[relato] Sobre saber aproveitar os recursos dos seus equipos e descobrir o prazer de improvisar

    Autor Mensagem
    Buja
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Buja


    Boa tarde galera,

    Estava pensando hoje durante o dia sobre se abriria o tópico ou não. Mas acho que é interessante discutirmos sobre o assunto. Porque nao? (rsrs)

    Ontem cheguei em casa tarde da noite, bem cansado confesso, e depois de estudar um pouco, fui tocar como de costume e deitar.
    O porém, é que esta semana meu computador, unico, foi pro saco, queimou o HD, entao estou sem pc. No melhor das hipoteses, posso comprar um HD novo ou um pc novo, mas tenho que instalar tudo de novo, ou seja, isso nao aconteceria ontem. Nao dava pra ligar guitar rig e afins.

    Entao peguei meu baixo, sentei em frente ao amp, coloquei o volume baixinho e comecei a tocar. Poxa, minhas BT estavam todas no pc, loop de bateria, musicas que eu tocava junto e etc. Me senti nú tocando sem nada pra acompanhar, somente eu, o baixo e o amp. Fazer 1-2-3-4, apesar de produtivo, é muito chato!
    Foi quando vi meu teclado pegando poeira, tanto porque nao sei tocar teclado e nem olho pra ele, ja tentei vender varias vezes.
    Pela primeira vez resolvi prestar atencao nos botoeszinhos dele.

    1 º recurso extremamente util.
    Metrônomo

    Poxa eu ja estava afim de comprar um metronomo, vide inumeros topicos por aqui falando da importancia e da utilidade de se usar um. Esse metronomo de teclado ai, simples, tem 8 posicoes, sempre batendo ton-ton-ton-chimbal. Cada posicoes é o tamanho do compasso. Botei na posicao 4/4 e fiz 1-2-3-4 bem mais feliz, desde 80bmp até 160bmp, que felicidade!

    2º recurso extremamente util
    Samples de bateria

    Nossa, quando eu vi que tinha 100 ritmos de bateria diferentes, desde funkzinho até pedais duplos de metal, fiquei louco. Improvisei por mais de um hora direto. Ficava uns 5 minutos em cada sample. Peguei entao um livro de musicas que tenho, algumas revistas que mostram acordes em sequencia, e comecei a improvisar sobre eles de todo jeito que consegui.
    Saiu muita coisa ruim, claro, ainda me falta muita teoria, mas tambem saiu até ideias legais, e juntando isso uma hora, pode até ser que saia uma musiqueta!

    Ainda tem outras coisinhas legais que da pra inventar, mas nao tive a sensibilidade pra enxergar alem disso ainda.

    Entao, concluindo essa historia toda.
    Esse teclado é até novinho, tem 1 ano de vida, mas ja tentei vender esse teclado umas 10x. Ja dei de presente pra minha namorada, ela deu de presente pra sobrinha dela, depois a sobrinha devolveu, minha namorada me devolveu novamente. Ja ofereci vender até por 70 mangos, mas o cara nao tinha grana. Até que desisti de tocar e de vender. Eu já até sabia das especificacoes desse simples teclado, 100 vozes, 100 ritmos, grava 10 segundos de som, enfim, mas nunca havia pensado em aplicar isso pra nada. E eu aqui pensando em comprar metronomo, comprar um player so pra ficar dedicado a ter uns samples de bateria, etc.
    Garanto que se eu tivesse ligado o pc nao teria essa experiencia de ontem, simples, mas eu gostei.

    Especialmente gostei do desafio de improvisar. Agora sim eu vi, realmente, é dificil improvisar, nao achava que era tao dificil assim por a mente pra trabalhar enquanto está tocando (rsrs)

    Achei importante falar isso, porque tem gente que ta cheio dos recursos em casa e nao sabe o que tem nas maos. Ta sempre achando que precisa comprar algo a mais, e que sem isso nao da pra fazer nada.

    Dê uma boa olhada nos seus equipos, tire o máximo deles, poxa, custou dinheiro....entao aprenda a tirar proveito dele, e mais coisas mais simples, é que fazem a mente trabalhar para desenvolver mais ideias.

    o/

    rock roll e pra quem merece
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gostei do tópico, eu também ja passei por isso

    eu senti que descobri um mundo novo quando mexi no botãozinho tone na guitarra

    Buja
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Buja
    · votar


    rock roll e pra quem merece
    eu senti que descobri um mundo novo quando mexi no botãozinho tone na guitarra
    kkk acho que cada um ja passou por isso hehehe.
    È incrivel como a falta de um item muito usado, no meu caso o pc, te obriga a usar os tantos outros que vc por ventura tenha e nunca havia reparado.
    Se o tone da guitarra tivesse travado na posicao fechada, garanto que nao deixaria de tocar guitarra hehehe. Aprenderia novas musicas e firulancias com o som saindo parecendo de violao hehehe

    ALF is back
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Buja
    pois é cara a uns anos atras vivi exatamente a mesma situação q vc viveu hj...a diferença é q o teclado tem 20 anos (SIM...20 ANOS!!) mas tem todas essas funções...e nao era baixo, era guitarra q eu tava tocando...até hj ligo o teclado pra brincar quando os PCs da casa estao ocupados...kkkk

    é aquela coisa...vc quer sempre comprar e comprar...olhar sempre pra frente achando q ja olhou pra tas...quando olha pra tras...ve q vc tem coisas pra explorar ainda

    stroudcastle
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Buja
    Bom tópico cara. Eu particularmente tenho uma guitarra barata, ampzinho barato, mas tento tirar o melhor som deles. O problema é que se eu perder o pc aí ferrou, todo som que tiro vem dele. rsrs

    Sabe, as vezes me da vontade de aprender teclado, vc ainda não vende ele? heheh

    Buja
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    stroudcastle
    hehehe nao sei cara....acho que vendo....vale pouco mesmo....mas agora que ele vem quebrando o galho com o metronomo talvez fique com ele mesmo....sei nao....to pensando hehehe

    Lemão_Luthier
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Buja

    Bom post cara... em se tratando de música, eu sou sempre a favor do simples...

    Tocando na simplicidade é que você se conecta com suas emoções, com a criatividade, e cresce muito com isso...

    Buja
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Lemão_Luthier
    em se tratando de música, eu sou sempre a favor do simples...
    E eu nao sabia que o simples era mais dificil hehehe, estranho ne
    mas o cara fica bom de roda quando aprende a dirigir no braço mesmo, sem direcao hidraulica.
    No instrumento tambem é assim, o cara fica bom mesmo quando aprende a desligar os pedais e soltar a mente pra improvisar. Ai o cara fica bao mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [relato] Sobre saber aproveitar os recursos dos seus equipos e descobrir o prazer de improvisar