Som estranho nas casa agudas da guitarra

    Autor Mensagem
    Aster tamia
    Veterano
    # jan/12


    Olá galera do fórum, tenho uma tagima E1 com um 59 no braço, e qdo toco dps da 12 casa o som fica estranho como se tivesse desafinado ou morto, sei lá, meu luthier disse que era influencia da energia elétrica, mas n sei, vcs podiam me ajudar?

    User9000
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    checa a regulagem das oitavas.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Aster tamia
    é como se o som morresse mais rápido?

    se for, é regulagem de braço e retífica de trastes

    Cristhyano
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Cristhyano
    · votar


    minha guitarra anterior era bizarra, mesmo com cordas novas o 9º traste da Si fazia um som de lata, bem trastejado, aí se eu tocasse a mizinha no 9º ficava até normal, mas era dar um bend nela pra ela passar na região da Si que ela fazia um barulho que parecia até um gato no cio.
    Mas eu mandava no luthier e nada, sempre continuava. Agora vendi ela, o cara que se vire pra regular.

    Chines da Padaria
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Aster tamia
    dps da 12 casa o som fica estranho como se tivesse desafinado ou morto

    Que estranho isso cara... ja tentou la no Topico do Bertola????

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Aster tamia
    e qdo toco dps da 12 casa o som fica estranho como se tivesse desafinado ou morto

    checa a regulagem das oitavas.[2]

    Faz perder sustain, as vezes trasteja, desafina, corda parece quando toca, tremula demais e para de sair o som...

    meu luthier disse que era influencia da energia elétrica,

    Oo

    Ja tocou com a guitarra desplugada pra ver se é exatamente esse o problema?

    Abraço!

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: francisco2004
    · votar


    1. Problema: guitarra com notas desafinando à medida em que vai subindo as casas:

    Solução: regulagem de oitavas. A regulagem de oitavas é uma sintonia fina na escala. Partindo do princípio de que o braço está com o tamanho correto e os trastes foram pregados corretamente, a regulagem de oitavas resolve e é simples de fazer.

    Nível de dificuldade: baixo. No Google há tutoriais, inclusive um PDF no site da Fender que deve vir até no manual das Stratocasters deles...

    2. Problema: trastejamento

    Solução:
    1. Regulagem da ação (altura) das cordas na ponte (numa strato-like tem aqueles parafusinhos allen bem pequenos que permitem ajustar a altura).

    2. Pode requerer uma compensação no tensor para a ação das cordas não ficar muito baixa no nut e altíssima na 12a casa. Regular o tensor é quase uma obrigação quando se altera a tensão das cordas de 0.10 para 0.11, por exemplo.

    3. Se os ajustes (1) e (2) não resolverem e/ou a ação das cordas ficar muito alta, pode requerer um ajuste (passe) nos trastes. Pode ser que os trastes imediatamente após o traste da casa que trasteja está mais alto que o anterior.

    4. Trocar o nut. O capotraste/pestana/nut pode estar muito baixo. Geralmente eles são baixos para facilitar o uso de pestana na primeira casa, mas às vezes exageram na dose. Eu não gosto de nut muito baixo.

    Nível de dificuldade:
    O ajuste (1) é simples e pode ser feito em casa como a regulagem de oitavas. O ajuste (2) não é difícil, mas requer um pouco de bom senso para não detonar o tensor. O ajuste (3) eu nunca fiz por conta própria, mas acredito que seja mais chatinho de fazer em casa. O ajuste (4) eu só fiz em violão, mas algumas guitarras tem um nut tão colado que é difícil remover. Aí o jeito pode ser completar as reentrâncias onde passam as cordas com pó de osso com cola (se o nut for de osso). Só não dá para colocar muito senão um bend pode deslocar a corda e vai ser um pouco inconveniente.

    Eu resumo, recomendo só tentar em casa os ajustes (1) e (2), sendo que o (2) requer uma pessoa com um pouco de noção para não estourar o tensor, mas não precisa ter medo de mexer nele como é muito divulgado nos fóruns. O tensor não morde e uma apertada/soltada consciente não vai prejudicar o braço. É bom fazer regulagens incrementais, deixar o braço se adaptar e só depois de uma semana dar mais um aperto.

    PROCURE TUTORIAIS NA WEB/YOUTUBE E AQUI NO FCC. A MINHA RESPOSTA SÓ SUGERE CAMINHOS, MAS NÃO DETALHA OS PROCEDIMENTOS.

    Buja
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004
    Muito boa explicacao cara. +1 pra voce!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Aster tamia

    Isso tá me cheirando a trastes desnivelados. Se for, eu recomendo realmente um profissional pra ajustar.

    meu luthier disse que era influencia da energia elétrica

    Acho melhor você postar no tópico de luthieria....

    Abs

    qwertyasdfgh
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004
    +1.

    Aster tamia
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    galera, falei com o meu luthier denovo, ele disse que essa zuada, eh pq a corda no captador do braço vibra mais que no da ponte, por isso qto mais afastado o captador do braço fica, menos vai ter esse barulho, mas o meu está bem baixo, mas ainda n parou

    Spect
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Aster tamia
    galera, falei com o meu luthier denovo, ele disse que essa zuada, eh pq a corda no captador do braço vibra mais que no da ponte, por isso qto mais afastado o captador do braço fica, menos vai ter esse barulho, mas o meu está bem baixo, mas ainda n parou

    Cara, ou você tá descrevendo errado ou é melhor você trocar de luthier.

    lpeko
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ou é melhor você trocar de luthier.

    Sem dúvida.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som estranho nas casa agudas da guitarra