[Discussão] Interação madeira x Captadores ativos

    Autor Mensagem
    Bob Mauley
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Bob Mauley


    Bem, creio que ja seja do conhecimento de todos que captadores ativos possuem um som um tanto que "padronizado" e artificial. Mas uma questão que é muito controvérsia é quanto à verdadeira influencia da madeira no som de guitarras com estes captadores.

    Alguns dizem que as ondas sonoras ressoam pelo corpo (e isso pode ser visto tanto como um defeito quanto como qualidade), o que faz com que a madeira influencia SIM no resultado final. Outros dizem que os captadores ativos trazem consigo um timbre pronto, e falam alto até em um cabo de vassoura.

    Estava conversando com um luthier da regiao ontem, e ele diz nao gostar muito de captadores como EMG's justamente pelo fato de nao ter interação com a madeira:

    "é fato que sao ótimos captadores, eles conseguiram criar um timbre pronto...se voce busca aquele determinado timbre, voce pega um EMG e pronto, mas, se voce busca timbre de madeira, estes caps NAO sao boa escolha... por exemplo, nao adianta eu construir um instrumento com uma madeixa "X", ou com uma determinada caracteristica e captaçao ativa, as tais caracteristicas nao serão notadas [...] Captadores ativos sao blindados, o som que sai do ampli é somente dos caps, a relaçao deles com a madeira é mínima, senão nula"

    Foi aí que eu perguntei à ele: " Entao tu quer dizer que compensa o cara pegar uma guitarra qualquer, trocar as ferragens e colocar um kit emg?"

    A resposta foi positiva. "Esses dias eu peguei um baixo Strinberg* com EMG , ele falava muito, e era de compensado"

    Tenho um conhecido aqui que colocou um kit EMG em sua Shecter flying V (nao sei qual o exato modelo), e a opiniao dele é a mesma: "Depois que troquei os caps, eu acabei com o timbre caracteristico da minha guitarra, mas eu sabia o que queria, e gostei do resultado"

    E você, o que acha?
    Ja tiveram a oportunidade de tocar em um instrumento de diferentes madeiras e captaçao ativa? Ja fizeram alguma comparaçao honesta e não tendenciosa? Tem opiniao embasada em videos do y2b? Existem fatos que contrariem ou confirmem estas opinioes citadas acima?

    E mais...voces acham que isto é questao de opinião pessoal, ou é algo que possa realmente ser comprovado?

    Dissertem, desvirtuem ou falem do Slash, você é quem manda champz!

    Fiquem na paz de Jah

    Bob Mauley
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Post para eternidade

    brendonmetal
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    acho meio difícil alguém provar que captadores ativos tem interação com a madeira ou que não
    todo mundo que fala que tem ou que não tem, não apresentam testes ou provas...
    mas vou esperar pra ver no que dar este tópico

    Tamehiro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    então, o slash usa alnico de saída baixa

    Arpeggios From Hell
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Bom vamos lá ...

    Não tenho nenhuma explicação cientifica ou técnica, apenas conhecimento empírico.

    Já tive 3 guitarras com EMG. Uma LTD (Agathis), uma Tagima JA2 (Cedro) e agora minha Cort KX-Custom ("Mogno" com tampo Maple) e digo que tem interação com a madeira sim, cada uma tinha um timbre diferente. É claro que captadores passivos realçariam muito mais estas características, mas para o meu caso eu prefiro ter ótima saída/definição/harmônicos do que um pequeno detalhe de timbre que a maioria dos ouvidos (incluindo os meus) não perceberiam.

    Eu acho errado "rotular" os ativos assim, vai do gosto e da necessidade de cada um.

    Mas esse assunto dá pano pra manga. Até algum louco instalar uns EMG num cabo de vassoura e gravar um vídeo. Quem se habilita ?

    brendonmetal
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Arpeggios From Hell
    mas os captadores são os mesmos, as cordas são das mesma marca e do mesmo calibre, e etc...(acredito que as cordas alteram o timbre em captadores ativos ne?)
    (vou voltar daqui 10 anos e ver o fim desse tópico!)

    fergutzvinicius
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Bom já tive uma Ibanez RG com o kit EMG do ZW e tinha um som maravilhoso. Extremamente definido e não tinha nenhum problema com chiados ou algo do tipo. Saída super alta e som muito lindo. Nesse mesmo tempo usei uma Jackson Soloist com os mesmo captadores e o som era exatamente o mesmo sem tirar nem por. Por issocreio que o captador ativo não sofra influência alguma da madeira da guita. Talvez das cordas.
    Aproveitando o tópico: teria o Seymour Duncan Blackout o mesmo som dos EMG's?

    brendonmetal
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    acho que não os caras do slipknot usam ativos o jim usa 81/60 e o mick esses blackouts (agora os signature dele) parece que os emg são mais agudos e os blackouts mais graves
    olha esses links: mick thomson
    tópico fixo sobre captadores
    nunca toquei com esses caps mas pelos links acho que dá pra ter uma ideia
    da diferença entre eles.

    brendonmetal
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    up!

    feartone
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eu tenho uma epiphone com o kit ZW EMG 81 e 85! O som é maravilhoso, bem definido!mas acho que os caps ativos não interagem com a madeira!pois tem muita banda ai que toca com guitarra de acrilico com EMG ativo, e o som é massa!oque interage, pode ser as cordas!na durabilidade da vibração da corda!pois a madeira interage com a corda!O som pode ficar o mesmo, mas o tempo de uma corda soar deve variar com o tipo da madeira!se não os caras faziam guitarra com EMG ativo e madeira de compensando!rsrsrs

    brendonmetal
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    mais alguém?

    -King
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: -King
    · votar


    Eu acredito na interação com a madeira, talvez realmente os passivos interagem um pouco mais, mas com certeza os ativos também interagem. Por que? Porque eu já testei uma strato (alder) e uma LP (mogno), ambas com os mesmos captadores, no mesmo amp e com a mesma regulagem. O que deu pra perceber foi que a strato soou mais aguda do que a LP, o que acredito ser pela madeira.

    Quanto as cordas, a LP estava com 0,09 e a strato eu não tenho certeza mas acredito que era 0,10, mas não acredito que isso faça muita diferença.

    juninholiveira
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu fico no meio termo, nem sou a favor de zero interação nem sou a favor de Total interação, mas to acompanhando o tópico lá e esse que o King acabou de ressucitar.

    ALF is back
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    edit: acabei de postar isso no outro topico...vou colar aqui

    olha...podem achar q é mito (ja ouvi varias vezes q isso é mito)
    mas ngm vai me convercer de q isso nao existe....como ja disse ali em cima, ja tive emg e vou contar como foi:

    a 11 anos atras, eu tinha uma condor rx30...uma strato de basswood (le-se compensado)...aprendi mta coisa com essa guita...
    eu tinha um amigo q tocava a mto tempo (hj ele é luthier) q falou q a gente podia testar uns caps nela e tal, ja q eu tava insatisfeito com ela...ele tinha uma fender com uns dimarzios (q hj eu sei q é a do malmsteen, um guitarrista q ele tanto me falava e hj admiro...rs) e uns seymours (1 hambucker e um single) encostados q ele ia por numa guita q ele tava fazendo aos poucos...bom...levei la e testamos os SD....ele disse q ficou legal (lembrando q to falando como um leigo pq na epoca os timbres eram todos meio parecidos...pouca diferença...eu notei mais diferença no clean...hj eu saberia avaliar melhor aquilo tudo) mas q ele queria testar os dimarzios...blz, ele tirou da guita dele e testou...ficou legal tbm...segundo ele, menos medios...e novamente eu notei mais diferença no clean! mas nao sei dizer se pra melhor ou pior...
    ai ele falou: cara, a madeira da sua guita é mto ruim mesmo...o q da pra fazer é ver como fica uns ativos (pra mim, na epoca, captador ativo? mto prazer...qual a diferença?)
    ai ele ligou prum amigo dele q, no dia seguinte levou uma jackson flying V q tinha esses tal de ativos q eu gostei pq era tudo preto!! (kkkk q vergonha minhas cabacisse)...toquei nela, puta daora q ficava meu smell like teen spirits naquela guitarra...o solo de wasting love entao? nossa maior sustain...daora memo...ai ele falou q ia fazer uma gambiarra pra gente testar aqueles caps na minha guita...pois um velcro la atras e colocamo o cap na condorzinha...NOOOOOOOOOOSSSAAAAAAAAAAA isso eé minha guitarra?!??!
    c%$@#%# veio q q era aquela distorção tava igualzinha a jackson...paulada na cara memo fico top! ai ele sugeriu q tirassemos o HSS da condor e colocassemos HH emg...comprei entao uns emgs, se nao me engano 81/60...algo do tipo...ele cavou um buraco pra caber o hambucker no braço e um buraco na parte de tras pra caber a bateria...isso foi facil pq esse "basswood" era puro COMPENSADO! uma nojera aquilo...até eu com uma chave de fenda cavava aquilo!
    3 anos dps eu me desfiz da guita pq fui mudando os gostos musicais e passei a precisar mais de clean...comecei a tocar blues e os emgs ja nao serviam...como precisava trocar de guita, peguei uma tagiminha 735...
    entao cara...nao há formulas matematicas, argumentos teoricos ou qualquer outra coisa q me convença de q a madeira influencia o timbre de um cap ativo da mesma forma q um passivo...acredito q até haja sim influencia...mas certamente nao é muita! seis precisavam ver o q aquele compensado fazia com emgs....puta timbre! mas no clean era fraco, como meu amigo ja havia me adiantado...
    eu, na epoca um leigo em timbres, notei a monstruosa diferença do antes/ depois da minha guita de compensado, sendo q o depois soava bem parecido com a jackson do cara...infelizmente, essa foi a unica experiencia q tive q posso compartilhar, mas ainda assim e uma experiencia bem relevante e q, pelo menos EU estou convencido e nao há o q me desconvença!

    "ha mas entao se for assim eu vou por um emg numa tonante e sair tocando como se fosse uma ESP!"

    ué...eu nao faria isso nao...por mtos outros motivos alem da madeira, mas estou convencido NA PRATICA de q essa tonante falaria bem bonito!


    Quanto as cordas, a LP estava com 0,09
    nossa é um pecado les paul com .09...rs...eu coloquei uma vez e sei la...nem afinava direito!



    edit2: esqueci de dizer...esses testes q falei antes de eu comprar os emgs foram feitos num laney hibrido desse meu brother...mesma regulagem...tudo flat! na verdade o interesse em testar era mais dele do q meu! rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Discussão] Interação madeira x Captadores ativos