Muitas horas de treino sempre levam a perfeição?

Autor Mensagem
Structure
Veterano
# dez/11


Gostaria de saber se com treinos diários de 5 a 8 horas vou ser um exímio guitarrista algum dia, ou tenho que buscar outros modos e etc?

RennanGuitar
Veterano
# dez/11
· votar


Structure
não adianta ficar 8 horas estudando sem conteúdo por exemplo,adianta vc separar bem o tempo e o assunto abordado durante o estudo,diria que de 4 a 5 hrs por dia e que não seja algo tedioso e chato,servirá muito bem para vc evoluir na guitarra.
abç

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


Structure
tecnica talves, musical nao..... vc tem q estudar tecnica, divisao, teoria , improvisaçao e repertorio, aplicaçao de tudo isso, mas sem tocar com outros musicos vc vai ser um robo, e isso nao e perfeiçao ,abraço

Leomju
Veterano
# dez/11
· votar


Structure
O importante realmente é variar como o Sid falow... o problema de ser músico é que vc não pode ser quadrado... estudar guitarra é diferente de carpir!

Valeu!

pepomello
Veterano
# dez/11
· votar


Structure

Depende o que vc vai fazer nesse tempo todo. Te aconselho a estudar no máximo (estourando) 3 horas por dia, se você ficar nesse ritmo de 5-8 hrs vai se enjoar de tocar guitarra em 2 semanas...

thefuga
Veterano
# dez/11
· votar


Olha, para a prática ajuda. Mas precisa de evolução. Não adianta ficar 5 horas treinando a mesma coisa e fazer isso todo dia. Você precisa ir evoluindo os estudos/treinos.

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


Leomju
estudar guitarra é diferente de carpir!
hahaha, massa, acho q e por ai, a tendencia e a coisa ficar cada vez mais mecanica com tanta informaçao, o lance de estudar as 8 horas por dia acho q nao vai fazer tanta diferença, abraço brother

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Structure

Não.

Como disse um grande mestre, uma hora do treino certo vale mais do que 10 do treino errado. (sem contar que horas de treino errado podem levar é a uma tendinite)

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


Structure uma epoca eu pirava nisso, mas vejo hj em dia q o mais importante e dar sequencia aos estudos e estudar certo, ter um bom professor e sempre importante nessas horas, vo deixa a frase do segovia pra fexa minha conta hehehe

"Os artistas que dizem estudar 8 horas por dia ou são mentirosos ou são uns asnos."
andres segovia

renatocaster
Moderador
# dez/11
· votar


Structure

Depende, se vc souber distribuir bem essas 8 horas diárias por assuntos de maneira cronológica e sem pular etapas, seu desenvolvimento poderá ser bem proveitoso.

carnisa1
Veterano
# dez/11
· votar


Não estudo nem 3h por semana, pego alguns exercícios de velocidade e fico treinando, mas dai começa a enjoar e eu vou tocando as musicas que eu gosto...

JoseA_II
Veterano
# dez/11
· votar


Ae pessoal, fico tocando 6 horas por dia, separo um tempo pra técnicas, como salto de cordas, alternada, tapping, ligados, bends. Teórica como escalas e divisão, e pra não enjoar o dia todo eu fico fazendo uns solos e músicas que conheço nessas horas intercalando as técnicas, teóricas e o que já sei pra ficar melhor e também não esquecer.

flea401
Veterano
# dez/11 · Editado por: flea401
· votar


voce ate pode treinar 8 horas por dia ou ate mais mas a cada 15 minutos para 15 por que se nao em pouco tempo voce vai estar com problema nos tendoes ou vai enjoar

JoseA_II
Veterano
# dez/11
· votar


flea401

Ah, mó fita que se tá falando mano, esse barato de zoar os tendões até hoje não aconteceu nada comigo. Isso é só papo. Ãh, pra não zoar os tendões é só alongar a mão sempre antes de tocar.

victorleon
Veterano
# dez/11
· votar


JoseA_II

Continue treinando 6 horas por dia, todo santo dia...

Daqui a uns 3 anos você vem aqui falar que não zoa os tendões....

Guitar_Rock
Veterano
# dez/11
· votar


Depende do que tu considera perfeição.

JoseA_II
Veterano
# dez/11
· votar


flea401

E a pessoa que tem prazer na música não enjoa não, é o contrário, quanto mais toca mais quer.

JoseA_II
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon

Vou continuar do mesmo jeito. Eu toco a três anos.

jigo__
Veterano
# dez/11
· votar


com 3, 4 horas incluindo treino e estudo musical, somados a um bom professor, farão de vc um otimo guitarrista...

existe dom, facilidade, jeito, eu não tenho nada disso pra mim existe treino, repetição, sempre da certo e se vc tiver inteligencia o suficiente para fazer tudo isso e não ficar tapado e arrogante sem duvida vc vai ser um musico melhor ainda...

lembre-se ng curte pessoas arrogantes, humildade sempre!!

abçs amigo e boa sorte!

The Laughing Madcap
Veterano
# dez/11 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Se quiser ser um daqueles guitarristas pós-anos 80 que não sabem porra sobre música, mas sabem tocar flight of the bumblebee com a guitarra nas costas no dobro do tempo, sim.

Se quiser ser um músico, tempo de prática nem sempre está associado à qualidade.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


JoseA_II
esse barato de zoar os tendões até hoje não aconteceu nada comigo. Isso é só papo.

Vai nessa, vai nessa...

O teu raciocínio foi igualzinho a:
- Eu fumo há 5 anos e não tenho câncer no pulmão, isso de que cigarro causa câncer é só papo.
- Eu como porcaria todo dia desde que tenho 10 anos e não tive nenhum infarto, isso de que comer porcaria faz mal para o coração é só papo.
- Eu transei com a minha namorada por 1 ano sem camisinha e ela não engravidou, isso de que transar faz engravidar é só papo.

Ninguém aqui disse que você ia passar 6 horas treinando hoje e fatalmente amanhã acordaria com tendinite. Ela se instala aos poucos, silencionasmente. E aí quando você perceber que tem, é porque já é tarde. Fora que isso também não é uma implicação lógica, do tipo "quem treina x horas vai ter tendinite em n meses". Mas é um fato estatístico, tem a ver com probabilidades e chances - da mesma forma que nem todo mundo que fuma desenvolve câncer no pulmão, nem todo mundo que come porcaria tem infarto, e nem todo mundo que transa sem proteção tem filho.

The Laughing Madcap
Veterano
# dez/11 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Por exemplo, se um desses caras abaixo viesse aqui no fórum postar os métodos de "estudo" deles, viriam um monte de guitarristas dogmáticos e quadradões com a criatividade de uma mosca (uma espécie que não falta nesse fórum) falar que "estão fazendo tudo errado". De quebra ainda recomendariam uma Squier com upgrades pro Jimi, afinal Fender é só gastar dinheiro à toa no headstock, compensa mais comprar uma Squier e melhorá-la.






Apenas faça o que gosta e seja você mesmo.

thefuga
Veterano
# dez/11 · Editado por: thefuga
· votar


Bog
- Eu fumo há 5 anos e não tenho câncer no pulmão, isso de que cigarro causa câncer é só papo.
Minha família está cheio de fumantes com mais de 60, incluindo uma bisavó que morreu com 100 a pouco tempo e fumava feito uma chaminé. Meu avô era "saudável" e teve cancer no pancreas.

- Eu como porcaria todo dia desde que tenho 10 anos e não tive nenhum infarto, isso de que comer porcaria faz mal para o coração é só papo.
Vale a mesma coisa que disse acima.

- Eu transei com a minha namorada por 1 ano sem camisinha e ela não engravidou, isso de que transar faz engravidar é só papo.
Isso é uma situação completamente diferente. Isso é algo natural e se ambos os individuos, homem e mulher, estiverem "ferteis" o óvulo fecundará um embrião será gerado em decorrencia disso.


Nenhum dos seus exemplos chega nem perto de ilustrar a situação que acontece ao tocar por longos periodos a guitarra.
Quer dar um exemplo parecido ? Diariamente milhões de pessoas vão a academia e muitas delas fazem exercicios potencialmente perigosos em relação a lesões. Bom, a maioria delas se alonga corretamente e não tem problemas.
Algumas delas tem, mesmo com alongamento e aquecimento adequados. Só por causa disso ninguém deve frequentar academias ? Não! Não tem nada haver uma coisa com outra.

Você poderia ter uma tendinite ocasionada durante a digitação do seu texto, bem como eu poderia. As crianças diariamente nas escolas escrevem durante muitos minutos, muitas vezes sem poder descansar. Quantas delas tem tendinite ? Eu particularmente nunca vi um colega com tendinite em função disso.

Você pode torcer a perna caminhando na rua e ter uma tendinite.
Você pode tocar 20 minutos e ter uma tendinite. Dessa mesma forma, você pode correr uma maratona de 40km e não ter problema nenhum. Você pode tocar durante 10 horas e não ter problema nenhum.

Da mesma forma em que amigos e colegas já tiveram tendinite causadas provavelmente pela digitação em escritório, problemas de coluna por falta de postura ao sentar, etc... E eu nunca tive esses problemas, assim como milhares de outras pessoas.

Então por favor, se não concorda com a opinião do sujeito, não me faça um exemplo ridículo como o de cigarroXcancer ou sexoXfilho...

As pessoas nascem "predispostas" a certas coisas (estudos cientificos já mostraram isso). Não é porque eu faço tal coisa que você possa fazer e vice-versa.
Não é porque um fumante morreu com cancer aos 45 anos que todos vão morrer.
Não é assim que as coisas funcionam. A vida é uma só, é possível que você seja vitima de um ataque cardiaco fulminante e morra aos quarenta mesmo tendo uma vida saudável. É possível que abuse das drogas e viva até os 80.

Tocar guitarra por longos perídos é o menor dos problemas que uma pessoa pode enfrentar... As pessoas devem fazer oque gostam, não oque os outros dizem ser melhor para a saúde...

Pra cada exemplo negativo a gente consegue dois positivos. Ou seja: Esqueça os outros, faça oque te der vontade de fazer, viva sua vida como você quiser viver, não como os outros mandarem!

E ahh, se você vive uma vida totalmente regrada e com precauções, é seu direito. Mas não tente dizer ao cara que leva a vida como quiser que ele está errado ou algo assim.
Até porque, perfeito ninguém é, por mais regrado que o indivíduo seja, cedo ou tarde a amiginha da foice e capa preta vai vir buscar ele... As vezes ele vive uma vida regrada e ela vem aos 55, as vezes ele faz de tudo e "ela" vem aos 85.

Não existe regra nem segredo para a longevidade, o importante é ser feliz fazendo oque se gosta. Certamente vai viver mais que o sujeito que gostaria de fazer as coisas mas não faz. E se não viver, pelo menos mais feliz ele vai ter sido...

Como diz a frase: "É melhor viver dez anos a mil do que mil anos a dez." ;)

Abraços!

Pepe Le P
Veterano
# dez/11
· votar


thefuga
você pode correr uma maratona de 40km e não ter problema nenhum.
Experimenta correr 20Km sem ter treinado muito pra isso antes...

As pessoas nascem "predispostas" a certas coisas (estudos cientificos já mostraram isso). Não é porque eu faço tal coisa que você possa fazer e vice-versa.
Não é porque um fumante morreu com cancer aos 45 anos que todos vão morrer.
Não é assim que as coisas funcionam. A vida é uma só, é possível que você seja vitima de um ataque cardiaco fulminante e morra aos quarenta mesmo tendo uma vida saudável. É possível que abuse das drogas e viva até os 80.


Cara, sinceramente, você está um tanto determinista demais pro meu gosto. Predisposição genética pra muita coisa certamente existe (além de outros fatores geralmente não levados em conta), mas não é sensato desconsiderar a influência clara de certos fatores de risco.

O cara pode fumar 3 carteiras de cigarro por dia e viver até os 90 anos? Claro que pode! Inegavelmente a qualidade de vida do cidadão não será a mesma caso ele não fumasse (mantendo or esto igual). Quantos maratonistas profissionais você chuta que fumam 3 carteiras de cigarro por dia?

Cara se você é adepto de "viva a vida e dane-se as consequências" tudo bem, acho justo, agora não venha espraiar o discurso de que está tudo pré-determinado e os hábitos não vão influenciar em nada sua vida, pois isso é uma tremenda bobagem.

Já que você parece gostar de citar estudos científicos, existem inúmeros que correlacionam fatores de risco a determinados problemas, de maneira até mais evidente do que predisposições genéticas (que certamente também existem).

Estamos falando aqui de probabilidades não de certezas predeterminadas. Se você fuma sua probabilidade de desenvolver um câncer (de pulmão por exemplo) é maior, o que pode significar um aumento de 1% para 5% ou de 10% para 50%, vai depender de muitos outros fatores da pessoa.

Concordo com você que cabe a pessoa decidir que estilo de vida ela quer levar (desde que isso não signifique alterar de forma dramática a vida de outras), agora seu texto me parece exaltar o "Carpe Diem extendida" e menosprezar outros estilos de vida.

Voltando a questão das horas de treino...

Acho que mais importante que a quantidade de tempo que você investe é a qualidade do seu treino. Quando eu era adolecente eu "praticava" mais tempo que hoje em dia (quando muito consigo tocar uma hora por dia), no entanto tenho sentido mais progresso recentemente.

Aliado a qualidade do treino é importante que se tenha interesse pelo que se faz. Eu acho que praticar muito, por si só, não garante um bom desenvolvimento, embora certamente exista uma correlação.

Bob Mauley
Veterano
# dez/11
· votar


diários de 5 a 8 horas

eu acho isso absurdamente estranho, serio mesmo

wrr.257
Veterano
# dez/11
· votar


Structure
Minha humilde opinião...
Como ja foi dito acima, acredito que praticar tudo isso diariamente fará com que vc enjoe rápido, e tem o agravante do seu nivel de conhecimento, tipo, eu sou iniciante, e não estou nada satisfeito com meu grau de conhecimento e técnica, então pra mim (com esse nivel de conhecimento) passar 8 horas/dia tocando vai ser frustrante, pq me ouvir tocar por esse periodo não vai ser legal.
Por isso acho mais viavel um tempo mais curto, porém com mais objetividade, ai conforme vc perceber que está evoluindo vai se tornar (ainda mais) prazeroso a atividade de praticar!
E a tendencia é virar uma bola de neve, tipo, quando melhor a sua evolução e vc perceber isso, mais vai querer evoluir!!

.... minha opinião, fiquem a vontade para descordar, criticar, e afins!

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


thefuga
se você vive uma vida totalmente regrada e com precauções, é seu direito. Mas não tente dizer ao cara que leva a vida como quiser que ele está errado ou algo assim.

Eu só disse o que disse porque o sujeito afirmou que essa história de tendinite é só papo.. Não é. Não estou dizendo para o cara como ele deve viver. Até porque eu sou um grande devorador de porcarias.

Agora, quanto a todo o resto do teu texto, qual foi a parte do que eu disse (replicado abaixo) que você não entendeu?

isso também não é uma implicação lógica, do tipo "quem treina x horas vai ter tendinite em n meses". Mas é um fato estatístico, tem a ver com probabilidades e chances - da mesma forma que nem todo mundo que fuma desenvolve câncer no pulmão, nem todo mundo que come porcaria tem infarto, e nem todo mundo que transa sem proteção tem filho.

O fato de a tua família ter montes de fumantes velhinhos não contradiz em absolutamente nada o que eu disse. Verdades estatísticas não são implicações lógicas.

Agent Steel
Veterano
# dez/11
· votar


Não acho,isso depende de muitos fatores inclusive até da própria pessoa. É óbvio que se você ficar praticando a mesma música todos os dias,um dia ou outro ela vai sair (por ex.). Praticar é essencial,mas também não adianta estar fatigado depois do trabalho,etc e estudar como uma obrigação. Pois assim você só vai passar raiva e sair decepcionado com o resultado. O ideal é estar descansado e desprovido de stress de um dia inteiro,pois aí a inspiração vem e o trabalho rende. Você aprende muito mais em minutos do que em horas na outra situação.

victorleon
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

Exato! Você pode treinar todo santo dia 10h por dia de guitarra todo dia por 50 anos e não ter tendinite? Claro que pode! Mas você tem que entender que se treinar 10h por dia todo dia, eu vou ter muito mais chance de ter tendinite do que alguém que treina 1h por dia, por exemplo

celotoledo
Veterano
# dez/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Quem treina é atleta, o músico ensaia e pratica..... e perfeição não existe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Muitas horas de treino sempre levam a perfeição?