Duvida simples mas que tá me atrapalhando. (Sobre disposição das notas do braço)

    Autor Mensagem
    Bruno_Rock and Roll
    Veterano
    # jan/12


    Boa noite povo. Fazia um baita tempo que eu não acessava o fórum (preguiça..) mas hoje eu tava estudando guitarra por uma apostila que baixei e me surgiu uma pequena duvida. É o seguinte:

    Logo no inicio da apostila o autor ava mostrando os acidentes da escala e tal e mostrou a disposição das notas no braço.
    Vou copiar exatamente como tá na apostila e depois explico a dúvida:

    "· Entre Dó e Ré temos como obstáculo Dó# (Dó sustenido) ou Réb (Ré bemol). 1 Semitom
    · Entre Ré e Mi temos como obstáculo Ré# (Ré sustenido) ou Mib (Mi bemol). 1 Semitom
    · Entre Mi e Fá não encontramos obstáculos. 1 Semitom
    · Entre Fá e Sol temos como obstáculo Fá# (Fá sustenido) ou Solb (Sol bemol). 1 Semitom
    · Entre Sol e Lá temos como obstáculo Sol# (Sol sustenido) ou Láb (Lá bemol). 1 Semitom
    · Entre Lá e Si temos como obstáculo Lá# (Lá sustenido) ou Síb (Si bemol). 1 Semitom
    · Entre Si e Dó não encontramos obstáculos. 1 Semitom"


    A parte que me deixou com dúvida foi:

    "· Entre Mi e Fá não encontramos obstáculos. 1 Semitom"
    "· Entre Si e Dó não encontramos obstáculos. 1 Semitom"

    Se está pulando de uma nota Maior para outra não deveria ser 1 Tom em vez de 1 Semitom?

    Obrigado. =)

    ALF is back
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    não cara...esses 2 intervalos (E~F e B~C) tem mesmo apenas meio tom (1 semi-tom)...
    isso vale pra qualquer instrumento...é regra universal da musica
    abraço

    snd
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    E você não diz que uma nota é Maior. Essa nomeclatura é para acordes e escalas, não para notas individuais.

    ALF is back
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    só esclarecendo...não existe uma "nota maior"...
    a nota sozinha nao é maior nem menor...ela é natural ou sustenida ou bemol.
    natural = natural
    sustenido e bemol = acidente
    existe a nota e existe o acorde...
    a nota é a nota...o acorde é um conjunto de notas...
    o acorde pode ser maior ou menor...continue estudando q vc vai descobrir pq só o acorde pode ser maior ou menor...

    Bruno_Rock and Roll
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ALF is back
    snd
    Huuum. Obrigado caras. =)
    Eu cheguei nessa parte da apostila e me bateu essa dúvida ai. Dai achei melhor esclarecer do que 'embolar' tudo aqui na minha mente.
    _____________________________________________________________
    Então sempre que for uma nota individual assim e que não é nem bemol e nem # eu chamo ela de Natural, isso?

    ALF is back
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    isso ai...
    natural = sem acidentes
    sustenido e bemol = acidente
    mas tambem quando vc tiver se referindo a uma nota natural vc nao precisa falar q ela é natural...se vc pedir pra eu tocar uma nota C qualquer no braço da guitarra eu vou entender q ele é natural...
    e o termo "natural" tambem serve pra acordes....sem acidentes...acorde de C natural é o acorde de C simples....sem 9, sem 4 sem 6 sem nada

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida simples mas que tá me atrapalhando. (Sobre disposição das notas do braço)