basswood = mdf ?

Autor Mensagem
Alexandre.M
Veterano
# abr/12


então... hj fui comprar umas cordas promeu violão e aproveitei para dar uma olhada nos preços das guitarras na loja,perguntei pro vendedor se ele tinha a mg32 da memphise disse que tinha 349,00 se eu não me engano... caro pacas...
ai perguntei se ele tinha outras guitarras mais baratas mas que não fossem:compensado,mdf,aglomerado... enfim, madeira maciça e ele me disse que todas as guitarras dessa faixa são de mdf ou compensado, então disse pra ele que eu vi no site da tagima , que essa guitarra era em basswood. e ele falou que basswood é mdf ou compensado, salvo ás guitarras de 1000.00 , 2000.00
e ai fiquei sem entender mais nada, o que vc's acham?

ps. a busca não resolveu

Drinho
Veterano
# abr/12 · Editado por: Drinho
· votar


alexandremilitao1

não, basswood é madeira normal... e muito boa para guitarras...

mdf e compensado é outra coisa

esse vendedor nao sabe o que diz....

se a memphis é divulgada com basswood e vem com compensado é pilantragem da empresa... basswood é uma coisa plywood/compensado é outra....

Warbeast
Veterano
# abr/12
· votar


alexandremilitao1
De jeito nenhum,esse vendedor ai nao sabe o que fala,basswood e uma otima madeira,outros pensam que e ruim e porque e uma madeira barata,pois ela existe em abundacia,essa guitarras de mdf(plywood) nao e basswood naum,pode ate ser compensado de basswood com uma folha fina por cima pra disfarçar,mas basswood e uma madeira muito boa,as JEM da ibanez sao de basswood,as guitarras do Satriani sao de basswood tambem
Abraço
Flw

Drinho
Veterano
# abr/12 · Editado por: Drinho
· votar


como diria meu luthier

"o dia que proibirem o corte do basswood ele vai entrar no mundo das madeiras mais cobiçadas pelas bestas que falam mal sem conhecer"

Arimoxinga
Veterano
# abr/12
· votar


outro dia tinha um cara tentando me empurrar uma epiphone special II, dai dei uma risada e falei pera ai né!!? ai ele falou não mas, essa aqui é a dois a um é outra coisa.....


não falei nada a ele mas, se a um já é uma bosta como falam e o próprio Bertola assina em baixo quanto mais a dois kkkk.

só citei isso pq os sinto um bocado de despreparo dos venderores na maioria das lojas de instrumentos.

Peace!!

thefuga
Veterano
# abr/12
· votar


Basswood é uma coisa, mdf é otura coisa, assim como compensado.
Agora, oque o vendedor disse não necessariamente estaria totalmente errado. Isso porque os fabricantes/distribuidores são mau-caráter mesmo e muitas vezes anunciam uma coisa por outra. Para saber ao certo, só tirando a tinta da guitarra ou ela sendo toda "natural" mesmo.

Oque ele provavelmente quis dizer é que uma Ibanez de 3 mil reais anunciada como Basswood pela fabricante é uma coisa. Uma Memphis 10x mais barata é outra. Além de existir muito mais probabilidade de ser enganação, a qualidade das madeiras é outra.

Agora, sinceramente, eu acho muito melhor um vendedor dizer que ela é feita de mdf do que dizer que é a mesma madeira das guitarras do Steve Vai, Satriani, etc... Isso seria enganação para te vender um produto de baixa qualidade como um superior. Ele vender um produto de baixa qualidade e deixar claro que é de baixa qualidade é muito mais honesto.

Warbeast
Veterano
# abr/12
· votar


Drinho
Verdade,muita gente julga sem conhecer,o Bertola ja disse q e uma boa madeira,mas tem suas variaçoes,ou seja,o basswood bom e o ruim,que no caso dos ruim sao as mais baratas,a forma que a madeira e tratada e diferente das de custo mais elevado

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


Suhr = basswood, Wolfgangs (Peavey, EVH) = basswood.

celotoledo
Veterano
# abr/12
· votar


O dia que um vendedor souber alguma coisa de guitarra a Rita Cadilac amanhece virgem.

Drinho
Veterano
# abr/12
· votar


Warbeast

mas qualquer madeira tem variação....

até hard ash que é amado por todo mundo....

Igor Grillo
Veterano
# abr/12
· votar


celotoledo
Concordo contigo, mas não podemos generalizar...
existem excelentes vendedores, da mesma maneira que existem vendedores que num sabem diferenciar um basswood de um maple!!

sandroguiraldo
Veterano
# abr/12
· votar


alexandremilitao1

perguntei pro vendedor se ele tinha a mg32 da memphise disse que tinha 349,00 se eu não me engano... caro pacas...

Cara, me desculpe, mas de uma guitarra de 349,00 você não pode esperar muita coisa não.

Eu tenho uma Dolphin SG antiga, que deve valer uns 300,00 hoje em dia, mas não vendo; timbre lindo, madeira boa, caps legais...

O que é produzido hoje em dia é quase lixo, vide essa série S da Tagima. Eu tive Tagima antiga e era fera demais, mas essas linhas novas... Tanto faz se for de compensado, mdf, basswood, ash... vai soar tudo uma bosta mesmo...

Se for de MDF ainda dá pra usar como escora pra janela ou como remo pra jangada.

juninholiveira
Veterano
# abr/12
· votar


sandroguiraldo

eu tenho uma MG32, eu gosto dela do msm jeitoq ue vc ta falando que gosta da sua Dolphin, acha que tem muita diferença da sua pra minha no quesito qualidade-construção??? as nossas duas guitarras são baratíssimas para o público iniciante, ambas receberam o msm tratamento, porco, jutamente para baratear.

Mas nós gostamos dela não é??? temos que gostar, afinal, músico que não gosta do seu instrumento não se sente motivado a continuar tocando. Independente da madeira usada e etc.

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


alexandremilitao1

e ele falou que basswood é mdf ou compensado, salvo ás guitarras de 1000.00 , 2000.00

Hahaha, essa foi boa. Então, numa guitarra de 1000,00 reais pra cima o Basswood é Baswood é mesmo....Enquanto nas guitarras mais baratas, num toque de mágica o Basswood vira compensado ou mdf!

Cara, sinceramente. Hoje a internet está aí, ajuda e muito na sua pesquisa, vc pode mandar e-mail para o próprio fabricante para tirar as dúvidas, e ainda lhe permite comprar on-line.

Eu já tive umas 4 ou 5 experiências com vendedores que falaram muitas bizarrices a respeito de guitarra. Falam sem conhecimento de causa, a maioria deles.

Quando vou em loja, eu já vou bem convicto e bem informado do que eu quero comprar, pra não ter que ficar ouvindo abobrinhas.

sandroguiraldo
Veterano
# abr/12
· votar


juninholiveira

Só que há uma diferença: minha guitarra deve ser dos anos 90. Tipo, um instrumento barato daquela época é melhor do que um instrumento barato de hoje, entendeu o que quis dizer? Hoje, fazem qualquer coisa, só pra dar lucro, é a fatia do mercado deles: instrumentos baratos para músicos iniciantes.

Não tenho nada contra a Tagima, só acho que essa linha S é horrível. A MG não posso falar, pois nunca toquei, mas não parece ser muito melhor do que a linha S.

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


Nunca compre uma guitarra de 999 reais hein cara...
Brincadeiras a parte...vcs ja lixaram uma guita de baixo custo de basswood? Eu ja lixei 2...uma tagima 735 e uma condor RX20...as 2 eram compensado...tenho uma RX30 aqui q ta na espera...vou lixar ela tbm e posto fotos...mas ja espero um basswood compensado tbm...
Mas o basswood nao e assim...pega as ibanez do Vai e do Satch...so basswood top

assacinodeemos
Veterano
# abr/12
· votar


alexandremilitao1
basswood = mdf ?
Basswood=Tilia.
veja na wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tilia

Vendedores nunca sabem de nada só querem empurrar o mais caro.

fel123
Veterano
# abr/12
· votar


nao sei se alguem ja disse isso ai em cima, mas vou dizer, toda madeira tem uma parte ''filé'' entao essa coisa de basswood ser ruim varia, com o mogno tambem varia, entendeu?
exemplo: o mogno de uma sx que é bem duvidoso nao se compara ao basswood de uma wolfgang evh.
Resumindo: cada madeira tem sua caracteristica, nao importa qual madeira seja e sim a sua qualidade, um basswood pode ser muito melhor do q um ash e vice versa, depende da qualidade de ambos

Alexandre.M
Veterano
# abr/12
· votar


vlw galera, axo q esse cara num sabe o q diz kkkk, e o pior é que segundo os vendedores, ele é o que mais entende de guitarras e pedais da loja,tanto que o vendedor com quem eu comprei a corda, me passou pra conversar com o "cara do basswood".
thefuga
só tirando a tinta da guitarra ou ela sendo toda "natural"
ainda bem que eu quero comprar uma cor natural, envernizada.
sandroguiraldo
Cara, me desculpe, mas de uma guitarra de 349,00 você não pode esperar muita coisa não.
essa guitarra axei na net por 250 barão
Tanto faz se for de compensado, mdf, basswood, ash... vai soar tudo uma bosta mesmo...

ai vc se engana, a madeira influencia diretamente na guitarra
renatocaster
Então, numa guitarra de 1000,00 reais pra cima o Basswood é Baswood é mesmo....Enquanto nas guitarras mais baratas, num toque de mágica o Basswood vira compensado ou mdf!
isso mesmo que ele disse, nas guitarras baratas, basswood se refere a compensado ou mdf.

eu não cheguei a pegar a guitarra pra ver, mas só pelo peso, já da pra ter uma noção se é comp. mdf . pois são materiais mais leves(apesar de eu não conhecer o basswood)

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


alexandremilitao1
só tirando a tinta da guitarra ou ela sendo toda "natural"
ainda bem que eu quero comprar uma cor natural, envernizada.

ainda assim, tem que ver se nao tem um top, mesmo que seja só uma folha pra cobrir a madeira do corpo.

mas só pelo peso, já da pra ter uma noção se é comp. mdf . pois são materiais mais leves(apesar de eu não conhecer o basswood)
basswood é beeeem leve.

e compensado varia bastante, depende das madeiras que se usa. pode ser mais pesado que basswood.

sandroguiraldo
Veterano
# abr/12
· votar


alexandremilitao1

ai vc se engana, a madeira influencia diretamente na guitarra

Meu jovem, eu sei que a madeira influencia demais na sonoridade final do instrumento (meu pai se aventurou na lutheria algum tempo e aprendi um pouco). O que quis dizer é que numa guitarra de 350,00 dinheiros ele não pode esperar uma madeira top, seja qual for o nome que derem a essa madeira, entendeu?

AleXtremePK
Veterano
# abr/12 · Editado por: AleXtremePK
· votar


Na boa, sabe pq eu penso q ele sabe o que fala (leia tudo antes de argumenta, se não eu vo parecer um idiota)

Basswood é uma ótima madeira sim, mas eu ja vi em videos e em varios site e blogs na internet pessoas dando alerta sobre guitarras muito baratas porque alguns fabricantes e lojistas estão fabricando guitarras de MDF e falando que é Basswood, o vendedor PODE SER que esteja certo pelo fato de algumas lojas fabricarem guitarras de MDF falando ser BASSWOOD, não posso dizer que isso é confirmado porque só vi fontes na internet falando sobre essas farças, nunca testei eu mesmo, mas talvez seja isso, ou não, ou como o pessoal falo o cara não sabia o que falava mesmo, mas ao certo não se sabe.

Mas creio que não é só as guitarras de 1.000 reais pra cima que sejam confiaveis.

Ant--
Veterano
# abr/12
· votar


Semana passada eu segurei uma RX-20 que estava em exposição (só por segurar, não me interessava tocar nela) e achei pesada pra caralho. Questionei o vendedor o por quê do peso e perguntei qual era a madeira. Ele respondeu que era Basswood. Então eu disse que já tive uma GX-50 Vintage de Basswood e era bem mais leve. Ele contra-argumentou que a madeira varia muito de densidade de uma peça para outra. Até que o argumento dele foi bom, mas fiquei com a impressão daquela RX-20 ser de MDF pelo preço baixo. E MDF até onde sei pesa pra cacete.

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


Ant--
o peso varia mesmo de acordo com densidade da madeira, grau de secagem e etc...mas tbm varia com o quanto de cola tem entre um aglomerado e outro...rs
normalmente guitarras de compensado são pesadas....e como ja falei, ja lixei 2 e to pra lixar mais uma condor de "basswood"...farei isso pq penso em reforma-la pra aprender algo sobre luthiaria...pretendo pintar de novo, trocar ponte ferragens e etc...pretendo tbm por caps HH e pra isso terei q esburacar o espaço pro cap do braço...se for mdf vai esfarela o corpo inteiro...tenho q tirar essa duvida...se nao terei q trocar até o corpo (vulgo jogar a guitarra inteira fora? rs)
quando eu for fazer isso, registrarei tudo pra postar no forum!
abç

Spect
Veterano
# abr/12 · Editado por: Spect
· votar


Ant--

Já aconteceu de eu pegar duas guitarras do exato mesmo modelo, no caso duas Gibson SG Special Faded e uma ser MUITO leve que a outra. É assim mesmo, o peso pode variar muito de peça para peça. Agora, qual delas representa o melhor, aí eu não sei.

Alexandre.M
Veterano
# abr/12
· votar


sandroguiraldo
sim, concordo plenamente, é como comparar um violão tonante com um takamine.
AleXtremePK
o vendedor PODE SER que esteja certo pelo fato de algumas lojas fabricarem guitarras de MDF falando ser BASSWOOD,
pensei nisso, propaganda enganosa por parte da fabrica, porém todo vendedor, sempre quer fazer seu produto valorizar, mais.
Mas creio que não é só as guitarras de 1.000 reais pra cima que sejam confiaveis.

vi aki no fórum que tem fabricas gandes(fender, gibson...) que qndo falta materia-prima coloka qualquer merda que estiver disponivel, pis já tem "nome de peso"

quanto áo compensado, eu conheço bem, ele pode ser fabricado com varias espécies de madeira, aki na minha região o mais comun é o compensado de virola, uma madeira clara e leve que nem pinús, tem gente que fala que é pinus tb. portando pode ser compensado de basswood como já foi comentado.
mas enfim aí entra aquela velha história, se o som for bão tá valendo. como disse não testei, mas na proxima testo.


Ant--
Ele contra-argumentou que a madeira varia muito de densidade de uma peça para outra.
umidade da madeira, tempo de vida da arvore... varios fatores influenciam peso final
MDF até onde sei pesa pra cacete.
depende da esspessura, pesa bastante msm.

ALF is back
O DESCOBRIDOR DE FALCATRUAS EM GUITARRAS
haushaushuahsu

vintagentleman
Veterano
# abr/12
· votar


Olha, opinião é que nem bunda, cada um tem a sua, então vou falar da minha experiência. Minha primeira guitarra era uma ibanez GRX-20 com corpo de basswood "de verdade" . E como é que eu sei? Porque foi toda desmontada, depois customizada etc. Ela custa uns 700 paus e é muito ruim devido, principalmente à captação. Não que o basswood verdadeiro seja bom. NA MINHA OPINIÃO, não é mesmo! É madeira de baixa densidade, sem personalidade a ser transmitida para os captadores.
Imagina uma guitarra de trezentos e tantos reais...
A guitarra mais decente que eu conheço por menos de mil reais é a boa Yamaha Pacifica 112, com corpo de alder, caps de alnico, mas já custa mais de 800 melões... E olha que as ferragens são ruinzinhas...
Não tem mágica, um bom equipamento custa caro. Uma guitarra barata mal segura a afinação e faz até "desanimar" do estudo.

sandroguiraldo
Veterano
# abr/12
· votar


alexandremilitao1

vi aki no fórum que tem fabricas gandes(fender, gibson...) que qndo falta materia-prima coloka qualquer merda que estiver disponivel, pis já tem "nome de peso

Isso é pouco provável, mas pode acontecer. Fender e Gibson não sei se fariam isso, pois a imagem negativa que um caso desses traria seria muito grande, maior do que esperar uma peça de madeira de qualidade chegar à produção, mas outras marcas... pode acontecer sim.

Você talvez não tenha conhecido as guitarras FINDER da Tonante... se conhecer, vai saber do que estou falando rsrsrs.

A guitarra já era ruim, e às vezes vinha com "gambiarras" piores ainda.

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


alexandremilitao1

vi aki no fórum que tem fabricas gandes(fender, gibson...) que qndo falta materia-prima coloka qualquer merda que estiver disponivel, pis já tem "nome de peso"

Não sei se pode afirmar que a Gibson e/ou Fender colocam "qualquer merda" no lugar de uma matéria-prima que porventura venha a faltar. Um exemplo recente é o da Gibson, que vem colocando o tal Baked Maple no lugar do Rosewood nas escalas das guitarras. Mas não sei dizer se o Baked Maple é uma merda assim, que seja pior do que o Rosewood.

Abs

Ant--
Veterano
# abr/12
· votar


Baked Maple é o Maple que conhecemos, só que escurecido. Muitas fábricas de violão fazem isso, na escala e na ponte. Vc vê aquela madeira pretinha, até parecendo ébano. Mas é Maple.
Agora, quanto à qualidade, se for o bom Hard Maple, tá valendo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a basswood = mdf ?