Iniciando no básico dos básicos!

Autor Mensagem
miguel_guitar
Veterano
# mar/12


Galera é o seguinte: Comprei minha guitarra anteontem, uma Condor RX-20S, e queria que alguém me dissesse pelo que eu devo começar a aprender..
Sei fazer notas naturais e bemóis. E sei encontrar as notas do braço da guitarra. Sei tocar algumas músicas, mas queria saber o que eu preciso aprender primeiro antes de ser um Slash da vida , rsrs!
Sou burro pra caramba, por isso eu preferia que alguém postasse um 'tutorial' bem explicado de um "curso" de guitarra.
Caso alguém vá postar algum vídeo pra eu assistir, eu acharia melhor que alguém postasse em texto pois minha internet não é favorável para assistir vídeos...
Obg!

Peço desculpa à moderação caso esteja quebrando alguma regra.
Pesquisei, mas os tópicos que encontrei não entendi muito bem (vai ver porque sou burro);

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


miguel_guitar
Caso alguém vá postar algum vídeo pra eu assistir, eu acharia melhor que alguém postasse em texto pois minha internet não é favorável para assistir vídeos..

vixe, isso é um problema.
uma das melhores coisas que tem hoje em dia é videoaulas, por que é bem melhor ver do que ler varias coisas.
se for ver videos, veja o cifraclub tv e pesquise por aulas de iniciante no youtube.

Sou burro pra caramba, por isso eu preferia que alguém postasse um 'tutorial' bem explicado de um "curso" de guitarra.
burro acho que nao. talvez preguiçoso.
tem MUITO material bom solto pelo fórum e pela net. tem que ter paciencia.
quem pega tudo isso e organiza e te dá mastigadinho é um cara chamado professor. ou voce paga ele, ou voce gasta seu tempo fazendo isso.

Pesquisei, mas os tópicos que encontrei não entendi muito bem (vai ver porque sou burro);
deixa de ficar se escondendo atras dessa imagem de burro.
nao existe burro, existem pessoas com mais ou menos facilidade pra pegar algumas coisas. quem tem mais dificuldade, se tiver mais dedicação, pode ate ir mais longe. basta nao ter preguiça.

comece lendo os topicos marcados com [fixo] no forum de guitarra e usando a busca fo fórum com termos como "iniciante" "estudo", "o que estudar?", etc.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
· votar


eu procurei , mas os topicos que eu achei o que eu quero eu nao consegui entender...

LeandroP
Moderador
# mar/12 · Editado por: LeandroP
· votar


miguel_guitar

Compre um livro. O livro "Harmonia & Improvisação", do Almir Chediak, é pra ter sempre à mão.

http://www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo=10304

http://www.lumiar.com.br/abertura/almir.htm

clebergf
Veterano
# mar/12 · Editado por: clebergf
· votar


miguel_guitar

Já que vc tem dificuldades com a internet, procura comprar livros e vídeo-aulas em DVD.
Eu sempre recomendo as aulas do Mateus, pois estou estudando por elas e estou curtindo demais o resultado.

http://www.mateusstarling.com.br/pt

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
· votar


Um amigo meu disse que os videos eu poderia assistir no pc dele, pois ele tem uma internet mais rapida que a minha..
Entao eu resolvir fazer o seguinte: quem puder, faz uma "lista" na ordem, do que eu tenho que aprender..
EXEMPLO:
nome das notas;
campo harmonico;
... etc

mais ou menos assim.
Porque ai eu procuro sobre o assunto na internet e aqui no forum.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
· votar


Um amigo meu disse que os videos eu poderia assistir no pc dele, pois ele tem uma internet mais rapida que a minha..
Entao eu resolvir fazer o seguinte: quem puder, faz uma "lista" na ordem, do que eu tenho que aprender..
EXEMPLO:
nome das notas;
campo harmonico;
... etc

mais ou menos assim.
Porque ai eu procuro sobre o assunto na internet e aqui no forum.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
· votar


Um amigo meu disse que os videos eu poderia assistir no pc dele, pois ele tem uma internet mais rapida que a minha..
Entao eu resolvir fazer o seguinte: quem puder, faz uma "lista" na ordem, do que eu tenho que aprender..
EXEMPLO:
nome das notas;
campo harmonico;
... etc

mais ou menos assim.
Porque ai eu procuro sobre o assunto na internet e aqui no forum.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
· votar


Um amigo meu disse que os videos eu poderia assistir no pc dele, pois ele tem uma internet mais rapida que a minha..
Entao eu resolvir fazer o seguinte: quem puder, faz uma "lista" na ordem, do que eu tenho que aprender..
EXEMPLO:
nome das notas;
campo harmonico;
... etc

mais ou menos assim.
Porque ai eu procuro sobre o assunto na internet e aqui no forum.

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12
· votar


miguel_guitar
Sei fazer notas naturais e bemóis.

Eu também. O que realmente importa não são as notas em sí, e sim o domínio que você tem sobre elas e pelo instrumento. Assim você aprende de um jeito mais comum.

Assim como eu aprendi. E na minha cidade, eu não conheço nenhum guitarrista na minha idade que está no mesmo nível que eu ou mais.

Abraço

JotaEmidio
Veterano
# mar/12
· votar


Cara, depois que você aprendeu a fazer as notas no braço te indico a aprender escalas, para começar a solar e improvisar.
Tipo assim, aprendi a improvisar através deste conteúdo aqui:
http://jguitar.com/scalelisting?scale=Minor+Pentatonic
http://jguitar.com/scalelisting?scale=Major+Pentatonic
Aprendi primeiro os lugares onde posso estar "viajando" pelo braço pra improvisar em cima de determinado tom. E agora eu estou começando a aprender teoria pra saber o que realmente estou fazendo ali na pratica.
Te indico a olhar estes links ai. Baixe algumas bases em um determinado tom, olhe a imagem da escala deste tom, e comece a improvisar em cima dos lugares que tem a "bolinha azul" na imagem, que são os lugares onde você poderá estar fazendo solos. Treine exercicios tbm para melhorar sua pegada no braço, procure no google: exercicios de escala para guitarra (algo do tipo).
Abraços!

JotaEmidio
Veterano
# mar/12
· votar


Não se esqueça tbm de aprender técnicas como: bend, slide, hammer on, pull off, vibrato.. e alguns outros. Que servirão para dar "virtuosidade" e um brilho nos seus solos.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Guilherme Nau: eu não conheço nenhum guitarrista na minha idade que está no mesmo nível que eu ou mais.

Ter auto-estima elevada é bom, mas cuidado pra não atrapalhar. Ainda mais quando se é iniciante.

As

Carregando
Veterano
# mar/12
· votar


miguel_guitar

cara, procure por CAGED, estude ele... a galera no inicio tem a vontade de sair fazendo escalas e sempre deixa os acordes de lado, e isso é um erro muito ruim.

maggot515
Veterano
# mar/12
· votar


se vc vai aprender pela net é melhor vc arranjar uma net mais rapida pq curso resumido é mais em vídeo!

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
· votar


Gostei das dicas ,mt obg.. mas tipo so um exemplo se eu vou estudar escalas é bom eu começar estudando tipo: o que é una escala, pra que serve, quais os tipos de escala que começo estudar para entender as outras. Estudo desse jeito ou não??

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
· votar


Mas, um disse uma coisa o outro disse outra coisa... é melhor ou não começar por escalas ?

Dragonlokker
Veterano
# mar/12
· votar


miguel_guitar
Cara, eu toco guitarra a 1 ano e poko, e eu vo determinando o q devo aprender. Comecei tocando Smells like teen spirit, godfather theme solo do Slash, smoke on the water, assim eu aprendi a ler tablaturas rapidão. Dps aprendi tocar acordes, dos mais simples como o Em (Mi menor) até acorde com pestana. Nesse meio tempo fui aprendendo técnicas básicas como hammer-ons, pull-offs slide e etc. Após aprender mais algumas musicas, fui pra famosa escala pentatônica, após isso aprendi a improvisar. Nesse meio tempo aprendi algumas musicas mais complexas. Agora eu to pegando a escala maior natural e meu próximo passo é conhecer os modos gregos. Cada um tem um jeito de aprender, alguns fazem curso, outros compram revistinhas de guitarra e violão, outros ficam vendo videos no youtube e esse é meu jeito. Talvez eu pulei algumas matérias, mas o importante eh sempre aprender coisas novas e nunca se achar suficiente.
Abraços!!

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
· votar


Dragonlokker

Talvez eu pulei algumas matérias, mas o importante eh sempre aprender coisas novas e nunca se achar suficiente.

graças a essa tua frase me motivou a estudar mais ... abraço cara ... mt obg pela dica...

clebergf
Veterano
# mar/12 · Editado por: clebergf
· votar


Uma dica.
Já que está começando, vc pode ter um diferencial que é estudar primeiro tríades e tétrades para aprender acordes e consequentemente aprender a harmonizar.
Sempre que alguém pede conselhos do que estudar galera já vem com aprende as notas no braço e começa a estudar escalas, tapping, ligados e etc, pensando só em solar. :S
Guitarra não é só solo galera, saber acompanhar outros instrumentos é fundamental.

miguel_guitar
Veterano
# mar/12
· votar


kkkkkkkkkk , cada um tem uma opinião diferente aqui , rsrs..
embaralhou meu cerebro todo ;s

Dragonlokker
Veterano
# mar/12
· votar


miguel_guitar
Fico feliz q eu tenha te ajudado. Qualquer dúvida corre pra cá.
Abraços.

Carregando
Veterano
# mar/12
· votar


clebergf

isso ae, concordo completamente contigo

sem contar que um guitarrista que domina bem os acordes, consegue solar, improvisar e tudo mais, mesmo sem saber muitas escalas.

Carregando
Veterano
# mar/12 · Editado por: Carregando
· votar


...

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


MauricioBahia

Não é auto estima não.

É quase que uma frustração morar em uma cidade titulada uma das melhores com qualidade de vida no Brasil e não ter músicos da minha idade para mim tocar nas festas por ai.

Não vou medir palavras, é uma droga ser um guitarristazinho de quarto e não conhecer alguém que possa le acompanhar.

Havia procurado pelo FormeSuaBanda, mas não achei ninguém da minha idade e cidade que teria material e eu achasse legal.

AceFrehley
Veterano
# mar/12
· votar


Guilherme Nau

Beleza ai fodão, manda um video ai mostrando que você é o melhor e tambem mostre que conhece cada pessoa que viva em cada rua da sua cidade pra falar que é o melhor

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


AceFrehley

Não amigão, não falei que sou o fodão, disse que não conhecia ninguém que tocasse ao meu nível com a minha idade aqui na cidade, nem mais (pelo menos muuito) nem menos. Gostaria muito, mas muito mesmo de conhecer pra trocar um som.

Se eu fosse o melhor, não estava aqui no fórum vendo dicas, vídeos, aprendendo um monte de coisas e repassando um pouco disso e um pouco do mínimo do que eu sei.

Não precisa ficar puxando briga com todo mundo do fórum. Não é a primeira, nem a quinta e nem a décima vez que você faz isso e eu sei muito bem. Lembre-se que isso aqui é um fórum de música, não de gente sem respeito.

Carregando
Veterano
# mar/12
· votar


Guilherme Nau

caramba cara, é oque mais tem ai em Blumenau, adolescentes que tocam, e de qualquer instrumento...

Carregando
Veterano
# mar/12
· votar


Guilherme Nau

da uma andada pela Freestudio, ou na mundo harmônico... até mesmo no teatro, tem muita gente. E gente boa...

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Carregando

Tipo, obviamente eu sei que tem, mas que eu não conheça, que eu tenha afinidade, que não seja um pé no saco e que queira ser o fodão e talz.

Eu passo todos os dias lá no teatro pra almoçar, to sempre olhando pra um lado para o outro lá, rs.

Mas eu quero alguém que eu me dê bem, tipo você. Mas você não mora em Blumenau :/

Onde é a free studio?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciando no básico dos básicos!