Gibson Les Paul Studio Faded - Review

Autor Mensagem
RedStrato
Veterano
# abr/12


Fala, galera.
Cheguei antes de ontem dos EUA... Trazendo uma Gibson Les Paul Studio Faded Cherry. Lembrei desse tópico e vou postar o meu review. Perdoem qualquer exagero... Pois a guitarra ainda é nova e eu acabo de sair de uma strato de $250 pra uma LP de $5000.

Gibson Les Paul Studio

Specs:

Corpo: Mogno (com as famosas Weight Relief Chambers)
Braço: Mogno, perfil em C do final dos 60s, se não me engano.
Escala: Rosewood
Construção: Set Neck (Colado)

Sobre essa parte, achei a construção muito firme e gostei de como ela encaixa no corpo, de como ela "sente". A pegada do braço é muito firme, tô me acostumando rápido, meus vibratos estão bem mais legais. O acesso às últimas casas não tem sido todo esse terror... Dá pra levar tranquilo.

Captação: Gibson Burstbucker e Burstbucker Pro

Sobre isso, fiquei sabendo que existem vários tipos diferentes de burstbucker, mas não vou entrar nisso até estar bem informado.

Curti muito os captadores. Eles têm mais saída que os 57' e 57' Plus, mas nada exagerado. Seguraram muito bem uma distorção mais pesada e o limpo é bonito e cristalino, e o mais interessante: Não soou abafado como eu pensei que fosse soar, já que ela não tem o top em maple. Acho que os burstbuckers dão todo o brilho que a ausência do top não traz.

A primeira coisa que fiz quando peguei ela na Guitar Center - Cujo tamanho era impressionante - foi testar o limpo, que uso muito pra improvisar blues. Depois de ficar impressionado, coloquei um drive de leve e o crunch no captador da ponte era o timbre que eu sempre sonhei pra Classic Rock. Soube na hora que ela tinha que ser minha!

Os eletrônicos, como era de se esperar, não deram nenhuma falha ou chiaram, e são bem firmes. Pelo visto, são de excelente qualidade.

Trastes: 22x Médio-Jumbo
Marcação em trapézio Pearloid

Os trastes estavam legais e ela estava oitavada... Nenhum arranhão ou traste torto ou causando entonação incorreta.

Ponte: Tonepros Tune-O-Matic com Stopbar

Curti a ponte. Legal pra trocar as cordas e pra tocar também. Parece ser de material de boa qualidade, a peça principal da stopbar é bem pesada. É fixada sem frouxura no corpo, tanto a ponte quanto a stopbar.

Tarraxas Gibson Deluxe Clássicas (com a head em plástico, em forma de tulipa)

Elas são lindas, disso eu sei. Seguram legal a afinação e não são exageradas (tem guitarra que você gira 0,01 centímetro e já subiu meio tom, é um lixo) e bem firmes. Não ficam voltando nem com a minha brutalidade... Uso cordas 0.13

Cor: Faded Cherry

A faded realmente é bem "simplona", mas nem por isso deixa de ser Linda. Ela parece só ter um nitrolaquer no top e ser só encerada no resto todo, você sente bem a textura da madeira no braço. Curti muito isso. Ela até cheira a madeira.

No mais, é isso. O som é maravilhoso. Todos os timbres que tirei dela até agora me impressionaram. Desde o limpo, passando pelo crunch e até a distorção bem pesada.
Não posso falar muito mais agora porque tenho que ir dormir, que amanhã acordo de quatro e meia...

Mas tô completamente apaixonado e largar ela tem sido sempre uma dificuldade. Amanhã gravo um vídeo e posto aqui.

Abração!

pOkiz
Veterano
# abr/12
· votar


$5000? Quem te roubou assim?

Andreziculaxxx
Veterano
# abr/12
· votar


pOkiz
O cara tá falando dos valores em R$ e no mercado brasileiro. Usada tá de R$ 3 até 4.000,00.

Parabéns pela guitarra.

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


RedStrato

Parabéns, velho! Essa guitarra é legal mesmo, eu curto esse visual "faded" que ela tem. Pelo visto essas Studio Faded tem uma construção parecida com as Tributes, exceto a captação.

amanhã acordo de quatro e meia

Errrr...Melhor corrigir essa frase...pegou mal isso aê, hehehe :)

Abs

henriquelhrf2
Veterano
# abr/12
· votar


RedStrato, parabén pela guitarra! Põe uma foto ae...


renatocaster, li o review todinho e ñ me toquei... que mente poluída q c tem rsrsrs

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


RedStrato

A minha primeira guitarra "de gente grande" foi uma Studio Faded. Apesar de ser de outra leva (antes das câmaras), eu reforço o review. Tenho ela há uns 6 anos, e continuo achando ela tão boa quanto no dia em que comprei. Vontade de passar adiante = 0. Ela tem o som levemente mais fechado e mais suave que a minha outra LP, que tem o som mais quente e agressivo. Muito boa para qualquer coisa entre um clean mais gordo e um rockão.

Parabéns pela compra!

SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12
· votar


testei essa mesma guita na minha incursao nq gringa ano passado. Tava 748 doletas na guitarcenter de larchmont. Até fiquei com vontade mas algo nela nao me agradou. O som era maneiro mas alem da de exibição da loja estar extremamente desconfortável (nao esperava isso no GC) não rolou aquela quimica. No fim trouxe uma fender am pra fazer negocio. Mas a guita é muito boa mesmo, só não rolou pra mim. Acho q me assustei com a guita de demonstração, o assentamento dos pivos, sei la. Tem uma foto minha testando ela, hehehe

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


parabéns, to esperando as fotos e videos

eltorto
Veterano
# abr/12
· votar


Essa é uma guitarra de uso profissional já está em outro patamar, a pouco tempo meu amigo tinha comprado uma dessas e conseguiu um esquema que no final saiu por menos de 2500 mais isso foi um achado pois um amigo a trouxe para ele do USA.

Toquei com ela fiz os testes, no geral achei uma boa guitarra o lance das cameras (Chambers) deixam a guitarra com um som mais encorpado para o som clean e um pouco mais anasalado fugindo da tradicional maciça mais é uma caracteristica interessante, nos drivers achei com um pouco menos de brilho do que a maciça mais tbm tem um lindo timbre.

No geral é uma ótima guitarra .. parabéns pela compra e por sua primeira guitarra de uso profissional.
Felicidades.

SpectrosGuitarman
Veterano
# abr/12
· votar


achei a minha foto testando ela

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=323981831006060&set=a.299823330 088577.68671.100001827380002&type=3&theater

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Bog

Tenho um amigo que tem uma Standard e uma Classic, mas raramente usa, a preferida dele é uma Studio.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


eltorto
o lance das cameras (Chambers) deixam a guitarra com um som mais encorpado para o som clean e um pouco mais anasalado fugindo da tradicional maciça mais é uma caracteristica interessante, nos drivers achei com um pouco menos de brilho do que a maciça

Como você sabe que a diferença no timbre era devido às câmaras?

A minha Studio Faded é anterior ao uso das câmaras, usa o mesmo sistema de alívio de peso da Traditional (é, a Traditional não é totalmente maciça). E ela também tem o som mais fechado. A diferença pode ser por conta da ausência do tampo em maple, ou por causa dos captadores.

eltorto
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
Amigo além da studio esse mesmo camarada a pouco comprou uma Standard tradicional na two tone aqui em SP, testamos standard com cameras, tradicionais, custom e tudo que pode imaginar pois esse mesmo amigo estava comprando pela 3 vez na two tone e conhece todo mundo la.
Tanto ele como eu somos amantes de guitarra e já testamos e tivemos vários tipos de equipamentos bons e ruins com caracteristicas diferentes.
Todas guitarras com camera tem diferença das tradicionais a unica coisa que deve ficar claro é que isso não significa que o som seja melhor ou pior apenas muda um pouco a caracteristica é questão de gosto.
Abs.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


eltorto

O problema é que as Traditional têm captadores diferentes das Standard e das Studio. Acho que nestas condições fica difícil atribuir a diferença exclusivamente às câmaras. Isso é independente do número de instrumentos testados.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


eltorto

Eu acho que o que o Bog quis dizer é que você pode até dizer que existe diferença e todos podem até constatar, mas que não tem como dizer se realmente é por conta das câmaras.

Guitarras são produtos que variam muito de um pro exemplar pro outro, afinal não existem duas arvores iguais, não existem nem mesmo dois pedaços de madeira da mesma arvore que sejam iguais, e isso influência o som de mais maneiras do que você imagina.

Eu já testei de tudo, e o meu tira teima com Les Pauls Chambered foi com um amigo meu que tem duas R7 Gold Top, uma Chambered e outra sem, a única diferença relativamente fácil de perceber entre elas é o sustain, que a chambered tem bem mais que a sólida (e as R7 são realmente solidas, sem weight relieve), mesmo isso não é algo que você note facilmente sem as duas guitarras e paciência pra testar. Eu achei o som da Chambered mais acústico, mais aerado, mais rico, mas o dono não viu essa diferença, de outra vez com alguns outros colegas, alguns notaram e outros não, mas a gente já tinha tomado umas a mais então foi inconclusivo.

Logo, o que eu acho que o Bog quis dizer é que você notou a diferença, pode associar isso ao fato de ser chambered, mas não pode dar certeza disso.

eltorto
Veterano
# abr/12 · Editado por: eltorto
· votar


Bog
Pegue uma guitarra tradicional coloque os captadores de uma com camera e ai então vai comprovar o que estou falando.
Qualquer guitarra com camara seja ela GB ou tonante é diferente de uma sólida.
Pesquise no proprio youtube vai encontrar vários videos com essas comparações com os mesmos captadores.
Outra coisa as standard tbm tem camaras a GB agora existe standard e studio com e sem camaras.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix
o que eu acho que o Bog quis dizer é que você notou a diferença, pode associar isso ao fato de ser chambered, mas não pode dar certeza disso.

Exatamente isso. Acho que daria para ter alguma certeza se a única diferença entre as guitarras fosse a presença das câmaras. Mas com captadores diferentes, é muito difícil isolar o fator determinante.

Sem contar que, como dito, eu também percebo o som da minha Faded mais encorpado e fechado (diferenças citadas pelo eltorto), e ela NÃO tem as câmaras.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


eltorto

Acho que tu não entendeu que ele já fez esse teste faz tempo e não duvido que mais de uma vez.

eltorto
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix
Amigo a diferença não é algo tão estrondoso como todos parecem estar imaginando é algo particular entre os modelos.
Tive o prazer de testar os 2 modelos e convivo com eles sempre pois o outro guitarrista da minha banda tem os 2 então a diferença ficou mais que notoria para nos.
A chamber como vc deve ter percebido realmente o som limpo é mais interessante porém o drive da sólida tem um pouco mais de brilho enquanto a outra um pouco mais fechado.
Detalhe que chamber não é um lance criado pela GB pois isso já foi feito bem antes pela Carvin em uma guitarra para o Allan Holdsworth que preserva muito o som limpo com pouco efeito mais gordo.
No mais é isso . não vai adiantar ficar aqui tentando explicar algo que é necessário ter uma convivencia com os timbres para perceber legal a diferença que não é tão notória de primeira.
Abs

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
Sem contar que, como dito, eu também percebo o som da minha Faded mais encorpado e fechado (diferenças citadas pelo eltorto), e ela NÃO tem as câmaras.

Se existisse as faded com P-90 eu acho que me interesava, a Lespa mais tesão que toquei foi uma reissue ano 1974 da Custom 1956, com 2 P-90s e o do braço aqueles que os polos não são parafusos e sim retangulos, meio parecido com os Parallel Axis da SD.

eltorto
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
Claro que toda diferença não é só a camera como ja foi dito a mesma madeira soa diferente dependendo do corte e do pedaço uma guitarra nunca é igual a outra.
O lance das cameras é uma caracteristica que foi criada claro que todo resto tbm conta . mais o que quero que entenda é que guitarras com cameras tendem a ter uma caracteristica diferente das solidas.

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


eltorto
A chamber como vc deve ter percebido realmente o som limpo é mais interessante porém o drive da sólida tem um pouco mais de brilho enquanto a outra um pouco mais fechado.

Engraçado, minha percepção (e não só tenho uma Gibson com Chamber, como já tive várias sem eles) é justamente a oposta, eu acho que as chambered tem um neco a mais de brilho, o que casa muito bem com drives, deixa mais vivo.

Detalhe que chamber não é um lance criado pela GB pois isso já foi feito bem antes pela Carvin em uma guitarra para o Allan Holdsworth que preserva muito o som limpo com pouco efeito mais gordo.

A Fender fazia chambered nos anos 60 com as Tele Rosewood Special, a Gibson tem exemplos de guitarras chambered tão antigos quanto os anos 60 também, então nunca foi uma novidade, todo mundo já usou em algum momento.

No mais é isso . não vai adiantar ficar aqui tentando explicar algo que é necessário ter uma convivencia com os timbres para perceber legal a diferença que não é tão notória de primeira.

Bom você assume que está lidando com pessoas que não tem convivência pra entender sua explicação. Só que creio que tu tá lidando com pelo menos dois que tanta ou mais convivência com esses instrumentos.

Na boa, a Gibson começou a fazer Les Paul Chambered em 1999, eram sempre séries limitadas, a maioria da Custom Shop, a primeira vez que vendi uma Chambered foi em 2000, sem contar que brincar de tocar nas 336 e 339 é algo que faço desde essa época também. Então se tu esperou sair a Les Paul chambered de série, eu to pelo menos uns 6 anos na tua frente no quesito de testá-las, já que a primeira Gibson chambered de série é mais ou menos de 2006.

The Man Who Sold The World
Veterano
# abr/12
· votar


RedStrato
tenho uma camiseta igual a sua da foto hsaushaushaush
parabéns pela guita, mas cara tu exagerou no 5000 ali ein, eu tenho uma fender no "nivel" da sua gibba, uma studio nao passa de 4000, quando querem passar a faca 4500
mas isso é o de menos, eu testei uma quando fui comprar minha guita top mas fiquei na stratinha mesmo, nao que a guitarra seja ruim, longe disso (é uma puta duma guitarra) mas por gosto peguei a strato, sao guitas diferentes
mas parabéns cara, curte ela ai, posta umas fotos e uns sons pra nós apreciarmos sua filha (sem ciumes ein hsaushaush) ela é linda mano, abraços

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


eltorto
Pegue uma guitarra tradicional coloque os captadores de uma com camera e ai então vai comprovar o que estou falando.

Você fez este teste? Inclusive se certificando que os captadores estavam na mesma altura em ambas as guitarras?

Qualquer guitarra com camara seja ela GB ou tonante é diferente de uma sólida.

Não me lembro de ter afirmado qualquer coisa em contrário.

as standard tbm tem camaras

Eu sei.

agora existe standard e studio com e sem camaras

Que eu me lembre, todas as Standard e Studio têm as câmaras desde 2008 - exceto a Traditional, que tem o sistema antigo de alívio de peso.

Uma coisa: você mencionou que já tocou em várias guitarras, como se isso desse peso à tua opinião. Neste caso, vale lembrar que eu também já toquei em muitas, muitas guitarras, inclusive naquelas em discussão (Les Pauls, de todos os tipos e sabores). Acredito que, diante disso, o número e a qualidade das guitarras que a gente já experimentou não é um fator relevante para dar peso à minha ou à sua opinião.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
Uma coisa: você mencionou que já tocou em várias guitarras, como se isso desse peso à tua opinião. Neste caso, vale lembrar que eu também já toquei em muitas, muitas guitarras, inclusive naquelas em discussão (Les Pauls, de todos os tipos e sabores). Acredito que, diante disso, o número e a qualidade das guitarras que a gente já experimentou não é um fator relevante para dar peso à minha ou à sua opinião.

É mais ou menos isso que penso, as vezes até acho interessante ver reviews porque as vezes eu leio e me pergunto: putz, eu já toquei tanto nessa marca/modelo e nunca notei isso... que marmota.

eltorto
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix
Bog
Bom você assume que está lidando com pessoas que não tem convivência pra entender sua explicação. Só que creio que tu tá lidando com pelo menos dois que tanta ou mais convivência com esses instrumentos.
Então se tu esperou sair a Les Paul chambered de série, eu to pelo menos uns 6 anos na tua frente no quesito de testá-las.

Uma coisa: você mencionou que já tocou em várias guitarras, como se isso desse peso à tua opinião. Neste caso, vale lembrar que eu também já toquei em muitas, muitas guitarras, inclusive naquelas em discussão (Les Pauls, de todos os tipos e sabores). Acredito que, diante disso, o número e a qualidade das guitarras que a gente já experimentou não é um fator relevante para dar peso à minha ou à sua opinião.

Senhores o que percebo nesse fórum é que na maioria das vezes simples opiniões ou relatos sobre experiencia se torna motivo para disputa de conhecimentos.
Veja o comentário acima como foge totalmente do contexto, infelizmente muitos aqui são ou tem a cabeça de moleque.
Nesse tópico não perderei mais meu tempo.

E parabéns ao comprador da guitarra.

The Man Who Sold The World
Veterano
# abr/12
· votar


Acredito que, diante disso, o número e a qualidade das guitarras que a gente já experimentou não é um fator relevante para dar peso à minha ou à sua opinião.
cara, eu sou bem iniciante para opinar, mas acho que isso vai depender do ouvido de cada um, e da forma com que esta acostumado com o timbre de determinado modelo, vale lembrar que nosso amigo tinha uma strato e de baixo custo (lembre-se nem por isso de má qualidade)
talvez ele nao esteja apto a notar diferenças relevantes em determinadas series de um modelo que ele nao esta acostumado a ouvir (posso estar falando uma merda gigante) enfim, acho que é questao de ouvido e experiencia musical
eu testei varias fenders (acho que 4) e 2 gibsons antes de escolher a que escolhi, e digo: apesar de nenhuma fender ter sistema de alivio de peso, nenhuma me pareceu igual (no quesito timbre) cada uma com caracteristicas diferentes (todas SSS) e principalmente com pegadas diferentes
só uma coisa, guitarras sao feitas com materiais vindos da natureza (madeira) nao tem como uma ser identica à outra
abraços

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


eltorto
Senhores o que percebo nesse fórum é que na maioria das vezes simples opiniões ou relatos sobre experiencia se torna motivo para disputa de conhecimentos.

Na boa, ninguém aqui, até onde eu vejo está disputando conhecimento, você falou que guitarra com chamber tem o som mais fechado, o Bog falou que a dele é do mesmo modelo, sem chamber e tem o som mais fechado. Você alegou que essa era uma característica específica de toda guitarra com chambering e ele perguntou como você podia garantir isso.

Eu aleguei que testei certa duas guitarras que tinham as mesmas especificações em tudo, só que uma era chambered e a outra sólida, e que as únicas diferenças que vi, eram de difícil percepção pra alguém que não conhecesse bem o modelo, mas uma tinha mais sustain e o som mais aberto, em parte isso até concorda com o que você diz, já que elas soavam diferentes por serem chambered, visto que todo o resto da especificação é igual, ao menos tão igual quanto é possível ser.

Você então meteu a quantidade no meio, alegando que é amigo de não sei quem, que frequenta não sei onde e que testou não sei quantas guitarras, e que por isso sua opinião estava certa. Eu e o Bog alegamos que isso não era relevante, visto que eu também já tive, toquei e vendi (eu tinha uma importadora e guitarra era um dos diversos produtos que importavamos), o Bog por ter vivido anos em um país onde essas guitarras são instrumentos comuns, e não coisas preciosas e caras, também teve sua oportunidade de se aventurar no mundo da quantidade.

Então se alguém aqui quis dar uma de seu esperto e dizer que sabe mais que os outros foi tu, porque nós concordamos contigo que tem diferença de som, não concordamos que tu pode generalizar isso por ter testado modelos diferentes ou mesmo modelos similares com especificações diferentes.

Logo se alguém aqui tentou convencer os outros que sabia mais que eles, esse alguém foi tu.

Veja o comentário acima como foge totalmente do contexto, infelizmente muitos aqui são ou tem a cabeça de moleque.

Não é essa a atitude de todo moleque, quando perde a razão, vai pra agressão.

E sim eu estou atribuindo a você o adjetivo que me atribuiu.

The Man Who Sold The World
apesar de nenhuma fender ter sistema de alivio de peso, nenhuma me pareceu igual (no quesito timbre) cada uma com caracteristicas diferentes (todas SSS) e principalmente com pegadas diferentes
só uma coisa, guitarras sao feitas com materiais vindos da natureza (madeira) nao tem como uma ser identica à outra


É mais ou menos isso que a gente tava falando, se duas guitarras do mesmo modelo e construção são diferentes, por serem feitas de madeira, que vem de um ser vivo que é único e individual, logo não se pode assumir que a diferença venha de um fator antes de excluir totalmente a influência dos outros possíveis fatores.

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


caraca...disputa do post mais comprido!? Só li o review...rs
Boa sorte com a sua nova menina...

abraços

The Man Who Sold The World
Veterano
# abr/12
· votar


acredito que uma guitarra com ou sem esse alivio de peso soaria diferente, esse fator nao é tao relevante assim nao
talvez melhore um pouco o sustain, mas sei la, meio frescura afirmar isso, até pq acredito ser meio dificil comprovar isso apenas ouvindo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Studio Faded - Review