acordes simples

Autor Mensagem
renilson
Veterano
# jan/03


como é que aqueles caras fazem para fazer de uma simples progressão, tipo I IV V, um som bacana? Tipo assim: o cara tá tocando um la maior e para ele chegar até o ré faz-se um colorido ou sei lá o que. E o som, de simples, passa a ficar genial e sofisticado. Qual é o segredo. Qual a manhã? será que alguém tá me entendendo?

Doido Esponja
Veterano
# jan/03
· votar


eu naum entendi

renilson
Veterano
# jan/03
· votar


eu quis dizer que: estamos tocando uma progressão Lá - re- mi. So que o cara fica no lá. Em cima desta tonalidade, sem sair dela, ele faz vários acordes e consegue se manter em lá. Sem muda o tom. Por exemplo: imagine a música "se" Djavan. A D F#m; Quando ele cai no F#m ele faz outras coisas mantendo este acorde. A sua mão desliza pelo braço da guitarra ou violão e a sustentação continua sendo o F#m. Se não tô conseguindo ser claro, deixa prá lá.

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Cadencias Harmonicas... O mais comum e o II V I Ex.:

A D E

A Em7 A7 D Fm7 B7 E

Basicamente isso, mas depois vem substiuicoes, V estendida e etc... dai vc pira...

renilson
Veterano
# jan/03
· votar


eu pensei que eram as inversões.

joao balao
Veterano
# jan/03
· votar


na verdade pelo o que eu entendi ele quer licks que complementam o acorde... como em um blues que apesar de ficar vários compassos no mesmo acorde, não fica chato por causa desses licks...
o que vc pode fazer renilson é em vez de ficar só palhetando os acorde, fazer um dedilhado, um arpegio, ou usar notas da escala correspondente aos acordes para fazer umas frases

Overdoser
Veterano
# jan/03
· votar


por exemplo, ao inves dele tocar um A assim:

---0-------- -------------5------
---2------ --2----------5--
---2----- ele toca --2----6-----6----
---2--------- - --2----7-------
---0------- -------7------
---------- ------------


Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Tem inversoes tb... Tem milhares de possibilidades...

indo de A pra E

A F#m7 B7 E

A F#m7 B7sus4 E

Lembrando q ai da pra omitir o IIm

A Ebº E sendo q esse Ebº em alguma inversao vai dar um acorde dominante com 7 e 9...

A C#m7 F#m7 B7 E

tem milhares de possibilidades e so achar o q soa melhor com a melodia

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Tente analizar algumas musicas do Caetano q vc aprende bastante...

"Voce e Linda" e bem legal pra analizar, tem varias mudancas, II V I, iversoes substituicoes, etc...

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Isso e bom pra tirar musicas mais facilmente...
Qd vc tem q acompanhar alguem cantando e vc nao sabe qual musica q é, so precisa pegar o tom e ir fazendo isso, o I IV V sempre funciona e pra ficar mais bonito coloca uns II V I no meio com mais uns frufru... o duro e fazer tudo isso de improviso, tem q treinar bastante pra fazer no automatico...

renilson
Veterano
# jan/03
· votar


clareou bastante. mas se tiver mais dicas, postem por favor

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


O ideal e vc tentar achar algum livro de harmonia pra estudar ou pegar um professor...

Doido Esponja
Veterano
# jan/03
· votar


agora entendi...hehe

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Renilson: Pegue alguma musica (no cifraclub mesmo) q vc gosta ai pra gente analisar ela...

renilson
Veterano
# jan/03
· votar


Modestamente, até que eu manjo de harmonia. Estudei bastante tempo o livro harmonia e improvisação de Almir Chediak. Entendo tudo isto q vcs falam. Campo harmonico, acordes substitutos, inversões, progressões, cadências, modulações, escalas, cadência plagal, resoluções deceptivas, acordes de passagens, diminutos, preparações e tudo mais sobre harmonia. Tudo isso acompanhado do violão ou guitarra. Mas na hora de fazer um sonzinho, ai o bicho pega. Não tenho criatividade. O que fazer com tudo isto? As vezes tento bolar uma música e coloco todos esses conteúdos ai em cima. É aí que a coisa complica. Fica tudo um bololô danado. Fica sem sentido musical. Cara isso é terrível. É como se eu fosse apenas um tocados de músicas alheias. tento simplificar tudo. Por isso pedi aquelas dicas iniciais no tópico. Para ver seu faço de alguma coisa simples, algo sofisticado, que não soe monótono. Desculpe a minha ignorância, valeu pelas dicas. Foram importantes. Abriu uma nova possibilidade. Mas a pergunta ainda é: como fazer música? como criar melodias em cima da harmonia? eu sei o q vcs irão dizer: "isso é algo pessoal." Mas eu ainda descubro a fórmula.

renilson
Veterano
# jan/03
· votar


ps.: Digão, tenho notado q vc é um grande contribuidor de dicas desse fórum. Valeu rapaz.

joao balao
Veterano
# jan/03 · Editado por: joao balao
· votar


se vc conhece escalas, usa a escala do tom da harmonia que vc tá fazendo...
a pentatonica é mais fácil por causa do desenho e geralmente soa melhor pq tem menos notas dissonantes que a diatonica (2ª e 6ª)
aí tem que pegar o ritmo da música e fazer o solo

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


O q eu faco e tentar criar primeiro a melodia, dai e so colocar a harmonia em cima dela, aproveitando pra colocar de vez em quando as notas da melodia em tensoes dos acordes pq pelo q eu sei fica mais legal...

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Mas e mais facil fazer por instinto, a unica coisa ruim e q a gente sempre cai nos mesmos cliches, aquelas 4sus no acorde etc... Talvez fazendo mais planejado vc consiga um resultado mais original...

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Ah... outra coisa pra vc pode compor melhor e pegar a musica de alguem q vc acha legal e ver como ele chega naquele resultado dai a partir disso vc faz as tuas coisas... Uma coisa q eu gosto e fazer analise harmonica, pego as musicas e transformo elas...

renilson
Veterano
# jan/03
· votar


vc quer dizer que vc recria as músicas a partir de uma célula já determinada ou feita?

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


E outra coisa, o Djavan q tem harmonias bem legais nao sabia muito de harmonia (formalmente) ate um tempo atras... Ele fazia tudo por instinto pq essa era a formacao dele, de tanto escutar esse tipo de musica acabou influindo na hora dele compor...

PS.: Pq q quando eu posto aparece Quote Editar e qd vcs postam aparece so Quote???

Leandro
Veterano
# jan/03
· votar


Digao
Isso é pq só vc pode editar sua mensagem. =)

Digao
Veterano
# jan/03 · Editado por: Digao
· votar


Nao vi o teu ultimo post...

E e isso mesmo, esses dias tava com o vocalista da banda tocando violao e ele comecou a cantarolar "no rancho fundo" do chitaozinho e xororo, dai a gente tirou a musica na hora e eu coloquei mais uns frufru, ficou tipo um sambinha...

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Legal esse negocio de editar, nem tinha me tocado...

TROVAO
Veterano
# jan/03
· votar


O Renilson, leia esse tópico:
http://cifraclub.globo.com/forum/index.php?action=vthread&forum=3& amp;topic=2201

Tem algo ver, só que eu sou o contrário.

Valeu. :)

renilson
Veterano
# jan/03
· votar


galera, se vcs puderem ouvir a música "trem azul" de Lô Borges, vcs vão entender o que eu queria dizer. Aquela introdução com os acordes movimentando-se. Era isso que eu gostaria q alguém me explicasse.
Valeu
T+

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Pode ser so uma voz (tensao) se movimentando tipo 6 5 5-...

renilson
Veterano
# jan/03
· votar


desculpa Digão, não entendi!

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


O acorde fica parado mas tem uma nota q vai modificando... isso acontece muito em samba... um exemplo +- seria Leaozinho do caetano naquela parte q é "um filhote de leao, raio da manha..."

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a acordes simples