O nascimento de uma Fender em 4 minutos.

Autor Mensagem
Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster
Inclusive, alguns vem aqui no Brasil especialmente pra fazer a guitarra.

eu cliquei no tópico, e por um instante eu pensei que o cara ia queimar a língua (dedo) de todo mundo, falando que foi atendido...ehehehe

buddy guy
Veterano
# abr/12
· votar


Curly

É isso mesmo e é ótimo que seja assim, dessa maneira milhões de pessoas ao redor do mundo vão poder ter a chance de possuir um pedaço da história do rock ao invés disso ficar restrito a uns poucos privilegiados.

Leo Fender não era um luthier, era um homem de indústria com a visão de construir instrumentos de qualidade para os músicos profissionais a um preço acessível. Com esse pragmatismo conseguiu o que nenhum luthier chegou perto, criou um instrumento que mudou para sempre a história da música, o baixo elétrico.


Não é a toa que sou fã deste rapaz . Sou obrigado a dar + 1 !!!

juninholiveira
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

kkkkkkkkkkkk eu li o tópico inteiro, na hora que vi seu post aki eu quase morri: "A fender manda luthier pro brasil?????"

Agora que vi a palhaçada . . . . . . imagina pagar hotel pro luthier da fender ficar 3 - 4 meses aki no brasil, meu que dinheirão que nun vai . . . e ele nun vai quere hotel meia boca não ^^

Leomju
Veterano
# abr/12 · Editado por: Leomju
· votar


Pessoal
Bom, pelo que notei no headstock, se trata de uma American Special (dá pra ver pelo adesivo)... uma das séries americanas mais baratas, se não for a mais barata!

Não vi nenhum problema ou anormalidade no vídeo... todos sabemos que as de séries até as Deluxes são fabricadas mais ou menos assim!

Não quero que o luthier beije e unja minha guitarra!
Eu é que tenho que ter carinho por ela!

Esse negócio de ... "ÓOOhhh! Minha guita demorou nove meses pra ser fabricada por um grande Luthier que a fez com as próprias mãos!!!"... só existe na cabeça dos guitarristas (e tô pra ver figura com mais imaginação que um guitarrista)!
As fábricas são maduras e sabem que os guitarristas são fantasiosos... se Léo Fender tivesse um jeito de enrolar os caps assim, talvez nunca existisse uma primeira Custom Shopp... hehehe!

Achei excelente o vídeo e excepcional o trabalho da fábrica da Fender!

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


agora eu pergunto pra onde foi essa guitarra

De Ros
Veterano
# abr/12 · Editado por: De Ros
· votar


Falei demais e no local errado, hehehe!!

Editado!

JJJ
Veterano
# abr/12
· votar


De Ros

Eu até achei que tem bastante "mão" no vídeo... rsrs


Bom... quanto à questão "mão vs máquina", eu tenho uma opinião que sei que muita gente vai achar ruim, mas vou falar assim mesmo: tem coisas que as máquinas fazem melhor, com mais precisão e mais rápido. Simples assim.

SpikeBlues
Veterano
# abr/12
· votar


buddy guy
Também sou!!
Achei maneiríssimo o video! E nem vi descaso com o tratamento da guitarra não. Temos que lembrar que a fender, desde 1963 produz guitarras desse jeito, com produção em massa. A não ser é claro, as custom shops fodonas. Fora isso, só pegando uma Fender pré CBS antigona, quando ela era feita com real capricho...

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


bom nada mudou na minha disposição a comprar uma fender dps de ver esse video! até a falta de grana continua a mesma!

TerraSkilll
Veterano
# abr/12
· votar


Muito legal o vídeo. Só achei que o esquema de mostrar "duas cenas ao mesmo tempo" (uma à direita, outra à esquerda) acaba tirando um pouco do foco, já que você olha ou pra um lado ou pro outro (seria uma estratégia pra aumentar os views do vídeo??).

JJJ
Bom... quanto à questão "mão vs máquina", eu tenho uma opinião que sei que muita gente vai achar ruim, mas vou falar assim mesmo: tem coisas que as máquinas fazem melhor, com mais precisão e mais rápido. Simples assim.
O objetivo da introdução de máquinas na indústria sempre foi esse.

Abraços.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# abr/12
· votar


Muito legal!

Se Deus quiser um dia ainda busco uma Strato creme pra mim o/

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


TerraSkilll
JJJ
Bom... quanto à questão "mão vs máquina", eu tenho uma opinião que sei que muita gente vai achar ruim, mas vou falar assim mesmo: tem coisas que as máquinas fazem melhor, com mais precisão e mais rápido. Simples assim.
O objetivo da introdução de máquinas na indústria sempre foi esse


mas quando o assunto é guitarra o pessoal costuma ter umas ideias diferentes

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


Leo-RJ
muito legal!
eu ja vi varios videos de construção de guitarra, mas esse é o primeir bem produzido, e não só um "tour"
nao explica direitinho, mas mostra bem o geralzao.
e é o que mais aparece fabricando os hardwares tambem, as peças de metal!

Guilherme Nau
O que é aquele processo em que os captadores são mergulhados?
deve ser parafina. pra prender os fios no lugar, evita microfonia até onde eu sei.

Alex guitar man
Porque eles pintam o corpo por dentro? é para proteger a madeira ou algo assim?
eu acho que pode ser blindagem com tinta condutiva, nao sei. nao vejo outro motivo.

JJJ
Veterano
# abr/12
· votar


TerraSkilll
guizimm

Acho que há lugar para ambos na fabricação de guitarras: a arte manual nas sutilezas e a máquina onde precisão e eficiência forem necessárias.

Tom.Morello
Veterano
# abr/12
· votar


O fato de ser um processo industrial não quer dizer que seja de má qualidade.

O que mais importa é o projeto da guitarra e o material utilizado, que com certeza ambos possuem a aprovação e a mão de luthiers qualificados.

Agora, para quem quer uma guitarra feita por um Luthier virgem, purificado, que só bebe água mineral dos alpes suíços para o suor da mão não interferir na madeira na hora do manuseio e que tenha sido treinado por anciãos que cultivam suas próprias árvores com rituais mágicos para fabricação do instrumento, aí sim essas guitarras Fender não servem mesmo.

Rafa-Ban
Veterano
# abr/12
· votar


Acho que os puristas vão me crucificar, nem li o tópico inteiro. Mas depois de ver esse processo de fabricação, eu fiquei ainda mais convencido de não pagar o preço ridiculamente absurdo que se cobra numa Fender, ainda mais aqui no Brasil

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


Rafa-Ban
nao sei se sou purista...mas eu nao vi nada que me convencesse do contrario...qualquer grande marca terá essa linha de produção....fugir disso significa fazer o instrumento num luthier, o q é tão valido quanto, em minha opiniao ^^

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


ALF is back

qualquer grande marca terá essa linha de produção

Concordo. Lembrando que a Fender é uma fábrica né, logo tem as suas metas de produção a serem atingidas, como em qualquer sistema de manufatura.

Há muitos anos atrás, quase tudo era feito meio que "artesanalmente". As máquinas e os processos produtivos foram evoluindo, normal. Não vejo problemas quanto a isso, desde que a guitarra atenda às expectativas e que faça jus ao preço que custa.

Abs

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster
pode crer!
e digo mais...nem esperava ver um video com 3000 luthiers, cada um fazendo uma fender por dia artesanalmente...alem de ser impraticavel, teria tudo isso de profissionais qualificados pra fazer tudo na guitarra? E seriam todas no mesmo padrao? Obviamente q nao...por isso o modelo se chama "standard"
e arrisco dizer q o processo q vimos ai da fender talvez nao seja tao diferente de uma marca inferior...a diferença taria na qualidade da materia prima e componentes e PRINCIPALMENTE no controle de qualidade. La sim tera profissionais altamente capacitados e devera haver uma avaliaçao mais manual...
Mas volto a frisar q nao acredito q uma fender dessa seja melhor nem pior do q um instrumento 100% hand made

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


ALF is back

e digo mais...nem esperava ver um video com 3000 luthiers, cada um fazendo uma fender por dia artesanalmente.

É, a Fender provavelmente não. Mas eu sei que tem outras empresas que fabricam poquíssimos instrumentos durante o ano, mas aí é outra história. A proposta deles não é fabricar em série, tem um público alvo mais específico, e tudo mais.

Mas volto a frisar q nao acredito q uma fender dessa seja melhor nem pior do q um instrumento 100% hand made

Com certeza, se um dia eu vier a comprar uma Fender dessa eu já sei exatamente o que esperar dela, e não vai ser coisa ruim, hehehe.

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Que a Fender tem qualidade, não há o que se questionar, com certeza!

Eu mesmo admiro muito a marca, porém acho que pelo preço abusivo que pagamos aqui na terra brasilis, há opções melhores...

Uma guitarra dessa mostrada no vídeo, custa algo em torno de 500 dólares nos EUA, enquanto que aqui no Brasil, geralmente não chega por menos de R$3.000,00...

Acho que esse vídeo faz muito mais sentido sendo visto por um cidadão estadunidense do que para nós, brasileiros...mas isso é culpa da Fender? óbvio que não...

abraços

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano
Uma guitarra dessa mostrada no vídeo, custa algo em torno de 500 dólares nos EUA, enquanto que aqui no Brasil, geralmente não chega por menos de R$3.000,00...
a mostrada no vídeo é uns 700 dólares, talvez um pouco menos, e aqui custa uns 4500
eu quase comprei uma igualzinha a do vídeo, mas acabei comprando uma deluxe

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


guizimm
Realmente...eu falei bobagem..custa mesmo entre 600 e 800...

abraços

- Sader -
Veterano
# abr/12
· votar


Galera, saquem esse vídeo da Fábrica da vender em 1959



Rafa-Ban
Veterano
# abr/12
· votar


ALF is back
nao sei se sou purista...mas eu nao vi nada que me convencesse do contrario...qualquer grande marca terá essa linha de produção....fugir disso significa fazer o instrumento num luthier, o q é tão valido quanto, em minha opiniao ^^


me refiro ao preço praticado, não ao método de fabricação, apesar de esse não ter nada de especial que justifique o preço que cobram na marca, sacou?

Rafa-Ban
Veterano
# abr/12
· votar


Eu mesmo admiro muito a marca, porém acho que pelo preço abusivo que pagamos aqui na terra brasilis, há opções melhores...

Uma guitarra dessa mostrada no vídeo, custa algo em torno de 500 dólares nos EUA, enquanto que aqui no Brasil, geralmente não chega por menos de R$3.000,00...

Acho que esse vídeo faz muito mais sentido sendo visto por um cidadão estadunidense do que para nós, brasileiros...mas isso é culpa da Fender? óbvio que não...



É exatamente disso que eu to falando, O que é mais absurdo é que aqui no Brasil as fábricas tem plenas de condições de produzir instrumentos dessa mesma maneira e desse mesmo nível e não é isso que acontece, em compensação os preços são comparáveis

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


- Sader -
maneiríssimo o vídeo....os caras trabalhando sem camisa! ahahha muita onda...

já vi Fender 57 custar mais de 80 mil dólares...

leandroantonioli
Veterano
# abr/12
· votar


KKKKKKKKKKKKKKKKK

Só podem estar brincando aqueles que entenderam que uma Fender - ou qualquer outra guitarra de qualidade - pode ser fabricada em 4 minutos.

Andreziculaxxx
Veterano
# abr/12 · Editado por: Andreziculaxxx
· votar


Tom.Morello
Agora, para quem quer uma guitarra feita por um Luthier virgem, purificado, que só bebe água mineral dos alpes suíços para o suor da mão não interferir na madeira na hora do manuseio e que tenha sido treinado por anciãos que cultivam suas próprias árvores com rituais mágicos para fabricação do instrumento, aí sim essas guitarras Fender não servem mesmo.

Meu! dava uma trilogia "The Ancient Luthier"

Leomju
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal
Não sei se leram, mas reforço a minha afirmação do post acima...

Essa guitarra é uma Special, modelo mais econômico entre todos da Fender... não serve de referência!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O nascimento de uma Fender em 4 minutos.