<<< Peruzzo N4 – Agora é review, com fotos e áudio >>>

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# abr/12 · Editado por: renatocaster


E aí, povo?
Como alguns aqui sabem, recentemente adquiri uma guitarra feita por luthier, mais precisamente falando, Peruzzo Guitars, de Caxias do Sul-RS. Tinha criado este tópico aqui, mais para o pessoal acompanhar as etapas de construção da guitarra e a minha ansiedade em tê-la tão logo, hehehe.

Dessa vez, resolvi criar este tópico só para deixar um review mesmo e compartilhar as impressões que tive da guitarra. Para quem ainda não tinha visto o outro tópico, é praticamente uma réplica idêntica da Washburn N4, salvo alguns pequenos detalhes. Mas na sua essência, é uma N4 propriamente dita!

FOTOS DA GUITARRA AQUI!

Construção – A guitarra foi construída com o corpo em Mogno e tampo de Radica de Imbuia, com o braço de Maple e escala de Ébano. O braço é parafusado em “arco” com 5 parafusos acompanhados das buchas. O comprimento da escala é de 25,5 com 22 trastes jumbo e marcação em abalone.

A junção entre o corpo e o braço foi feita usando o mesmo conceito que a Washburn usa nas suas N4, ou seja, o Stephen’s Extended Cutaway. Esse sistema consiste basicamente em permitir o acesso mais fácil às últimas casas da escala. Esse é um dos grandes diferenciais dessa guitarra

Acabamento – O acabamento da guitarra é natural e encerado, sem verniz. Levou verniz fosco apenas no braço, mas o corpo todo foi encerado. As tampas traseiras também tem o mesmo acabamento do corpo, embora não exatamente na mesma textura. Os detalhes de acabamento são impecáveis, não notei qualquer “rebarba” ou “sobra” de alguma parte.

Pegada – No que diz respeito ao braço da guitarra, é um dos mais confortáveis que eu já toquei. Com um shape bem fino e escala em ébano, é possível tocar coisas mais rápidas com mais facilidade, como a execução de tappings ou ligados, por exemplo. É como se a mão deslizasse mais “naturalmente” pelo braço da guitarra.

A escala em ébano foi um dos pontos mais altos dessa guitarra, na minha opinião. Com uma textura um pouco mais “lisa”, fica extremamente confortável tocar, principalmente ao fazer a técnica de slides longos e rápidos por toda a extensão do braço. Como gosto de tocar com as cordas bem baixas, o contato direto dos dedos com a escala é maior.

A ponte, uma Floyd Rose da marca Gotoh, também é outro grande diferencial nessa guitarra. Uma ponte extremamente macia e estável, o que facilita muito ao fazer os movimentos com a alavanca, tanto para cima quanto para baixo, em relação ao eixo.

O encaixe da alavanca é preciso, existe uma borracha em volta do furo, o que permite que a alavanca fique bem justa de maneira que ela não fique “sambando” ao ser utilizada. Ela tem uma rosca na extremidade que serve para fixa-la na base do furo.

A ponte é bem firme, aguenta firme desde um movimento mais sutil até um movimento mais exagerado, sem ocorrer discrepâncias na afinação. Claro que depois de um uso excessivo, é necessário afinar as cordas, o que pode ser feito através da micro-afinação.

renatocaster
Moderador
# abr/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Controles – A guitarra possui apenas um pot de volume, o que pra mim é mais do que suficiente, tendo em vista que eu não tenho o hábito de usar os controles de Tone. Além do volume, tem a chave seletora de três posições (estilo LP), localizada na parte inferior do corpo, logo abaixo do captador do braço, e uma chave do tipo mini-toogle, localizada ao lado do controle de volume. Essa chave serve para defasar o captador da ponte, possibilitando mais combinações de timbres.

Timbre – Se mostrou uma guitarra bem versátil, sendo possível extrair desde timbres estilo “strato” até timbres mais pesados, característicos de guitarras “superstrats”. O captador da ponte é um humbucker Bill Lawrence L500XL. É um captador com uma saída relativamente alta, no entanto com agudos moderados. É possível extrair harmônicos com bastante facilidade, com um “punch” ideal para bases de rock and roll e riffs mais pesados, de hard rock a metal.

Em timbres limpos, o uso da defasagem se torna bem útil, com combinações e resultados interessantes. O som desse captador com as duas bobinas ligadas também é bacana, no entanto é bom dar uma moderada no controle de volume, por causa da sua saída alta.

O captador do braço é um humbucker Seymour Duncan ’59. É um captador com uma saída mais moderada, bem equilibrado. Gostei bastante do timbre deste captador para fazer bases no som limpo, usando acordes abertos e para levadas mais “swinguadas” tocando com tríades abertas em combinação com o captador da ponte. Também é bom para tocar solos com distorção, desde frases mais rápidas com palhetada alternada até frases mais lentas, com notas mais prolongadas e acompanhadas de vibrato. Na região mais aguda, os bend’s também soam bem definidos com um som cheio e encorpado.

Conclusão – Apesar de ser uma réplica de um modelo famoso, é uma guitarra bem peculiar e idêntica, mesmo possuindo características básicas de uma superstrat, mas com a vantagem de não ser assimilada apenas a sons pesados, usando distorção hi gain. Além de possuir um visual bem sóbrio, sem detalhes gritantes ou chamativos, o que eu gosto bastante. Os detalhes de construção também chamam a atenção, trabalho bem típico de uma guitarra hand-made.

O custo-benefício também foi bom, tendo em vista que uma Washburn N4 canhota feita pela custom shop da marca custaria quase 3x mais do que essa feita pelo Luthier Peruzzo custou para mim.

renatocaster
Moderador
# abr/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Abaixo, alguns exemplos de áudio que já gravei com ela. Tudo foi gravado em linha usando VST’s. Gravei todos os samplers usando o GR5, exceto o teste “Ain’t Talkin About Love”, onde usei o Overloud TH2.

P.S.: Alguns áudios estão com os volumes uns mais altos que os outros, pois gravei de maneira livre e em épocas diferentes, usando VST’s diferentes e com motivações diferentes, hehehehe. Ainda sim, acredito que dê para passar alguma impressão para os colegas.

CLEAN:
http://soundcloud.com/renatocaster/n4-clean-bridge
http://soundcloud.com/renatocaster/n4-clean-bridge-defasado
http://soundcloud.com/renatocaster/n4-clean-bridge-neck
http://soundcloud.com/renatocaster/n4-clean-bridge-defasado-neck
http://soundcloud.com/renatocaster/n4-clean-neck

DRIVE:
http://soundcloud.com/renatocaster/floyd-rose-test
http://soundcloud.com/renatocaster/teste-aint-talkin-about-love
http://soundcloud.com/renatocaster/jam-primavera
http://soundcloud.com/renatocaster/n4-crunch-bridge
http://soundcloud.com/renatocaster/n4-crunch-bridge-defasado
http://soundcloud.com/renatocaster/n4-crunch-bridge-neck
http://soundcloud.com/renatocaster/n4-crunch-bridge-defasado-neck
http://soundcloud.com/renatocaster/n4-crunch-neck

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Guitarra linda cara....depois desse teste com a Floyd, afinação perfeita?

Cara...quando vi a foto da sua guitarra me lembrei de um amigo!

Po...ele tinha o pai cheio da grana, e ele pediu no natal uma guitarra nova! O pai dele mandou um luthier, lá do Rio, fazer...Lindomar, se não me engano...perto da Pça Tiradentes....enfim...

Eu era muleque, e esse meu amigo também. Minha guitarra na época era uma Golden Les Paul, meio capenga...então quando esse meu amigo disse que a guitarra tinha ficado pronta, eu pensei: "vou lá, dá aquela testada na guitarra dele"...

Era tipo a guitarra do Joe Satriani, tudo do bom e do melhor...ponte Gotoh, captadores DiMarzio, Seymour Duncan...

Quando chego na casa dele, e olho a guitarra...a decepção: "Tu é canhoto FDP!?!!?!? Vai dá nem pra eu testar tua guitarra".... hahaah

abraços

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


Caramba, não sabia que tinha tanta coisa assim pra falar da guitarra, hehehehe. Três posts gigantes!!! O.o

Thyago_Trajano

Pô cara, nem sabia que tu era do RJ...Eu conheço o Lindomar, já fiz um serviços com ele...gente boa!

Sobre a afinação, ela se manteu estável sim após o teste. Claro que uma ajustadinha ou outra na micro afinaçao foi necessária, mas nada muito gritante, dava até pra continuar tocando. Também pelo fato de que na época do teste as cordas estavam novas, aí já sabe né....

Guitarra de luthier é coisa de outro mundo. Eu não teria mesmo quase 3.000 dólares pra dar numa N4 de canhoto da Washburn, então foi a saída mandar fazer uma.

Abs

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Eu sou de lá...mas to morando em Joao Pessoa agora...

O Lindomar trabalha bem...escalopei umas 3 guitarras com ele...todas perfeitas, e baratas...na época acho que ele me cobrou 120 reais para escalopar uma guitarra inteira (22 trastes) + regulagem necessária...

ogner
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster
Ficou bem banaca velho!!
Ano passado ou retrasado, sei la, tive uns lampejos e vontade voltar a sherredear novamente e a escolhida era uma N2 do Nuno!! Mas acabou nao rolando uma troca que ia fazer num amp valvulado meu e passou a vontade...Hehehe!!!

Arimoxinga
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

guitarra bem interessante a cor da madeira muito bonita. não ouvi todos os sons mas, achei que está uma timbreira só! principalmente no test da floyd timbrão mesmo. Bill laurence lá (Dimebag style heheheehe)

parabéns cara linda guitarra

Peace!!

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano

Ahn tá...Mas saiba que quando vc voltar pro RJ vão te chamar de paraíba direto, hehehe. Sem ofensas, claro!

ogner

A N2 é massa também! E o preço dela é bem em conta.

Arimoxinga

Esse captador Bill Lawrence é o bicho! \m/

Valeu pela presença, pessoal!!!

Abs

juninholiveira
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

po review completão, depois dum tópico movimentado que nem akela, agora é a vez desse, tua N fazendo sucesso aki heim ?!?!?! ^^

Agora num da pra eu ver os sons, mas amanhã de tarde vou ouvir TODOS \o/, quero ver esse Bill Laurence em ação!

murilo97
Veterano
# abr/12
· votar


ficou bonitona a guita ein! ótimo review, deu até uma vontade de testar essa guita hehe.Parabens ae e bom som :)

brunowebguitar
Veterano
# abr/12
· votar


Maravilhosa sua guitarra!!! Logo mais vou encomendar uma JP6 com o Peruzzo, e ler seu review me deixou mais confiante ainda, e também mais ansioso pra ter a guitarra em mãos hehehehe. Parabéns pela linda guitarra e pelo ótimo review!!!!

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


juninholiveira

Valeu velho, ouve sim!

murilo97

Valeu, cara! Obrigado por comentar!

brunowebguitar

Fala velho! Pô, vê com o Peruzo logo lá, cara. Eu vi ele dizendo em algum lugar (acho que foi no Facebook) que ele vai dar uma reajustada na tabela de preços. Dá uma corrida a tempo de tu pegar os preços da tabela antiga, hehe.

Obrigado pela presença, pessoal!

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster
Ahn tá...Mas saiba que quando vc voltar pro RJ vão te chamar de paraíba direto, hehehe. Sem ofensas, claro!

ahahahah...isso aí é de praxe já!!!! Eu pego sotaque rapidinho cara...já to falando "paraibes"..

Se eu conversar durante 5 minutos com uma pessoa gaga, eu fico gago também!!!

Aproveitando....ve se você pode me quebrar um galho

abraços

brunowebguitar
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

Já conversei com ele e ele me passou o orçamento!!! ainda esse mês vou fechar com ele, só tô esperando uma grana entrar pra eu já dar a primeira parcela hehehe. Cotei uma com maple top, vai ficar show de bola!!!

danielfz
Veterano
# abr/12 · Editado por: danielfz
· votar


a guitarra pelas fotos parece realmente linda...
me fale uma coisa .. satisfez 100% do seu desejo inicial?

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano

Se eu conversar durante 5 minutos com uma pessoa gaga, eu fico gago também!!!

Huauhahua, aí é tenso! Respondi no tópico lá!

brunowebguitar

Ahn, blz então. Vai ficar show de bola, se ficar igual a essa MM JP6 da foto. Tem um camarada aqui do forum que mandou fazer uma guitarra estilo a Suhr Modern. Tá ficando animal a guitarra!

danielfz

Posso te dizer que ao vivo e a cores é mais bonita ainda, hehehe. Sim, fiquei 100% satisfeito, até superou um pouco as minhas expectativas.

Abs

Curly
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

Ficou muito bonita, belas madeiras e a construção parece 100%, parabéns !

danielfz
Veterano
# abr/12 · Editado por: danielfz
· votar


renatocaster

Cara isso que você fez é legal, além de divulgar o trabalho do cara.. porque muita gente paga preço de ouro numa guitarra por aí.. e não valorizamos verdadeiros artesãos que temos aqui! Se pans, fica melhor que a original, dentro das suas necessidades porque você pode customizar captadores que deseja.

OBS Você não pode postar o valor que pagou?

De Ros
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

Putz!!! ME humilhou completamente! Eu que sou endorsee nunca fiz um review tão completo e informativo como esse seu!!! Fiquei até com vergonha agora!!!


Parabéns pela tua guitarra, tenho certeza que tu vai ter muitas alegrias com ela!

Leomju
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster
Parabéns, mano... ficou muito boa a guitarra e muito completo o review!

Fiquei com "inveja santa" de ti... a propósito, depois que tu já tá com essa máquina em casa... podia me mandar de brinda tua Gibson que quebrou o head né!

Gostei dos sons os drives ficaram legais mesmo!

Valeu velhão... um abraço!

Edu_Afram
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

Que legal cara, parabéns, essa guitarra é muito loca mesmo, o que adoro nela é que apesar de não ter controle de tone, você faz miséria com o pot de volume + defasagem

fiquei com vontade de fazer um review da minha tambem rs

Abraço!!

aensid
Veterano
# abr/12
· votar


Eu so do RS, e moro bem perto de caxias... Eu to trabalhando e to juntando grana pra minha prox guita...

Sera que com uns 2000R$ eu consigo comprar algo deles ?

juninholiveira
Veterano
# abr/12
· votar


aensid

hum sei não heim amigo, uma vez fis uma cotação de uma guita basiquinha, sem ferragens tops ou caps tops, nada, apenas as madeiras e construção top, e ja ficou nesse valor, agora se vc fizer uma mediana aí quem sabe não caiba. ^^

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


Curly

Valeu, parceiro! Obrigado pela presença!

danielfz

É cara, eu não sou endorsee e nem ganho nada por divulgar o trabalho do Peruzzo aqui ou em outro lugar qualquer. Mas seria muito injusto da minha parte se eu não destacasse o excelente trabalho que ele fez pra mim nessa guitarra.

De Ros

Bah, sem essa Marcos! Com vc uma imagem vale mais que mil palavras, nem precisa ficar dizendo nada. É só tu jogar um vídeo aí detonando com a guitarra que todo mundo vai entender que ela é ótima, hehehe. Como eu não toco nem 0,01% do que vc toca, eu tenho que me desenrolar nas palavras, hehehehe. Obrigado pela presença!

Leomju

Cara, ela deve estar até com ciúmes. Desde que a N4 chegou eu peguei nela bem pouco, hehehe. Valeu pela presença irmão!

Edu_Afram

Cara, poderia fazer um review da sua tbm mesmo. Ficou animal tbm, foi um excelente trampo dos caras. E vc tem razão, a defasagem ajuda muito ao obter maior gama de timbres, mesmo sem pot de tone. Valeu pela presença, velho!

aensid

Cara, conversa com o Peruzzo, ele é bom de onda. Ele é bem flexível, se quiser fazer mesmo ele facilita bem. Valeu pela presença!

Abs

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


muito linda a guitarra, mesmo sendo canhota(da um nó no meu cerebro quando eu vejo)
curti os timbres, parabens pela aqusição

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


guizimm

Valeu, cara! Obrigado pela presença!

Abs

frP
Veterano
# abr/12
· votar


Caraca, que guitarra linda... e que timbrão hein!
Review completíssimo, parabéns!

Um abraço!

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


frP

Valeu velho, obrigado pela presença. Que bom que a galera gostou do review, eu achei que me empolguei e escrevi demais, hahaha. Sinal que a galera leu mesmo assim, então tá valendo!

Abraço!

buddy guy
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

Fala aí,manolo,tudo em cima? Rapá,que obra de arte,heim? Muito bonita,mesmo.Curti o lance dos parafusos do braço(bem enovador esta idéia).

Manda aquelas sonzeiras que tú sabe fazer por aí,para a gente apreciar essa moça conversando.Valeu?

Abração !!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a <<< Peruzzo N4 – Agora é review, com fotos e áudio >>>