Como c toca guitarra?

    Autor Mensagem
    Thuci
    Veterano
    # jan/04


    Quando você toca guitarra e ta improvisando você sabe quais as notas que está botando? Você decorou as notas em todo o braço? Tipo, vocês sabem quais as 3ª 5ª dos acordes na hora que tão tocando? É uma dúvida tipo eu tenho pouco mais de um ano e não sei todo o braço da guitarra nota por nota to atrasado?

    GuitarHouse
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    quase ninguem sabe o braço todo

    mas tem macetes pra sacar na hora, como as distancias padrao q tem de 3ª e 5ª tb, etc

    AgSarola
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Eu to começando a improvisar agora!! Eu As vezes sei exatamente o que estou fazendo e qual a nota, mas tem horas que só vou seguindo a escala sem saber qual a nota!!! Acredito que isso vem com o tempo!!!

    Gtigax
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    eu naum sei nada... tipo, vo d ouvido msm... eu toco a tres 5 anos e até hj naum sei muitas escalas, tipo, eu costumo usar muito a menor natural, pentatonica menor e maior, frases em tons menores e maiores... msm pq na hora do improviso, se vc tiver tocando num show, c naum vai lembrar d muita merda msm, e as vezes ficar usando muita escala na hora eh muito facil d errar notas, e num solo qdo se erra uma nota, velho... o trem fede viu... o povo t olha com akela cara d "q q c tah fazendo??" ou "q q c tah TENTANDO fazer??" auehuaehauehauehaueh eh horrivel... por isso eu naum uso muitas escalas... agora pra compor ai sim eu mergulho em escalas... apesar d eu naum conhecer muitas...

    ziotti
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Thuci
    tenta mapear algumas triades que isso ajuda vc a saber as notas em diferentes partes do braço.

    guitartrek
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: guitartrek
    · votar


    Thuci
    pergunta:
    Como c toca guitarra?
    resposta:
    bem mal, huahuahuahuahua

    mas sério cara, tenho o braço memorizado inteiro, mas na hora do improviso fica dificil vc lembrar rapido o suficiente (a não ser que você tenha um chip em vez de cerebro)
    só que quando improviso, apesar de não inventar grandes coisas, eu nunca erro as casas, porque tenho os shapes das escalas memorizados, e é eles que eu enxergo no braço.
    eu posiciono o 1* shape e depois encaixo os outros.

    faz assim que você não erra.

    agora esse papo das triades que o ziotti
    falou tambem é uma boa, faço isso tambem.

    na verdade, faço de tudo, não erro uma casa, só que o improviso, em termos de criatividade sai uma bosta

    huahuahuahuahua

    mas faça isso, use shapes, triades, porque se usando elas já sai ruim, imagine sem elas, impraticavel, a não ser que vc tivesse todos os sons do braço memorizado, e falasse o que quizesse com a guita sem pensar em nada (uma vez perdi um tempão tentando memorizar isso e num deu em nada)
    quero dizer, num consegui memorizar nada.

    bom é isso ai

    Kurt_Gangrel
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    cara, eu n nasci pra improvisar, saca, se eu decoro uma escala e tals, so de vez em quando q eu acerto fazer alguma coisa quase boa

    GuitarGata
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Tipo my Tchither sabe decor as pentatonicas de todas as notas ... é foda decora neh!

    guitartrek
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Kurt_Gangrel
    criatividade é foda meu, teoria, shapes, escalas, formação de acordes eu aprendo sem problemas, mas criatividade eu ainda num sei como se aprende, porque, se não der prá aprender, isso for coisa de nascença mesmo, então to fudido.



    GuitarGata
    vc tem que decorar os shapes da pentatonica e não as notas que é bem mais facil.
    ai vc posiciona o primeiro shape maior ou menor (dependendo do tom da musica) e os 4 restantes se encaixam preenchendo o braço todo (a pentatonica tem 5 shapes no total)

    GrungeMan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    shapes seriam os desenhos das escalas neh !?
    se for eu improviso assim tb ....hehe... sempre usando o desenho das escolas ... ou shapes.... hehe

    Grodash
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ja ia responder:
    em pe e com a mao!!

    mas eu so toco musicas q ja existem e fico inventando coisas sem sentido q as vezes sai legal

    BruceBarros1
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    cu a mao

    guitartrek
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    GrungeMan
    é shapes são os desenhos das escalas mesmo
    acredito que a maioria das pessoas improvisem usando eles.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/04
    · votar


    Eu penso sempre em intervalos. De uma certa forma eu "decorei" as sensações de cada intervalo e penso neles na hora de improvisar, acho que dessa forma não fico tão preso às escalas e coloco o som que tá vindo na minha cabeça. Só não me atrevo a usar idéias que a minha técnica não acompanha (isso eu só faço em casa) pra não empastelar.

    Também penso no acorde que estou executando, daí eu analiso se ele permite um #4, b9, b13, 13, etc... tudo do campo harmônico.

    caiokem
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    toco guitarra fzendo acorde na maioria básicos alguns q faço são mais complicados, com distorção uso quase os mesmos acordes só que com pestana. sei umas penta, por ex: se toco uma música em G faço uso a penta da menor relativa, de vez em quando pois só sei uma escala pentatonica acho q se for querer fzer um solo fica meio pobre. pego solos fáceis e no mais por enquanto e isso...

    Juliano P
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    caiokem
    mais uma desenterrada?

    luckseven
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: luckseven
    · votar


    Thuci
    Meu professor toca muito fusion e esse estilo exige muito na hora do improviso.
    Tem hora q vc tá tocando em D lidio e tem q mudar pra G# locrio.

    Complicado se vc for decorar notas né?

    Então decora os shapes das escalas e não seja guiado por notas da tonalidade, decore todos os shapes dos modos em todo braço da guita e começa a pensar em tônica, 9, terça, quarta, quinta e etc...
    por exemplo:
    vc tá improvisando em Sol maior e repousou na nota sol, não pense nela como sol, mas pense nela como sendo a tônica.
    imagina só vc improvisando em Lá bemol lidio pensando em notas e não em funções das notas...

    se vc se prender a notas vc acaba se enrolando...

    uma dica q ele me passou tbm é vc começar a sentir a música e solfejar as notas seguintes e toca las, um pouco complicado, mas com o tempo tudo é resolvido.

    TakeN
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eu procuro decorar padrões, em vários tons diferentes, é bom saber penta e arp. tbm, sabendo se localizar e sabendo achar as notas q se encaixam no tom é só vc por a criatividade em cima ... nao adianta, só decorando mesmo.

    Alex Pires
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Desenterradissimo aheuehuehue

    Eu enxergo os acordes e sei as escalas que se toca em cima de cada um. Mas tudo começou com as escalas, depois as escalas com modulação, ai uma hora, de tanto ter que parar nas notas do acorde pra caracteriza-lo, você começa a ver onde o acorde fica. A escala vai ao "redor" pra dar os outros sabores

    caiokem
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    desenterrado??????????????

    caiokem
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    luckseven
    Kra mais pra começar a improvisar deve se ter uma boa velocidade
    né? ou não.

    Juliano P
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    caiokem
    qdo o povo fala q vc desenterrou ai..
    tao referindo ao topico q vc respondeu...
    esse topico foi criado no dia 4/jan/2004..
    e voce respondeu em 2/abr/2008!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como c toca guitarra?