Sobre o acabamento das novas Epiphones Les Paul Standard

Autor Mensagem
Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12


Antes de começar a escrever, já deixo esse aviso: este tópico NÃO foi criado com o intuito de compra de guitarra, mas sim uma discussão sobre o modelo.

Enfim, eu tenho uma Epiphone Les Paul Standard Vintage Sunburst com tampo "Plus Top" de 2008, e sempre achei que ela tem um acabamento bem legal, um dos pontos fortes da guitarra, na faixa de preço dela na época em que comprei era uma das melhores.

E recentemente, lendo aqui no fórum, vi muita gente falando que o acabamento dela estava porco, que a Epiphone caiu de nível, e tudo mais. Pois bem, hoje fui até a Teodoro Sampaio, local cheio de lojas de instrumentos em São Paulo e fui averiguar a situação.

E fiquei bastante surpreso. As guitarras estavam/estão com um acabamento ótimo! A pintura muito bem aplicada, sem manchas, um verniz bem feito. Vi uma Honey Burst lá com o tampo "Plain Top", coisa mais linda! A parte de trás da guitarra natural com um verniz bem aplicado parecia até uma Gibson de tão linda. A única coisa que achei que decaiu foi o tampo das "Plus Top". O tampo da minha tem duas madeiras, com uma divisão no meio, e é o detalhe mais lindo na minha guitarra, os riscos são fortes, bem definidos, e eles meio que "refletem", não sei uma palavra certa, de acordo com a Luz que incide. Reparei que as guitarras com o tampo "Plus Top" não estão tão legais como as da minha, os riscos não são muito bem definidos, parece que eles não estão selecionando tão bem as madeiras para tal parte do instrumento.

Mas no geral, achei que o trabalho estava bem feito. O que me faz ter a seguinte pergunta: O pessoal que está descendo a lenha nas Epiphones Les Paul, por acaso já ao menos pegou o instrumento na mão? Porque pelas críticas que li aqui, parece que estavam inventando mesmo que a guitarra está porca, ou aquela coisa de "Se fulano disse que é ruim, então eu acho que deve ser mesmo e por isso vou falar mal também".

Uma coisa é dizer que ela não vale o preço que pedem, o que eu concordo, com R$ 2400,00 dá pra fazer uma Les Paul muito mais caprichada com um Luthier (eu mesmo só peguei a minha porque na época ela estava por 1800 reais zerada, foi a época que ela esteve mais barata nos últimos anos). Outra e sair falando mal e difamando uma marca com décadas de tradição.

Por favor, vamos nos concentrar a julgar o que conhecemos e parar de criticar só porque outros também criticam?

Grato.

slow-hand
Veterano
# jan/12
· votar


Guitarrista da minha banda tem uma epiphone, appetite for destruction, do Slash, aquela q é tipo amarela no tampo, cm divisão no meio e os veios da madeira bem definidos. Captadores seymour duncan alnico 2 pro.
Sobre o acabamento dela eu só tenho uma palavra a dizer: IMPECAVEL.
Não sei em que ano ela foi construida, mas meu colega comprou ela no meio do ano passado.

Curly
Veterano
# jan/12 · Editado por: Curly
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

As guitarras estavam/estão com um acabamento ótimo!

Concordo. Isso bate 100% com minhas observações. Acho que o problema é que alguns compram instrumentos mais baratos e querem justificar essa aquisição descendo a lenha nas Epi. Coisa de forum mesmo.

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


a baterista da minha banda(ela faz aula de guitarra e baixo) tem uma,e eu achei o acabamento bem legal,a guitarra eh muito linda

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


slow-hand
é igual a essa? http://blog.firstqualitymusic.com/wp-content/uploads/2010/10/IMG_0005. jpg

Se sim, é uma guitarra de 2010 se eu não me engano. Edição limitada, muito linda!

Curly
Acho que o problema é que alguns compram instrumentos mais baratos e querem justificar essa aquisição descendo a lenha nas Epi. Coisa de forum mesmo.

Exatamente isso. Já vi gente aqui que diz ter Shelter Nashville e falando mal das Epiphones. Hoje eu vi também uma Shelter Vintage Sunburst, pintura mal feita e uma escala nojenta, toda manchada. Aquilo sim é um acabamento horroroso. (não que isso seja regra, tinha umas Nashville bem acabadas também).

victorleon
Veterano
# jan/12 · Editado por: victorleon
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Cara, como eu já disse, as Epis são boas guitarras, eu já testei uma e gostei muito, porém o preço delas é absurdamente alto.

E sobre as madeiras, a sua provavelmente é de mogno mesmo (não é o melhor mogno do mundo, mas ainda é mogno) e as atuais são de nato.

Sobre o acabamento, eu acho ótimo, porém algumas pessoas no fórum vem reclamando do novo Hardware (ponte e tarrachas) que viraram níquel se eunão me engano, e dependendo do cuidado, o uso e das condições de armazenamento, pode enferrujar mais rápido que bombril na coca-cola =P

Abç

PS: Eu tenho uma Shelter Nashville e tirando um arranhão que foi feito acidentalmente na loja, veio com o acabamento perfeito!

Spect
Veterano
# jan/12
· votar


victorleon
E sobre as madeiras, a sua provavelmente é de mogno mesmo (não é o melhor mogno do mundo, mas ainda é mogno) e as atuais são de nato.

Cara, por favor, não começa com isso. O tópico é justamente sobre esse tipo de comentário.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12
· votar


victorleon
as atuais são de nato.

AS EPIPHONES LES PAUL STANDARD SÃO DE NATO? COM AQUELE PESO DESGRAÇADO QUE ELAS TÊM, VOCÊ ACHA MESMO QUE AQUILO É NATO? TÁ LOUCO VÉI?

As Special sim, parece que são de Nato, as Standard continuam sendo de Mahogany.

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
n precisa fica exaltado

Spect
Veterano
# jan/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
AS EPIPHONES LES PAUL STANDARD SÃO DE NATO? COM AQUELE PESO DESGRAÇADO QUE ELAS TÊM, VOCÊ ACHA MESMO QUE AQUILO É NATO? TÁ LOUCO VÉI?

As Special sim, parece que são de Nato, as Standard continuam sendo de Mahogany.


Muito provavelmente são sim. E peso não quer dizer nada. Tenho uma SG G-400. Toquei numa Gibson SG Special Faded que era muito, mas muito mais leve mesmo que a minha. Depois, em outro dia algumas semanas depois, toquei em outra SG Special Faded que tinha o peso muito mais próximo do da minha Epiphone. Depois, em outro dia, toquei uma Gibson SG Standard que era mais pesada que a minha. O peso varia muito de como a madeira foi tratada.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12
· votar


Spect
Toquei numa Gibson SG Special Faded que era muito, mas muito mais leve mesmo que a minha.
Será que ela não era Chambered body não?

O peso varia muito de como a madeira foi tratada.
Sim. Mas cara, as placas de compensado é praticamente pó de madeira colado. Nunca que aquilo junto dava o peso de uma Epiphone Les Paul Standard, que é Unchambered body. Agora as Special, muito mais leves, sim, provavelmente é compensado.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12
· votar


Bom, o site da Epiphone dá o nome da madeira da Les Paul Standard como mahogany, eles não tem pra que mentir. http://www.epiphone.com/Products/Les-Paul/Les-Paul-Standard.aspx

Curly
Veterano
# jan/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock


Bom, o site da Epiphone dá o nome da madeira da Les Paul Standard como mahogany, eles não tem pra que mentir.


Não são de nato. A turminha lê uma palavra aqui e fica repetindo sem nem saber o que é nato. O nato tem um peso semelhante ao mogno mas a figuração da madeira é bem diferente, muito fácil distinguir as duas. O que não quer dizer que seja necessariamene pior, tenho uma Brian Moore iGuitar feita de nato e a guitarra tem um som bem legal.

MMI
Veterano
# jan/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Uma carta na Premier Guitar: (pode interessar)


Score One for Epis as Treasures
I gotta give Premier Guitar a big thumbs up. It's consistently jam-packed with usable info and cutting-edge reviews.
Regarding Epiphone vs. Gibson, November issue, page 68 [" Gibson vs. Epiphone: Are Wethe Ones Being Elitist," November 2011], as a newer convert to Epiphone, I've learned—via personal experience and the excellent Gibson/ Epiphone customer service team—a few more distinctions between the two brands.

Epiphone is currently manufactured in China, but in its own plant with its own staff and quality-control department.
Epiphone finishes are super-hard polyurethane. Gibson uses traditional nitrocellulose.
Epiphone pickups are built with materials sourced from that part of the world. They are built to the manufacturer's spec, but there are bound to be differences in source material.
Epiphone guitars often have big, fat, D-profile necks that are well suited to my big, fat fingertips.

Having bought several new and nearly new Epiphone guitars (a Riviera Custom P93, Firebird VII, Nighthawk), I've been impressed with their overall build quality, tonal versatility, ability to play and stay in tune, and—in the one case where I needed a new part—their quick, no-hassle customer service. No longer do I regard Epiphone as a cheapie, low-end student line.
—Tom Shaw
Lakeland, Florida

So glad to hear you dug Zach Fjestad's November column, Tom. Like you, we're often blown away by the quality of many affordable instruments these days, and plenty of us have had to revise decades-old mindsets to jive with today's more precise and consistent production methods and standards. Regarding your statements about Epiphone, we ran them by the company's president, Jim Rosenberg. Although he added some nuance to a couple of small points, the gist of what you said seems pretty accurate:

"Epiphone owns two guitar factories in China that produce the bulk of our guitars. These factories produce 100 percent Epiphone product. At these factories, we have our own staff and QC departments, as well as engineering, purchasing, etc. We also have OEM factories to make some of our guitars, because our two factories cannot produce enough guitars to meet demand or to meet certain needs. Our guitars are currently made in China, Indonesia, and Japan. In general, we use urethane [for finishes], which is considered to be softer but more abrasion resistant and durable than nitrocellulose lacquer. Our factories have state-of-the art electrostatic finishing systems that allow us to apply a very thin coat while reducing waste (overspraying) and airborne matter. All our pickups are built to our specifications. Our guitars use a combination of pickups made in Asia and made in the USA (at Gibson, for example), depending upon the model. Materials for our Asian-made pickups are sourced from many locations, depending upon the particular component. The neck found on most Epiphones is our historic "SlimTaper" D-profile neck, which I would not consider big or fat—it's more of a medium-sized neck that most players find very comfortable. We do make a more rounded D-profile neck, such as those originally used in the 1950s, on certain models. We also have a very thin neck called the "SpeedTaper," as found on our Prophecy collection, as well as V-shaped necks on some of our Masterbilt acoustics."

Thiago Teixeira
Veterano
# jan/12
· votar


Curly

Já lí aqui, se não me engano, que nato seria o mógno indiano e por isso algumas marcas colocam que as guitarras são feitas de mógno, fazendo uma "confusão" com os nomes para se favorecer.
Sabe se isso confere?
Na verdade, eu não vejo problema em a guitarra ser em nato ou mógno, pelo menos não em uma guitarra dessa faixa de preço (~R$2000), até porque dificilmente eu e muitos outros users daqui conseguiriam diferenciar o som de uma madeira pra outra.

User9000
Veterano
# jan/12 · Editado por: User9000
· votar


preço alto para uma guitarra feita no oriente, mas mesmo assim é uma guitarra legal. digo isso por que já pude ficar perto de uma gibson les paul 57' custom shop e uma epiphone standard ao mesmo tempo. a epi é longe de ser uma gibson, mas continua sendo uma guitarra muito legal.

douglas_agostinho
Veterano
# jan/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Eu também acho que o acabamento desses modelos citados são muito bem feitos! Eu comprei uma Epiphone Semi-Acústica esses tempos, e o acabamento tbm é de boa qualidade, assim como a guitarra toda!

algumas fotos dela nesse tópico!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/275041/

Abraço

victorleon
Veterano
# jan/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Calma cara, não precisa se irritar.

E caso vc não saiba, Nato é o "Mogno asiático" uma madeira com peso semelhante, porém diferente, considerada um pouco inferior (digo inferior em se tratando de fazer guitarras)

Insomniac_
Veterano
# jan/12
· votar


O que rola nesse fórum é que a maioria da galera que fala isso ou nunca tocou na guitarra ou tocou, não tem conhecimento o suficiente pra avaliar de fato coisas importantes e repetem o que lêem. Por isso aparecem absurdos desse tamanho por aqui.
O que tem de gente falando mal de Epiphone Standard porque leu que a Epiphone Special é ruim não tem como nem contar...

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


porque essas guitarras parecem tão feias nas fotos dos sites de venda?

victorleon
Veterano
# jan/12 · Editado por: victorleon
· votar


Spect

Amigo, estou apenas comentando sobre o material da Guitarra, eu não cheguei e falei " As Epi's são um lixo porque são feitas de nato"

O próprio autor do tópico disse que percebeu que a qualidade das madeiras diminuiu e eu só acrescentei o que sei sobre a madeira dessasnovas Epiphones Standard

Curly
Veterano
# jan/12
· votar


victorleon

filho, pelos seus posts vc ainda é um iniciante no mundo da guitarra. Nenhum problema, muito pelo contrário. Mas esse assunto das madeiras é complexo, não é melhor deixar os colegas mais experientes mostar o caminho e então aprender os conceitos corretamente ?

slow-hand
Veterano
# jan/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock sim é essa.

slow-hand
Veterano
# jan/12
· votar


A proposito, eu tenho uma shelter nashville, e o acabamento dela é meio porco msm, mas de longe é bem bonita.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12
· votar


MMI
Não precisa dizer mais nada, né? hahaha

A única coisa que não gosto na Standard é a captação, tanto que hoje levei ela pro Luthier pra colocar 2 Seymours (JB pra ponte e Seth Lover pro braço), e isso foi depois de 3 anos e meio que estou com ela, só agora senti a necessidade.

victorleon
Veterano
# jan/12 · Editado por: victorleon
· votar


Curly

Sim, eu não sou nenhum mestre, tenho só um ano de guitarra, mas entendo mais que a grande maioria dos iniciantes sobre guitarra, sobre caps, madeiras, relação guitarra-amp...

E eu não estou tentando dar uma aula ou ensinar vcs que claramente tem mais experiência que eu, só estou dizendo o que sei.

E por favor, não me trate como um bebê (rsrs)

Curly
Veterano
# jan/12 · Editado por: Curly
· votar


victorleon

Desculpe, não quis ofendê-lo ! Sei do potencial enorme da sua geração. Mas acredite, com relação a essa questão de construção de equipamentos, daqui a uns anos vc vai reler e morrer de rir do que escreveu ! vc está no bom caminho mas cuidado com as informações que posta, isso fica registrado e compromete a credibilidade do forum (que já não e das melhores, vide o rapaz acima dizendo que Epi é fabricada no oriente médio, rs)

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12
· votar


Curly
de o rapaz acima dizendo que Epi é fabricada no oriente médio

acho que ele matou umas aulas de geografia e foi tocar guitarra, estilo Lynyrd Skynyrd hahaha

Curly
Veterano
# jan/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

ou talvez ele tenha razão, vai ver que são feitas em BAGDÁ !

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12
· votar


douglas_agostinho
Linda sua guitarra! E mais pra frente, dê o par de Seymour Duncans Seth Lover que essa guitarra tanto merece hahaha ai sim, fica nível profissional!

Curly
hahaha É a guitarra do Rambo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o acabamento das novas Epiphones Les Paul Standard