Sentimento de culpa por ficar um dia sem tocar.

Autor Mensagem
g.wilhelms
Veterano
# mar/12


Não sei se acontece com vocês, mas ás vezes fico meio relutante em ir para a praia por exemplo, em que levar computador, guitarra, cubo... seria inviável, mesmo que seja só por um dia. Eu gosto de praticar todos os dias. Acho que não faz muita diferença , ficar só um dia sem tocar, desde que isso não seja constante. O que acham?

ALF is back
Veterano
# mar/12
· votar


Eu n consigo dormir sem tocar ao menos 15 min de guita nem q seja desplugada...violao ja me satisfaz...quando viajo sempre levo violao

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Sou Assim também. Os dedos chegam a formigar se não toco, hsuahs. Fica aquela sensação de que tem alguma coisa faltando. Nem que seja pegar o violão pra tocar uns acordes descompromissados, mas tenho que tocar.

gustavo132ish
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms
cara isso tbm acontece cmg sempre q fico um dia sem tocar seja la qual for o motivo tbm gosto de praticar todo dia, seu sentimento de culpa é normal cara!!

fica pior ainda quando vc n toca por preguiça? ou quando pratica pouco com mt tempo disponível?
comigo fica mt pior

CaioRobertoBR
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms

É um vício que eu também peguei, mas pelo menos é um vicio prazeroso e benéfico :D

Não sei mais viver sem Violão/Guitarra

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


fica pior ainda quando vc n toca por preguiça? ou quando pratica pouco com mt tempo disponível?

O problema da preguiça eu até que não tenho, mas ás vezes, não pratico o tanto dentro do tempo que tenho disponível, e isso me chateia. É como alguém que ta fazendo dieta, e sabe que não pode abusar, mas vai numa festa, não consegue se controlar, e acaba comendo demais. O sentimento de culpa acho que é o mesmo, hsuahs.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


É um vício que eu também peguei, mas pelo menos é um vicio prazeroso e benéfico

De fato. Quando minha mãe ou qualquer outra pessoa fala um ai que seja sobre guitarra ou música em geral, eu só digo isso: Preferia que eu tivesse fumando crack?
Também não sei viver sem música. Me imagino coroa (isso se eu não morrer aos 27, rsrs), tocando guitarra.

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


Sentimento de culpa por ficar um dia sem tocar.

É uma preocupação desnecessária, ao meu ver. Larga de ficar arrumando caraminholas na cabeça e relaxa, hehehe. O importante é que quando estiver tocando, que a dedicação seja muita.

Vc pode até sentir falta quando não toca, mas sentimento de culpa é um pouquinho de exagero hein, hehe.

gustavo132ish
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms
É como alguém que ta fazendo dieta, e sabe que não pode abusar, mas vai numa festa, não consegue se controlar, e acaba comendo demais. O sentimento de culpa acho que é o mesmo, hsuahs.
com certeza deve ser o msm kk

CaioRobertoBR
Não sei mais viver sem Violão/Guitarra
nem eu

Marthin87
Veterano
# mar/12
· votar


Não me vejo sem guitarra, são raros os momentos de descanso que não penso em tocar, melhorar, timbrar.
Mas não me culpo quando chego muito cansado e só durmo, é ruim dormir com a guitarra em cima de você, alem do risco de acidente...

Tevisdigo
Veterano
# mar/12
· votar


Esse sentimento piora quando você fica 6horas por dia praticando O.O
eu sinceramente não gosto disso, mesmo sabendo que é um grande benefício para o futuro de um guitarrista, más eu fico evitando em sair para diversos lugares, só para ficar tocando guitarra ^^
más apesar disso, adoro ficar treinando, mesmo que seja 2horas da madruga, olhando tv na sala com a Guitarra desplugada

Floydniaco
Veterano
# mar/12
· votar


Vixi que exagero ! !


Eu já passei mts e mts dias sem tocar ....
Isso só faz com que eu toque com mt mais PAIXÃO qnd pego a guitarra depois de alguns dias ....

É tipo fazer sexo todo dia , é bom , mas fica 1 mês sem e reencontra sua mulher depois disso ....

Comigo guitarra é assim , as vezes PRECISO deixar de tocar um tempo , pra depois voltar com mais vontade....

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


g.wilhelms: O que acham?

Acho que ir a praia, ao cinema, praticar esportes, etc. são ótimas atividades pra refrescar a cabeça. É capaz de você ter idéias muito melhores e mais inspiração quando for tocar guitarra por causa delas. Já ouviu falar em endorfina?

Enfim, ficar preocupado com isso não tem o mínimo sentido pra mim. Parece até não fazer bem pra alma.

Abs

Carregando
Veterano
# mar/12
· votar


as vezes eu não vejo a hora de sair um pouco, pra relaxar. hehe

faz bem pra caramba

AceFrehley
Veterano
# mar/12
· votar


Isso é falta de mulher, ou de videogame.
Mas mulher vai te estressar, o negócio mesmo é comprar um xbox e ser feliz =)

clebergf
Veterano
# mar/12 · Editado por: clebergf
· votar


Sentir falta é normal, afinal sentimos falta do que gostamos, mas sentimento de culpa é exagero.
E ser músico é fazer arte, e a arte está em todos os lugares, então outras atividades que as vezes parecem não ter nenhuma ligação com a música irão te inspirar a fazer um som legal.

gustavo132ish
Veterano
# mar/12
· votar


clebergf
pior q vc tem rasão cara

Thyago_Trajano
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms
Te digo uma coisa, com conhecimento de causa:
eu fiquei mais de 4 anos, sem chegar perto de uma guitarra, e antes disso eu tocava já há uns 4 ou 5 anos!

Quando eu voltei a tocar, mesmo depois de todo esse tempo, eu senti como se tivesse me aperfeiçoado em alguma coisa! Talvez tenha sido o ouvido...

Não to dizendo pra você ficar todo esse tempo longe do instrumento, mas eu acho que quando a gente está longe do instrumento, o aprendizado não para, pois treinar o ouvido, na minha opinião, é quase ou tão importante quanto treinar os dedos...

O nosso corpo e nossa mente às vezes precisa de um descanço.

Não sei quanto à você, mas já teve situações em que eu estava tocando/estudando, e tentando fazer um determinado lick e não conseguir; ficar insistentemente tentando e tentando por horas, sem ter muito sucesso, e, no outro dia, com a mente mais descansada, conseguir depois de mais algum treino.

Sei que uma pedra que quebra na centésima martelada não se parte somente graças a última martelada, mas também graças as outras 99, mas precisamos descansar a mente, os ouvidos, o corpo, ver gente, respirar um ar fresco, dá uma paquerada (para os solteiros), bater prego em parede (para os casados)...

Tocar guitarra deve ser uma coisa prazerosa, e não uma obsessão!

Um abraaaaaaço

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/12
· votar


Pior que eu tenho uma tremenda preguiça.

Era pra eu ja estar tocando Wolf and Raven, mas mal consigo tirar a intro de Sweet child of mine.

E ainda to inventando de querer aprender a tocar pandeiro.

:P

CaioRobertoBR
Veterano
# mar/12
· votar


Thyago_Trajano
já teve situações em que eu estava tocando/estudando, e tentando fazer um determinado lick e não conseguir; ficar insistentemente tentando e tentando por horas, sem ter muito sucesso, e, no outro dia, com a mente mais descansada, conseguir depois de mais algum treino.

Cara falou tudo, comigo acontece a mesma coisa. Eu fico travado em uma técnica/musica nova e tento horas/dias/semanas sem parar, mas quando dou um tempo pra refrescar a cabeça e descançar parece que meu cerebro ficou praticando tempo todo inconscientemente e consigo um melhor resultado.

Viciado em Guarana
E ainda to inventando de querer aprender a tocar pandeiro.

Então ta tudo certo. Eu to querendo mesmo pegar um cavaquinho, vamos marcar um dia pra a gente fazer um samba. sahusahuashusahusauhasuhhas

André Perucci
Veterano
# mar/12
· votar


se tu tocar todo dia tu vai se acomodar com alguma coisa, seu ouvido vai acostumar ao que tu tá ouvindo, isso não é muito saudável. e ninguém perde técnica se ficar sem tocar

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

E eu achando que endorfina era alguma droga, hsuah. Mas gostei da descrição: hormônio do prazer.

AceFrehley

Pior é que tem a um tempão um playstation 2 do meu cunhado aqui em casa, e eu simplesmente não jogo. hsuhas. Até jogava bastante uma época, mas enjoei.

clebergf

É vero. Largar um pouco a guitarra e ir no cinema por exemplo, é estar em contato com a arte também.

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/12
· votar


cara, eu passo mal sem tocar entendeu? mas trabalhando e estudando, saindo de casa antes das 7h da manha e chegando depois das 23, é meio complicado, eu olho pra guitarra, ela olha pra mim, mas não da...
Infelizmente, eu não posso tocar o quanto gostaria, então o tempo que toco, eu simplesmente me transporto pra outra dimensão onde o tempo passa mais devagar e me sinto feliz.
Vá para a praia, e traga de lá a inspiração para tocar ainda melhor.

Marquezin
Veterano
# mar/12 · Editado por: Marquezin
· votar


O nosso corpo e nossa mente às vezes precisa de um descanço.

Não sei quanto à você, mas já teve situações em que eu estava tocando/estudando, e tentando fazer um determinado lick e não conseguir; ficar insistentemente tentando e tentando por horas, sem ter muito sucesso, e, no outro dia, com a mente mais descansada, conseguir depois de mais algum treino.


Sabe Thyago_Trajano, isso realmente é verdade, sempre disse isso aos meus alunos, "O período mais importante do aprendizado, é aquele em que você deixa o instrumento descansar", pois é nessa hora que você relaxa a mente, o cérebro "assimila" o que você estava tentando fazer e você reflete sobre as dificuldades encontradas durante o estudo, quando volta a praticar, o exercício "flui" naturalmente.

Uma das principais características do corpo humano é a "adaptação", os movimentos que você faz tocando qualquer instrumento musical, não é algo natural como abrir e fechar a mão, piscar, andar a balançar os braços pra conseguir equilíbrio, etc... Geralmente são movimentos que você tem que fazer e esperar o corpo "registra-los", e isso acontece quando você para, que é quando a mente continua a gravar as informações na memória.

A diferença entre os guitarristas, é que alguns conseguem fazer isso com mais rapidez que outros, em alguns casos, o músico consegue fazer isso até mesmo enquanto está praticando, nesses casos, tanto faz se ele parar ou não, mas não são todos que tem essa capacidade e o primeiro indicio disso, é o estresse mental.

Lembro-me que quando eu iniciei meus estudos a uns 17 anos atrás, tinha dias que eu passava mais de 12 horas tocando, quando eu ia pra cama, ficava sonhando com os exercícios e meu sono era perturbado, minha mãe dizia que eu movimentava os dedos enquanto dormia, esses são alguns dos sinais de estresse que comentei antes, o efeito disso é o mesmo que uma noite mal dormida.

É muito importante praticar, mas você tem que zelar primeiro pela a sua saúde, física e mental, a pratica por longos períodos sem o devido cuidado, podem trazer problemas sérios e te arrastar ao mais temido inferno de todos os músicos, problemas físicos como a "tendinite", dependendo do grau, isso pode destruir todo o seu futuro musical e fazer você ser obrigado a abandonar o instrumento e o estudo além de trazer problemas a sua vida fora da música.

A "pausa" é também um dos pontos mais importantes do aprendizado, é quando você coloca a cabeça em ordem, relaxa e "escuta", esse é outro ponto importante, ouvir. Escutar o "mundo" ao seu redor e aplicar isso no seu som como por exemplo "Mozart" e "Vivaldi" faziam é uma grande e importante lição que você só aprende e compreende se ficar pelo menos por algum tempo sem o instrumento nas mãos.

Um Abraço a todos!

André Perucci
Veterano
# mar/12
· votar


Marquezin

exatamente. pega uma música pra treinar, tirar aquele solo impossível. vai dormir e tenta tocar a parada no outro dia, tu vai obter resultados melhores. a cabeça já vai estar com toda a informação necessária que tu absorveu no dia, e vai colocar tudo no lugar.

sem contar que uma boa pausa é boa pra recarregar as baterias, evitar a fadiga e se cansar do instrumento, tu volta com novas idéias.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Ás vezes também é bom ficar um dia sem tocar, que dae no dia seguinte, você estará ainda mais animado para tocar.

Leomju
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms
Amigo, bem se vê que você é novo no instrumento, ou não criou prática de estudo, mas vamos lá...

Primeiro, se vc criar um "esquema" de estudo, ou um sistema de estudo, vai poder progredir sistematicamente, e após um mês de intervalo, vai poder avaliar o quanto está progredindo! Portanto, se vc treina de quatro a cinco dias por semana, depois de dois anos, um dia ou outro que ficar sem praticar... não vai fazer tanta diferença assim!

Pegue firme, crie maturidade musical, até nos treinos e vai firme que tudo vai dar certo!

Leomju
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms
Ás vezes também é bom ficar um dia sem tocar, que daí no dia seguinte, você estará ainda mais animado para tocar.
Tenho essa impressão também, mas em partes, por exemplo, já tive analisando e reparei que os músculos das mãos precisam de um descanso de vez em quando, esses dias fiquei ensaiando duas horas por dia durante 23 dias seguidos, e meus dedos davam a impressão de estarem inchados nas articulações quando ia ensaiar, aí por um motivo de viagem não pude ensaiar e deixei de praticar o 24º dia, de repente no 25º voltei a praticar de forma mais leve, e o andamento das escalas estava bem mais fácil de se realizar...

Dar um descanso pro corpo e um descanso pras mãos e cabeça também faz parte do progresso!

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


bem se vê que você é novo no instrumento, ou não criou prática de estudo

hsuhahushu, na verdade não sou novo no instrumento não, já toco a alguns anos, e sempre tive uma rotina diária de estudos, principalmente de uns 2 anos pra cá. É justamente por ter essa rotina de estudos, que eu procuro evitar quebrá-la.
Abraço.

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


renatocaster
caraminholas na cabeça
Vó!? É vc??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sentimento de culpa por ficar um dia sem tocar.