Tarraxas Gotoh c/ trava desafinando em ponte fixa :-(

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mar/12


    Recentemente fiz uma pequena reforma na minha Condor JC 501 (semi-acústica, ponte fixa, braço colado).

    Comprei uma bela duma Gotoh Magnum Lock de 200 pila pra ver se resolvia meu problema de desafinação.
    Levei no Luthier e mandei regular, trocar cordas (Ernie Ball 0.9, a saber) e tarraxas, fazer um nut de osso.

    Eu pedi cordas baixas, porém tocáveis, e o cara me devolveu uma guitarra percussiva de tanto trastejo (e olha que minha pegada é leve!). Ele também tentou contornar o problema do trastejo com a brilhante solução de deixar o nut de osso mais alto no lado dos bordões. Isso rola mesmo ou o cara fez pq é uma anta?

    Mas o que mais me emputeceu foi o fato de as tarraxas não segurarem a afinação. Parece até que as tarraxas de fábrica seguravam mais!
    Já faz três semanas desde a regulagem. Creio que não seja problema na ponte ou nos carrinhos, porque as oitavas continuam batendo, mesmo depois de um certo uso.

    Achei estranho isso. Poxa, minha guitarra é ponte fixa, eu só uso pra tocar som leve. Ok, admito que sento a pua nos bends.

    Isso é normal? Essas tarraxas realmente não são tudo aquilo ou foi o luthier que não soube fazer (vale citar que ele me ligou pedindo o manual de instalação que veio junto com a tarraxa, porque ele não conhecia aquele sistema de trava)? Ou no mais, talvez eu tenha dado a sorte de ter pego uma tarraxa com defeito?

    Muito chateado com isso. :-(

    Buja
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    cara...antes de mais nada, ja tive a condor jc 501...uma puta guitarra.
    Sei bem do que está falando, porque o principal e unico, unico mesmo problema da minha era a tarraxa da corda sol desafinar facil. Mas acho que era coisa atoa mesmo. Nunca tinha trocado nada nela, e estava pensando em trocar as tarraxas por umas de lock, exatamente como voce fez, porem achei um bom preco de venda nela e se foi.

    Mas é o seguinte: isso de ela desafinar está ERRADO. Mesmo que voce sente o puá nos bends, a guitarra é de ponte fixa, o braço é colado eu sei e mesmo as tarraxas de fabrica nao eram de lá ruins assim nao. Nem a minha desafinava tanto assim como voce diz, e olha que era tudo original. A minha desafinava so a sol, mesmo assim, nao era tao rapidinho assim nao. E detalhe, tambem uso encordoamento 0.9 pois minha pegada é leve.

    Entao cara, pode voltar no luthier la na maior tranquilidade e pedir pra ele ver isso com calma, por que por mais infeliz que seja sua compra, ao menos ele tem que falar se o defeito é das tarraxas da GOTOH mesmo!

    juninholiveira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ta errado msm cara, num era pra ta desafinando não!! acho que foi porquisse desse, 'luthier'.

    E pô, liga na cara dura pedindo o manual é foda heim, ele nem deve ter avermelhado, pq se tivesse vergonha olhava na internet que tem, mas ligar na cara do cliente pedindo manual é o fim da picada.

    E essas tarraxas GOTOH com trava, devem ser de ótima qualidade, meu sonho é comprar uma SG381 HAPM dourada, mas vou deixar pra por ela na minha futura guitarra de luthier. ^^

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    antes de tocar no problema, fica aqui minha curiosidade:
    cordas 0.9 pra semi acustica da certo? veja só...a maioria das les pauls não dão afinação de oitavas com cordas 0.9 pq a escala é menor q a de uma strato, por exemplo. por isso, o ideal é usar no minimo 0.10 pra les pauls..calculo q pra semi acusticas esse problema tbm possa existir...vc ja tentou comparar?
    bom, mas isso nao tem a ver com o problema...
    eu acho q há possibilidades de o problema ser das tarrachas com defeito...mas vc tem q trabalhar com hipoteses, né? Até q se prove o contrário, a Gotoh é mais confiável do q esse luthier, pelo q vc falou...
    corrigir trastejamento mexendo no nut é estranho, seria a ultima opção...a inclinação das cordas pra corrigir a diferença de calibre entre os bordões e as primeiras cordas tem q ser feitos na ponte, pelo q eu sei, não?
    isso de mexer no nut parece comodismo da parte dele, já q ta mexendo no nut, já resolve esse problema ali mesmo...meio gambiarrento...rs
    não consigo achar uma explicação pra essas desafinações, nem considerando q o problema seja do luthier, e nem considerando o problema sendo da gotoh...se o parafuso nao funciona, o maximo q vai acontecer é a afinação nao se segurar por ele, mas a corda continua ali enrolada...
    de qqr maneira, acho q o problema deve ser resolvido sim pelo luthier e, mais do q isso, ele nao deve cobrar pra consertar isso...

    outra curiosidade: vc passa a corda pelo buraquinho, aperta o parafuso da tarracha, enrola um pouco a corda e corta o resto q sobra né?
    abç

    Buja
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ALF is back
    cordas 0.9 pra semi acustica da certo? veja só...a maioria das les pauls não dão afinação de oitavas com cordas 0.9 pq a escala é menor q a de uma strato, por exemplo. por isso, o ideal é usar no minimo 0.10 pra les pauls..calculo q pra semi acusticas esse problema tbm possa existir...vc ja tentou comparar?
    Dessa eu nao sabia cara...mas acho que nao tem tanto a ver assim nao. Claro, pode dar diferenças sim, mas acho que uma boa regulagem resolve isso facil. Eu usava 0.9 na minha semi-acustica, que é a mesma dele, e nao tinha problema, apesar de te-la comprado com 0.10. E uso 0.9 em todas as minhas guitarras sendo guitarras com 22 e 24 trastes. Posso ta falando bobagem, me corrija ai se estiver errado ;)


    Renan Gonçalves Flores
    Cara...esse negocio de mexer no nut pra mim tem coisa muito estranha. Isso é coisa de violao, que nao tem como regular a ponte (ao que eu sabia nao). A ponte fixa é das mais simples de regular no sentido de abaixar e subir as cordas e obter afinacao das oitavas. Esse luthier ai cara, na boa mesmo, ou tem uma boa explicacao pra tudo isso (mexer no nut, entregar a guitarra super trastejante, tarraxas GOTOH que desafinam facil) ou nao tem experiencia alguma com guitarras.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Buja
    então cara isso eu ouvi falar...sou strateiro e sempre usei 0.10...agora to com uma les paul tbm mas tbm uso 0.10...mas um amigo meu guitarrista q trampa numa loja de instrumentos q comentou uma vez....acho q o numero de trastes nao influencia, no caso é a medida em cm msm! to indo pra casa agora e quando chegar la vou dar uma pesquisada no tamanho das escalas de stratos e les pauls pra ver se chego numa conclusão solida!
    quanto a altura regulada pelo nut...acho q nem no violão viu...os violões de aço q tem mais diferença nos calibres das cordas (mizinha mto mais fina q mizona) e as cordas nao são muito "elasticas" como o nylon, tem a diferença corrigida no rastilho...na ponte (cavalete no caso)...o lado dos bordoes é mais alto um pouco...e as oitavas é "afinada" de forma inalteravel pela inclinação do rastilho tbm...entao o rastilho já ajeita todos esses problemas...a justificativa de inclinar o nut pra corrigir trastejamento, dentro de minhas limitações intelectuais, é preguiça mesmo! rs...

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Cara se seu luthier é um péssimo profissional é capaz que ele não apertou os parafusos de cima das tarraxas, não enrrolou as cordas certo, e cordas 09 ja desafinam pra caramba, muito facil mesmo. Mas isso caso ele não manje da área.

    Sobre o nut mais alto nos bordoes, acredito que não tem problema, é questão de tocabilidade mesmo, meu luthier fez os sulcos do nut nos bordoes um pouquinho mais alto também, ficou show.

    Porque você não coloca umas cordas 011 na sua semi? A escala ja é mais curta, vai ficar um tesão. Além de segurar melhor afinação, ter mais durabilidade e timbre.

    Leva a guitarra no luthier de novo e fala pra ele arrumar, mas antes verifica se as cordas tão bem colocadas, se os parafusos estão bem apertados, isso ai é procedimento padrão, que qualquer um faz, se seu luthier não fez isso, acho que você levou facada no olho.

    O Bertola sempre fala do jeito de colocar as cordas corretamente no braço da guitarra, e eu aprendi com ele, isso é fundamental para a afinação ser mais duradoura, e o calibre da corda também (experiencia própria)

    Suas tarraxas são Tops, não é pra tar assim, leva de volta no cara pra ele regular direito.

    Abç

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bom, logo no começo ele já disse que ia cobrar mais caro por ser semiacústica.
    Tipo eu até posso fazer esse trampo, mas além de estar atolado com TCC essa guitarra é meu xodó, o instrumento que eu mais tenho afeição. Pensei "mano, é melhor levar num profissional que o cara manja mais".

    Poxa, eu fiquei desde dezembro juntando as peças e o dinheiro, ficava olhando pras Gotoh e imaginando elas no meu brinquedo. Quando finalmente arranjo tudo, dá essa zica. Dá até um desistímulo na gente tá ligado? Tô com uma strato Memphis de 250 do meu amigo aqui e tá dando mais tesão de tocar nela do que na minha.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    cara roupa suja é só lavar po...sua guitarra nao ta invalida nao vei! nao dexa o nego acabar com o brilho da guita q vc curte e confio nele o trabalho de deixa-la ainda melhor...é só ir la e conversar, pedir pra ele arrumar a cagada...por mais q ele nao seja de confiança, pelo menos ele terá de consertar sem cobrar....e digo mais viu, se vc ve q a guita volto pra vc igual ou pior, vai ser melhor parar de arriscar e levar pra outro luthier...dura realidade...um cara bater cabeça 2 vezes na sua guitarra vc ja percebe q daquele mato nao sai coelho e ainda terá o risco dele zuar alguma coisa da guita

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    LipeGuitarrero
    mano, te confesso que já fiz muita coisa numa guita. Cheguei inclusive a tocar com cordas 0.13 numa época. Eu era apaixonado por new metal.
    Aos poucos fui descobrindo minha preferência por sons mais leves e guitarra limpa e com drive, reverbzão da porra :-D

    E eu sou muito tesudo nos bend, de dar 1 1/2 e ainda querer que a guitarra geme. 0.11 é muito duro pra mim, mas vou seguir seu conselho e tentar uma 0.10 nela (as de fábrica eram dessa bitola, mas eu queria um pouco mais de elasticidade).

    Na boa, ou vou procurar outro luthier ou eu mesmo fazer o trampo. O tensor que era a parte que mais dava cagaço ele já resolveu. Vocês não têm noção como o braço da Condor JC 501 é molinho de dar dó, não é mesmo Buja? Tinha muito medo de trincar o braço. Mas agora o resto é bico.

    Agradeço a todos pela troca de informações e pelo apoio. Valeu mesmo!

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Dúvida com captadores

    Bom, eu sei que esse não é o tópico apropriado, mas aproveitando a empolgação e o vasto conhecimento da galera, gostaria de fazer mais uma pergunta ainda relacionada à JC 501.

    Estou procurando um jogo de captadores pra blues e rock 'n' roll, estilo os da ES-335, e que permita aquele esqueminha de push-pull pra desligar um dos caps pra "transformar" num single coil.
    Além do captador próprio da Gibson, quais outros vocês me recomendam? :-)

    sidguitar1
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    que permita aquele esqueminha de push-pull pra desligar um dos caps pra "transformar" num single coil.
    se nao me engano os originais da gibson nao da pra fazer isso, tem q ter caps q saim 4 fios(4 condutores fora a malha de aterramento) pra vc poder usar a chave pra defasar ele, qualquer cap da seymor, ou dimarzio ou ate malagoli e cabrera q tenha essa caracteristica e q vc goste vc pode instalar com a chave,abraço

    Buja
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Vocês não têm noção como o braço da Condor JC 501 é molinho de dar dó, não é mesmo Buja? Tinha muito medo de trincar o braço. Mas agora o resto é bico.

    É engraçado...a guitarra é pesada (pesada mesmo, mas pesada que les paul apesar de ser semi-acustica) mais o braço é meio fragil, nao sei, nao parece assim bem robusto nao, talvez seja cisma minha por ser de nato, ou entao pelo corpo ser grande e o braço normal de guitarra, sei lá. Mas eu tinha maior medo de pendurar ela na parede.

    Eu so vendi a guitarra, pelo unico e simples motivo de ela ser na cor natural, coisa que nao me agradava, aparencia apenas, mas a tocabilidade, putz, incrivel, eu so tocava metal com ela. Era minha guitarra de tocar metallica, serio mesmo, eu amava plugar ela numa distorcao, ela vibrava toda na minha mao, um feedback de dar gosto. E quanto as tarraxas desafinarem, sim, é um pequeno problema dela, mas eu faria exatamente o mesmo que nosso amigo Renan Gonçalves Flores fez. Que pena que aparentemente o luthier foi infeliz nessa empreitada.

    marcel_olivier
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Faz um teste,

    Atola a pestana de pó de grafite, a pestana pode ser ruim e dependendo do calibre e tensão das cordas pode estar ficando presa na pestana.

    Se resolver temporariamente troque a pestana por uma nova.

    sds

    Bigtransa
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Tarraxas com trava não rolam muito em guitarras com ponte fixa. As molas da ponte ajudam a compensar a variação de tensão nas cordas enquanto a gente toca, as voltinhas que a gente dá pra prender as cordas nas tarraxas têm efeito parecido. Deixando a corda fixa nos dois pontos vc perde esse efeito e a guitarra desafina mais fácil.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bigtransa
    acho q isso e relativo cara...tenho uma les paul tune o matic com trava na tarracha de fabrica e nossa senhora...eu pulo em cima do braço e nao desafina...te juro q so afino quando troco de corda mes em mes...minha stratinho tem q ficar conferino afinaçao de musica em musica

    Bigtransa
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ALF is back
    Minha godin tb tem ponte fixa (hardtail) e as mesmas tarraxas do autor do tópico. Não acho qua a guitarra desafine além do normal. O que escrevi acima lembro de ter lido numa guitar player (coluna do Victor Flores se não me engano), imaginei que valeria a pena postar pois acho que faz sentido.

    Buja
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Olhando pela logica, as tarraxas com trava fazem mais sentido nas pontes fixas, tanto porque, (posso ser ignorante), mas nas floyd o nut já é a trava, entao nao precisa de tarraxas com trava ali.
    Mas nas pontes fixas, se voce descer a palhetada, o que segura a afinacao? A trava da tarraxa. Por isso sou a favor das tarraxas com lock nas guitarras de ponte fixa

    Bigtransa
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Buja
    a guitarra desafina porque a tensão nas cordas varia enquanto a gente toca. Cada vez que a corda estica e volta para o lugar acontece uma pequena variação (quase imperceptível) na afinacão. Em uma guitarra tipo strato a tensão não fica toda nas cordas uma vez que é distribuída entre a ponte e as tarraxas. Se tanto a ponte quanto as tarraxas forem travadas, a tensão será absorvida totalmente pelas cordas, o que teoricamente pode fazer com que a guitarra desafine com mais facilidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tarraxas Gotoh c/ trava desafinando em ponte fixa :-(