Excelente exercício de Harmonização.

    Autor Mensagem
    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12


    Percebo ás vezes, que muitos guitarristas, principalmente os que estão iniciando nesse mundo, ficam fascinados por de mais, com os "solos de guitarra", e muitas vezes se esquecem do resto, que é também importantíssimo, e esse resto inclui uma boa Harmonia, que pode mudar completamente a cara de uma música (para melhor ou pior, rsrs). Por isso compartilho um excelente exercício com vocês que muito me tem ajudado, para compreender essa complexa área da música. Tirem, uma melodia qualquer (de preferência de ouvido), ou então apenas um pedaço dela. Sugiro músicas cantadas... Depois de tirar, analise as notas dessa melodia, e com base nessa análise, busque acordes, que se encaixem bem com essas notas. Por exemplo, se a primeira frase da melodia tiver as notas A, C, B e E, você poderia tocar o acorde Am ou então Am9, acrescentando a nota B. É claro que existem diversas possibilidades, para harmonizar uma melodia, e ai que ta o desafio, explorar as possibilidades, fugir do óbvio. Busque fazer cada acorde completar o outro, de modo a serem interessantes de se escutar, mesmo sem a melodia.

    Abraços

    JotaEmidio
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Concordo cara. Um exemplo disso é o Rick Wright do Pink Floyd, o cara fazia uns arranjos lindos que abria um universo para o David Gilmour sair fazendo seus solos incríveis.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    g.wilhelms

    A sua dica é muito boa, embora não seja uma novidade. Mas entendo a mensagem que vc quer passar, verdade que muitos hoje se prendem mais aos estudos voltados à execução de solos (técnicas, licks, escalas, etc.).

    Na verdade tudo isso que vc citou aí está inserido no estudo de Harmonia e Percepção musical. Qualquer escola e/ou professor particular de música ensinará isso. Cabe ao aluno ser aplicado em todas as "disciplinas" e não apenas focar no assunto que mais lhe agrada.

    Em tempo, o nosso amigo e modera do forum LeandroP costuma postar excelentes materiais sobre esse assunto e outros que envolvem harmonia. Vale a pena dar uma sacada nos tópicos dele, são bem legais :)

    Abs!

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: g.wilhelms
    · votar


    JotaEmidio

    Rick Wright era foda. Uma curiosidade sobre ele é que ele era muito influenciado por jazz, o The Dark Side of The Moon, por exemplo, sofreu influências do So What- Miles Davis. Tenho um dvd sobre a gravação do the dark side, e o Rick Wright fala, numa música que eu não lembro qual era, que ele ia fazer uma passagem harmônica, da maneira convencional, mas voltou para um acorde diferente, gerando uma espécie de efeito surpresa, e isso por influência do So What.

    renatocaster

    Não é novidade mesmo, mas é bom falar um pouquinho de harmonia de vez em quando nesse fórum, rsrs. Quantos aos tópicos do LeandroP, são muito bons, na verdade eu os conheço antes de me cadastrar aqui. Várias vezes quando pesquisei algo no google, até de assuntos fora da música, o fórum cifraclub aparecia nos resultados. hsuahs.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    g.wilhelms

    Várias vezes quando pesquisei algo no google, até de assuntos fora da música, o fórum cifraclub aparecia nos resultados. hsuahs.

    FCC comanda e as mina pira. Para a nossa alegria.

    Facebookeando a parada, hehe :)

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    FCC comanda e as mina pira. Para a nossa alegria.

    Facebookeando a parada, hehe :)



    kkkkkkkkkkkkkk, eu ri. Mas é bem nessa, esse fórum é muitooooooooooo conhecido. Que bom né, heh.

    chiock
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Legal seu exercício valeu.

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    chiock

    Que bom que gostou. Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Excelente exercício de Harmonização.