Como que a gente adiquire ouvido absoluto ?

Autor Mensagem
Jack_RS
Veterano
# mai/10
· votar


Pra ter ouvido absoluto tem q saber TUDO mesmo? Ate quando a nota ta meio desafinada ?

I.D
Veterano
# mai/10
· votar


http://www.ouvidoabsoluto.com.br/index.php?valorFazer=2

cara achei bem legal esse site, é de graça , mas precisa de bastante dedicaçao.

Thiago0
Veterano
# mai/10 · Editado por: Thiago0
· votar


Pelo o que eu aprendi na Facul,ouvido absoluto é de nascença,não da pra treinar pra ficar absoluto

No entanto quando estudamos musica com o passar do tempo ficamos com o ouvido relativo,onde conseguimos perceber diferenças de mudança de tons,e ate tentar dizer o nome das notas mesmo que errando por pouco

Ter ouvido absoluto pode ser ruim... Por exemplo:

Se um grupo esta estudando uma partitura,e todos sabem o som das notas escritas na partitura,e no grupo uma pessoa tem ouvido absoluto...

Se o maestro fala pra cantarem a mesma partitura mas 1/2 tom abaixo aquele com ouvido absoluto não consegue,a figura que representa Do tem que ter o som de DO ele não pode cantar SI

Outro fato é se alguem toca um acorde de DO,pra todos que ouvirem será um acorde
Pra quem tem ouvido absoluto será Do+ Mi+Sol (ele ouve os graus separados)

Espero que não tenha ficado muito confuso hehee

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Essa aqui ultrapassou essa linha:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1243580-15605,00.htm l

Thiago0
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
Cara louco a materia que vc mandou,eu estudo musicoterapia e tem muito haver com isso,não acho que seja ouvido absoluto

Procure um livro chamado o Som e o Sentido,ele vem junto com um CD, outro muito bom é Alucinações Musicais que fala de pessoas que passavam mal ao ouivr determinada musica

Jack_RS
Veterano
# mai/10
· votar


Thiago0
Cara li teu post agora e me tirou um peso , cara tem musicas q realmente me deixam mal , inclusive uma musica minha tentei gravar esses tempos atras chamada memories, o som dela me dava vontade de vomitar , serio, mas nao pela musica ser ruim, pelo timbre e as frases mesmo, mas sei la por q acontece isso, tanto q larguei ela de mao, fora essa ja tive muitas piras desse tipo com outros sons, sei la, talvez seja bobagem minha mesmo
Abraçao ae

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Thiago0
Pow valew pela dica!
Vou procurar sim!

Thiago0
Veterano
# mai/10
· votar


Jack_RS
Então não posso me aprofundar muito no assunto porque to começando agora o curso

Mas o livro que eu disse do Oliver Sacks,mostra varios casos desses ,é muito interessante,e alem de tudo pra gente que toca algum instrumento (ou tenta) e uma otima leitura

JCSK8
Veterano
# mai/10
· votar


Pra ter ouvido absoluto tem q saber TUDO mesmo? Ate quando a nota ta meio desafinada ?
Isso aí até eu que tô longe do absoluto sei rsrs. Sabe tudo e mais um pouco. É como se o cérebro do cidadão tivesse uma intrepretção matemática da música muito mais apurada. Consgue destinguir timbres, notas, intervalos, tudo de uma maneira muito mais profunda.

chr
Veterano
# mai/10 · Editado por: chr
· votar


façam o mesmo que eu estou fazendo ultimamente : Abandonem o Guitar Pro !!! xD

Tenta treinar o ouvido , musica nao e so um guitarrista solando . Tenta descobrir os tons de som de campainha , bips etc , tenta fazer as partes cantadas das musicas na guitarra . Uma dica , compra um fone de ouvido , fica com a guitarra no colo e vai tentando tirar , com fone fica bem mais perceptivel os sons .

Não pense que a vida é Malhação em que o cara chega na primeira aula de violao e fala : "cara , você tem ouvido absoluto" como se fosse um super poder . SHASUaHSuashaushasausHASUSH

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como que a gente adiquire ouvido absoluto ?