Review strinberg egs 267

    Autor Mensagem
    JCSK8
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: JCSK8


    Olá amiguinhos.

    Decidi fazer esse review, pois é difícil achar reviews de guitarras para iniciantes.
    Eu estava afim de comprar uma guitarra baratinha pra poder estudar e tocar desencanado com cuidados. Pra poder deixar fora do case sem remorso etc.
    Como já tenho uma les paul, que pesa pra caramba, optei por um modelo de strato, porque além de serem leves, têm menos componentes e manutenção do que as superstratos, e claro, custam menos.
    Depois de peneirar entre alguns modelos da memphis, tagima e condor, acabei optando pela strinberg apenas pela cor, amarela, e por ter lido que ela não era feita em compensado. Mesmo tendo dúvidas arrisquei.
    Paguei 272,00 pela guitarra, e veio pelo correio.

    Impressões iniciais, construção, ferragens etc.

    Ao chegar logo desmontei a tampa traseira e constatei, realmente é basswood sólido, não é compensado. Ponto positivo. Muito provavelmente não seja um bloco só de madeira, mas se tiver emendas são poucas. Mas já é um ponto positivo, visto que as guitarras em compensado soam muito ruins.
    A pintura do corpo é impecável. A cor amarela é bonita, para o meu gosto, claro.
    O braço é muito bem feito e acabado, sem emendas. O encaixo do braço no corpo também é excelente. Os trastes vierem legais. Um pouco mal assentados no centro, mas nas bordas bem junto da escala, sem pontas cortantes ou rebarbas. Mas vierem bem aplainados, sem trastejamento.
    As cordas são péssimas, o nut de plástico idem. O captador duplo da ponte é fraco também, e os outros singles razoáveis.
    As tarraxas são bem feitas, e funcionais, mas algumas travam e eu posso ter que trocar devido algum defeito, mas quanto ao funcionamento e afinação, sem problemas.
    Ponte bem feita, funcional, sem problemas. Knobs e chave bem firmes e funcinando sem chiado nenhum.

    Upgrades mínimos:

    Decidi fazer uns ups que considero essencial pra poder dar um gás na guitarra.
    O primeiro foi pedir pro luthier fazer um nut de osso. Em meia hora, e por vinte reais estava com ele colado no braço. Pedi apenas pra ele marcar e iniciar os sulcos que eu aprofundaria depois.
    Desmontei as cordas e na parte elétrica troquei os dois capacitores verdes cerâmicos (que parecem chicletinhos) e coloquei dois à óleo que eu tinha aqui parado. Valores de 0.47 para os dois, iguais os originais.
    Tirei o captador da ponte e coloquei um captador era original da minha LP e ficou parado. É um fernandes vh-3 que a equipava. Polimento dos trastes, hidratação da escala, sulcos no nut.
    Depois lubrifiquei o nut e encordoei com ernie ball 0.010. Regulei o tensor, ação e fui para os testes.

    Antes mesmo eu já tinha notado melhora no brilho com a troca do nut, agora ficou BEM mais evidente. Guitarrinha bem honesta. Na verdade pelo preço eu acho até excelente.
    A supresa ficou com o captador do braço que eu achei que teria de trocar, soou muito legal e eu vou deixar ali mesmo. O central eu não uso muito, baixei um pouco pois estava palhetando muito em cima dele. Sustain excelente, segura afinação muito bem, mesmo usando a alavanca.

    As tarraxas, como dito antes estão meio que secas, abri e tem graxa, então deve ser o mecanismo que é ruim mesmo. Posso ter que trocar, mas só se alguma quebrar, porque afinam e seguram normalmente.
    Então no geral eu acho que valeu, e muito a pena. O gasto foi apenas do nut, o resto eu já tinha e eu mesmo regulo. Mas mesmo que você não saiba fazer, leve para um luthier bom, porque a tocabilidade e som após a regulagem é de 8 para 80.
    Pelo que a guitarra custou e pelo som que ela tira é muito lucro. Timbre de strato, menos "quack" e "twang" (se é que vocês me entendem) que uma Fender, claro, mas ainda dá pra curtir a veia de strato dela.
    O basswood é tido como uma madeira neutra em termos de som para uns, outros acham próximo ao alder. Eu não vou julgar, não tenho nada contra ela, e sendo sólido tá valendo.
    Pra quem quer arriscar nela, tenham em mente que terão que gastar com nut, regulagem e cordas pelo menos, já melhora bem. Um captador melhor na ponte, e os capacitores, que são baratos, vão fazer dela uma guitarra pra iniciantes, e avançados sem problema.

    A tocabilidade dela está tão boa quanto da minha LP. Então...
    Bom, é isso, espero que gostem.

    Vou tentar fazer um vídeo e depois eu subo junto com as fotos dela.

    Abraços.

    ____________RESUMO _____________

    Optei por resumir aqui porque vi que a galera não curte muito ler, pra quem é acostumado com textos longos esse texto é minúsculo, mas...

    Madeira:

    Boas e com acabamento muito bom
    - Basswood sólido.
    - Maple no braço, sem emendas com escala em rosewood. Trastes bem colocados, com alguma deficiência de aptação no centro de cada traste, faltou assentar melhor, mas não compromete. O acabamento é bom e a guitarra não trasteja. Necessitou polimento.
    - A pintura do corpo está impecável.

    Ferragens:

    - Tarraxas ruins. Afinam, e seguram afinação, mas travam e parece qeu vai quebrar. Vamos ver o quanto duram.
    - Nut péssimo. De plástico, segura as cordas mesmo lubrificado, mal cortado em largura e altura. Abafa o som e desgasta-se conforme a corda passa por ele nos bends e afinando. Tem que trocar.
    - Cordas ruins. Metal estranho, de som xoxo. Tirei no mesmo dia.
    - Ponte/Tremolo (alavanca) boa, estável, não desafina (depois da troca do nut e lubrificação)

    Parte elétrica:

    Captador da ponte sou regular, do meio bom, o do braço eu gostei. Os singles chiam um pouco, normal para captadores desse tipo.
    O Humbucker da ponte não chia nada.
    Chave seletora firme, sem chiados. Potenciômeros idem.
    Jack trava bem o plugue do cabo e não apresenta ruídos.

    Tocabilidade:

    Regular com o ajuste de fábrica. Ação um pouco alta. Oitavas bem afinadas.


    Após os upgrades:

    Excelente tocabilidade com ação baixa, som do captador do braço muito bom, com a troca o humbucker da ponte ficou bem melhor.
    Alavanca funcional e não desafina. Regulada para 0.010. Sustain muito legal. Timbre um pouco menos estalado que de stratos de alder ou ash, mas ainda assim com características de strato.



    Custo benefício:

    Excelente, pra quem gosta de basswood. Mas precisa pelo menos trocar o nut, trocar as cordas e regular. Com isso ela melhora no mínimo 50%.
    Pelo preço, uma excelente escolha. Tenho uma burny LP de 84, e um peavey classic 30, sou enjoado pra timbre, e ela vai ser meu burro de carga!

    vinicius000
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    JCSK8

    Do jeito que você escreveu esse texto não dá nem vontade de ler. Quando for fazer um review procure usar mais espaçamentos e subtítulos. Dividindo o review em partes (Acabamento, Ferragens, Timbre etc.

    LucasRichard25
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    pô minha guitarra é uma strinberg tbm, original de fabrica, nunca cheguei a mexer em nada nela, achava ela muito boa quando comecei, mas agora n ta me agradando, depois que toquei na ibanez de um amigo meu a minha strinberg nunca mais foi a mesma, mas para iniciantes é otima, sem falar no preço que é um dos menores do mercado, quem estiver começando (começando mesmo, não saber de nada) e tiver afim de gastar pouca grana pode ir de strinberg.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    JCSK8
    Edita o texto aí!
    Coloca espaços e parágrafos, senão a galera não vai ler não.

    Mas...

    Sustain excelente, segura afinação muito bem, mesmo usando a alavanca.
    As tarraxas, como dito antes estão meio que secas, abri e tem graxa, então deve ser o mecanismo que é ruim mesmo. Posso ter que trocar, mas só se alguma quebrar, porque afinam e seguram normalmente.


    Sério mesmo rapaz?
    Eu tenho uma guitarra dessa aí e é ao contrário, não dá pra usar alavanca de jeito nenhum.
    3 "vibratozinhos" ou uma alavancada mais generosa e a afinação inteira vai pro saco, pra mim as tarraxas são bem ruins.

    Andreziculaxxx
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    JCSK8
    Parabéns pela iniciativa cara!

    Só uma dica reeeeplicando todos acima: melhora esse texto, deixa mais organizado, claro e terá um belo review.
    Logo ele será incluído na lista de reviews oficial e servirá de ajuda para muitos outros.

    JCSK8
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Valeu as dicas, vou reformatar o texto e editar em breve.
    Sério mesmo rapaz?
    Eu tenho uma guitarra dessa aí e é ao contrário, não dá pra usar alavanca de jeito nenhum.
    3 "vibratozinhos" ou uma alavancada mais generosa e a afinação inteira vai pro saco, pra mim as tarraxas são bem ruins.


    Sério. Olha, pelo menos com a regulagem do tremolo de fábrica ela tá legal. 99% dos problemas de desafinação provenientes do nut mal regulado e lubrificado. Se o nut for o original de plástico vai dar problema mesmo, por isso o nut foi a primeira coisa que eu troquei. Um nut de osso com os slots bem feitos e polidos, e lubrifiado não tem porquê dar problema. Lubrifique também embaixo dos tensores que rebaixam as quatro primeiras cordas no headstock, pois elas deslizam por ali também.

    Depois eu vou testar o esquema de deixar o tremolo flutuando, pra poder alavancar pros dois lados. Dizem que melhor os harmônicos da guitarra. Como é minha primeira modelo strato vou pesquisar.

    Abraços.

    JCSK8
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Dando um up na questão do tremolo e afinção. Eu ajustei o tremolo conforme esse vídeo do Carl Verheyen: www.youtube.com/watch?v=IVQCaQxdSH0
    Assim temos o tremolo atuando para os dois lados, o que poderia gerar problemas, mas não gerou. A alavanca ficou extremamente suave de usar, e pode alavancar para os dois lados e a afinação se mantem. Pra dizer a verdade a afinação dela está mais estável do que na minha LP. Agora tenho que fuçar na lespa pra ver o porquê.
    99% dos problemas de não segurar afinação tem a ver com o atrito das cordas em alguma parte da guitarra. Nut, saddles, etc. Se tudo estiver lubrificado, regulado, cordas colocadas de maneira correta nas tarraxas, sem excesso de voltas, e devidamente esticadas não tem porque não segurar afinação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review strinberg egs 267