece:


Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms
Vai fundo nos estudos violonísticos ai, heh.

Vai demorar, eu toco uns 15 minutos por dia só.

Mulambojr.
musicas assim ficam muito melhor no violão que na guitarra.

Se você está falando de tocar polifonicamente [acompanhamento + melodias tocadas juntas], também prefiro no violão. Mas dependendo, na guitarra tem muitas músicas eruditas que ficam legais.

ROo

Não toco na velocidade que os intérpretes tocam. Tenho uma versão aqui com o Philippe Lemaigre em que o cara voa...
Tenho outra do John Williams que ele toca mais lento que essa mulher do vídeo.

O negócio é que tô pelo menos deixando a música no automático e tocando a uma velocidade constante, mais baixa do que os intérpretes, mas já dá até pra tocar, ainda mais se for comparar quando eu peguei a partitura pela primeira vez e fui tocar, que nem dava pra reconhecer a música, agora dá =P

Meu principal gargalo é que estou obedecendo as preferências de dedilhado da partitura, tem algumas alternadas rápidas entre o médio e anular que eu estou obedecendo e entre estes dois dedos não tenho muita coordenação para alternância rápida como o andamento da música pede, daí, pra tocar tudo a uma velocidade constante, tenho que tocar mais lento no geral. Quando toco estas partes alternando entre indicador e médio, consigo tocar mais rápido até, mas prefiro aproveitar a oportunidade pra desenvolver a coordenação.

00H2
Veterano
# mai/12
· votar


Fazer aula de violão pra passar pra guitarra é uma perda de tempo. São instrumentos totalmente diferentes. De fato, uma pessoa pode tocar riffs de guitarra no violão, o que poderia ser chamado de retardadice, mas o violão fica muito mais bonito tocado com dedilhado, porque foi feito pra isso. Guitarra também fica muito mais bonita quando tocamos algo que foi feito para o instrumento. Na minha opinião, é ridículo de feio tocar solos de guitarra em violões com cordas de aço, mais ainda tocar um ritmo, uma base, em um violão de cordas de nylon. Não estou dizendo que um instrumento é melhor que o outro, mas são muito diferentes, então têm que ser tocados de maneira diferente.


não é bem assim amigo... do jeito q vc fala parece q é comparação de uma cítara com uma guitarra e não violão com guitarra.

"]Fazer aula de violão pra passar pra guitarra é uma perda de tempo. São instrumentos totalmente diferentes"
Errado. pelo contrário, são instrumentos co-irmãos, isso é óbvio, claro q tem enes diferenças mas é claro q se vc aprende um automaticamente sabe tocar o outro tb.

"De fato, uma pessoa pode tocar riffs de guitarra no violão, o que poderia ser chamado de retardadice, mas o violão fica muito mais bonito tocado com dedilhado, porque foi feito pra isso"

estúpida essa frase...retardice.. aff, q exageiro... é pq 99% das pessoas q tocam guitarra/violão são idiotas e esse cara é o certo pq trata os instrumentos como se tivessem a diferença como de um cavaquinho pra um piano de cauda...

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


claro...tirar som de guitarra num violão e som de violão numa guitarra faz parte do show...quem toca um, toca o outro...acho legal um cara q quer aprender a tocar guitarra começar no violão porque:
1) violão de nylon, melhor pra adaptação dos dedos;
2) é mais prático...ficar ligando fio e botão pode desanimar no começo
3) se vier com afinador de boa precisão embutido é melhor...o iniciante jamais vai conseguir afinar o violão de ouvido na primeira semana...ou no primeiro mes...ou, dependendo do empenho, no primeiro ano
4) se desanimar e resolver parar (muito comum), nao gastou uma grana preta com guitarra e ampli...e se gastou uma grana preta com o proprio violão, possivelmente terá boa revenda

vintagentleman
Veterano
# mai/12
· votar


Nooossa, a maioria está dizendo que violão e guitarra são muito diferentes o que, na minha opinião, é um absurdo. Tanto que em inglês é tudo "guitar" e tem a identidade da afinação, posição das notas, montagem de acordes etc.
É obvio que ambos têm técnicas particulares, mas o básico é idêntico e eu gosto dos dois e não poderia fazer uma escolha.
Meus ídolos são todos "polivalentes" digamos, Neil Young, Keith Richards, Mark Knopfler, Jimmy Paige, David Gilmour e a lista não termina...

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Creio que depende do que o cara ta afim de tocar também. Quando eu pego violão, normalmente é para tocar algo de mpb. É claro que é possível tocar João Bosco na guitarra por exemplo, assim como também é possível tocar Slayer no violão, mas são artistas cujas músicas combinam mais com determinado instrumento.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Galera, como falaram aí em cima, violão e guitarra muda de nome aqui no Brasil, mas é tudo "guitar", é o mesmíssimo instrumento.

O problema é que tem uma galerinha de mente fechada que acha que guitarra se limita a Les Paul, strato, tele e superstrats. Acabou aí.

Pessoal, historicamente o violão veio de luthiers de violinos e cellos que fizeram um meio termo, que não dava para tocar "no pescoço" como violino e nem "de pé" como os cellos. Teve uma linha que se desenvolveu na Espanha e nos EUA o C. F. Martin desenvolveu os violões de aço, enquanto uma linha mais para a construção desses instrumentos clássicos se desenvolveu os archtops, por Orville Gibson. Aí botaram um captador, principalmente nas archtops. E aí?

Existem as guitarras acústicas e semi-acústicas, como as archtops, até mesmo umas semis. Para mim uma archtop é uma guitarra, sempre chamei assim, e é muito comum até hoje algumas que nem captador tem, as que tem podem ser tranquliamente usadas para gravar acusticamente (desplugadas), com as técnicas do violão, mas não ficam muito legais com distorção e as técnicas da guitarra sólida que a galerinha metaleira usa.

O que existe é que há variações do instrumento, de sonoridade e da abordagem do mesmo. Uma guitarra from hell é diferente de um violão de nylon, mesmo na técnica e na abordagem das músicas. Por isso que eu não acho que quem toca violão toca guitarra, cada um tem sua abordagem e sua técnica, mesmo porque um pode querer tocar violão para tocar flamenco e outro pode querer tocar metal from hell na guitarra e cada um tem seu mundo, ambas são difíceis de se dominar as técnicas. Só que não dá para generalizar, tem muita coisa que se toca em violão que pode muito bem se tocar numa guitarra, especialmente as archtops e semi-acústicas que são um meio termo entre os dois.



Die Kunst der Fuge

Grava isso e mostra para gente! rs

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


Desde que desfiz do meu violao so pra tocar guitarra, comecei a ouvir muitas musicas acusticas, e agora fico doido querendo um pedal de acoustic simulator. Acho que o violaozinho tem o seu lugar. Se voce tem o seu, nao desfaça dele, uma hora voce vai sentir falta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você também toca violão além de guitarra?