bandas com um guitarrista só

Autor Mensagem
HMec
Veterano
# mar/12


Ae galera, as vezes eu ouço algumas bandas que só possuem um guitarrista, black sabbath por exemplo, mais aí, msm quando é ao vivo, eu percebo que algumas vezes tem uma guitarra base e uma solando, como eles fazem isso, eles gravam a base e colocam na hora ? valeeu

guizimm
Veterano
# mar/12
· votar


acho que só a bateria e o baixo fazem a base quando a guitarra tá solando
posta um vídeo disso ae

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


HMec

Algumas bandas usam músicos de apoio. E isso pode incluir um outro guitarrista, que pode aparecer no palco ou não.

mr.jackson
Veterano
# mar/12
· votar


Alguns guitarristas muito fodas, como o Dimebag do Pantera, tocam e fica paracendo que são duas guitarras, mas no caso de solos do Sabbath, o baixista segura a base pro guitarrista.

Abç.

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


tem bandas que usam musicos de apoio sim, mas muitas nao usam.

em estudio é comum gravar mais de uma guitarra, seja pra fazer base e solo, ou mesmo pra dobrar a base de dar mais "corpo" pra musica.

ao vivo o guitarrista tem que se virar, e a "cozinha" - baixo e bateria - dão um apoio pra peteca nao cair.

quem faz muito isso por exemplo é o red hot, que as vezes consegue driblar bem e as vezes nao, nas horas dos solos. acontece que eles improvisam muito ao vivo e a performance deles depende do nivel de sobriedade dos musicos.

tambem fazem isso o led zeppelin, o queen...

o melhor é pegar as bandas que voce curte (eu fazia isso com o red hot) e comparar as versoes de estudio com as ao vivo. hoje em dia é facil conseguir varios shows pra assistir e comparar.

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


Um exemplo claro de bandas que vem usando músicos de apoio recentemente é o Capital Inicial e o Paralamas do Sucesso. Até o Dr. Sin já usou músicos de apoio no palco (guitarrista), isso é mais comum do que se imagina.

Lá fora Satriani usa, Steve Vai, entre outros. Steve Vai inclusive já teve o grande Sergio Buss (Serj) como seu guitarrista de apoio no palco.

Abs

JJJ
Veterano
# mar/12 · Editado por: JJJ
· votar


Mas o que é pior, na minha opinião, é quando usam bases gravadas, tipo "playback" pros instrumentos ou vozes que não estão no palco.

Até uma de minhas bandas favoritas, o Rush, tem feito essa abominação... :(

karbono14
Veterano
# mar/12
· votar


Não curto SOAD ao vivo por isso. Gravar mais guitarras em estúdio e ao vivo tocar sozinho.

redstratocaster
Veterano
# mar/12 · Editado por: redstratocaster
· votar


Meu geito de pensar é ao contrario, nas gravações parece que tem 2 guitarras, mas ao vivo só tem 1 guitarrista. Eu tava pensando nisso mesmo outro dia, tem muito mais banda com 1 guitarrista do q eu pensava, Red Hot, Jimi Hendrix, System of a down... Foda é qndo banda tem 3, como o Lynyrd Skynyrd e o Guns atual, eles devem ficar revesando nos shows...

ALF is back
Veterano
# mar/12
· votar


Jordan Rudes ao vivo tem mto mais trabalho pra faze o teclado do q em studio pq o Petrucci algumas coisas com a guitarra...mas o interessante e q Dream Theater, apesar de ate exagerar no prog, evita ao maximo dobrar guitarras no estudio...so q tem hora q nao tem jeito.
Dr Sin tem mesmo usado guitarristas contratados pra tocar ao vivo...mas e sempre presencial, como sao os musicos de Steve Vai e Satriani

guizimm
Veterano
# mar/12
· votar


redstratocaster
geito
geito
geito

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


guizimm

redstratocaster
geito
geito
geito


Que susto, pensei que quem vc tava zoando era eu, hehehe. Já tava indo lá no meu post ver o erro para editar, haha.

juninholiveira
Veterano
# mar/12
· votar


geito

Sorriam e digam: "Print!!!!"

guizimm
Veterano
# mar/12
· votar


renatocaster
Já tava indo lá no meu post ver o erro para editar, haha.
e deveria mesmo...

redstratocaster
Veterano
# mar/12
· votar


renatocaster

Pois é meu amigo canhoto, eu mesmo qndo vejo seus posts penso: Quando foi que eu escrevi isso?

guizimm
Você
Você
Você
Você

redstratocaster
Veterano
# mar/12
· votar


renatocaster

Pois é meu amigo canhoto, eu mesmo qndo vejo seus posts penso: Quando foi que eu escrevi isso?

guizimm
Você
Você
Você
Você

redstratocaster
Veterano
# mar/12
· votar


lol post duplo pq o Forum Cifra Club me ama

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


guizimm

e deveria mesmo...

Sério? E em qual post meu nesse tópico eu escrevi alguma palavra com erro ortográfico? Não identifiquei.

redstratocaster
Veterano
# mar/12
· votar


renatocaster

Tem gente como eu que se "esqueçe" de "obedeçer" a ortografia frequentemente.

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


redstratocaster

Acho que estamos confundindo a cabeça do pessoal com esses nicks parecidos, hehe.

Tem gente como eu que se "esqueçe" de "obedeçer" a ortografia frequentemente.

"Aconteçe"

:)

Thyago_Trajano
Veterano
# mar/12
· votar


...entrei no tópico do professor Pasquale sem querer!?

enfim...existem os músicos de apoio como a galera aí fala, e também o uso de samples...

Eu acho interessante bandas que utilizam com cuidado os recursos do estúdio!

Pegando o Black Sabbath, como exemplo, já que foi citado anteriormente; o Tony Iommi geralmente (geralmente), não gravava duas guitarras, exceto em alguns solos, onde ele executa dois solos, sem ligação lógica entre si, não se tratando de dobra em terça, como acontece em Paranoid, Sabbath Bloody Sabbath, entre outras...

Geralmente o Sabbath, como contava com uma bela cozinha, não tinha bases de guitarra em solos!!!

guizimm
Veterano
# mar/12
· votar


renatocaster
redstratocaster
nuss, pera aí que deu um nó na minha cabeça, nem percebi

TonyGu
Veterano
# mar/12
· votar


Tem muita banda foda de um guitarrista...
Incluindo o Led (na minha opinião a melhor banda de rock de todos os tempos) e o Black Sabbath, que também é muito foda...
Acontece, que quando o baixo e a bateria continuam na mesma melodia que SERIA a guitarra base, parece que tem uma guitarra, mas é só a mesma melodia, só que sem a guitarra, mas parece guitarra...
Mas você também pode usar um loop station, e gravar a base e por pra rodar lá, isso é muito bom !!!

EduBluesMan
Veterano
# mar/12
· votar


é por isso que eu digo de boca cheia
HENDRIX FOI "O CARA"!!!!!!
pensa que é fácil segurar um "power trio"?
ah... antes que eu me esqueça
"geito" éMara
kkkk

EduBluesMan
Veterano
# mar/12
· votar


deculpem a intromissão
É muito legal a banda de um guitarrista só....
mas quando se reúnem músicos de verdade num palco - fica fantástico
como sempre digo. Tocar guitarra não é ser veloz, mas melodioso
salve!
meu presente "procês" se deliciarem

http://www.youtube.com/watch?v=FMEzFgCLv8c&feature=related

vintagentleman
Veterano
# mar/12
· votar


Só direi uma coisa aqui: ZZ TOP!

Cotoin
Veterano
# mar/12
· votar


Que mania feia a gente tem de dar importância demais pra guitarra. Black Sabbath e Led Zeppelin foram aquilo tudo por causa do baixo e da bateria trabalhando junto e abrindo espaço pra guitarra.

pOkiz
Veterano
# mar/12
· votar


No caso do Led, por ser gravações antigas e talz, msm no estúdio, pelo menos eu sinto que as gravações são meio vagas, pois a base não tem aquele 'peso', então ao vivo dá para ser mais fiel.

Agora como falaram aí, no caso do SOAD, é uma banda de NU Metal, e apesar de ser bem diferente do CD, acho que o Daron segura legal msm com 1 guita, claro que sente-se muito a falta de peso de uma base dropada né.

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


Banda com 2 guitarras não é uma coisa que eu curto muito... apesar de a banda que estou tem 2 guitarristas, eu prefiro muito mais uma guitarra e um baixo que segura as pontas (RHCP, Rush, Black Sabbath, John Mayer Trio...foda!!!)

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


Se for dois guitarristas para ficarem tocando a mesma coisa o tempo todo, como vemos em muitas bandas por aí, acho que nãoo vale a pena, realmente. Um guitarrista é mais do que suficiente, nesse caso.

Agora, se um fica responsável por fazer boa parte de arranjos de base, e o outro fica mais "livre" para solar e improvisar, aí sim. Mas é bem dificil encontrar isso na maioria das bandas de rock por aí. Se ficam os dois fazendo bases em power chord o tempo inteiro, aí não dá!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a bandas com um guitarrista só