Pentatônicas Até onde posso chegar com elas?

Autor Mensagem
CPhilippi
Veterano
# jan/12
· votar


Sem briga meninas!

To treinando as pentatonicas, realmente é uma coisa ótima para criar solos.

Bruno Floyd
Veterano
# jan/12
· votar


Um professor meu dizia que só usava penta quem não sabia improvisar, que era só subir e descer elas

péssimo professor então!

é engraçado esse ponto, quando o cara começa na guitarra e aprende as pentas ele fica todo feliz, passado algum tempo o sujeito começa a se sentir limitado com elas e joga a culpa nas pentas pois são muito "simples" é só "subir e descer"! em seguida começa a aprender os modos gregos por que acha que com eles vai realmente fazer solos maneiros, depois de anos fazendo padrões ele vai perceber que na verdade agora sim que ele só esta subindo e descendo escala! e acaba voltando pra penta pois percebe que o unico motivo pelo qual as pentas soavam tão previsiveis e "simples" era culpa dele mesmo!

Galera não caiam nessa de que penta e facil é simples e é pra quem não manja! as escalas pentatonicas são apenas notas como quaisquer outras escalas!

Bruno Floyd
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bruno Floyd
· votar


post duplo

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12
· votar


Bruno Floyd
É, + 1 pro seu post, ele é um péssimo professor mesmo, porém um bom músico, se eu te falasse as heresias que ele já me disse sobre blues e rock, ficaria pasmo, ele é aquele típico purista, que acha que só Jazz e Fusion são música pela complexidade técnica desses ritmos.

murilo97
Veterano
# jan/12
· votar


guizimm
ah de boa cara
escrevendo as vezes não dá pra perceber com qual intenção q se escreve ;)

MauricioBahia
Moderador
# jan/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Felippe Rosa: Um professor meu dizia que só usava penta quem não sabia improvisar, que era só subir e descer elas, bem, qual seria sua sentença ??

Não entendi. Você diz sentença mesmo, com 5 letras em cada palavra?

Abs

ps. lembrando que o dialeto pentatônico envolve bends, slides, vibratos, double stops, triple stops, tappings, hammer ons, dinâmica... É aqui que mora o "feeling" hehe

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12
· votar


MauricioBahia
Não, era pra ser algo como "o que você diria"
ps. lembrando que o dialeto pentatônico envolve bends, slides, vibratos, double stops, triple stops, tappings, hammer ons, dinâmica... É aqui que mora o "feeling" hehe
exatamente, além da mescla com certos modos gregos...
Abçs

jimmy vandrake
Veterano
# jan/12
· votar


Eu diria o seguinte:
Não confundam escala pentatonica com escada pentatonica.
Aplica-se a qualquer outra configuração de escalas e estilos.
Esta diferença é o que divide guitarristas chatos de exímios guitarristas.
Este subir e descer não representa nada mais do que mero exercício e não deve ser usado para tocar musica, erro comum e cometido pela maioria dos " guitarristas "
Acho que o LeandroP deixou um bom post sobre teoria e que se bem interpretado pode ser de suma utilidade.
Por que Page, Hendrix, Clapton, Blackmore, Iommi, Gilmour, Angus, Slash . . . e uma infinidade de outros guitarristas obtiveram resultados tão amplos usando uma escala tão simples ? Porque nas suas visões de escala pentatonicas sempre houveram adições de blue notes e frases muito bem elaboradas que proporcionam " perguntas e respostas " na harmonização dos solos, e que por mais que se tratem de um improvisão geral (ao vivo) são elaborados a partir de flashes muito rápidos de raciocínio.
Como guitarrista acho que é preciso conhecer a teoria da pentatônica mas ao usa-la não deixar de arriscar notas que proporcionem um novo colorido a musica. Aqui já estou abordando o uso do conhecimento com a criatividade, que requer ousadia de maneira a soar diferente.
Outros pontos muito importantes, a velha piada aqui do fórum sobre bends e vibratos e o desenvolvimento da tecnica correta de aplicação destes recursos que tornam o solo sonoro e agradável por mais simples que seja. Ou seja tecnica (qualidade de digitação e interpretação.)
Tem alguns instrumentistas (além da guitarra) que conseguem fazer algo espetacular na execução de solos que é fazer com que as notas soem como a " risada " ou seja de forma cadenciada em velocidade e volume gerando um efeito extraordinário. Pura tecnica, só vem com o exercício e disciplina, principalmente da percepção.
E para finalizar, a qualidade do dito e maldito " TIMBRE " que com um pouquinho de esforço complementam o bom resultado.

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Bruno Floyd
é engraçado esse ponto, quando o cara começa na guitarra e aprende as pentas ele fica todo feliz, passado algum tempo o sujeito começa a se sentir limitado com elas e joga a culpa nas pentas pois são muito "simples" é só "subir e descer"! em seguida começa a aprender os modos gregos por que acha que com eles vai realmente fazer solos maneiros, depois de anos fazendo padrões ele vai perceber que na verdade agora sim que ele só esta subindo e descendo escala! e acaba voltando pra penta pois percebe que o unico motivo pelo qual as pentas soavam tão previsiveis e "simples" era culpa dele mesmo!

Galera não caiam nessa de que penta e facil é simples e é pra quem não manja! as escalas pentatonicas são apenas notas como quaisquer outras escalas!


Histórico 7 em cada 10 novos guitarristas.

MauricioBahia
Moderador
# jan/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Felippe Rosa

ahuhuhauha! Eu diria que subir e descer somente deve ser muito chato mesmo! Mas não é o caso né? Eu acho que ele quis expressar de uma forma bem enfática sobre algo que ele não gota muito de ensinar por algum motivo. Talvez a escala possa "viciar' e aí o estudante pode esquecer que a escala Penta mesmo é o braço todo!

Abs

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Na verdade verdade mesmo, escalas são o de menos. O importante é a harmonia e o quão sagaz e sabido/letrado no riscado vc é pra encaixar as escalas nela.

MauricioBahia
Moderador
# jan/12
· votar


jimmy vandrake
ogner

A escala é facílima, difícil é saber usá-la de forma criativa. E isso vale pra qualquer coisa, desde um simples tijolo. Simples assim.

Abs

jimmy vandrake
Veterano
# jan/12
· votar


MauricioBahia

Exatamente. conhecer mesmo que profundamente n]ao transforma ninguém em um bom guitarrista. A diferença esta na criação que é o que transforma teoria em pura arte.

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12
· votar


MauricioBahia
ahuhuhauha! Eu diria que subir e descer somente deve ser muito chato mesmo! Mas não é o caso né?
É, deve ser mesmo,hehehe, ele falava coisa pior e eu acho que não havia motivo, ele é igual aos puristas de música classica...
Talvez a escala possa "viciar' e aí o estudante pode esquecer que a escala Penta mesmo é o braço todo!
Bem verdade, aconteceu mais ou menos isso comigo há uns 2 anos (não estava com o referido professor) e foi algo que foi corrigido empiricamente, ao tentar improvisar via que só subir/descer escala não bastava, e é algo quevenho aprendendo desde então.
Abçs
ogner
Na verdade verdade mesmo, escalas são o de menos. O importante é a harmonia e o quão sagaz e sabido/letrado no riscado vc é pra encaixar as escalas nela.
exatamente, pelo menos eu acho que isso é aprendido empiricamente....
Abçs

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Felippe Rosa
pelo menos eu acho que isso é aprendido empiricamente

Com bastante teoria por tras. É preciso "enxergar" os acordes e saber qual caminho vc quer seguir. Sempre existe mais de um. Ae depende da sonoridade que vc quer e se vc sabe empregar a teoria aprendida na hora H.

Acho que é muito importante ouvir um leque de estilos grande. Isso ajuda demais a "entrar" novas sonoridades na cabeça. No geral a galera é meio tapada ( culpa do mundo) e sempre segue pro lugar comum.

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


No geral a galera é meio tapada ( culpa do mundo) e sempre segue pro lugar comum.

E coloca a culpa na escala!!!


AHuehuhauheuhuhe

MauricioBahia
Moderador
# jan/12
· votar


ogner: E coloca a culpa na escala!!!

B.B. Usa aquela padrão dele (B.B. King Box) há uns 70 anos e continua fazendo coisas diferentes!

O problema das escalas, no meu entender, é que realmente elas acabam criando limites. Tem um vídeo do Greg Koch que ele faz um acorde "errado", proposital é claro, e diz "Oh, so wrong!" tipo "Nossa, tão errado!", mas num tom de voz que dava a entender "Nossa, tão perfeito! hehe

Acho que esse é o espírito, não se apegar muito a certas regras senão você acaba tocando escalas e riffs e esquecendo de que a musicalidade é o que importa.

Esse papo me lembrou, em uma nota, o Buddy Guy. hehe.

Abs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


"Os termos movimento "conjunto" e "disjunto" são usados ​​para descrever o movimento de uma única linha melódica por graus sucessivos e por saltos, respectivamente.
Uma boa linha melódica contém movimentos principalmente por graus conjuntos, com o movimento disjunto sendo utilizado cautelosamente para a variedade. Saltos em excesso causam angularidade melódica, ao invés da fluidez desejada. "

Walter Piston - Harmony

O ponto disso é que a escala pentatônica já possui obrigatoriamente 2 graus disjuntos em sua formação.

MauricioBahia
Moderador
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge: O ponto disso é que a escala pentatônica já possui obrigatoriamente 2 graus disjuntos em sua formação.

Isso é ruim, bom ou que se dane? hehe

Abs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


MauricioBahia
Isso é ruim, bom ou que se dane? hehe

Inferior melodicamente à escala diatônica e quaisquer outras escalas que não possuam, obrigatoriamente, graus disjuntos em sua formação.

MauricioBahia
Moderador
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge: Inferior melodicamente à escala diatônica e quaisquer outras escalas que não possuam, obrigatoriamente, graus disjuntos em sua formação.

Saquei Tia! Mas isso é uma questão basicamente teórica, certo?

Abs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


MauricioBahia
Mas isso é uma questão basicamente teórica, certo?

Eu vejo claramente se refletindo na prática.

Abç

MrPage
Veterano
# jan/12
· votar


Opa valeu ai pessoal pelas sugestões, depois leio com mais calma todo esse tópico e tento dar o meu "tempero" nas pentatônicas... Se alguém tiver mais alguma dica posta ai,

Abraço

mateusstarling
Veterano
# jan/12
· votar


Sobreposição de pentatônicas:
Normalmente se usa a penta do próprio tom, ou seja, se temos um acorde de Am usamos a penta de Am. Isso é algo simples e eficaz, porém é o básico que obviamente pode ser muito bem feito e, dependendo do contexto, ser o suficiente.
Mas é possível usar as pentas dos graus do campo harmônico e dessa maneira criar varias tensões interessantes.
Se pensarmos em Am eólio, você poderia usar todas as outras pentas do campo harmônico sobre o Am por exemplo:
Campo harmônico onde Am é o VI- eólio:
I IIm IIIm IV VM VIm VIIdim
C Dm Em F G Am Bdim

Vamos analisar então quais tensões são geradas dessa sobreposição:
Penta de Dm sobre Am:
Notas Dm penta: D F G A C
notas geradas:
tensão 11 b13 b7 1 b3

Penta de Em sobre Am:
Notas Em penta: E G A B D
notas geradas:
5 b7 1 Tensão 9 Tensão 11

Portanto, como analisamos acima o uso de outras pentas do campo harmônico vão gerar cores interessantes. A Penta de Em sobre Am gera 2 tensões a nona e a décima primeira.
Podemos também encarar as pentas de forma que gerem tensões atonais, pegando pentas aleatórias:
Notas Cm penta: C Eb F G Bb
notas geradas:
b3 #11 b13 b7 b9


Notas Abm: Ab B(Cb) Db Eb Gb
notas geradas:
7 Tensão 9 3 #11 13

Bruno Floyd
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bruno Floyd
· votar


Uma boa linha melódica contém movimentos principalmente por graus conjuntos, com o movimento disjunto sendo utilizado cautelosamente para a variedade. Saltos em excesso causam angularidade melódica, ao invés da fluidez desejada. "

Walter Piston - Harmony


não creio que ele esteja falando de Pentatonica aqui!

A escala pentatonica usada na pratica pode ser misturada com outras pentas! por exemplo Penta m7, penta maior7, e penta maior, além disso tem a blue note no meio! usando essas escalas em determinado momento vc vai encontrar as seguintes notas: tonalidade de A

B C C# D D#(blue note)

Saltos em excesso causam angularidade melódica, ao invés da fluidez desejada

obviamente não é o caso aqui

MauricioBahia
Moderador
# jan/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Die Kunst der Fuge: Eu vejo claramente se refletindo na prática.

Ainda me lembro do Galvão Bueno berrando: "Acabou, é penta, é penta..."

;)

XxJimmy_PagexX
Veterano
# jan/12
· votar


FEAR NOT. IM COMING!
Jimmy page aqui =D auduehuiehuiehaue
pode-se ir ao infinito cara =)

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


mateusstarling
tipo,os acordes q vc pode fazer no tom são as pentatonicas q vc pode usar neh,meu professor passo tudo isso q vc falo,soh depois q ele flo isso que eu entendi de verdade

mateusstarling
Veterano
# jan/12
· votar


guizimm Eu tirei isso de uma apostila minha que fala a respeito da sobreposição de pentatonicas, mas eu parei na parte que começa a usar as pentas atonais porque eu não acho que muitas pessoas aqui teriam o interesse em saber mais a respeito.
abs e paz.

BruceRamos
Veterano
# jan/12
· votar


Cara, uma vez ouvi uma frase que nunca mais esqueci:

"Pentatônicas, abusadas pelos iniciantes, esquecidas pelos intermediários e valiosa para experientes."

Mais ou menos isso mas acho que isso ajuda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pentatônicas Até onde posso chegar com elas?