O nascimento de uma Fender em 4 minutos.

Autor Mensagem
Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Leomju
Eu entendi...e é nessa tecla, como coloquei ali acima, que eu bato...

Uma guitarra dessa que é da linha de entrada da Fender, chega aqui no Brasil custando o valor de uma bela guitarra Hand Made...é disso que estou falando!

Mas eu me coloquei mal no meu primeiro post...parecia ser descaso da Fender, mas não é bem isso que eu penso...acho sim que o processo de fabricação de uma guitarra de série como essa deva ser mesmo assim...o x da questão é o preço exorbitante que um produto desse, de série, custa aqui no Brasil...

Tem um pessoal fazendo piadinha aqui, de que guitarrista precisa de uma guitarra feita por blablabla...mas não entenderam isso!!!

Que a guitarra fabricada no vídeo tem qualidade, não resta dúvida, mas não acho o custo/benefício dos melhores...é como falaram....é para quem quer ter um pouco da história do rock!!!

Eu não me sinto confortável sabendo que o meu dinheiro empregado, não está sendo destinado apenas ao pagamento justo pela qualidade, mas sim de impostos e mais impostos!

Uma guitarra de 700 dólares, o que seria algo em torno (hoje) de R$ 1.274,00, chega para nós por mais de R$3.000,00....

Fora o valor da marca, que já está inclusa nesses 700 dólares, ainda pagamos impostos e mais impostos...e aí minha pergunta fica: o quanto dessa fatia é destinada para a qualidade do produto?

Muito provavelmente, com esse mesmo valor, se faça uma guitarra superior, em termos de qualidade...

abraços

Leomju
Veterano
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano
Realmente o custo é alto... mas eu estava falando com relação ao pessoal achar que a guitarra estava com processo muito industrializado!
Acho que essa fabricação se deve ao fato de ser uma Special mesmo!

Agora, temos que levar em consideração com relação aos preços algumas verdades que observei:

1. As guitarras Fenders são muito caras no Brasil;

2. As guitarras de Luthier são muito mais caras que as Fender no Brasil... (por exemplo com R$ 4000, vc se negociar bem compra uma Standard, de Luthier vc compra uma guitaarra média), nos EUA os Luthiers são beeeem mais baratos;

3. Os modelos de entrada da Fender são muito superiores aos modelos de entrada das fábricas nacionais, então não podem custar a mesma coisa;

4. Uma guitarra Fender comprada no Brasil tem taxa de importação e as nacionais não impostos, portanto o preço que se cobra aqui por Luthiers e fábricas nacionais, não são essa maravilha como se diz não!

Então concluindo, não é a Fender que é abusiva, ela tem boa qualidade e tem preço justo pra fábrica! Nosso país é que aproveita equipamento de má qualidade e não quer pagar o preço justo.

Gosto é gosto, eu preferia estar com uma Fender American Deluxe na mão do que com uma guita de Luthier, nacional que vai custar um pouquinho só mais barato, uma vez que eles enfiam a faca também! (e vai se arrebentar de ganhar dinheiro em cima de você!)

... mas aí cada um é cada um...

Will Bejar
Veterano
# abr/12
· votar


Ah, pq é sempre uma sunburst com escala clara??? hauhauhuahuahauha

Maravilhoso o vídeo!!!

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


Leomju
Essa guitarra é uma Special, modelo mais econômico entre todos da Fender... Americana, e ainda assim é uma puta guitarra

filipe.barcelos
Veterano
# abr/12
· votar


Leomju

+1 pra vc brother! falou tudo.

Quero ver luthier aqui no Brasil fazer uma guitarra dessa qualidade e cobrar o preço que a Fender custa lah nos EUA.

Abs,
Filipe

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


não entendo o preconceito com o uso de maquinas na fabricação.
ninguem aqui anda num carro artesanal.

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


kiki

Mudando de área, falando em motocicleta, onde minha zona de conforto é maior do que falando sobre guitarra, posso afirmar que em outros países as motocicletas artesanais são as mais cobiçadas...

Nos EUA, por exemplo, peças paralelas geralmente são mais caras, e motocicletas artesanais são bem mais caras, e possuem qualidade bem superior às fabricadas em série...

Tem muitos casos, que eu já vi, de gente que escolhe determinado produto artesanal, por achar que esse deva ser mais barato que algo industrializado...é questão cultural mesmo...

Meu pai é dono de uma oficina que faz serviços de tornearia e usinagem, e eu já cansei de atender gente que achava que fazer uma fresa com a gente pudesse sair mais barato que uma peça fabricada em série...

Um cara já passou projeto de uma frente spring para uma chopper que ele estava projetando pensando que sairia mais barato do que comprar uma pronta, e no entanto, não saia, justamente pelo controle da qualidade que existe quando se é fabricada apenas uma peça...

Mas é como eu falei...estou dando minha opinião com base naquilo que eu conheço mais, mas acredito que na música aconteça o mesmo, e diferente do que falaram aqui mesmo nesse post, não creio que nos EUA uma guitarra feita em um luthier seja mais barata e menos valorizada que uma guitarra feita em série, já que a mão de obra nos EUA geralmente é mais qualificada, e, fatalmente, mais onerosa...

Isso é apenas meu ponto de vista...nada a ver com o tópico né....ahahahhahah

abraços

Del-Rei
Veterano
# abr/12
· votar


Que foda!! Muito bom!

Os profissionais precisam ser MUITO capacitados... Pelo que percebi, muitas partes são no "olhômetro". Vários furos são feitos à mão livre... Tem que ser muito sinistro pra não errar... hehe.

Um aceno de longe!!!

Allan.Melo
Veterano
# abr/12
· votar


Não sei quanto a vocês, mas eu me amarro nesse "Headstockzão" clássico da Fender.

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Allan.Melo
Eu também me amarro...acho muito mais bonito que o menorzinho...

Leo-RJ
Veterano
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano

Você tocou numa grande verdade: fator cultural. Numa das vezes que morei nos EUA, conheci a - então pequena - oficina da OCC (Orange County Choppers), e isso alguns anos antes deles ficarem famosos na TV. Nessa época trabalhavam lá apenas o Paul Sr. e o Jr., além de mais um mecânico e um eletricista. Fui com a "cabeça de brasileiro" achando que as motos seriam mais baratas do que as das grandes fábricas (afinal, era uma oficina-montadora pequena, pensei eu). E qual não foi minha surpresa ao ver as motos, naquela época, anos antes da fama e da TV, custavam entre 60 e 80 mil dólares!!!!!! Isso mesmo: partia de 60 mil dólares uma moto feita por eles.

E eles ficaram nitidamente chocados com o MEU espanto. Não entenderam como eu pude ao menos imagina que seria mais barata.

O mesmo se repete com os "pedais de boutique". Aqui, em regra, optamos por eles por serem mais baratos que o similiar de um grande faricante, ao passo que lá, esses pedais são mais caros, como podemos ver com os pedais do Robert Keeley.

A questão é muito cultural mesmo.

Abç!

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano
Isso é apenas meu ponto de vista...nada a ver com o tópico né....ahahahhahah
claro que tem!

o que acontece é que no artesanato tem um controle de qualidade a cada peça. um artesao faz cada uma como se fosse uma, e isso garante mais, e custa mais.

só que nao da pra querer esse esmero em todas as guitarras ou motos do mundo e ainda querer um preço acessivel!
uma linha de montagem bem racionalizada e com bom controle de qualidade ao longo de todo o processo garante uma qualidade boa a um custo bom.

nao sabia que se faziam motos artesanais, mas acredito que isso nao é um grande mercado.
o uso de moto triplicou em sao paulo nos ultimos 10 anos (nao que isso seja bom, morre um motoqueiro por dia aqui), e isso só é possivel por que tem fabricas (muitas chinesas) fabricando a preços baixissimos.

nao to defendendo nem o artesanal nem o mecanico, acho que nem tem esse limite muito claro.

mas a fender nasceu pra ser feita em serie. é a concepção dela.

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


Leo-RJ
Thyago_Trajano
O mesmo se repete com os "pedais de boutique". Aqui, em regra, optamos por eles por serem mais baratos que o similiar de um grande faricante, ao passo que lá, esses pedais são mais caros, como podemos ver com os pedais do Robert Keeley.

não é só cultural, é tambem economica.

aqui os produtos industrializados - de audio, veiculos, etc - em geral sao importados, o que deixa mais caro. fretes, impostos, etc.
assim, um pedal artesanal handmade sai beeeem mais barato que um original de fabrica importado.

Leo-RJ
Veterano
# abr/12
· votar


kiki

Tem razão. É verdade que, além do aspecto cultural, aqui conta muito o econômico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O nascimento de uma Fender em 4 minutos.