Music Maker vs C. Peruzzo

Autor Mensagem
6cordas
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster
Shapu
Opa! vlw pessoal, to muito ansioso velho!
Vou manter contato com vocês pra mostrar o resultado, blz?

Abs

maicon_z3
Veterano
# out/13 · Editado por: maicon_z3
· votar


Revitalizando o post, a quem mais possa interessar :)

Tem um músico aqui da minha cidade (Brusque/SC), que encomendou uma Les Paul do Ivan. Sinceramente: já toquei com Gibson Custom, Fender Total Tone mas, mesmo sendo difícil da grande maioria absorver isso: a Music Maker faz jogo duríssimo. A tocabilidade, equilíbrio e afinação das guitas do Ivan tiram o dinheiro do bolso da gente! O som é maravilhoso. Sem contar o visú! São lindas!!!!!!!

Nem sei qual modelo eu vou mandar fazer ainda: Uma Les Paul, uma Strato, ou uma Teleca! Êita dúvida cruel!!!!

Quanto às guitarras do Peruzzo, não posso falar nada. Como muita gente já falou, é complicado você ter uma opinião apenas olhando o site do cara. Aquilo ali é resultado de gostos pessoais, então, a maioria pode não gostar, mas não quer dizer que são instrumentos com baixa qualidade, aliás, duvido muito disso. Acredito no de Ros.

Abs

Drinho
Veterano
# out/13 · Editado por: Drinho
· votar


Tem um músico aqui da minha cidade (Brusque/SC), que encomendou uma Les Paul do Ivan. Sinceramente: já toquei com Gibson Custom, Fender Total Tone mas, mesmo sendo difícil da grande maioria absorver isso: a Music Maker faz jogo duríssimo.

Mas hoje em dia velho já não tá existindo tanto mistério como tinha antigamente não.....

Eu tava lá no Ivan esse sábado, infelizmente foi jogo rápido porque fecha cedo de sábado e além das guitarras dele lá ele vende umas danadas da fender custom shop também, acredito que de clientes dele que deixam as guitarras lá e deu pra gente fazer algumas comparações, uma coisa que eu achei muito bacana do Ivan além do trabalho foi a sua humildade, lembro-me que após de ter tocado na guitarra dele eu pedi para pegar a fender custom shop só pra ter como comparativo porque eu gosto muito de ter parâmetros diferentes de som e quando eu toquei na fender ele olhou pra mim e falou "É velho, essa daí é foda mesmo", aquela fender tinha um puta som, mas a guitarra dele também tinha e chegava sim junto, por característica preferi a fender, mas a fender era convencional e a dele tava com noiseless que é um captador que não timbra tanto ao meu agrado e mesmo a dele com o noiseless já dava uma puta sonzera violenta sem brincadeira mesmo, um som preciso, firme, de você puxar um acorde com as mãos e ter uma clareza, frequências no lugar e presença no som semelhante a você montar um acorde no piano e apertar firme, fiquei pensando, bicho imagina uns lindy fralin old school aqui nessa guitarra do Ivan, vai ficar satânico....

De modo geral graças a profissionais pioneiros no brasil que se esforçaram no desenvolvimento de instrumentos musicais aqui, como o Sr. Tagima que meio que abriu as portas para esta iniciação e na sequência o Ivan e o Zaganin que chegaram á um alto nível qualitativo de poderem ser comparados e brigarem de igual pra igual com instrumentos importados, sendo esses os grandes modelos das grandes marcas podemos dizer que hoje o músico brasileiro não precisa mais buscar soluções lá fora. Agora o que tá faltando na minha opinião é a cereja do bolo e essa hora vai chegar no brasil em breve, se já não chegou...

Que é a construção comparável a luthieria do exterior, as guitarras feitas a mão por um homem, que além de possuírem um som de alta qualidade são completas obras de arte.....

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


Eu pesquisei bastante, e cheguei a quase fechar negócio com a Music Maker. As guitarras são maravilhosas, muito bonitas mesmo, e a qualidade do material e do profissional é inquestionável.

Acabei fechando com o Felipe da Dunamiz por detalhes. Não cheguei a tocar em nenhuma guitarra do Ivan, nem do Peruzzo, e nem do próprio Felipe (instrumento custom pra quem é do interior, infelizmente, tem que ser assim), mas não tenho a menor dúvida que são todos instrumentos classe AAAAA.

renatocaster
Moderador
# out/13
· votar


Atualmente é possível mandar fazer um instrumento de altíssima qualidade aqui no mercado doméstico (lutherias nacionais). Seja com a Music Maker, com o Peruzzo, Dunamiz, Nesher, Eliezer Lara, João Cassias, etc.

MMI
Veterano
# out/13 · Editado por: MMI
· votar


Drinho

Que é a construção comparável a luthieria do exterior, as guitarras feitas a mão por um homem, que além de possuírem um som de alta qualidade são completas obras de arte.....

Na verdade, acho que tem disso aqui já. Veja, um dos maiores luthiers do mundo que fazem obras de arte mesmo é o Erwin Somogyi, um cara que o preço do instrumento começa em 30 mil dólares e é referência no assunto. Tem 2 brasileiros, que eu sei, que já estiveram com ele, o curso dele é concorridíssimo e caríssimo: o Fernando Bernardo (Beluthier) e o João Casias, que foi reconhecido como o melhor aluno em muitos anos no Galloup School Of Lutherie and Custom Guitar Building e por isso foi indicado não para o curso, mas para trabalhar junto com o Somogyi sendo seu assistente.

O problema é que aqui é raríssimo um músico que se interesse por algum instrumento custom de verdade, alguém que encare o desafio de fazer uma obra de arte, então fica sem mercado e os caras não fazem. Ou seja, tem que faça, mas não fazem porque não tem quem encare, são muito poucos. Existem uns poucos colecionadores no Brasil e destes um mínimo que se interesse por esse tipo de projeto, então fica parecendo que não tem nem quem faça. Mas já existem uns poucos que fazem violões desse tipo e guitarras também.

Eu tenho umas histórias disso para contar, qualquer hora eu conto, agora deixo em suspense. kkkkkkkkk

Obs.: não conheço os instrumentos do Peruzzo pessoalmente, conheço a Music Maker bem. São instrumentos bacanas e honestos, mas não colocaria a princípio nesta faixa, pelo menos do que eu conheço.

Drinho
Veterano
# out/13 · Editado por: Drinho
· votar


São instrumentos bacanas e honestos, mas não colocaria a princípio nesta faixa, pelo menos do que eu conheço.

Mas é isso ai mesmo.... e também acho que não é a proposta dele, a proposta é um bom instrumento mesmo para uso profissional e com o preço compatível com isso, o foco dele não é fazer jóias não....
Até porque pra isso ele teria que mudar o formato dele, a music maker não é mais uma luthieria, mas sim uma pequena fabrica...

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


Drinho
MMI

Essa foi uma das principais razões de eu ter escolhido o Felipe. ELE vai fazer o instrumento, 99% a mão (inclusive captadores, pelo Edu Fullertone). Pelo que conversamos, não haverá delegação, o instrumento será 100% custom!

Já o Ivan, cujo talento, frise-se, é indiscutível, pelo que pesquisei, já está levando a marca dele pra um outro patamar, o que é ótimo, mas não é o que eu estou procurando!

Drinho
Veterano
# out/13
· votar


Já o Ivan, cujo talento, frise-se, é indiscutível, pelo que pesquisei, já está levando a marca dele pra um outro patamar, o que é ótimo, mas não é o que eu estou procurando!

Mas acho que o Ivan já cresceu o que tinha que crescer e o melhor é ele parar por aí senão já estou vendo num futuro próximo ele virar um megalomaníaco por dinheiro da mesma forma que virou o Zaganin e largar sua marca á poeira para ir fazer tranqueiras na china......

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


Drinho

Torço para que isto não aconteça. Não gosto muito de julgar, mas uma luthieria começar a investir em amps (fabricados na china), meio que soa pra mim como perda de foco.

Drinho
Veterano
# out/13
· votar


Não gosto muito de julgar, mas uma luthieria começar a investir em amps (fabricados na china)

O Ivan tá fazendo isso?

Xiiiiiiiiiiii......

Começou então.....

O mosquito do capitalismo picou o cara.....

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


Drinho

Nãããããããããão isso quem ta fazendo é o Zaganin!!! Dá uma olhada na página inicial do site dele!

O Ivan, até onde sei, continua se dedicando a fazer guitarras fodas, só que em uma escala um pouco maior, já com uma pequena "linha de produção".

Drinho
Veterano
# out/13
· votar


EduJazz

Ah tá, que susto....

Sub_Zero
Veterano
# out/13
· votar


Eu tenho uma strato da music maker e ela é muito legal. Nunca cheguei a compará-la com alguma strato fender, apesar de já ter tocado em algumas reedições americanas, mas acho minha music maker muito boa.

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


Drinho

Se bem que, nesse vídeo aqui do João Castilho demonstrando sua (linda) Music Maker, ao que parece, ele ta plugado num amp da própria Music Maker:



Não sei muito bem do que se trata o amp, se é, foi ou será produzido, ou se é apenas um modelo exclusivo da loja. A sonoridade me pareceu interessante (o que, sem dúvida, não é o escopo do tópico).

Forneria
Veterano
# out/13
· votar


Encomendei uma guitarra de cada (Peruzzo e Music Maker). Devem ser entregues agora em novembro.

Ansioso!!!

MMI
Veterano
# out/13
· votar


EduJazz

ELE vai fazer o instrumento, 99% a mão (inclusive captadores, pelo Edu Fullertone)

Só isso? Acho que ele tira esse 1% porque ele não faz as cordas, as tarrachas (que ele não gosta de Gotoh, fala com ele que tem coisa melhor), os pots e os captadores que é o Edu quem faz. Mas ele não tem funcionários única coisa terceirizada é que ele não tem espaço para pintura, ele manda pintar.

Mas estou na torcida para que fique muito legal, afinal tenho certa responsabilidade nisso... rs

Sub_Zero

Nunca cheguei a compará-la com alguma strato fender, apesar de já ter tocado em algumas reedições americanas, mas acho minha music maker muito boa.

Acho que provavelmente é melhor que a maioria das Fender normais (as Custom Shop começam a dar briga, já algumas de outras marcas não dá para a Music Maker não...). São legais de fato.

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


MMI

Poisé, o sr. tem culpa no cartório! Mas, sinceramente, ficar ruim, não tem como. To acompanhando o processo, o cuidado do cara é notável, e ele me atualiza de cada detalhe. Pode ser que eu não goste, não me adapte? Pode, claro. Guitarra é uma coisa muito pessoal. Mas ficar um instrumento de baixo nível é impossível!

Quanto à Gotoh, a ponte vai ser, mas as tarraxas não!

Esse 1% fica por conta de: hardware, captadores, cordas, pintura e case!

MMI
Veterano
# out/13
· votar


EduJazz

É, incrivelmente tem gente que não se adapta com Les Paul. Eu mesmo não me acerto com strato... Acontece. Mas garanto que sai uma guitarra boa dali, indiscutível.

Já que foi tudo na confiança e você nem o visitou pessoalmente, posso falar pois já fui lá várias vezes. A oficina dele nem é tão aparelhada, é até pequena e simples. Lá é mais "old school", feito na plaina e lixa, no braço mesmo, pouquíssima coisa vai nas máquinas. O nível de cuidado em detalhes, as minúcias, o perfeccionismo chega a um nível obsessivo. E isso é legal de ver!

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


MMI

Eu realmente gostaria de ter podido visitar a oficina, assim como queria ter ido na do Ivan, mas a distância impediu! Então teve que ser na base de muito bate papo via email e facebook!

Isso que você falou foi um dos diferenciais pra fechar (até falei isso com o Felipe): o instrumento é feito realmente à mão!

Drinho
Veterano
# out/13
· votar


O nível de cuidado em detalhes, as minúcias, o perfeccionismo chega a um nível obsessivo. E isso é legal de ver!

E raro!

Drinho
Veterano
# out/13 · Editado por: Drinho
· votar


Nunca cheguei a compará-la com alguma strato fender, apesar de já ter tocado em algumas reedições americanas, mas acho minha music maker muito boa.

é parelha com as pontas da fabrica da fender, american vintage e select....
e briga junto com as custom shops também...

Essa parte das guitarras da fender é muito parelha, as vezes o cara acha que a custom shop banha uma american vintage e não é assim não, a briga é boa e se dá diferença a favor da custom shop (pq guitarras naturalmente variam) ela não é grande... ganha de 10 a 9, 10 a 8... andam na cola mesmo e a do Ivan tá ai nesse mundo, deu pra constatar isso mesmo...

Agora se for a Masterbuilt da Custom Shop que não tem mais para onde subir na Fender, acho que os que andam junto tão lá na terra deles mesmo, porque aqui eu não conheci ainda...

Até porque na Masterbuilt se trabalha bastante em cima da questão artistica, por exemplo esta guitarra do video...



EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


Drinho

Cara, esse vídeo me fez pensar. A guitarra é linda, esse trabalho com os espelhos é arte em estado bruto. Mas o que mais me impressionou foi a arte da natureza: a madeira do braço! Puta que pariu que maple foda!

Drinho
Veterano
# out/13
· votar


EduJazz

É então, claro que isso é bobagem, o que precisa é de uma guitarra boa que funcione e tenha um bom som....

Mas esses gringos tem uma categoria e uma elegância nos instrumentos que vai pro inferno....

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


Drinho

Sem dúvida. Neste aspecto, acho que nós demoraremos um pouco pra chegar. No que se refere à qualidade do instrumento, estamos perto (se não juntos), mas nesse aspecto arte fodaralhista...

Pense no próprio Yuriy, masterbuilder do vídeo: provavelmente ele é rico, a Fender deve pagar uma baba pra ele. Isso o leva a ter tempo pra se dedicar um ano, se preciso for, pra UMA guitarra. Enquanto a obra de arte não estiver pronta, não tem papo, não sai.

Agora pensa na turma daqui: Felipe, Cassias, Ivan... por mais fodas que eles sejam, verdadeiros artesãos, eles correm contra o tempo pra entregar as guitarras, e, até onde eu sei, se sustentam com isso nessa nossa realidade brasileira. É claro que cobram um preço justo por isso, mas tem um mercado "restrito" e não podem se dar ao luxo de ficar, 8 meses, por exemplo, por conta de uma guitarra. Fica difícil ter a concepção artística de uma masterbuilt, por exemplo.

Talvez um dia a gente chegue lá!

Drinho
Veterano
# out/13 · Editado por: Drinho
· votar


EduJazz

Então velho, a discussão é essa, a Fender tem se não me engano 9 Masterbuilders e cada um possui tipo a sua identidade, o Yuriy é o cara das jóias, esse cara é um luthier russo, que antes de ir pros estados unidos, já tinha um trabalho consilidado e era extremamente respeitado na russia, tem o John Cruz que é um cara mais vintage freak, que fez a black one do john mayer, number one do SRV, Rory Gallagher Signature, ele já não especialista neste tipo de trabalho como o Yuriy Shishkov, enfim, cada um tem seu estilo.....

Eu agora to de coração apostando nesses caras, Cassias e Felipe, que são caras mais novos, possuem conhecimento, esforço e muita informação pois são de uma geração nova para que eles entreguem ao Brasil de fato esta categoria de trabalho...

Porque rapaz, blz, você vai no Ivan e no Zaganin você pega instrumentos ótimos e profissionais.

Mas quando você pega o supra-sumo em termos de som e acabamento, que seriam as grandes guitarras custom importadas, você realmente nota que não chegamos ainda nisso, e eu gostaria muito de entender o porque nao chegamos nisso, afinal qualquer luthier gringo é ser humano como qualquer luthier brasileiro!
Eu adoro les-paul, mas não manjo muito deste tipo de guitarra, uma vez eu ouvi um cara tocando em uma custom shop gibson, do meu lado assim, acho que era aquelas 59 reissues, enfim, uma fortuna e o som cara, tipo, vai pro inferno, o cara nem tocava bem sabe, só arranhou uns acordes alí...
É curioso isso, é diferenciado, tem personalidade, tem voz.....

E não entendo porque diabos ainda nao vemos essas coisas aqui, vamos torcer pro felipe e pro cassias, porque é pra lá que eu vou...

Afinal, guitarra gringa é coisa pra rico, não é o meu caso kkkk

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


Drinho

Poisé, talvez a resposta pro seu questionamento seja a falta de "iindependên$$ia" (analfabetismo sarcástico mode on) dos nossos luthiers.

EU nunca toquei numa masterbuilt. Acho que a melhor guitarra que eu já toquei foi uma Suhr, que era uma cavala alada guardiã da porta do inferno.

Tomara que o público guitarrístico brasileiro passe a, em um maior número, enxergar o que efetivamente é um instrumento custom, e a grande diferença de qualidade que pode existir se substituirmos a linha de produção pela mão humana.

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


Forneria

Quais os modelos que você escolheu?

Senhor Sanchez
Veterano
# out/13
· votar


Forneria

Tá podendo hein, me empresta umas Dilmas aí...rsrsrs

Senhor Sanchez
Veterano
# out/13
· votar


Só conheço o trabalho do Ivan da MM, para mim é algo que chega a um nível de som, tocabilidade e acabamento único no Brasil, nem o Zaganin escolhe tão bem as madeiras e tem modelos tão interessantes, apesar de ser mais caro.

Na Expomusic o stand da Music Maker foi a sensação, só musicos top de linha (não era endorsers) tocando com suas guitas, mostra o nível do cara.

Abx

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Music Maker vs C. Peruzzo