Gibson Les Paul Standard 2012

Autor Mensagem
Delson
Veterano
# abr/12


Olá pessoal. Novidade na área...

http://www.musiciansfriend.com/guitars/gibson-2012-les-paul-standard-e lectric-guitar?src=3TP2D1A

Achei no site da Musician's Friend. Ainda está em pré-venda.

Ctrl+C + Ctrl+V do site:

Premium woods and modern electronics adorn the 2012 Les Paul Standard from Gibson.


All the sumptuous ingredients that makes the Les Paul name great are in the 2012 Gibson Les Paul Standard Electric Guitar in spades: your choice of a skillfully carved plain or AAA figured maple top on a mahogany back perfectly joined to a mahogany neck, Burstbucker Pro pickups each fitted with coil-split capability, locking tuning machines, and neck and body binding, this is truly a full-featured, loaded Les Paul and now features a compound-radius rosewood fretboard. Also, new “modern” weight relieving is carefully applied inside the mahogany back to provide outstanding balance while optimizing the sonic capabilities of the guitar.

Burstbucker Pro Humbuckers
Gibson’s drive to recapture the magic of the original “Patent Applied For” humbucker pickups of the 1950s culminated with the introduction of the Burstbucker line in the early 1990s. In 2002, Gibson followed up this innovative accomplishment with yet another breakthrough in pickup design—the Burstbucker Pro, designed specifically for Les Paul Standards. The Burstbucker Pro features an Alnico V magnet (instead of the Alnico II), which offers slightly higher output and allows preamps to be driven a little harder to achieve a more natural break-up. Like all Burstbuckers, the Burstbucker Pro has asymmetrical coils—true to the original PAFs—which supply a more open sound. The Burstbucker Pro Neck is wound slightly less than the original PAFs, while the Burstbucker Pro Bridge is slightly overwound for increased output. The Burstbucker Pro pickups are also wax potted to allow loud volume pressures with minimal feedback. A high-quality Switchcraft® output jack ensures a perfect connection to your cable allowing the purest signal to leave the guitar.

2 Push/Pull Tone controls
In addition to controlling tone, one is a phase switch which allows for new tonal flavors, especially when used in combination with the coil-splitting feature. The other engages the “Pure Bypass” circuit which sends the bridge pickup signal straight to the output jack to deliver the most direct, pure and dynamic signal possible.

Coil Tapping
The bridge and neck pickups can each be split via their own push/pull switch on the volume knob to achieve a single-coil tone. This coil-tapping function allows you to instantly achieve brighter, snappier tones from this humbucker-loaded guitar, to replicate the sounds of other classic guitars equipped with single-coil pickups, and to return to the Les Paul Standard's thick, warm, powerful, full-humbucking tone at the push of a knob. Frequency-tuned “Fat Tap” coil tapping creates a fatter single coil tone with great output and balance when switching from dual to single coils. Single coil configurations are specially designed to be “hum-reducing”.

Neck Profile
The 2012 Les Paul Standard is fitted with Gibson’s classic ’60s slim-taper neck profile, which is the more modern, slim-tapered neck most commonly associated with the Les Paul and SG models of the early 1960s. A compound radius rosewood fingerboard allows for comfort, speed and precision at all points up and down the neck. It accommodates lower string height while achieving unrestricted, smooth, upper-register string bending.

Locking Grover Tuners
The 2012 Les Paul Standard is outfitted with locking tuners from Grover, which deliver ease of use through a standard tuner and positive locking mechanism that securely locks each string in place. Simply insert each string through the string hole, turn the dial on the bottom of the tuner to lock the string, and begin tuning. Each string can be tuned to pitch in less than one complete revolution of the post. These Grover machine heads feature completely sealed components with an improved 18:1 tuning ratio.

Gibson Hardshell case included.


Features
Mahogany body
Carved AAA flame maple top (plain top on solid colors)
24.75" Scale mahogany '60s slim-taper set neck
Rosewood fretboard with compound radius
22 Medium frets
Trapezoid inlay
Gibson Burstbucker Pro humbucking neck pickup with coil-tap
Gibson Burstbucker Pro humbucking bridge pickup with coil-tap.
Individual volume and tone controls
2 Push/Pull Tone controls
3-Way pickup selector
Tune-o-matic bridge
Stopbar tailpiece
Grover locking keystone tuning machines
Gibson hardshell case included


Não achei nada no site da Gibson.

Comentem, dissertem, etc...

Keep Rockin'

guizimm
Veterano
# abr/12 · Editado por: guizimm
· votar


curti, eu compraria se tivesse dinheiro

edit. se bem que eu prefiro as tradicionais mesmo

Delson
Veterano
# abr/12
· votar


Algumas considerações minhas...

Será que o tal “modern” weight relieving seria um outro nome para os tone chambers?

Push-Pull controls, com inversão de fase (é isso?) em um dos botões de tone, e no outro, uma espécie de True Bypass para o captador da ponte. Também conta com Coil Tapping. Mais versatilidade, e ainda dá pra brincar de Jimmy Page, kkk...

Braço com perfil '60, com escala da radius composta. (No meu ponto de vista, o braço com perfil composto seria uma desvantagem. Nunca toquei em uma Gibson com esse braço, mas os outros instrumentos que toquei me fazem chegar a essa conclusão.) Não tenho idéia de como seria tocar em uma escala composta, mas deve dar uma trabalheira em caso de reposição de trastes...

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Delson

Eu tinha visto já... Mais cara, mas ainda com rosewood com raio composto, talvez dos últimos anos assim. No mais, umas alterações cosméticas para justificar o preço e o braço fininho `60s slim taper. O fato do coil split para mim não é um som que faça muita diferença numa Les Paul, nunca me fez muita falta. Sei lá, achei cara e não me empolga.

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


Delson
No meu ponto de vista, o braço com perfil composto seria uma desvantagem. Nunca toquei em uma Gibson com esse braço, mas os outros instrumentos que toquei me fazem chegar a essa conclusão
a minha(não é gibson) tem isso e eu nem notei diferença

Lodi
Veterano
# abr/12
· votar


Bonita é! Melhor que aquelas inovações que eles fizeram antes, mas é muito caro!

vinieilers97
Veterano
# abr/12
· votar


Curti a 2 ali nas fotos, parece a signature do Slash

renatocaster
Moderador
# abr/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Bonita guitarra, mas tá bem cara mesmo. Sei lá, acho que não daria essa grana toda numa Les Paul, não é o meu modelo de guitarra favorito.

Talvez compraria se tivesse com muita grana sobrando, o que não é o meu caso, hehehe.

Abs

CaioRobertoBR
Veterano
# abr/12
· votar


Bem bonita, mas eu acho que nao compraria ela, tem escala clara, não gosto disso em Les Paul, parece afeminada, menos agressiva.

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


CaioRobertoBR

tem escala clara,

Escala clara? Aonde vc viu isso?

É a mesma escala usada na grande maioria das LP's, rosewood. Não é uma escala clara. Tem escalas mais escuras, mas está longe de ser uma escala clara.

Abs

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


CaioRobertoBR
tem escala clara
?!?

maspn
Veterano
# abr/12
· votar


bah.
ainda prefiro as 57'

Delson
Veterano
# abr/12
· votar


Eu ainda prefiro a Traditional. Mas o que eu estou curioso mesmo é pra saber sobre o alívio de peso, se é por sistema de câmaras ou por buracos no corpo.

E como bem disse o MMI acima, pode ser dos últimos anos com escala em rosewood, visto aquela história toda de importação de madeira...

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


pode ser dos últimos anos com escala em rosewood
que merda, a gibson vai acaba se ferrando se continuar com esse problema de madeira
ou ela bota escala de ébano em todas as les pauls

juninholiveira
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster
guizimm

ela tem sim uma escala clara . . . . em referência as escalas em ébano tradicional das LP.

Eu prefiro escala em ébano, tem outras Les Paul com escala em ébano que eu compraria no lugar dessa, Apesar delas serem muito bonitas!!

Bog
Veterano
# abr/12 · Editado por: Bog
· votar


Delson
l. Mas o que eu estou curioso mesmo é pra saber sobre o alívio de peso, se é por sistema de câmaras ou por buracos no corpo.

É palpite, mas acredito que seja com as câmaras. A Traditional existe em parte para atender a quem preferia o sistema antigo (ela tem os buracos).

juninholiveira
em referência as escalas em ébano tradicional das LP.

Que eu me lembre, a maior parte das LP que eu vi tinha escala em rosewood. Todas as Standard que eu já vi vinham rosewood.

guizimm
Veterano
# abr/12 · Editado por: guizimm
· votar


juninholiveira
Eu prefiro escala em ébano
só nas custom tem esse tipo de escala, as pra baixo são todas em rosewood

edit. com pra baixo eu quero dizer de qualidade e preço inferiores

MMI
Veterano
# abr/12 · Editado por: MMI
· votar


Escala de ébano em Les Paul não é das 10 maravilhas não. Tudo bem, o pessoal pode falar que acha bonito, mas o som...
Só para constar, mesmo assim o ébano tem mais problemas que o próprio rosewood para chegar nos EUA. Basicamente são 2 países que enviavam, Madagascar que pelo jeito parou de exportar e o Gabão, que produzia os melhores e mais caros, que também restringiu.

Edit.: são câmaras sim, não furos.

Unknown
Veterano
# abr/12
· votar


Basicamente uma Traditional Pro com top AAA (ao invés de A)...

Tem push-pull, tarraxas grover, braço '60... Com uma diferença: A Pro custa uns 700 dolares a menos :)

Delson
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
new “modern” weight relieving
É essa denominação que ficou meio vaga...

MMI
Se o CaioRobertoBR souber que também existe Les Paul com escala em maple (baked maple, pra ser mais preciso)...

Eu particularmente prefiro o rosewood na escala das Les Pauls...

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


Delson

souber que também existe Les Paul com escala em maple (baked maple, pra ser mais preciso)...

Na verdade esse Baked Maple é bem diferente do Maple tradicional, em termos de cor e textura.

juninholiveira

ela tem sim uma escala clara . . . . em referência as escalas em ébano tradicional das LP.

Cara, o rosewood é mais claro que o ébano sim, mas isso não quer dizer que é uma escala clara na sua essência. Escala clara é maple, marfin, grumixava, etc. E na maioria dos casos, elas são one piece.

Abs

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=OtvEHKQDMfE#!

O cara explica por cima o que é esse "new" weight relief. Diz que a guitarra está com mais madeira na parte central, que é mais resistente a feedback, e que é mais fiel ao timbre tradicional.

Claro, isso soa como propaganda de Omo: o novo sempre limpa mais limpo.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Bog

O video é mais interessante que a descrição do site. hehehehe

Ainda assim não me empolga muito e me parece, de fato, propaganda de Omo. Eu já não achava grande problema nos weight relief mesmo... Parece que fizeram umas mudanças cosméticas e umas meio marqueteiras, sendo que mudou menos a guitarra que o preço.

Será que esse monte de pots push pull duram 50 anos como nas lendárias?

Delson
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
Claro, isso soa como propaganda de Omo: o novo sempre limpa mais limpo.
Pois é. A Gibson bem que podia soltar uma foto do corpo sem o top pra gente tirar essa dúvida, mas eu ainda prefiro a Traditional, com um belo par de Burstbucker Pro, potenciômetros 500k lineares nos volumes e nos tones, e com bumblebees. (parece frescura, mas eu instalei bumblebees na minha Tanglewood e gostei do resultado)

MMI
Será que esse monte de pots push pull duram 50 anos como nas lendárias?
É só não ficar splitando como se não houvesse amanhã... KKKKKKKKKKKK

douglas_agostinho
Veterano
# abr/12 · Editado por: douglas_agostinho
· votar


mto legal!

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
Será que esse monte de pots push pull duram 50 anos como nas lendárias?

Eu nunca tive guitarra com este tipo de coisa, então nem imagino! =P

Delson
eu ainda prefiro a Traditional

Eu fui tocar na Traditional esperando uma espécie de Santo Graal do timbre. Me decepcionei. Não que a guitarra seja ruim, pelo contrário, é exatamente como uma Les Paul deve ser. O probelma é só que eu encontrei uma cópia com a metade do preço que soava tão bem quanto, mas era mais confortável - eu acho que a marca já usava esse negócio de raio variável que a Gibson colocou agora nas Standard. Até fiz um tópico sobre este tipo de situação, em que a gente acaba preferindo o "pior" (que não é exatamente "pior", mas é cópia, com menos renome e tal).

inExperienced
Veterano
# abr/12 · Editado por: inExperienced
· votar


Cara pegando um gancho no seu topico, deem uma olhada nessa Gibson aqui

http://www.thomann.de/pt/gibson_les_paul_studio_limited_wbcr.htm
E o preço é isso mesmo ou tem treta ai??????????
Fiquei maluco aqui to pensando em pegar uma.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


inExperienced

A Studio Faded está entre as LP mais baratas - isso se não for A mais barata. Eu comprei uma das primeiras levas, em 2006 (antes das câmaras). Foi minha primeira guitarra de gente grande. Não tenho reclamações, é uma guitarra ótima, o som é só um pouco mais fechado (menos agudo) que o de uma LP com tampo, mas não diria que é pior. O acabamento é rústico, mas eu acho muito legal, e o braço sem verniz é mais fácil para deslizar a mão.

Mesmo tendo outras guitarras melhores, eu não penso em vender a minha. Pelo menos para mim, que gosto de LP, foi uma ótima compra.

inExperienced
Veterano
# abr/12 · Editado por: inExperienced
· votar


Bog
Vc comprou a sua onde? Sera que dá pra confiar em comprar no Thomann.de, digo pela distancia que o instrumento vem, e sabe se lá como vai ser manuseado.

Foi minha primeira guitarra de gente grande. Não tenho reclamações, é uma guitarra ótima, o som é só um pouco mais fechado (menos agudo) que o de uma LP com tampo, mas não diria que é pior. O acabamento é rústico, mas eu acho muito legal, e o braço sem verniz é mais fácil para deslizar a mão.

Quanto a construção, os captadores e ferragens são bons? Pq como vc diz ela não é top.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


inExperienced
Vc comprou a sua onde?

Em Tokyo. Nunca comprei guitarra online.

Quanto a construção, os captadores e ferragens são bons? Pq como vc diz ela não é top.

Eu disse que ela é uma das mais baratas. O acabamento é rústico, sem pintura, sem verniz, sem binding, sem o tampo bonitinho. É óbvio que não é uma Custom Shop. Mas pelo menos a minha veio sem problemas, e está tudo funcionando normalmente. O único negócio que deu é que uma das marcações da escala descolou na pontinha, mas nada que necessitasse de um conserto mais sério. Os captadores são os mesmos da Standard, Burstbucker Pros - não são captadores toscos e genéricos, e não precisam ser trocados.

Como eu disse, para mim foi uma ótima compra. Na época, eu pensava em comprar uma Epiphone, mas achei esta Studio Faded numa promoção (por causa de um risco quase invisível). Pelo menos com os captadores originais, não teve nem chance para a Epiphone, é outro patamar de qualidade. Eu nunca me arrependi de ter gastado quase o dobro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Standard 2012