Sobre "jams" e tributos - pauta para discussão

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mar/12


    Buenas, amigos!

    Estive "merditando" um pouco sobre as convocações para "jams" e para tributos que aparecem no fórum e cheguei a uma conclusão: via de regra, muitas "jams" e tributos para poucos participantes.

    Percebo que qualquer usuário que esteja afim de criar um projeto simplesmente cria o tópico de convocação, participa quem quer, fecha o tópico e depois coloca o resultado. Acontece que diariamente aparecem convocações para projetos do tipo e percebo que a coisa fica muito dispersa, sem critério, meio que "a Deus dará", se é que me fiz entender.

    Sei que o fórum é livre para esse tipo de coisa, porém, acredito que a participação seria muito maior se houvesse um padrão para projetos do tipo. Não sei, é só uma idéia, porém, penso que a coisa melhoraria da seguinte forma:

    1 - algum moderador criaria um tópico com um título parecido com "Jam da primeira quinzena" e os usuários postariam suas idéias para votação. Por exemplo, eu gostaria de uma Jam de flamenco, o outro gostaria de um tributo ao Felipe Dylon, e assim por diante;

    2 - os usuários votariam durante o período que o tópico ficasse aberto (esse período seria definido no tópico) no projeto que gostariam de ver pronto;

    3 - o projeto mais votado seria o aceito para aquele período (não sei, talvez uma jam a cada 15 dias).

    4 - o moderador que está responsável por isso (talvez não seja necessário um moderador, qualquer usuário que seja participativo e responsável poderia servir a esse propósito) criaria o tópico oficial do projeto descrevendo o período em que as gravações serão aceitas e todos os detalhes referentes ao projeto;

    5 - na data pré-estabelecida o resultado é postado e um novo debate sobre um novo projeto tem início.

    Vejam bem, é só uma idéia, porém, acredito que a coisa será muito mais produtiva se tratada dessa forma.

    Outras dicas que talvez sejam proveitosas:

    Dica 1: ao invés de centralizarmos todo o processo de "upagem" em um único usuário (no caso o responsável pelo projeto), poderíamos definir um site padrão para armazenagem (definido no tópico do projeto) e cada usuário armazena seu projeto e passa o link para o organizador que será responsável por criar o tópico do resultado final com os links enviados a ele. Dessa forma o trabalho é dividido e não pesa tanto para uma pessoa só.

    Dica 2: Podemos padronizar também algumas definições antes do envio do link, como, por exemplo, que cada usuário, após gravar sua música, padronize o volume de sua música com algum programa pré-definido (MP3Gain, por exemplo) para que todas as músicas estejam num mesmo patamar de volume e fique mais agradável ouvir o projeto como um todo.

    Dica 3: Podemos também criar uma espécie de formulário para preenchimento onde cada usuário coloca as especificações de sua música e envia junto com o link da música pronta, por exemplo: "nome da música", "banda", "guitarras usadas", "pedais usados", "amplificadores usados", "programas usados", "breve descrição de sua gravação", etc.

    Ufa!!!

    Enfim, sei que minha idéia beira a utopia, porém, a organização é que faz com que a coisa toda funcione da melhor forma.

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    leomanji
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    é seria legal....
    UPE!!

    AndersonMatos
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    gostaria de um tributo ao Felipe Dylon,

    Parei aqui.

















    Brincadeirinha, parei não.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Kleber Blacklock
    acho que um pouco mais de organização seria melhor, com certeza, mas tbm acho que isso deixaria as jams meio que aleatórias; só ia ter quando desse na telha de quem ficasse responsável...

    mas vamo ver se sair o esquema como vai ser né...

    tomcykman
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: tomcykman
    · votar


    Kleber Blacklock
    sou contra qualquer tipo de organização em relação às jams, é legal do jeito que é, é descontraído sem muito compromisso com relação a datas ou se tem mais alguma rolando. se não quer participar das jams, simplesmente não o faça.

    abç

    salton
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: salton
    · votar


    Kleber Blacklock
    Boas idéias para uma discussão, sim. Primeiramente, discordo dessa idéia de condução das jams, acho que o motivo da jam deve ser reservado ao autor da mesma, isso traz ao meu ver uma variedade sonora as jams (hoje vemos mais jams com jazz, pop, ), acho que as votações levariam a "mesmice" no quesito gênero musical.

    Também discordo da primeira dica, hehe, acho que centralizar a "upagem" em um usuário é importante para o controle e a organização, especialmente nos tributos, onde as faixas poderão ser reunidas em apenas uma página (no soundcloud por exemplo), como visto no último Tributo Guitar Hero, e também nas jams, onde o autor é também responsável pela mixagem. Mas antigamente nos tributos era assim, cada um mandava o seu link para o organizador.. mas aí vinha um no rapidshare, outro no 4shared, outro no megaupload, um mandava em wav, outro em mp3, outro em FLAC, enfim...

    Discordo também da dica 2, não para os tributos, mas para as jams, pois acho que o volume da BT deve ser igual para todos. Se o cabeça-de-bagre gravar uma guitarra alta e normalizar no programa, vai acabar reduzindo a BT. Aí vai do bom-senso dos nossos colegas músicos..

    A dica 3 é excelente... é isso, vamos colocar as idéias na mesa :)
    Forte abraço!

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Kleber Blacklock
    acho isso meio brochante...tipo, sei q sua ideia foi de 15 em 15 dias ter uma jam...mas é muito pouco...é legal assim...tendo as vezes até 4 jams em uma semana...se eu curto musica escocesa, vai ter uma jam a cada 5 anos no estilo q eu gosto...foda ne? rs
    mas sua ideia é boa...seria legal mesmo ter mais organização...por exemplo, deixar a jam fixa na primeira pagina temporariamente até fecha...se eu entro só de segunda e quinta no forum, e durante a semana tem 2 jams rolando, eu dou o azar de nao ver pq foram parar na segunda pagina, mas estava louco pra participar de uma jam...vou perder as 2...."ah mas é só vc entrar na segunda pagina" tem gente q mal tem tempo pra entrar entrar no forum...acho q seria legal se desse pra deixar fixo pra td mundo saber q tem uma jam aberta

    clebergf
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Kleber Blacklock

    Cara legal tentar organizar a parada, mas eu acho que as jams devem continuar livres para que ocorram com diferentes tipos de estilo. A opção de participar ou não vai de cada um mesmo.

    O volume já é definido e padronizado, tem que tocar sem alterar o volume da BT, se a pessoa deixar o seu som alto ou baixo demais irá comprometer o seu solo e mostrará que o ser humano em questão não tem noção de volume. xD

    Essa dica de enviar o equipo e afins é bem legal, mas isso precisa partir de quem está criando a Jam colocar isso nas regras.

    Acredito que a baixa participação de usuários nas Jams apenas reflete o que o FCC é hoje em dia...

    Quando eu adquirir o conhecimento necessário para participar e enviar um solo que fique pelo menos audível pretendo participar de todas, principalmente de estilos que eu não escuto com frequência...

    2Humbucker
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Acho que já vi um tópico assim em algum lugar.

    redstratocaster
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu participaria de um tributo ao Felipe Dylon, afinal, eu vi a carreira dele começar, e acabar tambem...

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    clebergf
    cara...vc começa a andar de andador e termina com bengala...sola ai e ouve a galera meter pau! bora dar a cara a tapa! kkkk

    eu tento participar de todas tbm...caramba como eu penei na jam de metal do helloween q o shoudcastle fez...e agora nessa country do Hambucker2...totalmente fora do q eu to habituado...mas enfiei a cara mesmo!

    vitorrock
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: vitorrock
    · votar


    AndersonMatos
    Parei aqui.





    Brincadeirinha, parei não.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    vitorrock
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Kleber Blacklock
    Boa sua idéia cara,eu concordo totalmente!
    Eu aprovo!

    clebergf
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ALF is back

    Você está certo, mas eu ainda não tenho conhecimento de escalas e harmonia para solar mesmo, estou iniciando os estudos na guitarra e estou focado em aprender as tríades e tétrades...de vez em quando eu arrisco uma Jam ou outra, mas as vezes eu escuto e até tento fazer algo, mas não sai nada que eu ache no mínimo publicável...xD

    Bereta
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Kleber Blacklock

    Acho louvável sua preocupação em melhorar as jams, mas essa proposta não rola e iria burocratizar demais o lance. Acho q está funcionando bem, ainda que haja casos e casos. O lance aqui é bem informal mesmo!

    Abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Bereta: Acho louvável sua preocupação em melhorar as jams, mas essa proposta não rola e iria burocratizar demais o lance.

    Esse assunto já foi abordado diversas vezes aqui no FCC e sempre acabou na mesma: pizza! Infelizmente essa é a realidade. Eu mesmo já criei um tópico tentando melhorar mas não deu em nada:

    Topico Oficial: Sugestões para melhorarmos as JAMS
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/227988/

    Fora outros...

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&topic=2 05097
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/180296/

    Kleber Blacklock

    Cara, espero sinceramente que você consiga melhorar!

    Abs e boa sorte!

    leo2505
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: leo2505
    · votar


    Eu acho bom do jeito que tá.

    Cada um que tem uma ideia e tempo, puxa a frente e organiza, sem burocracia nenhuma.

    E essa ideia de dar mais tempo para mais pessoas poderem ver não daria muito certo, porque eu lembro da época que o FCC tava bombando em usuários, lá por 2008, tinha jams de mais de 30min, era dificil ouvir tudo, analizar, comentar... imagino pra quem organizava...


    edit: A sua ideia não é ruim, quem sabe poderia sair algumas jams à parte ou até mesmo oficiais mais ou menos dessa forma que vc expôs, nada impede de alguém fazer uma jam nesse formato.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pessoal,

    Legal que muitos comentaram e deram suas opiniões.

    Gostaria primeiramente de deixar claro que a idéia não é "privatizar" as jams e muito menos coibir iniciativas próprias, pelo contrário, é tornar as jams mais produtivas. Exemplo: a Jam Country que consta na primeira página teve quatro participantes. Com todo o respeito, uma baita oportunidade de algo legal fadada ao esquecimento devido ao pequeno número de participantes. Outra jam que ainda está na primeira página: Jam Groove não sei o que lá... Praticamente ninguém participando.

    Não é porque somos guitarristas que somos desorganizados. Qualquer empreendimento sem organização está fadado ao insucesso. E é isso o que vem acontecendo com as jams.

    Agora darei um exemplo de sucesso que poderia ter sido um sucesso bem maior se tivesse sido melhor organizado: a 2° jam do tributo ao Guitar Hero. O amigo Headstock Invertido trabalhou igual a um escravo e levou mais de duas semanas para postar o resultado devido ao excesso de trabalho que teve para "upar" todas as músicas. Caso houvesse um padrão (todos "upando" no SoundCloud, por exemplo, e cada um enviando o link para o responsável pelo projeto, nesse caso o amigo Headstock Invertido) tudo teria saído mais rápido e o pessoal estaria comentando muito mais enquanto o projeto ainda estava "quente". Outro detalhe que acho importante: volumes todos diferenciados. Se cada um tivesse usado um padrão (conforme eu coloquei no primeiro post, um MP3Gain, por exemplo, para que todos enviassem músicas no mesmo volume) seria muito mais agradável ouvir o resultado final. Outra coisa: alguns postaram o que usaram, outros não.

    Sinceramente, não vejo burocracia nenhuma nisso, e sim organização. Uma banda que não seja organizada não tem rendimento nenhum nos ensaios. E por aí vai.

    Claro que respeito a opinião da maioria que prefere a coisa do jeito que está, só gostaria que pensassem com um pouco mais de carinho na proposta, acredito sinceramente que os resultados serão muito melhores.

    MauricioBahia
    Velho, perdão por ter passado por cima de seu tópico, sinceramente não percebi que já haviam criado um tópico sobre isso. Fique a vontade para trancar o que criei, já que a idéia foi passada e o retorno não foi tão positivo.

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    Denayse
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Denayse
    · votar


    Kleber Blacklock
    Gostei muito da iniciativa.
    Sobre as jams,como o pessoal acima disse,acho melhor deixar livre mesmo.E os tributos,seria legal seguir um roteiro.Assim todos ficariam padrão.E também,pessoas iniciantes(como eu),que nunca fizeram um tributo poderiam fazer também.Eu fiquei um pouco perdida de como começar um,e se tivesse um roteiro,iria ajudar muito.
    Eu tive uma ideia de upar as músicas.Criei uma conta no gmail(tributosffc@gmail.com) e uma no soundcloud.Como o soundcloud dá pra criar tracks,fica mais fácil.O criador do tributo cria uma track com o nome do tributo,e os participantes entram na conta e vão upando suas músicas nessa track.Acho que facilita tanto para o organizador,tanto para quem participa.Pois geralmente,o participante tem que mandar para o e-mail do criador e esperar o 'positivo' do envio.

    [EDIT] O único problema que o soundcloud tem um limite.

    Desculpa o pequeno texto e espero ter ajudado.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    tomcykman

    Pois é!

    Abs

    clebergf
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Acredito que pode rolar quinzenalmente uma "Jam oficial" nesse estilo sugerido e continuar com as jams aleatórias da galera.
    E os tributos poderiam ser algo no mesmo estilo, mensalmente e com isso poderiam voltar os melhores do ano.. :D

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    a idéia do clebergf parece mais branda, q chega num meio termo das opinioes...o problema continua sendo: quem se responsabilizaria pelas jams oficiais. Teria q ter alguem comprometido o q sobrecarregaria...
    seguindo esse raciocínio, poderiamos fazer uma lista de usuarios fixos para isso e ai rolaria um rodízio entre eles pra fazer essas jams oficiais...esses usuarios teriam q se dispor pra isso tbm...
    ai q mora o problema...
    mas se tiver uma gama legal de usuarios comprometidos com isso, poderiamos até separar os estilos...fulano ciclano e beltrano se dispuseram a revezar uma jam oficial, entao cada um pega um estilo: o fulano fara jams de blues...o ciclano de metal, o beltrano de musica chinesa e por ai vai....
    pq temos q tomar um cuidado com isso...as vezes aparece uma jam metal for hell in the darkness of the shadows, e 2 pessoas participam...ai na proxima jam vem outra paulada e mais 2 participam...os estilos tem q se mesclarem pra dar certo
    podemos sim fazer algo oficial, mas sem deixar as jams apelidadas de "relaxadas" rolarem...já q essas são descontraidas e podem dar tao certo como qualquer outra, já q tantas jams boas ja sairam até hj sem nenhum esquema organizado (mas tbm mtas jams ruins, claro)

    frutog3
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: frutog3
    · votar


    Concordo com essa ideia, acho que seria interessante termos um certa organização e um JAM oficial que possua alguns padrões e tal, não deixando como todos falaram as JAMs particulares de fora.
    Lembro que quando comecei a participar do FCC as JAMs tinham algumas regras, não é a ideia obrigar ninguém a nada, mas é interessante pelo menos quem participou comentar a JAM, falar que equipamento utilizou e etc.

    Concordo com o Kleber Blacklock quando ele fala que sem organização não há sucesso, mas também não acho legal criar uma "empresa de JAMs" que vai assumir o controle e impedir de que as coisas aconteçam a tal.

    Acho muito legal também deixar a JAM fixa na página incial, isso facilita muito :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre "jams" e tributos - pauta para discussão