Vintage v100 les paul. E o tempo passou :)

Autor Mensagem
juniorlp
Veterano
# dez/14 · Editado por: juniorlp
· votar


Hitman
O king dos mesa,ano q vem vo trocar meu falante de 8 por mini rectifier e a minha pedaleira hd500x q demorei 3 anos pra comprar .
Pq prefiro sair de algo ruim e ir logo pro top ,MSM q demore ,eu tenho paciência ,por isso queria saber já q VC intende ,sei q aqui n é o tópico ideal ,mas é melhor do q criar um ,ai vai ,Com esse mesa boogie mine rectifier ,se eu consigo um timbre tipo o desse video ,mas n é igual ,é um timbre bonito de se ouvir e q tem peso ,ou sera q pra conseguir timbres bonitos assim tem q comprar cabeçote de 100w 50w ?

m.youtube.com/watch?v=wBuXf5id_mE.
















Foi mal ae qualquer coisa é q to no celular
Edit. Sei q ele toca com um jcm replica, e o q eu quero é mesa totalmente diferente ,mas esse negócio de VC tarde tocando e o som parecer tao vivo como do video e o meu é tao morto , meu timbre pode ate ser +- baun mas é morto o som ,n tem isso q nem do video , e quando meu vizinho tocava aqui ate mudar o som dele era tao vivo ,parecia q eu tava lá do lado dele escutando ,se VC quiser posso colocar o link do video dele , ele usa um carvin valvulado

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: daimon blackfire
· votar


juniorlp Também não sei se fabricam ela ainda. To em dúvida entre ela e aquela mh1000 da ltd. Acho que vou ficar com a que tiver o braço mais
confortável, ou seja, o mais grosso. Esses braços finos são bem desconfortáveis pra mim que tenho mãos grandes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman
Desculpa, mas estou cansado disso.
Alguem tem alguma prova cientifica de que madeira influencia no som de um captador?? Eu vejo um ima captando vibracao de um metal, NADA mais.

Não fique "cansado", pois tem sim.
Não é nada "enorme"; na verdade é bem sutíl; mas tem...
A guitarra é um "sistema" cara, e tudo influencia, e não apenas "imã, bobina e metal" como vc acha...
Abç

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Otimo! por favor me mostre!
Eu vejo afirmacao atras de afirmacao com nada pra supportar o que diz. Nao sou uma pessoa orgulhosa, se eu estiver errado e alguem me provar isso, vou reconhecer sem problema algum.

juniorlp
melhor nao invadir o topico do cara nao.
Vamos pra pro quem precisa de ajuda pra amplificador.
..ou melhor ainda, me manda uma MP com a pergunta, com que voce toca (ou pretende tocar) e o que voce toca, o que mais ou menos eh seu timbre alvo e tudo mais. Abracos!

Okib4
Veterano
# dez/14
· votar


Juniorlp
a V100 ainda é uma ótima guitarra e custa menos que 1.000 reais.

Infelizmente essa guitarra não é menos que 1000 reais, coloquei o preço que achei que era de 1500 e a Paradise 2000, por este motivo fiz o questionamento se valia a pena juntar mais dinheiro para comprar logo a Paradise ou a V100 comum vala a pena tendo essa diferença...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman
Aqui não é lugar para isso (nem pode ser).
Vc teria que vir a um estúdio, com guitarras de tipo de construção idêntica, cordas idênticas, captadores idênticos e madeiras de braço e corpo diferentes, tocadas no mesmo amp, com a mesma configuração geral e pela mesma pesssoa.
Daí vc veria (ouviría) com certa facilidade, se as suas características de sensibilidade auditiva assim o permitirem (algumas pessoas não são capazes de distinguir isso - é um processo).
Testes com aparelhos e analisadores de espectro são insuficientes para isso, pois o ouvido humano não é isso. Eu já fiz esse teste, e não uma, mas algumas vezes, inclusive com contrabaixos... E posso te afirmar peremptóriamente (aliás constatei isso ontem, no ensaio da minha banda!).
Se vc achar que o que falo tem fundamento, ótimo, se não, bom também...
Até porque, o que interessa é a música que vc fará com a guitarra....
Okib4
Compre a que vc puder comprar. Isso basta.
Abçs

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola Aí cara, tu poderia responder minha dúvida?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


daimon blackfire
Eu sou baixista cara. Tudo quanto é guitarra tem "braço fino" pra mim.... Kkkkkk....
Ademais, essa é uma questão estritamente pessoal, e há que testar....
Abç

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


o único problema é esse, não tem como eu testar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


daimon blackfire
Aí fica difícil cara....
Dê uma olhada no You2be pois tem bons "reviews" dessa guitarra por lá.
Mas acho que vc não encontrará dificuldades não.... Não é uma Ibanez.....
Abç

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola Não sendo uma ibanez da vida ja ta bom.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


daimon blackfire
Que isso cara... Tem Ibanez muito boas....
Abç

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola Não falo da qualidade, falo dos braços finíssimos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


daimon blackfire
Ok.
Mas também tem umas Ibanez ruinzinhas....
Abç

juniorlp
Veterano
# jan/15
· votar


Todas Ibanez RG São boas ????Mauricio Luiz Bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


juniorlp
A RG Prestige é melhor...
Abç

daimon blackfire
Membro Novato
# jan/15
· votar


prefiro a jem do vai que é 1100 reais. Segundo o gilnei parson.

Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sei do que esta falando Bertola, porem tenho receio de ate onde vai o efeito placebo. Uns anos atras quando fazia sonoplastia, por diversos motivos tinha hora que o pessoal encanava com loucura e pra satisfazer a doidera, fingia que mexia nos knobs e perguntava "Esta bom?", e retrucavam com "Mais um pouco... mais... ai, ta otimo!" sendo que nao encostei um dedo em nada e quando virava as costas tinha que dar risada dos "Ouvidos de ouro". Inegavel que existe muita coisa no meio "guitarristico" que sao na base dos ouvidos "preciosos". Alias, existe o ditado da "Roupa nova do imperador" em portugues?
Um tempo atras li uma materia sobre um universitario de La Trobe que gravou diversas guitarras completamente diferentes com o mesmo captador, mesma corda e mesam regulagem e aparentemente tudo ficou identico aos ouvidos dele e de outros musicos. Nao li a materia em si, so relatos dele por ai (incluindo o site da universidade) portanto queria saber se conhecias algo mais a fundo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Hitman
Sim cara, tem efeito "placebo" também, vc tem toda a razão...
Mas eu conheço bem essa matéria, estudei isso e já participei de várias discussões sobre isso, inclusive do ponto-de-vista teórico-metodológico (afinal, sou um Pesquisador e Professor Universitário atuante - Ciência é minha "praia").
O que posso te dizer é que os resultados não são conclusivos ainda e os resultados dos testes dependem de muitas variáveis. Como luthier, e na minha prática já de décadas, eu pude e posso perceber tais alterações. De fato elas são sutís e não são determinantes para uma melhor (ou pior) sonoridade (a qualidade dos capts, cordas, ferragens, cabos e amp é, somada, mais determinante). Vários (a maioría) dos meus "colegas" luthiers também concordam comigo; em violões (cordas acústicas) então, nem se discute.
Cara, a sua postura é mui louvável. Em uma época em que as pessoas são profundamente arrogantes e deseducadas, vc procurou discutir ( e discordar) de uma forma urbana.
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# jan/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Mauricio Luiz Bertola

De que forma uma ponte de Strato, não flutuante, influencia no timbre, ainda que sutilmente?

Eu, leigo que sou, não consigo enxergar, ainda..

Edit: Puts.. Jurava que estava no tópico de Perguntas ao Bertola... Vão desculpando...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


RafaelBernatto
Qualquer ponte que seja "não flutuante" tem uma área muito maior de contato com o corpo do instrumento, transmitindo muito melhor as vibrações oriundas das cordas e que se refletem e se "filtram" pelo braço e corpo. O resultado é um timbre mais "gordo" e maior sustentação (embora aqui outros fatôres se envolvam).
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Interessante.. Mas digo no sentido de diferentes pontes, diferentes marcas...

Ou, geralmente, se faz o upgrade, pensando no material, no sentido de talvez um "anti-ferrugem" melhor...

Olhando aqui, talvez esse ângulo na curvatura dessa parte final dos "carrinhos" onde seria um rastilho influencie diretamente no som...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


RafaelBernatto
O que importa é o material de manufatura da ponte, quanto melhor.... Latão e aço são os mais recomendados e ambos "proporcionam" sonoridades distintas.
Para o rastilho o raciocínio é o mesmo.
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmmm Legal!
Valeu, Abraço.

juniorlp
Veterano
# jan/15
· votar


Hitman
Te respondi no outro tópico na do amplificadores fixo da uma olhada lá PR favor , n deu pra mandar MP pq muita gente mandava links (com o texto) com o spam ai ta bloqueado

Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que posso te dizer é que os resultados não são conclusivos ainda e os resultados dos testes dependem de muitas variáveis. Como luthier, e na minha prática já de décadas, eu pude e posso perceber tais alterações. De fato elas são sutís e não são determinantes para uma melhor (ou pior) sonoridade (a qualidade dos capts, cordas, ferragens, cabos e amp é, somada, mais determinante). Vários (a maioría) dos meus "colegas" luthiers também concordam comigo
A resposta ainda nao esta 100% satisfatoria porem completamente comprieensivel e aceitavel. eu PRECISO de um papel dizendo testado e comprovado ou nao!! haha mas se ainda nao tem.. esperaremos. haha

em violões (cordas acústicas) então, nem se discute.
Nesse quisito nem toco. Realmente inegavel e indiscutivel que a madeira influencia o timbre nos acousticos.
Consigo facilmente imaginar como o nut, trastes e ponte afetam o som, ja na madeira, tenho grandes dificuldades em enxergar como, dentro da fisica, a madeira causaria mudancas perceptiveis no resultado final (guitarra ligada num amplificador). Talvez ate poderia enxergar fatores que *poderiam* em teoria afetar o som porem imagino que estes sejam tao pequenos que realmente nao sei se podem ser considerados relevantes.
Tenho uma boa conviccao de que grande parte das pessoas enxerga diferenca no som nao por que esta la mas porque quer, onde vem o placebo. haha
Ja vi exemplos que considero irrelevante onde pessoas disseram que percebe-se a diferenca com a guitarra desplugada ou que da pra escutar a diferenca com o sinal puro, sem ser colorido pela amplificacao, etc. Ninguem compra uma guitarra eletrica para tais fins, portanto nao vejo peso nenhum nos pontos levantados por tais pessoas.

Cara, a sua postura é mui louvável. Em uma época em que as pessoas são profundamente arrogantes e deseducadas, vc procurou discutir ( e discordar) de uma forma urbana.
Obrigado pelas palavras! Esta realmente dificil mesmo ter uma conversa civilizada se nao for para simplesmente concordar com alguem! discussoes e debates sao essenciais para o crescimento e infelizmente o ego ultra-inflado e arrogancia nao estao somente presentes no nosso mundo "rockstar".

Se tiver alguma conversa registrada online por favor mande o link para dar uma lida! informacao sempre eh bem vida! e obrigado por ter a paciencia em responder.

danielrmatos
Veterano
# jan/15
· votar


Embora não seja o assunto do tópico, vou dar meus tostões (e também sobre o assunto do tópico).
Bom, eu vi esse estudo a que você se refere, ele fabricou corpos com diversos tipos de madeiras e usou exatamente o mesmo esquema mecânico para palhetar exatamente com a mesma força e no mesmo local. Foi usado um só braço, então a única diferença era o corpo. Ele defende que tanto faz a madeira que ela não influencia "significativamente" no som, veja que pus o significativamente em aspas, pois se você olhar o artigo, ele mostra algumas diferenças visuais no espectro, são bem pequenas, mas estão lá nos gráficos. Eu de início achava que não tinha influência alguma, pois estamos falando de cordas magnéticas e uma bobina, mas se você parar pra pensar, pense em uma corda presa de um lado em um prego fixado em uma madeira, você toca e observa a vibração. Agora pense em um prego enfiado em uma borracha, isso vai alterar o padrão de vibração da corda, pois a borracha vai amortecendo as vibrações que a corda causa no prego, afetando a vibração da corda em si. Creio que é isso que ocorre com as guitarras. Agora o tipo de madeira irá influenciar, mesmo sendo madeiras com densidades parecidas? Se eu colocar exatamente as mesmas peças, com uma madeira diferente irá influenciar? Isso eu não posso dizer com certeza, comecei o ano com 2 guitarras, uma strato de basswood que eu não gostava do som porque não soava como uma strato (minha referência é aquele som estalado, tipo dire straits), a outra de agathis, mas com 2 humbuckers que soava legal pra mim. Terminei o ano com 6 guitarras, todas de diferentes madeiras. Testei várias esse ano e fiquei achando que a madeira só podia fazer diferença, pois não gostei de nenhuma strato de basswood que testei, mas vi um vídeo de uma strato de basswood e fiquei de queixo caído (https://www.youtube.com/watch?v=RM5PkXYihYo), como nenhuma das stratos de basswood que testei tinham aquele som? Vi esse vídeo de uma yamaha pacífica https://www.youtube.com/watch?v=cGugNcIlk-c e ao ver uma anunciada comprei na hora, mas nunca consegui chegar pertro desse timbre (mesmo trocando os saddles por saddles de aço - como o cara menciona no vídeo, e trocando os captadores), acabei vendendo. Hoje a strato que mais me agrade é uma tagima T635, que é feita de Marupá (quando eu peguei na loja, ela não tinha o som que eu queria, mas eu mexi bastante até chegar no som que adorei, acho que ela ficou no ponto quando tu pus um calço na junção do braço com o corpo, daí apareceu o estalado que eu queria, mas nem tenho certeza se foi só por isso - outro dia vi um cara que fez a mesma coisa em uma outra guitarra e o estalado apareceu). Enfim, tudo isso é pra dizer que são muitos fatores a influenciar no timbre, a strato de basswood que eu gostei do som era da G&L, ou seja, tudo top, mas mesmo entre guitarras iguais o som pode sair diferente, talvez até por diferença na furação dos parafusos da ponte. Raramente se vê uma fender americana ruim, eles sabem exatamente como uma boa guitarra deve ser feita, mas ainda assim, algumas acabam soando excepcionalmente melhor que outras.

Resumindo é o seguinte:
Saber se uma guitarra vai soar legal só pela construção (tipos de madeiras) e peças é como previsão do tempo: você pode até ter uma boa previsão, mas ela nunca terá 100% de probabilidade de estar certa.

Agora sobre o assunto do tópico:
Eu nunca tive 'tesão' de ter uma les paul. Outro dia vi uma AFD Paradise e pedi pra testar, pensei: vamos ver se essa guitarra é o que falam. As cordas estavam velhas, mas eu não senti o 'ela tem que ser minha', toquei, toquei e não me apaixonei pelo som. ALgum tempo depois pedi pra testar uma tagima tlp flamed e quando toquei o captador da ponte com distorção apaixonei na hora e comprei a guitarra. Ela precisou de uma retífica nos trastes (foi feito na garantia) e eu particularmente não me apaixonei pelo som do captador do braço, mas o da ponte com uma boa distorção. Sobre a construção dela o que posso dizer é que ela tem realmente um tampo de mapple (ao menos dá pra ver uma madeira mais clara no tampo ao abrir as tampas traseiras), também tem um 'tampo' traseiro de mogno (se é realmente mogno a madeira dela), que cobre as emendas, só que não é uma camada fininha não, é bem grosso, eu até medi e pus as medidas no tópico da TLP Flamed aqui. Só sei que pra mim, foi um caso de me identificar com o som, e ainda juntou com o preço (muito menor que uma AFD Paradise) e ainda vem com case. Minha dica é: teste as duas se puder e escolha com a emoção (os ouvidos), não com a razão (pois essa leu bastante nos fórums sobre madeiras, captadores, etc). :)

danielrmatos
Veterano
# jan/15
· votar


Se eu fosse pela razão, teria comprado a AFD Paradise.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


danielrmatos
Saber se uma guitarra vai soar legal só pela construção (tipos de madeiras) e peças é como previsão do tempo: você pode até ter uma boa previsão, mas ela nunca terá 100% de probabilidade de estar certa.
Como luthier, assino embaixo isso aqui.
As pessoas acham que luthiería é informática, no qual vc sabe de antemão o que terá se instalar um software. Isso não existe nessa arte.
A rigor luthier algum sabe 100% COMO soará uma guitarra ou baixo depois de pronto. E aí é que está a graça da coisa...
Hitman
eu PRECISO de um papel dizendo testado e comprovado ou nao!!
Porque isso cara? Não me parece relevante, nem lá muito importante....
Abçs

krixzy
Veterano
# jan/15
· votar


danielrmatos
teste as duas se puder e escolha com a emoção (os ouvidos), não com a razão (pois essa leu bastante nos fórums sobre madeiras, captadores, etc). :)

É isso ai, e somando a:

A rigor luthier algum sabe 100% COMO soará uma guitarra ou baixo depois de pronto. E aí é que está a graça da coisa...

Perfect !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vintage v100 les paul. E o tempo passou :)