Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Guitarra de 12 cordas - ESP XJ-12 review com fotos e som

      Autor Mensagem
      MMI
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: MMI


      Guitarras de 12 cordas sempre foram um sonho meu, apesar de serem bastante específicas e não caberem em qualquer som. Mas aquela imagem e aquele som de Jimmy Page entrou no meu subconsciente e nunca vai deixar aquele lugar, aquilo mexeu na minha cabeça quando criança. Como não me interesso muito por aquelas double neck enormes, tipo as Gibson EDS-1275, queria uma guitarra de 12, não precisava ser top, um pouco mais barata, mas com qualidade. Até que achei o que eu queria...

      Peguei uma feita pela Custom Shop da ESP japonesa, modelo XJ-12. É um modelo raro e um pouco desconhecido, apareceu na primeira vez no catálogo de 1998 e saíram peças até 2003, mas poucas. Foi uma versão para o mercado japonês, mas algumas foram trazidas para a California como uma pesquisa de mercado. A minha é da cor "See Thru Blue" em ash (pelo menos foi a madeira que me que disseram), escala em rosewood 25,5 inch, captadores Seymour Duncan SH-1 (o da ponte não é tão legal quanto o do braço), 1 volume, 1 tone, seletor de 3 posições e algo muito legal e curioso, um pequeno seletor entre os pots que chamam de PU Variation Switch. As cordas estão novas e muito bem reguladas, ação baixa e bem macia, a guitarra passou por um luthier bem respeitado antes de eu comprar, então ainda não tive coragem de desmontar o escudo para ver o que é aquilo direito. Não é nenhum circuito ativo, não é defasagem de captador. Mudando as posições parece que dá um boost e mexe com o brilho, algo bastante curioso e muito legal, adiciona muitos timbres e sons legais. Me agradou bastante essa guitarra, mas ainda estou pensando num "up" nos captadores (como a garotada daqui gosta de falar), é um pequeno detalhe que acho que a guitarra ainda fica devendo um pouco. As tarrachas são japonesas, a ponte é fixa (imagine a tensão para fazer uma ponte móvel numa dessas).

      FOTOS

      Conversando com colegas do fórum, vi que tem uns que não conhecem muito as guitarras e sons de 12 cordas. De fato, é bem mais comum violão de 12 cordas, mas muita coisa legal já foi feita com guitarras de 12 cordas, as mais famosas sem dúvida são as que foram tocadas nas Gibson EDS-1275, ficou famosa nas mão de Jimmy Page. Um ilustre colega do fórum, beatlemaníaco, disse que esse tipo de guitarra deve ser tocado pensando como um bandolim gigante. Então, em homenagem para esses notórios colegas, fiz esse review para o pessoal conhecer e botei um som dessa guitarra feito para esses colegas (acho que dá para entender a ideia, foi gravado bem rapidamente), o outro colega gosta de uns diminutos que estão lá também. Gravei em linha, simulação do Logic Pro de Marshall limpo, caixa 4x12 com mic condensador, usando para a base o captador do braço e o solo o captador da ponte, sempre com o PU Variation Switch no máximo de ganho e brilho, na mixagem adicionei só um pouco de reverb e compressor, a ideia foi deixar o som legal, mas traduzindo bem o som da guitarra.

      SOM DA GUITARRA

      Espero que gostem, quem não conhece fica conhecendo... rsrs

      Abraços!

      Rabbit
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      Maravilha hem! Um flamenco misturado com, Bandolins e Bicho de Sete Cabeças e uma lembrada no Gentle Whips mas pro fim. Ficou um show de bola meu velho apesar de você postar pouca coisa aqui eu sempre admiro o pouco que você posta.

      Parabéns pela guitarra!

      nichendrix
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      MMI

      Cara, eu tenho que parar de olhar teus posts, um dia eles vão me levar a falência (de novo)... ehehhehehehehe.. O diabo é isso, a gente tem gostos parecidos, só que tu está 10 anos na minha frente.

      Eu gostei muito do som, fiquei surpreso ao ouvir while my guitar gently Weeps. Curti muito o timbre dela, ainda acho que um TV Jones ou mesmo um Seth Lover na ponte casava melhor com ela, são guitarras que ficam mais gostosas com captadores brilhantes. O som dos solos ficou faltando aquele tchan que as Ricks e as EDS-1275 tem, aquele som de Chorus/ADT. Fica quase lá, mas realmente comparado com o som da base não é tão tesudo.

      Meu filho ouvirá Classic Rock
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      Parece uma mistura da Fender Mustang com a Fender Jaguar. Linda a guitarra, e o som é animal!

      Aliás, tú só tem guitarra fera! hahaha tua Fender e a Lucille me encheram os olhos!

      TonyGu
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      QUE GUITARRA LINDA, E QUE SOM !!!!!!!!!!!!

      Lodi
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      Fantástico!!! Sem mais. Bela guitarra e um som muito foda.

      clebergf
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: clebergf
      · votar


      MMI

      Mas que maravilha de guita.
      O som dela é simplesmente lindo, em algumas notas chega a lembrar uma cítara...
      Esse "pout pourri" ficou lindo...vc toca muito bem...gostaria de ouvir mais coisas suas... :D

      Led Zé
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      Legla demais, cara. Me inspirou a tirar meu antigo Yamaha 12 cordas do case.

      MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      Rabbit

      Valeu Coelho! Também gosto muito dos sons seus. Obrigado por ouvir.

      nichendrix

      Piração a ideia do som, né? kkkkk

      Pois é, o cap da ponte fica um passo atrás na minha opinião. O que estou me questionando é se colocar um cap fraco ali, se vai ficar legal com o cap do braço. Estou pensando em trocar tudo logo! Será que TV Jones vai ficar bacana mesmo? Pode ser uma opção...

      Meu filho ouvirá Classic Rock
      TonyGu
      Lodi

      Obrigado pelas palavras, fico contente.

      clebergf

      De vez em quando eu posto algumas coisas, tem coisas espalhadas aqui no fórum. Dessa vez não foi jazz nem archtop! hehehehe

      Led Zé

      Legal que te inspirou. Posta uns sons que tem muita gente que precisa ouvir mais sons de 12 cordas e conhecer melhor o que esses instrumentos podem fazer. Eu acho o máximo um som de 12. Para quem curte Led, fica legal porque... Led é Led!!!!! ;-)

      Curly
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      MMI

      bela aquisição man, muitos detalhes interessantes nesse instrumento, a começar pelo design inteligente do headstock, som transcedental !

      Carregando
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      MMI

      cara, qual o nome da musica que tu toca nos 1:36?
      musica é linda, mas agora o nome me fugiu da mente


      e po, sonzera essa guita

      Carregando
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: Carregando
      · votar


      MMI


      Bandolins? lembrei hehe

      na verdade tu toca a musica toda né? agora que percebi, muito tempo sem ouvir ela

      clebergf
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      MMI

      O que mostra a sua versatilidade.

      Esqueci de comentar que achei o head 4 x 8 lindão...

      renatocaster
      Moderador
      # mar/12 · Editado por: renatocaster
      · votar


      MMI

      Cara, sem comentários o timbre, lindo demais. Limpo, cristalino, os acordes "cheios" (G Maior, por exemplo) ficam espetaculares. A sua execução é um caso a parte, nada como um bom guitarrista para tocar com um instrumento desses.

      Conversando com colegas do fórum, vi que tem uns que não conhecem muito as guitarras e sons de 12 cordas.

      Esse sou eu, parte 1. Hehehe!

      o outro colega gosta de uns diminutos que estão lá também.

      Imagino que esse seja eu também, parte 2. Hehehe!

      Eu gosto da sonoridade diminuta, muito embora não esteja muito acostumado a ouvir nessa linha de arranjos, que fica muito bom diga-se de passagem. Ok, estou mais acostumado com o porco sueco e demais guitarristas neo-clássicos, hehehe.

      Parabéns pela guitarra, cara! Não tenho muito contato com instrumentos top de linha, então eu acho até meio esquisito ver vc dizer que essa guitarra ficou devendo um pouco, embora apenas por um detalhe. Mas acredito no que vc diz, quem sou eu pra dizer que não, hehe.

      Abraço!

      MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      Curly

      Opa! Valeu mestre, pediram para a gente postar sons... Sua vez agora! hehehehe

      Abç

      Carregando

      Exatamente! Valeu!

      clebergf

      Esqueci de comentar que achei o head 4 x 8 lindão...

      Sério? Eu acho os heads de 12 meio esquisitos. Mas não to nem aí para isso, guitarra para mim tem que ter som, se for bonita é só algo a mais. rs


      renatocaster

      Acertou as duas vezes, o som e o review eu fiz em homenagem a você e ao amigo ali em cima que me falou para pensar em "Bandolins", segui a risca. huahuahua

      Cara, pois é, é complicado falar que senti que falta algo numa guitarra dessas que você sabe a história mais completa. Quem sou eu, né? Mas se você olhar direito, o nichendrix ali em cima também achou que ficou devendo e recomendou uns captadores... Ás vezes quando tenho essas sensações, me pergunto se estou virando um velho chato ou se minha esposa está certa de falar que ás vezes estou ranzinza. (acho que isso é intriga da oposição, coisa para não se levar em conta, hahahaha).

      buddy guy
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: buddy guy
      · votar


      MMI


      MMI


      nichendrix
      renatocaster

      Em vossa homenagem, fiz um review com um som da ESP 12 cordas. Espero que gostem, a gravação foi uma ideia que o nichendrix me deu. Deem uma ouvida lá!

      Abç

      http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/282523/



      Olha MMI,teu som, ficou uma coisa de muito bom gosto.Algo muito requintado...sério,mesmo.Bastante agradável de se ouvir.
      E o "engraçado",que logo que comecei escutar teu som,logo de cara,me remeteu a canções deste grande músico aqui:



      clebergf
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      MMI

      Serião...normalmente eles são feios msm, mas esse com os 4 na parte de cima o head não ficou retão, ficou com a curvinha ali... XD

      nichendrix
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      MMI
      Pois é, o cap da ponte fica um passo atrás na minha opinião. O que estou me questionando é se colocar um cap fraco ali, se vai ficar legal com o cap do braço. Estou pensando em trocar tudo logo! Será que TV Jones vai ficar bacana mesmo? Pode ser uma opção...

      Bom, depende do que é ficar bacana... hehehehe

      Eu acho que o som do teu captador do braço captou bem o som das EDS-1275 e demais Gibsons de 12 cordas.

      Agora, pro meu gosto de sons de 12 cordas, falta algo mais na linha Gretsch/Rickenbacker, com sons mais brilhantes e com mais ataque na ponte. Aquele som até meio puxado pras Telecaster. Só não sei se tu curte esse tipo de som, mas pra mim é um som que eu não consigo desassociar de uma guitarra de 12 cordas.

      No caso os TV Jones já são os captadores preferidos pra esse tipo de som, e tem a vantagem de ter opções de baixo, médio e alto ganho, com mais médios ou menos médios, então a variedade de captadores da marca é muito grande. Só fica difícil prever como ele vai ficar com esse switch de PU Variation.

      Seguem alguns sons dos TV Jones (com 6 cordas):
      http://www.tvjones.com/pickups/tvclassic.html
      http://www.tvjones.com/pickups/tvclassicplus.html
      http://www.tvjones.com/pickups/powertron.html
      http://www.tvjones.com/pickups/powertronplus.html
      http://www.tvjones.com/pickups/magnatron.html
      http://www.tvjones.com/pickups/supertron.html

      Outra opção são os Rickenbacker Toaster Pickups, mas esses não tem pra furação normal de humbuckers.

      MauricioBahia
      Moderador
      # mar/12 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      Minha Nossa! Que coisa incrível! Quase chorei ouvindo o áudio. Muito bonito.

      Faltou só a foto "chupa FCC" ehehe

      Brincadeira. :)

      Abs e parabéns

      ps. 12 cordas passam pela minha cabeça o tempo todo. MA eu queria uma Craviola....

      nichendrix
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: nichendrix
      · votar


      MMI
      Sério? Eu acho os heads de 12 meio esquisitos. Mas não to nem aí para isso, guitarra para mim tem que ter som, se for bonita é só algo a mais. rs


      Pô eu acho os das Rickenbackers lindos: http://www.guitars.com/features/ricken12/EX0940h.jpg

      E uns sons pra ressaltar a diferença de sonoridade:





      E uma Tele de 12 cordas com captadores P-90 da Fralin.


      MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      buddy guy

      Grande Buddy! É uma honra sua ilustre presença aqui. Interessante ter te remetido a esse som do Fagner, a banda dele é muito boa, mas o cara do violão quebra tudo.

      Sem tirar os méritos, porque tem muita gente boa... Mas quando penso em violão de 12 cordas no Brasil uma das grandes referências para mim são os caras do Duofel e a craviola de Paulinho Nogueira. O dia que eu tocar 10% do que eles fazem, me dou por satisfeito.




      lcsrs
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      Que massa cara nunca tinha nem ouvido falar em uma guitarra de 12 cordas.
      Como que é a afinação dela?
      Se eu mal consigo me dar bem em 6 cordas imagina com o dobro hehehe.
      Parabéns pela aquisição e pelo som

      buddy guy
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      MMI
      buddy guy

      Grande Buddy! É uma honra sua ilustre presença aqui. Interessante ter te remetido a esse som do Fagner, a banda dele é muito boa, mas o cara do violão quebra tudo.


      O prazer é sempre meu,nobre amigo.É que ví teu coment,lá no "bar do Nichendrix",e vim logo escutar teu som.Inclusíve,até repliquei o seu coment de lá ,por aqui...rsrsrs.
      No lance de lembrar Fagner,foi mesmo.Por conta dos toks,me remeteu a este som que postei.Só que tem uma outra versão,que lembra ainda mais.É que eu não achei,se não tinha postado.
      Mas olha,amigo,teu som ficou mesmo muito bom(de extremo bom gosto).Claro,partindo de tí,só se pode esperar coisas deste nível,mesmo.


      Sem tirar os méritos, porque tem muita gente boa... Mas quando penso em violão de 12 cordas no Brasil uma das grandes referências para mim são os caras do Duofel e a craviola de Paulinho Nogueira. O dia que eu tocar 10% do que eles fazem, me dou por satisfeito.



      Duofel,eu não conhecia.O Nogueira,já tinha ouvido falar.Pelo visto,grandes feras,mesmo(alto nível).

      clebergf
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: clebergf
      · votar


      lcsrs

      Qualquer afinação usada em guitarras. As cordas são duplas...são duas no lugar de uma...

      É um violão aqui, mas vc vai entender...

      12 Cordas

      nichendrix
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: nichendrix
      · votar


      clebergf

      Uma coisa que eu queria aprender a tocar era viola caipira, violão de 12 fica foda com viola caipira, e esse par do Duofel vez por outra explora isso usando afinações de viola no 12 cordas.

      MauricioBahia
      Moderador
      # mar/12 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      nichendrix: violão de 12 fica foda com viola caipira

      Cara, fica um desbunde! Uma vez eu tava tocando com uns amigos e chegou o cara com uma viola dessas. Foi um baque! Parecia um "colírio pros meus ouvidos." hehe Ainda lembro da imagem do cara em pé, tocando os primeiros acordes. Fotografei na mente pra sempre!

      Abs

      MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      clebergf

      É, esse head é meio diferente. O fato de 4+8 dá uma mudada, mas o braço fica quase do tamanho de um baixo!


      MauricioBahia

      Já sabia de seu projeto craviola. É muito legal, pega logo!

      Mas não dá para ser tão incrível e bonita quanto essa foto aí...

      Abç

      nichendrix

      Legal, o som que eu procuro tá mais para essas Ric de baixo ganho. Pode ser uma opção mesmo, minha ideia inicial era um som mais para PAF, nada definitivo. Mas fica a dúvida de como fica com esse Switch. E olha que faz tempo, mas passou uma Ric dessas por aqui rapidamente, mas eu estava numa fase meio revoltada e não aproveitei a guita. A questão é que esses corpos ocos fazem os captadores reagirem de forma diferente.

      Valeu pelos videos!

      buddy guy

      Então olha esse último trabalho do Duofel tocando Beatles e vê como os caras arrebentam. Eles contam numa entrevista com o Jô - tem o vídeo no Youtube - como eles escolhendo violão nos EUA ganharam violões e patrocínio da Taylor. São muito bons!

      lcsrs
      clebergf

      Obrigado por ouvir e pela ajuda da resposta.

      Só complementando, as duas duplas mais agudas são afinadas iguais, em uníssono. O restante, da terceira a sexta são afinadas em oitavas. Fica assim Ee, Aa, Dd, Gg, BB, ee. Fica um pouco mais duro de digitar, mas o funcionamento é fácil, bem mais simples que os de 7 cordas.

      buddy guy
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      MMI

      buddy guy

      Então olha esse último trabalho do Duofel tocando Beatles e vê como os caras arrebentam. Eles contam numa entrevista com o Jô - tem o vídeo no Youtube - como eles escolhendo violão nos EUA ganharam violões e patrocínio da Taylor. São muito bons!



      O que vc postou,eu assisti.Este outro que tú recomendou,onde encontro?

      LipeGuitarrero
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      MMI

      Cara meus parabéns pela guitarra, eu particularmente acho esse modelo de guitarra horrível (questão de gosto), mas o som me surpreendeu, muito bom, me amarrei. Show de bola.

      Floydniaco
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      MMI

      Cara , simplesmente sensacional !

      A guitarra é linda , tem um belo timbre , e com a suas mãos tocando tudo fica mágico ! ! ! D+ ! ! ! ! Parabéns


      absss

      Ps : Se tiver um tempo , dá uma conferida !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra de 12 cordas - ESP XJ-12 review com fotos e som

      303.499 tópicos 7.853.853 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital