Sobre voltar a fazer aulas - crise de identidade

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/12


    Buenas, pessoal.

    Gastarei meu precioso tópico de hoje tentando colocar a cabeça no lugar lendo as preciosas opiniões dos amigos do fórum.

    Breve histórico da situação em que me encontro: após uns 15 anos tocando guitarra de qualquer jeito, estou casado, com dois filhotes, trabalhando com uma coisa nada a ver com música, fazendo faculdade semi-presencial, tentando dividir meu tempo entre trampo / faculdade / esposa / filhos / etc. Acontece que, paralelo a isso, estou com três guitarras em casa, dois violões, dois amplificadores, pedaleira, uma vontade imensa de tocar, porém, sem saber exatamente o que fazer. Não tenho nenhuma pretensão de ser músico profissional, ainda mais com a idade que tenho (33 anos), porém, me dá uma tristeza enorme ver tantos instrumentos praticamente sem uso, já que tudo o que tento tocar é barrado por falta de técnica. Ex.: se eu tentar tocar Joe Satriani, chega determinado ponto da música que eu travo por não conseguir executar a técnica necessária, aí, acabo desistindo da música.

    Estou cogitando voltar a fazer aulas, porém, não sei se estaria investindo num sonho que já não tem mais lugar em minha condição atual ou se estou adiando algo que realmente tenho que fazer nem que seja por realização pessoal. Adoraria poder tocar as músicas que gosto, adoraria poder olhar para todos os instrumentos que tenho e pensar: "puxa, realmente há um motivo para ter tudo isso em casa", ou mesmo o orgulho de ser realmente um "profissional" (no sentido de ser estudado, saber o que estou tocando e não tocar de ouvido) e de poder dizer para meus filhos num futuro não muito distante que estudei realmente música, que sou um músico de verdade.

    Putz, essas crises costumam aparecer quando temos entre 12 e 18 anos, estou meio velho para isso. Só sei que se não me decidir logo acabarei rifando tudo e comprando uma TV de cinema, hehe.

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    ogner
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kleber Blacklock

    Faz, velho!! Encare como diversão e uma "fuga" da "vida de verdade"!! hehehe!!
    Estudar sempre é bom, musica então...Muito bom!!

    Sou dessa escola tb, auto-ditada, velho (34) e me deparo por varias vezes na falta de estudo tb..No meu caso não é muito tecnico é mais teorico.

    Cheguei a voltar a estudar, 1 ano atras, na Souza Lima. Direcionado para oq eu queria, que era leitura, percepção, jazz.. Foi bom, porem por motivos outros tive que parar...

    Cristhyano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Não perde tempo, não. Comecei a tocar relativamente velho perto da galera que começa (comecei com 22), estou atualmente com 25 e não tenho pretensão de parar. Sei que um dia vou chegar la, agora dei uma freada nos estudos por ser o ultimo semestre da faculdade e a coisa vai ficar meio feia, mas passando isso volto a enfiar a cara.
    Não adianta não fazer porque passou da hora. Teve gente que começou tarde e virou um marco na história (Wes Montgomery) e teve gente que começou cedo. Tudo é força de vontade e dedicação.
    Se você não fizer agora, vai chegar la na frente e todo dia a mesma coisa vai martelar na sua cabeça "e se eu tivesse tentado?".

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ogner

    Então, cara, já até entrei em contato com um professor excelente daqui da região, estou pensando seriamente em voltar, como você disse, ao menos para "relaxar" do dia a dia e dos compromissos, para descontrair e sentir que estou fazendo algo por mim, entende? Um hobby, porém, direcionado.

    Valeu pelo retorno, amigo! Quem sabe não encaro de verdade?


    Kleber Blacklock

    Cristhyano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Vai fundo. Televisão não te agrega nada.

    Curly
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kleber Blacklock

    Estudar é sempre uma boa mas vc deve procurar desenvolver uma proposta própria na guitarra. Olhe o meu caso, comecei a tocar com 33 anos e depois de um tempo, também entrei nessa "crise", por não evoluir como queria.

    Aí, vi que tinha que tocar diferente se quisesse que alguém me ouvisse, abandonei quase todos os estilos que estudava e me concentrei no Blues, R&B e MPB e procurei me especializar em coisas que poucos se interessam, como guitarra ritmo, harmonia, slide, tocar apenas clean e usar instrumentos e equipamentos diferentes da maioria. Com essa sonoridade, estou sempre sendo chamado para tocar com caras muito melhores do que eu ! No final, continuo sendo ruim mas pelo menos sou eu mesmo, rsrs...

    Cristhyano
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Cristhyano
    · votar


    Curly
    me concentrei no Blues, R&B e MPB e procurei me especializar em coisas que poucos se interessam, como guitarra ritmo, harmonia, slide, tocar apenas clean

    Ta aí algo que eu sempre me interessei. O groove musical do blues, jazz, funk e r&b com um belo som clean, meu estudo anda pendendo bastante pra esse lado. Ainda uso distorção pra não desaprender a tocar com ganho, mas gosto muito de um som clean.
    Fez aula ou por conta própria? Se fez sozinho, me dá umas dicas de material.

    Curly
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cristhyano

    amigo, eu fiz aulas durante os 1os anos em que comecei a tocar, só consegui aprender assim. Depois, fiz muita pesquisa e até hoje faço,escutando discos antigos de R&B, pegando os riffs, acordes e levadas originais. Dê uma olhada nos meus tópicos que sempre têm dicas e referências, temos aqui no forum também companheiros como Nichendrix, MMI, Ogner, Bahia, Guitartube e outros que estão sempre mostrando coisas bacanas nessa área.

    DogMan
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, organize sua agenda e faça aulas! Permita-se! Geralmente quando não temos tempo ou $ acabamos por abrir mão de coisas que nos dão satistação.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Acho que as aulas são legais para acelerar o aprendizado, fazer com que o cara aprenda mais rápido do que se ficasse deixando a vida levar. A vida também ensina, mas é melhor aprender uns atalhos com quem já passou por isso.

    Tem um lance que eu percebo: um adolescente de 15 anos, fazendo aula por 3 anos com um bom professor, aos 18 PODE tocar coisas de impressionar tiozão com dezenas de anos de estrada. Porém, a execução costuma ser meio dura, sem aquela intimidade com o braço do instrumento que só a idade traz. Acho que um guitarrista profissional atinge seu auge entre os 25 e os 35 anos. O cara pode até ter muitas horas de estudos, mas falta vivência para colocar todo esse aprendizado em perspectiva.

    A idade me parece ser algo positivo na música. Eu já fiquei meses sem tocar e, quando voltei, me senti tocando melhor. Já não tinha mais aquela "pegada de adolescente". E não me entendam mal. Tem muito adolescente que detona na técnica, muito melhor que eu, porém falta aquilo que extravasa a teoria, que só o tempo dá. A virgindade parece que transparece através dos dedos, hahaha. Parece piada, mas é sério. Vivências, cicatrizes, amores, aprendizados extramusicais, tudo interfere na técnica, no timbre, na pegada e por aí vai.

    Então, o que eu sugiro é o seguinte: vá fazer aulas para reencontrar a sua relação com a música, pois você não é o mesmo de quando você parou. Procure um professor que fale a sua língua, arranje uma banda com o pessoal do trabalho, com clientes do seu negócio, sei lá. Encare como o futebol das quartas-feiras. Com uns 2 anos de estudos você recupera 10 do tempo em que ficou parado.

    E amador é às vezes um elogio maior do que ser chamado de profissional. Eu me orgulho de ser fotógrafo e músico amador. Tive total liberdade para procurar os tópicos que me interessavam, estudei porque amava e não porque precisava. Certamente há profissionais que são músicos muito melhores do que eu, mas certamente há muitos que são piores. Então ser amador não é nenhum demérito.

    igor.schecter
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pra mim, a minha vida é feita de realizações pessoais. Se você não estiver bem com você mesmo a vida não tem sentido cara. Eu estudaria, ainda mais vendo que você gosta disso sabe. Estuda se você mudar de opinião pelo menos tentou fazer cara. Eu ia de cara, meu sonho é ser luthier e trabalhar com handmade, e to correndo atrás sabe.

    igor.schecter
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tipo você tem mais do dobro da minha idade cara e sabe, o que realmente importa acima de tudo não é ver os outros feliz, é você estando feliz sacas? Não tenho experiência alguma de vida, mas tenho exemplos na família de pessoas que tinham um sonho e perderam muito tempo pensando, faça acontecer cara mete a cara nisso, se é o que você gosta de verdade vale muito a pena! É meio estranho seguir conselho de um muleque de 15 anos mais fazer o quê, o tópico tá aqui pra postar não é? :] boa sorte ai cara!

    karbono14
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kleber Blacklock

    Eu to nessa vibe também, estou com 27 anos, uma filha, esposa, uns 13 anos tocando sem dedicação, também não almejo ser um profissional da música, mas quero aprender a tocar.

    Consegui um professor particular que encaixa nas minhas necessidades e cobra 30 reais por aula na minha casa, irei fazer duas aulas mensais.

    Estou mais motivado do que nunca.

    Volta a estudar sim cara, nunca é tarde demais =]

    De Ros
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kleber Blacklock

    Cara, eu te diria para ir com tudo! Tocar guitarra é a melhor coisa do mundo, e, quanto melhor tu toca, melhor é tocar!!

    Abraço!!!

    renatocaster
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Kleber Blacklock

    Cara, concordo com o que o ogner disse: Faz, velho!! Encare como diversão e uma "fuga" da "vida de verdade"!! hehehe!!
    Estudar sempre é bom, musica então...Muito bom!!


    Se vc fizer dessa maneira, sem ficar se cobrando, sem o peso de se ver "obrigado" a estudar, essas coisas. Acho que encarar como diversão e lazer, será bem mais prazeiroso.

    Abs

    igor.schecter
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, eu te diria para ir com tudo! Tocar guitarra é a melhor coisa do mundo, e, quanto melhor tu toca, melhor é tocar!!

    Abraço!!!

    Falou tudo! De Ros

    ALF is back
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kleber Blacklock
    cara sem quere se chato mas ngm aqui do forum de guitarra vai t incentivar a rifar seu set! Kkkk
    tbm apoio a fazer aula e t digo q tbm toco a 15 anos e ja passei por essa crise...so q agora dou aulas e nao vivo de musica, salvo a rendinha das aulas q serve mais como incentivo pessoal do q financeiro! Tocar guitarra e um hobbie caro pra fica sustentando sem ter retorno! Mas vc ja tem tudo! Uma aulinha vai mto bem a vc, mas ja q vc ja tem bastante conteudo, tera q selecionar a dedo a sua escola/ professor! Abraço!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cristhyano
    Fique tranquilo, a história da TV foi só pra descontrair.

    Curly
    Cara, interessante sua história, você foi bem "pé no chão" em relação ao instrumento. Então, meu negócio é rock/metal, já tentei sair disso diversas vezes, porém, sempre volto, e a maior decepção é não conseguir tocar o que gosto devido a limitação técnicw.

    DogMan
    Valeu pela força!

    francisco2004
    Poxa, valeu pelos conselhos!

    igor.schecter
    Amigo, idade não quer dizer muita coisa, tenho amigos bem mais novos que eu e com muito mais opinião, hehe.

    karbono14
    Então, para mim sairá por R$150,00 por mês, só resta eu finalmente me decidir.

    De Ros
    Valeu pelo apoio, mestre!

    renatocaster
    Pois é, tenho esse mal de me cobrar muito, preciso parar com isso para ser mais feliz e menos decepcionado.

    ALF is back
    Menos mal, não tenho a menor vontade de rifar tudo, hehe.

    Pessoal, valeu pelo retorno, na sequencia eu posto o que decidi.

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    Foucault
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Foucault
    · votar


    Kleber Blacklock
    Tá esperando o que? Vai viver frustrado por não conseguir tocar direito? Pode ter certeza que se você vender o equipamento todo, uma hora a depressão rola. Uma vez com o "bagulho correndo nas veias", amigo, não tem como se livrar, pior que crack esse negócio aí.

    Vá em frente, e participa das jam's aqui com a galera, é sempre bom, o fórum pode te ajudar mais do que você imagina.

    Sub_Zero
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    É rapaz, eu também não estou numa situação muito confortável...hehehehe Até o ano passado era trabalho/Facul/Namorada e as vezes a guitarra, agora a facul terminou, mas eu não sou mais um adolescente, tenho 29 anos e preciso dar um rumo pra minha vida também. Apesar disso, tive um surto de GAS e encomendei uma strato top pra mim e vou me desfazer de algumas coisas aqui que não uso mais pra cobrir esse surto. Vou tentar enxugar meu set e fazer o que o Ogner falou, tocar por diversão, fugir da realidade...rsrsrsrs
    No meu caso, não estou estabilizado financeiramente, tenho um emprego onde eu trabalho muito, ganho mais ou menos, porém o ambiente é muito bom. Coloquei na minha cabeça que vou me dedicar e fazer uns concursos públicos pra tentar mudar as coisas.
    Na minha situação atual, a guitarra é essencial pra ajudar a me distrair e ver que a vida não é só obrigações.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Foucault
    Pois é, cara, é que realmente é uma decisão difícil. Adoro tocar, toco há mais de 15 anos, apesar de nunca ter aprendido, hoje tenho uma aparelhagem que, para quem não toca profissionalmente, é excelente, porém, olho para meus dois filhos, minha esposa, meu trabalho (que nada tem a ver com guitarra) e penso: será que já não deu? Será que se fosse para eu ter aprendido tocar isso já não teria acontecido? Porém, toda vez que bate esse desânimo, fico pensando em tudo o que já gastei e tenho gasto, penso no "vício" da música e sei que não conseguiria ficar sem. Enfim, imagine só voltar a estudar? Sinto que, apesar da vontade, talvez não seja algo que eu deva fazer. Parece que é tudo contra: família, trabalho, falta de tempo, desânimo, etc. Por outro lado, quando vejo o pessoal do fórum detonando nos vídeos eu penso: por que não?

    Sub_Zero
    Pois é, amigo, chega uma hora que olhamos para nossa vida e tudo parece obrigação. Sinto que tenho que ter essa válvula de escape para não pirar, porém, penso até que ponto essa válvula de escape me faz bem.

    Estou aguardando o retorno do professor que comentei, enquanto isso irei "merditar" um pouco mais.

    Valeu, pessoal!


    Kleber Blacklock

    Foucault
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kleber Blacklock
    É complicado, por mais que eu tente entender, fica difícil, já que minha realidade é um pouco diferente. Mas essa é minha opinião, se não vai prejudicar a ninguém, vai lhe trazer mais satisfação, enfim... Como você mesmo disse, por que não?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kleber Blacklock
    O importante é você fazer o que você gosta. Música pra você é um hobby, então trate-a como tal. Se fazer aulas vai ser divertido pra você, faça. Se montar um repertório pessoal pra tocar em casa for divertido, monte. E se simplesmente brincar com os instrumentos for divertido, brinque (e compre mais, hehhehehhe).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre voltar a fazer aulas - crise de identidade