Blues + Modos Gregos

    Autor Mensagem
    eduardodff
    Veterano
    # jan/12


    Galera, já usei a busca e minha dúvida para os grandes mestres da harmonia é o seguinte:

    Vamos usar como exemplo um Blues clássico: A7 D7 E7

    Normalmente nesse caso uso escala penta blues iniciando por exemplo na 5ª casa mizona, naquele padrão que todo mundo conhece, com os outros padrões de penta.

    Como encaixar modos gregos em escalas de blues? Onde encontrá-los
    Falo isso, pois quando estou solando em pentatõnica menor de Am, a partir da segunda nota da escala (Dó), parte o modo Jonio, e os sucessivos...
    Um abração!!

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: mateusstarling
    · votar


    eduardodff Quando vc começa a sair do padrão penta menor vc começa a sofisticar sonoramente o seu blues.
    Além do approach penta menor + blues note você pode pensar no arpejo dominante de cada acorde: T 3 5 b7 dessa maneira vc esta enfatizando cada acorde individualmente, é o tipo de padrão usado no blues jazz.
    Você tambem pode pensar que cada acorde é individualmente um mixolídio.
    Outro padrão muito usado é usar o modo mixolídio + penta menor com blue note, dessa maneira criando uma escala de 9 notas T 2 b3 3 4 #4 5 6 b7 dando uma sonoridade muito conhecida quando se mistura a terça menor e a terça maior e criando uma linha cromatica do b3 até o quinto grau.
    Eu tenho uma video aula so sobre acordes dominantes, vou colocar um pedacinho abaixo que fala exatamente do uso desse cromatico. Nesse video eu estou tocando o conceito dentro do ciclo de quartas em regiões especificas do braço do instrumento.


    ogner
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    mateusstarling
    Muito bacana!!! o/
    Mais didatico impossivel!!! Penta rulessssss!!! hehehe

    Tenho essa video aula ae!!!

    rock roll e pra quem merece
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    só marcando pra ver de novo em casa

    klavier
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Nesse exemplo que vc deu A7 D7 E7 vc pode usar o modo mixolídio de lá nos três acordes, e as notas seriam A, B, C#, D E, F#, G, ou seja, no blues maior vc pode usar o modo mixolídio da tonalidade do blues.
    Outra alternativa é usar o modo mixolídio de cada acorde da harmonia, no D7 vc usaria o mixolídio de ré cujas notas são D, E, F#, G, A, B, C e no E7 vc usaria E, F#, G#, A, B, C#, D.
    No blues menor vc pode usar o modo dórico, por exemplo um blues em SI menor, então vc usa o modo B dórico, cujas notas são B, C#, D, E, F#, G#, A.

    eduardodff
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    mateusstarling
    Cara, show de bola sua aula!!! Valeu mesmo!!

    klavier
    Valeu cara, sua explicação foi muito boa!!
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blues + Modos Gregos