Fishmann Triple Play: um novo patamar para tornar sua guitarra em uma guitarra-midi

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # jan/12


    Amigos,

    segue abaixo dois vídeos ótimos explicando o funcionamento deste aparelho, desenvolvido pelo Andras Szalay, o mesmo que desenvolveu o Axon AX-100. E segundo o próprio Andras este novo aparelho é 1000 vezes mais rápido que o Axon, para detectar o som da nota e transformar em midi, podendo assim acessarmos qualquer biblioteca de sons do computador (VSTi's).
    O aparelho é wireless, e é acoplado na guitarra através de um sistema de imãs.
    É realmente ultra-hiper-mega rápido a detecção da nota.
    O aparelho começará a ser vendido nos EUA daqui a 6 meses (no verão deles), e custará para eles menos de 300 dólares.





    felipelfln
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Incrivel. Cara, como pode isso?? Nossa, mto bom, sou fascinado por esses sintetizadores, a guitarra vira qqr coisa com mta perfeição, mto bom. O piano é o melhor hhahauhau pra tocar vaarios jazz e bossa nova

    The Jedi Master
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    heheheh, é isso aí!!
    claro, este aparelho é só a ponta do iceberg. Por que se você quiser usar os VSTi's no seu PC por exemplo do Kontakt, do Cubase, so Synthogy Ivory, você inevitavelmente terá que ter uma placa de áudio externa (como uma M-Audio Fast Track Pro, enfim existem de várias marcas). Pois senão a velocidade que este aparelho ganha na detecção da nota, você irá perder no processamento do som, caso não tenha uma placa de áudio externa.

    Talvez aqui no Brasil chegue alguns meses depois que começar a ser comercializado por lá, e se lá vai custar entre 250 e 300 Obamas, aqui deve ficar em torno das 1000 Dilmas.

    Vou ter que acionar os meus contatos!!! heheh

    eu também adoro esta idéia de transformar a guita num sintetizador, mas pra valer... com um aparelho destes e sons VSTis fidelíssimos.

    Vamos aguardar

    MMI
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    The Jedi Master

    Cara eu tenho um Axon e já é muito rápido... A questão era que o Axon não vinha com captador MIDI, mas é notória a questão que captador MIDI de piezo é mais eficiente do que os magnéticos (mas precisa modificar bastante a guitarra). Fiquei curioso com esse aparelhinho, acho que vou comprar um...

    The Jedi Master
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: The Jedi Master
    · votar


    MMI

    Pois é, não tenho certeza se este é de piezo ou se é magnético.

    Ele gruda na guitarra de forma magnética, pois tem um suporte que fica fixo na guitarra (não sei de que forma, se é aparafusado ou alguma coisa que mantém este suporte fixo sob pressão), e o aparelho é fixado neste suporte de forma magnética, sendo assim fácil tirá-lo de uma guitarra e coloca-la em outra, desde que esta outra guitarra também tenha o suporte.

    Agora, se o captador midi dele é piezo ou magnético, taí uma boa questão levantada e que precisa ser investigada.

    The Jedi Master
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ah, corrigindo, ele acessará qualquer tipo de biblioteca de sons do computador, não somente VSTi's.
    Uma vez que é convertido para midi, qualquer programa pode receber esta informação e usar suas bibliotecas de sons, seja VSTi, RTAS, ou o que for.

    Também estou louco para comprar este brinquedo, mas acho que vai um ano até conseguir comprar um. Até lá muitas novas informações sobre ele começarão a pipocar em fóruns, blogs e no youtube.

    MMI
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: MMI
    · votar


    The Jedi Master

    Esse é magnético, não tem nem o que discutir.

    O que eu queria saber é como é a interface, o captador que mostram no video não diz nada, é um magnético como qualquer outro.

    Edit: Putz, é só um pendrive. Caraca, aí é sacanagem...

    A questão de usar com VST ou não é pessoal, ele gera sinais MIDI. É isso que faz todas essas interfaces.

    The Jedi Master
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: The Jedi Master
    · votar


    MMI

    o pendrive, pelo que entendi, é só para captar o sinal, que é enviado da guitarra via wireless. Até podia ser um cabo usb saindo da guitarra e conectado ao PC, mas via wireless é mais prático, te dá mais liberdade de movimentação, sem ter um cabo para ser arrastado junto. O pendrive é só pra isso mesmo.

    A interface (aplicativo) pelo que vi é bem simples, no sentido de que não tem muitos recursos a oferecer.

    O uso deste aparelho só valerá a pena usando-se em conjunto com o Kontakt, ou com alguma DAW, os quais tem blibliotecas de sons próprias. Os quais se forem comprados ao invés de baixados ilegalmente, são uma facada.
    Portanto, se o aplicativo deste aparelho não possuir muitos recursos, daí é um ponto fraco mesmo.

    Mas mesmo sendo magnético, e considerando que os magnéticos são inferiores aos piezo, mesmo assim acho que o produto é muito bom e o melhor até o momento, pois o grande diferencial está no algoritmo que o Andras desenvolveu, e no processador que está no aparelho. É isso o que está fazendo este aparelho ser tão rápido.
    Se fosse com captador piezo seria melhor ainda!!! mas aí tem esta questão de ter que mecher muito na guitarra.

    Enfim, considerando os prós e contras: vou comprar um!!

    PrMarioAlegria
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Será que dá prá disparar um software arranjador em real-time como o One ManBand a partir do violão/guitarra?
    Veja em http://www.1manband.nl/omb.htm

    Viniciustcf
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Alguém conhece um sintetizador de som, para usar em violão de nylon??

    McLauton
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    É amigo vc vive o mesmo dilema que eu. Queria um captador desse externo que pudesse funcionar em um violão Nylon comum. Pq eu não consigo adaptar com aço tocando classico. Mas não tem não. Tem os RMC que equipam os violões da Godin, Condor e Caimbe, mas além do preço ainda vc vai pagar horrores pra um luthier fazer isso funcionar. Alias nem sei se a Caimbe e a Condor usam os mesmos captadores da Godin, pq o que eu vejo de reclamações desses equipamentos... não compensa. Negocio é chiar mesmo num Godin acima dos 6 mil reais.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-874523621-captador-rmc-ativo-m idi-audio-violo-6-cordas-_JM

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Fala galera, comprei recentemente o Fishman Triple Play Connect, que parece ser a versão mais nova desse aparelhinho aí. Fiz um vídeo pra demonstrar. Como todos os vídeos do meu canal, a intenção não é fazer soar perfeito, muito pelo contrário: é mostrar o som que um guitarrista médio, instalando o aparelho sozinho, vai conseguir numa DAW simples (no meu caso GarageBand) tocando em tempo real. Isso porque vi o vídeo do David Walliman e lá o Fishman funciona que é uma perfeição: tracking absurdo, parâmetros perfeitos, etc... tentei ser mais realista hehehe. Acompanhem aí:

    Depois de fazer esse vídeo, aproveitei a jam que eu fiz na abertura, mudei algumas coisas (uns timbres de teclado, breaks de bateria e uma guitarra solo) e fiz uma instrumental curtinha. Pra quem não sabe, eu publico uma instrumental curta toda segunda no meu canal já faz tipo um ano e meio. Segue:


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fishmann Triple Play: um novo patamar para tornar sua guitarra em uma guitarra-midi