É possível aprender a tocar guitarra sozinha com o tempo ?

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms

Eu levei mais de dois anos para conseguir afinar minha guitarra. Já vi gente com o que eu chamo de dom, que é uma maior facilidade para aprender algo.

Existe gente que nasce com facilidade de decorar textos, ou com aptidões esportivas ou musicais. Talvez uma pré-disposição genética ou de alguma faculdade mais apurada.

Tu acredita nisso?

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar



Eu levei mais de dois anos para conseguir afinar minha guitarra. Já vi gente com o que eu chamo de dom, que é uma maior facilidade para aprender algo.

Existe gente que nasce com facilidade de decorar textos, ou com aptidões esportivas ou musicais. Talvez uma pré-disposição genética ou de alguma faculdade mais apurada.

Tu acredita nisso?


É isso que to tentando dizer pra ele hehe, não é ter der e começar a fazer algo do nada, não é magica. É conseguir desenvolver facilmente algo, é se destacar em algo com certa facilidade.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Talvez uma pré-disposição genética ou de alguma faculdade mais apurada

Dae sim. Ontem mesmo estava lendo sobre um cara que é cego e autista, e que podia tocar no piano qualquer música que ele tivesse acabado de escutar, uma consequência do seu autismo talvez? Porque não? Eu acredito sim numa pré-disposição, porque é bem óbvio que alguns tem mais facilidades em determinadas questões do que outros. O que questiono é que essa pré-disposição tenha sido determinada no sentido de ter sido escrita porque algum ser transcendental, no caso mais comum, Deus. É a mesma razão de eu não acreditar em destino. Você falou em uma pré-disposição genética, e sim, eu acredito que isso seja possível. Talvez o próprio meio no qual o sujeito é inserido facilite o desenvolvimento de alguma habilidade específica. Peguemos como exemplo, o cara que nunca estudou música, mas que sempre tocou de ouvido, e se desenvolveu dessa forma. Embora ele não tenha estudado formalmente, ele teve que se dedicar para melhorar a percepção. É o mesmo caso das pessoas com ouvido absoluto... Longe de mim pensar que todos tem a mesma aptidão para tudo, eu por exemplo sempre me sai melhor tocando do que cantando, o que quis questionar, é essa exteriorização e transcendentalização (essa palava é em português? shua), do talento. Acho que agora conseguimos nos entender, hsuhas. Abraços

De Ros
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms

"Eu acredito sim numa pré-disposição, porque é bem óbvio que alguns tem mais facilidades em determinadas questões do que outros."

Eu chamo isso de dom. Abração!

Fireyeah
Veterano
# mar/12
· votar


De Ros
g.wilhelms
O problema dessa questão é que ela está meio que protegida por uma falácia da premissa infalível: Dom existe, só que se você não pratica-lo ele não vai aparecer;

Isso honestamente não faz sentido nenhum pra mim, qual é o limiar entre a pessoa sem dom que praticou muito e a pessoa com dom que não é tão esforçada assim? Como eu diferencio uma pessoa com dom e uma sem quando ambas não desenvolveram-no?

Enfim, com certeza existe uma facilidade maior para alguns do que para outros em diversas habilidades específicas, mas chama-la de dom não é, para mim, algo plausível.

De Ros
Veterano
# mar/12
· votar


Fireyeah

Tá bom, tu pode não chamar de dom. Eu chamo, e o meu bom e confiável "Larouse" diz assim:

DOM - Dote natural, capacidade, habilidade.

Mas, chega desse assunto, que , como não tenho dom, eu tenho mais é que praticar, uhauhauhauha!

Abraços.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Eu chamo isso de dom. Abração!

Bom, eu não, pelo menos dentro do que meu dicionário define como dom: Dávida, presente. Bem espiritual proporcionado por Deus; graça, mercê.
Abraço

Kride
Veterano
# mar/12 · Editado por: Kride
· votar


Engraçado que ontem eu também li sobre esse cara, ele se chama Derek Paravicini. No caso desse cara, ele não é apenas autista, ele sofre de Savant, o cérebro dele "desliga" algumas funções, fazendo com que ele se dedice majoritariamente em outra função. Isso dá a ele uma capacidade de memorização muito maior que a das outras pessoas, além do trabalho árduo que ele teve para desenvolver sua técnica.
Não sei se poderiam chamar isso de dom, porque pra compensar essa tremenda habilidade, ele se comunica muito mal e tem muitas impossibilidades físicas.

Sobre ouvido absoluto, também não sei se podemos chamar isso de dom, a pessoa é capaz de identificar a nota perfeitamente, mas só o chroma dela, ela não consegue identificar a altura muito bem.
Além de que ela sente um desconforto ao ouvir uma música transposta para outra tonalidade. Outro fator interessante é que pessoas com ouvido absoluto costumam sentir dificuldade em improvisar.

Essas crianças prodígios que vemos hoje são resultado de um método de educação chamado de Método Suzuki, que consiste na criança ser treinada musicalmente antes mesmo de nascer, colocando a mãe para ouvir música erudita, jazz. Ao nascer da criança, ela já é estimulada a ter contato com solfejo, ditados rítmicos através de jogos. É usando esse mesmo método que são formados os poliglotas, pelo estímulo precoce.

Na minha opinião, dom mesmo é força de vontade, perseverança e organização, pra pessoa conseguir melhorar a cada dia sem desistir, sem nada abalar. Se o De Ros com a dificuldade que teve conseguiu ser o que é hoje, ele sim tem um dom. Dom é dedicação...

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Kride

Cara, disse tudo e eu concordo contigo. No vídeo é bem notório os olhinhos puxados da criança, e esses asiáticos... shuahs. Mas já ouvi falar desse Método Suzuki, muito interessante por sinal. Sobre isso de as pessoas com ouvido absoluto sentirem dificuldade para improvisar, dessa eu não sabia, mas ainda bem que eu não tenho ouvido absoluto, pq adoro improvisar, rsrs.


Na minha opinião, dom mesmo é força de vontade, perseverança e organização, pra pessoa conseguir melhorar a cada dia sem desistir, sem nada abalar. Se o De Ros com a dificuldade que teve conseguiu ser o que é hoje, ele sim tem um dom. Dom é dedicação...

Assim como o De Ros, eu também levei uns dois anos para conseguir afinar meu instrumento. Eu relatei num post anterior, o quanto de dificuldade que eu tinha, e o quanto tive que me dedicar. Sobre o dom ser dedicação, dae eu poderia concordar que ele existe, mas essa definição não consta em meu dicionário, o que consta é o que escrevi no outro post. O que quero dizer, é que muita gente tem essa ideia de que algumas pessoas "nasceram", para fazer algo, como se isso já tivesse escrito, um bem espiritual proporcionado por Deus , o que torna a crença em dom, associada com a crença em Deus, e por isso opinativa, não cabendo assim afirmações do tipo, a música é dom. Mas agora já chega desse assunto porque já desvirtuamos o que deu o tópico. Abraço

Thyago_Trajano
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms
Nesse caso que você citou, do Derek Paravacini, que é o pianista cego e autista, é um dom dele, mas até certo ponto explicado pela ciência!

Esse cara consegue decorar qualquer música, e tocar com perfeição! Tem um episódio de "Super Humanos" no canal History, em que levam ele a um estúdio, onde um músico de Jazz toca para ele uma composição própria e inédita, e na mesma hora ele vai lá e toca igualzinho, inclusive com as ondas captadas pelo computador, e é incrível a semelhança!

Os cientistas dizem que, por ele ser autista, e ter deficiencia em certas partes do cérebro, outra parte foi super desenvolvida..

Tempo atrás vi outro caso de um cara, que por coincidência (!?) também era autista, mas enxergava, e era aí que morava o seu dom!

Deram um passeio com esse cara, de helicóptero, e ao chegar em casa ele foi capaz de desenhar um mapa de tudo que viu! Não era um desenho realista, mas o que impressionou é que ele desenha a padaria aonde ela era, a igreja, o banco, tudo em seu lugar...e isso não se resumia a poucos quarteiroes, eram muiiiitos....se não me engano, em Londres (outra coincidência)...

Acho que a questão do Dom, está muito ligada a questão de onde o cérebro está mais "treinado"...tem gente que nasce já treinado, e tem gente que vai treinando...

Eu por exemplo...não tenho o mínimo dom para a música...canto fora de tom, não sei solfejar, e já toco há 12 anos....ahhahah

Mas eu to aí, treinando...

Enquanto isso, eu sou programador auto-didata, e me desenrolo super bem, e aprendo tudo muito fácil....talvez esse seja meu dom...mas se eu ficar sem ler livros, fóruns...acho que meu dom não irá servir de nada...

abraaaço

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Os cientistas dizem que, por ele ser autista, e ter deficiencia em certas partes do cérebro, outra parte foi super desenvolvida..


Eis uma explicação racional com base científica para o que pode ter ocorrido. Eu citei esse e outros exemplos por isso mesmo, para mostrar que pode existir sim uma pré-disposição, mas que essa pré-disposição é acionada em consequência de uma causa, sendo então um efeito, como nesse caso do pianista pode ter sido o autismo.
Sobre o cara que desenha tudo o que vê, já vi uma reportagem sobre ele no fantástico, e é fantástico o que ele faz, rsrs. Mas eis outro caso que a ciência pode explicar. Eu não chamo nada disso de dom, pois a palavra dom sempre vai me soar como um "presente dos céus", mas acredito na pré-disposição, por causa "humanas".
Abraços

Kride
Veterano
# mar/12
· votar


Eu concordo contigo cara, dom pra mim também tem esse sentido.
Normalmente as pessoas usam dom como uma forma de se inferiorizar, ou usar como desculpa, algo do tipo:
"Eu não tenho dom, nunca vou tocar como pessoa X."

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Normalmente as pessoas usam dom como uma forma de se inferiorizar, ou usar como desculpa, algo do tipo:
"Eu não tenho dom, nunca vou tocar como pessoa X."


Aham, bem nessa. E isso quando não são outras pessoas que falam: Você não tem o dom, tente fazer outra coisa, rsrs.

Drinho
Veterano
# mar/12
· votar


Hahahahaha, queria ver se fosse eu começando e perguntando, ia ter umas 3 respostas... os urubu é foda....

Claro que dá moça, se precisar de uma ajuda com uns acordes só avisar =)

Drinho
Veterano
# mar/12
· votar


De Ros

Pô Marcos, dom é um termo muito forte...

Soa misterioso, surreal....

Mas to contigo, Deus não foi tão gentil comigo nesse aspecto entao me resta estudar hehehehehe

Msess
Veterano
# mar/12
· votar


tem um user chamado "DomdeDeus"... Esse acha que toca mt Ahahaha!

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


g.wilhelms

Como rendeu esse assunto eim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

luizvaz
Veterano
# mar/12
· votar


Eu tb acredito nesse lance de "Dom" para tocar e outras coisas tb.

Assistam o Messi e o Neymar jogar futebol...

Ouçam Paul Gilbert, Gary Moore, Hendrix...

Porém, tb acredito que um professor/orientador no início ajuda muito no aprendizado e caminhos corretos tomar.

Abraços

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Eu tb acredito nesse lance de "Dom" para tocar e outras coisas tb.

Assistam o Messi e o Neymar jogar futebol...

Ouçam Paul Gilbert, Gary Moore, Hendrix...

Porém, tb acredito que um professor/orientador no início ajuda muito no aprendizado e caminhos corretos tomar.

Abraços


Concordo 100% :D. Um professor sempre ajuda, como eu ja disse dom sem uso, sem estudo não vai ser nada, se não buscar desenvolver não adianta.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Como rendeu esse assunto eim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nem fale, dava até para escrever um livro reunindo todos os posts, shaush
Ta, exagerei um pouco.

Shapu
Veterano
# mar/12 · Editado por: Shapu
· votar


Nem fale, dava até para escrever um livro reunindo todos os posts, shaush
Ta, exagerei um pouco.


kkkkkkkkkkkkkk nossa, foi longe, mais que rendeu rendeu :D

Dom como vc disse é questão de crença, crença muitas vezes está ligada a religião. Essas coisas não tem jeito; discutir crença, futebol e politica é tora uhauhauha.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Dom como vc disse é questão de crença, crença muitas vezes está ligada a religião. Essas coisas não tem jeito; discutir crença, futebol e politica é tora uhauhauha.

Bem nessa, hsahus. Futebol eu até gosto de ver umas discussões, normalmente são engraçadas, mas tbm não sou muito chegado nesse esporte, prefiro guitarra msm, rsrs.

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Bem nessa, hsahus. Futebol eu até gosto de ver umas discussões, normalmente são engraçadas, mas tbm não sou muito chegado nesse esporte, prefiro guitarra msm, rsrs.

Nossa se eu começar discutir futebol nao paro mais kkkkkkkkkkkkkk.

Guitarra eu tb nao paro, passo horas falando sobre kkkkkkk, minha namorada falta morrer velho kkkkkkkkkkkkk. O irmao dela é meu pupilo, so o que agente fala é de guitarra, amps, pedais, guitarristas kkkkkkkkk, tecnicas e tal. Ela fica louca

LeandroP
Moderador
# mar/12
· votar


Eu estudava teoria dormindo, não sei como.

Dormia com dúvidas, sonhava com elas, e acordava com as respostas. Era mágico. Ao verificar no instrumento o que tinha aprendido em sonho, eu constatava que realmente tinha aprendido. Nunca entendi muito bem este processo, mas reconheço o resultado. Aprendi bastante de olhos fechados. Se isso é um dom, eu não tenho lá muita certeza porque hoje eu não sou um cara que pode se dizer que toca bem... só se for bem medíocre. Deve ser porque eu não tive aulas práticas enquanto eu sonhava com teorias °.°

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Eu estudava teoria dormindo, não sei como.

Dormia com dúvidas, sonhava com elas, e acordava com as respostas. Era mágico. Ao verificar no instrumento o que tinha aprendido em sonho, eu constatava que realmente tinha aprendido. Nunca entendi muito bem este processo, mas reconheço o resultado. Aprendi bastante de olhos fechados. Se isso é um dom, eu não tenho lá muita certeza porque hoje eu não sou um cara que pode se dizer que toca bem... só se for bem medíocre. Deve ser porque eu não tive aulas práticas enquanto eu sonhava com teorias °.°


kkkkkkkkkkkkkk, esse sim é o melhor método do mundo auhauhauhauh

Kride
Veterano
# mar/12
· votar


Seria isso um sonho lúcido?
A propósito, Shapu, na minha opinião política deve ser discutido, mais que qualquer outro assunto. Essa ciência deveria ser obrigatória nas grades de ensino e estudada meticulosamente, pra formar uma sociedade melhor...

Naaty_weber
Veterano
# mar/12
· votar


meu, assunto do dom foi mais comentado aqui HSUAHSUAHSU'

Naaty_weber
Veterano
# mar/12
· votar


shapu, que isso estuda dormindo ? queria isso tbm u.u

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Eu estudava teoria dormindo, não sei como.

Dormia com dúvidas, sonhava com elas, e acordava com as respostas. Era mágico. Ao verificar no instrumento o que tinha aprendido em sonho, eu constatava que realmente tinha aprendido. Nunca entendi muito bem este processo, mas reconheço o resultado. Aprendi bastante de olhos fechados. Se isso é um dom, eu não tenho lá muita certeza porque hoje eu não sou um cara que pode se dizer que toca bem... só se for bem medíocre. Deve ser porque eu não tive aulas práticas enquanto eu sonhava com teorias °.°


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tens certeza que nessa época não andasse tomando alguma coisinha para abrir as "portas da percepção"? zuera, rsr.

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


meu, assunto do dom foi mais comentado aqui HSUAHSUAHSU'

É verdade, desculpa a desvirtuada que nós demos, rsrs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possível aprender a tocar guitarra sozinha com o tempo ?