O que faz uma floyd ser boa?

    Autor Mensagem
    STRONGHOLD
    Veterano
    # abr/12


    Talvez a pergunta para alguns seja meio idiota, mas eu gostaria de saber o que faz uma floyd gotoh/schaller custar tão mais que uma floyd rose que vem em guitarras mais modestas?
    No ebay pode se achar floyds por menos de $20 (essas sim eu concordo de não serem tão boas...) ou mesmo as mais acessíveis como as da GuitarFetish(ouvi alguns elogios).
    Mas dae eu vejo as Edge(da ibanez), mas especificamente a Edge Zero, dae eu olhei: essa sim vale o preço pelo sistema que ela possui e talz e resolvo dar uma pesquisada nela e as pessoas falaram que preferem a a pro edge(que para mim tem os mesmos sistemas da gotoh/schaller).
    Dae entra a questão dos trem stabilizer(review com os 6 mais "famosos"), será que não vale a pena pegar um tremolo de "20 dólares" e colocar um desses? Já que teoricamente ele seria a parte fundamental para a floyd perder muitos de seus pontos fracos?

    PS: Sei que a regulagem é 101% fundamental para manter a floyd usável, vejo muitos comentários sobre pessoas com pontes que não são de "marca" e mesmo assim conseguem usá-la bem, mas resumindo tudo... Qual a diferença entre uma Gotoh vs Schaller vs Pro Edge Vs PING vs uma floyd "normal" ?
    PS²: "Não acredito" que possa ser apenas o material utilizado + construção já que é "apenas uma alavanca que em uma ponta tem as cordas e outra as molas que ficam em equilibrio"...

    Expliquem por favor o/

    Victor Campana
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Cara o floyd segura a afinaçao da guitarra , assim ela nao desafina nem a pau .... muito usado por quem toca meu e estilo com alavanca tipo van halen..

    abç

    renatocaster
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    STRONGHOLD

    PS²: "Não acredito" que possa ser apenas o material utilizado + construção já que é "apenas uma alavanca que em uma ponta tem as cordas e outra as molas que ficam em equilibrio"...

    Eu acredito que seja justamente isso. Construção envolve o projeto em si do sistema floyd rose. Se com aquela estrutura toda vc constrói uma ponte nas coxas, não vai ter alavanca que segure a afinação. Sem contar que uma ponte vagaba dessas pode ter um lado maior que o outro, uma face mais espessa que a outra, aí isso já envolve a estabilidade dos pivôs, e uma série de coisas.

    O que sei é que na minha N4 eu tenho uma floyd rose Gotoh e estou muito satisfeito com ela. Aguenta porrada e segura bem a afinação. Agora quaneo eu tinha a minha antiga Washburn KC com uma floyd generica, não podia nem assoprar na direção da alavanca que já desafinava.

    Coisa de qualidade é um pouco mais cara mesmo, não tem muito pra onde correr.

    STRONGHOLD
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Mas e sobre os tremomo stabilizers?
    Será que não seria mais em conta colocar um em vez de um floyd novo?
    Vejo muuuita gente falando que eles fazem "milagre"

    Victor Campana
    Sim... mas o que faz uma Gotoh ser melhor que uma Ibanez ou Schaller?
    Ou existem as genéricas e as "pro"?Nesse "nivel mais caro" elas são a mesma coisa?

    AzureDrake
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Muitas coisas se diferem no caso das marcas.
    O material mais barato (geralmente) para as pontes seria o zinco (também com a pior atuação), e ponte de marcas boas e modelos bons; como Schaller Lockmeister, Gotoh GE1996T, Original Floyd Rose Pro (ou a normal mesmo); são feitas de aço. Uma das coisas que diferenciam também seria os saddles, medidas e "endurance" das partes.

    Sim... mas o que faz uma Gotoh ser melhor que uma Ibanez ou Schaller?
    Ou existem as genéricas e as "pro"?Nesse "nivel mais caro" elas são a mesma coisa?


    Na vdd existe um tópico (não nesse fórum) em que falava exatamente sobre isso e uma das reclamações do, se eu me lembro bem, luthier da Suhr, era a facilidade em que as Schaller tavam tendo em dar problemas nas guitarras (tanto em durabilidade, quanto em questão de afinação e tudo mais). Suponho eu que seja na hora da fabricação, em que é feito tudo meio a boca com materiais bons. Mas isso também foi tudo dito por um usuário do fórum em questão, então não tenho como comprovar a veracidade do mesmo.


    PS: Sei que a regulagem é 101% fundamental para manter a floyd usável, vejo muitos comentários sobre pessoas com pontes que não são de "marca" e mesmo assim conseguem usá-la bem, mas resumindo tudo...

    Outra coisa que faz também que uma ponte seja/fique ruim seria a irresponsabilidade na hora de usá-la. Eu tenho uma Condor (que eu não uso mais) que a Floyd Licenciada dela eu achava horrível na época, porém depois de pesquisar eu vi que EU estava usando ela errado, fazendo alavancadas exageradas e irresponsáveis, e que um guitarrista de nível mais avançado conseguia usar ela sem desafinar nada.
    Acho que em questão das licensed você simplesmente não pode dar aquelas alavancadas à la Dimebag/Steve Vai.

    Outra questão que se deve botar "na mesa" seria os modelos Lo Pro como: OFR Special, Schaller Lo Pro, Edge III, OFR II. Esses modelos são razoáveis e seguram bem a afinação, só que aqui a regulagem são extremamente importante. Já vi vídeo em que as pessoas testam a posição das molas para ver qual seguram melhor a afinação.

    E no final é um pouco de opinião, pois ja vi pessoas dizendo que Edge Pro era melhor que Gotoh, assim como vi pessoas dizendo o oposto (sem nenhum argumento viável). Mas que a qualidade dessas "mais caras" é maior, disso eu garanto.

    STRONGHOLD
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    AzureDrake
    Hmmm... obrigado pela resposta, eu estava pensando em pegar um schaller e depois comecei a dar uma olhada melhor nos tremolo stabilizer, vou dar uma tentada com ele primeiro(handmade), não sabia das reclamações da schaller mas sempre quando pesquiso (floyd X vs floyd Y) sempre vejo: - Eu prefiro a Y.
    Sem muita informação do porque ser melhor.
    Só que acho que chega em um ponto em que não vai fazer mais diferença como a: Floyd Rose Ultimate Titanium

    rocknroll1234
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    uma floyd boa, é aquela que não desafina com facilidade.

    AzureDrake
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    STRONGHOLD

    Legal o vídeo cara. Bem criativa a idéia dele. Tenta ae e diz como que fica depois ok? Se não ficar bom também pelo menos você não vai ter perdido muito dinheiro.

    Mas sinceramente, ainda na questão das Floyd Rose, entre a OFR, Schaller e Gotoh eu prefiro Gotoh, mas só pelo visual da Gotoh mesmo, porque na minha opinião são todas as ótimas, sem contar que é quase indiscutível que a OFR e Schaller tenha a mesma qualidade contando que a Schaller que fabrica a OFR.

    Mas tem uma ponte que eu não citei que seria a melhor de todas, a Kahler. Se você pega pra olha os modelos antigos da Kahler você ve porque elas eram boas, o design era totalmente diferente e segura a afinação como nenhuma outra. Pena que eles não fabricam mais daquelas...

    Sobre a Floyd Rose Titanium, eu não ouvi muito dela, mas pelo que eu ouvi a ressonância é basicamente a mesma, só que ela dura bem mais (óbviamente). E como uma dica extra, pega um Big Block pra bota na sua guitarra, o timbre muda consideravelmente.

    Boa sorte e não esquece de postar os resultados ae .;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que faz uma floyd ser boa?