Quanto se deve investir em equipamento?

Autor Mensagem
starling_music
Veterano
# dez/11


Eu toco guitarra a 20 anos. Comecei com 12 anos e com 16 anos eu possuía 3x mais pedais do que tenho hoje em meu set.

Com 16 anos ganhei o meu primeiro cachê com música. Tocava numa banda cover de música dos anos 60 e 70. Tinha uma ibanez jem Steve Vai model, 1 Marshall e uns 8 pedais. Naquela época rack de efeito era o ápice, então, além dos meus pedais obviamente eu ainda tinha uns racks cheio de luzinhas.

Era uma amontoeira terrível, era tanto efeito que no fim das contas o som ficava pior do que uma guitarra ligada diretamente no amplificador, mas isso foi algo que eu só fui descobrir e reconhecer com o tempo.

No começo da nossa vida de músico, ficamos super pilhados, principalmente se você toca guitarra, bateria ou teclado, queremos consumir essa infinidade de pedais e efeitos lindos, bateria de 6 tons, 15 pratos, teclado com 30 modulos, mas quer saber a verdade? Você não precisa de quase nenhum deles.

O problema é que imagem é tudo e som mesmo não é nada. Eu comecei tocando nos tempos áureos da guitar player e da cover guitarra. Eu era cabeludo e abria a revista e ficava doido com os nomes, com as "caras" dos pedais. Hoje então nem se fala, em matéria de beleza os pedais chegaram ao apogeu do Olímpio, da vontade de comprar só pelos desenhos.

Às vezes um cara me chama aqui no MSN e pergunta: "tenho 3 mil reais para investir em efeitos, o que eu devo comprar?" Daí eu falo, não compre nada, invista tudo no estudo da música, domine o seu instrumento, pois dessa maneira você vai saber exatamente o que comprar e vai perceber que você precisa de muito pouco para tirar um grande som, pois na verdade o som esta na sua mão, nas dinâmicas, no silencio e não no que esta entre você e o amplificador. Quem conhece o instrumento e sabe verdadeiramente tocar também sabe verdadeiramente do que precisa.

Eu lia entrevistas com mestres, caras tipo Jeff Beck e que diziam que a cada ano tiravam um pedal do set e eu pensava: "Esse cara esta mentindo", mas a verdade é que quanto mais amadurecemos mais queremos estar próximos do som da guitarra, aquele som cru e verdadeiro, muitas vezes todos esses efeitos mascaram o nosso som e nos deixam enlatados.

Quando estudava na Berklee ouvi uma grande historia que o baterista Antonio Sanchez (baterista do Pat Metheny) contou. Ele disse que certa vez estava no corredor da faculdade e um professor, que já o tinha visto praticando bateria, perguntou se ele não estaria disponível para cubrir o baterista faltoso num ensaio de Big band de jazz. Daí ele pensou: Poxa, eu toco pra caramba, toco as musicas do Rush mais rápido que o próprio batera do Rush, até acompanho uns discos de jazz, enfim, vou destruir.

Antonio Sanchez chegou por la e ficou 20 minutos montando a bateria, colocando tons, pratos, montando uma bateria de rock progressivo para uma gig de jazz. O professor puxou a primeira musica, um swing médio e no meio da musica pediu para ele solar, daí foi o Antonio e você imagina ne? Pedal duplo, 5 tons, prato para todo lado.

Acabou a musica o mestre foi na bateria do Antonio e foi tirando um tom, outro tom, os pratos, deixou apenas um pedal e falou: "Acho que assim tem mais haver com a gig".

Puxou outra musica, um swing super rápido e no meio da musica disse: "Solo de bateria", daí a casa caiu. Não tinham os pratos, os pedais e os tons para fazer barulho. Antonio disse que essa foi à maior lição que ele teve na Berklee. Eu morri de rir porque comigo foi à mesma coisa.

Primeiro dia de aula rolava uma audição e tava la eu a guitarra o cabo e o amplificador, e eu pensei, mas como assim? Foi um desastre, me senti pelado sem os meus efeitos. Eu queria um sustain, um sonzinho mais quentinho, mas não teve jeito, ali foi à realidade nua e crua.

Preciso dizer a moral da historia?

Deus abençoe a todos.

Mateus Starling

LipeGuitarrero
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music

Seu texto falou toda a verdade, clara e limpa

Ja vi nego com um set de pedais com uns 15 pedais, e na hora de criar um timbre, ficar perdido no meio de tantas latas e cores.

Se eu tivesse uns pedais acho que não passariam de 6: OD, Dist, Chorus, Delay, Wah, Noise Gate (talvez). Mas como uso pedaleira, são outros quinhentos, mas os efeitos que uso são praticamente esses.

Outra coisa que um Board grande tem de problema é o cara com uns 20 pedais no set, quando vai mudar de um Hign Gain pra um Chorus, vai ter que sapatear até suar Hahaha.

Acredito que um bom valvulado com uma boa guitarra e umas 5 latinhas já seja o suficiente. Se o som for mais cru então, como SRV, ACDC, as latinhas se diminuem ao meio.

É melhor qualidade a quantidade né. Mas infelizmente não são todos que tem dinheiro para "pagar pela qualidade".

Abixibarraba
Veterano
# dez/11
· votar


por isso estou feliz com meu v-amp....uso so a guitarra e a simulação (um pouquinho de reverb e as vezes um delay) e sou feliz assim.....fico estudando e pronto........acabei com meu set de 1908421 pedais....e sou feliz com meu v-amp......

Penta_Blues
Moderador
# dez/11 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

starling_music
Às vezes um cara me chama aqui no MSN e pergunta: "tenho 3 mil reais para investir em efeitos, o que eu devo comprar?" Daí eu falo, não compre nada, invista tudo no estudo da música, domine o seu instrumento, pois dessa maneira você vai saber exatamente o que comprar e vai perceber que você precisa de muito pouco para tirar um grande som, pois na verdade o som esta na sua mão, nas dinâmicas, no silencio e não no que esta entre você e o amplificador. Quem conhece o instrumento e sabe verdadeiramente tocar também sabe verdadeiramente do que precisa.

Muito bem colocado! É aquela velha história do menos ser mais em certas ocasiões...
Pra mim não há nenhuma dúvida de que o melhor e mais importantante investimento é no próprio aperfeiçoamento, mas não se deve deixar de lado a necessidade de se ter uma boa "caixa de ferramentas".
Não digo que vc precise montar um set imenso, mas deve ter disponível o maior número de equipamentos para que os mesmos atendam a todas as suas necessidades.
Ter 10 amplis, 20 guitarras e 100 efeitos não significa que tudo tenha que ser montado junto para ser usado ao mesmo tempo, mas que pode ser combinado de acordo com a ocasião e assim, tendo disponibilidade, vc pode aumentar o número de combinações.
O maior problema é que é muito comum perder o foco e acabar exagerando na dose. Deve-se tomar cuidado para que o equipamento seja uma ferramenta e não uma muleta, mas pra mim tal ferramenta é indispensável.
Para um cozinheiro fazer um arroz branco ele não precisa de muita coisa, mas para preparar um risoto ele vai precisar de um pouco mais do que apenas arroz, sal e água.
Acho que é isso. Alguns gêneros não necessitam realmente de nada além de guitarra e ampli mas se vc pretende tocar vários gêneros, especialmente os mais sofisticados, vc precisará de vários "ingredientes".
Valeu!!!

Gustavoroddan
Veterano
# dez/11
· votar


Só para variar , não menos que ótimo

Abraço

Saul Morello
Veterano
# dez/11
· votar


Só para variar , não menos que ótimo²

danilomagacho
Veterano
# dez/11
· votar


Eu acho que investir em equipamento depende de muitos fatores, dentre eles:

1) Quanto a pessoa tem disponível em dinheiro, que pode ser gasto sem fazer falta.

2) Se isto faz parte do "ganha pão" da pessoa.

3) Quanto a pessoa precisa de equipamento para vender seu "produto" caso este seja seu ganha pão.

Para tocar, tirar um som legal, precisa realmente pouca coisa. Eu tenho um bom Amp, 3 boas guitarras com timbres bem distintos e alguns pedais, sendo que 3 são pedais mesmo (chorus, wha e delay), os outros que tenho são apenas variações de drives, que gosto muito... mas na prática só uso um por vez... ou nem uso.

Tem gente que gasta muito em equipamentos simplesmente porquê gosta e tem $ para gastar. Tem gente que precisa ter equipamentos variados para oferecer, principalmente os músicos de estúdio.

Não existe regra para o quanto investir, e o tamanho do investimento para mim depende mais da qualidade dos equipamentos do que da quantidade... investimentos muito altos geralmente são feitos em guitarras TOP, amps de primeira... e isso é mais para que gosta e pode do que para quem precisa realmente deles.

Delson
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music
Parabéns pelo texto. Caiu como uma luva pra mim e pra muita gente por aí...

Hoje tenho uma Tanglewood LP e uma GT-10. Nem amplificador eu tenho. Quando eu toco, espeto a pedaleira na mesa.
A GT-10 é uma SENHORA pedaleira, inclusive se não fosse por ela eu não teria a oportunidade de tocar tanto (em quantidade, não em qualidade, hehe...), mas nada melhor que o verdadeiro amplificador na sua frente. Muitas vezes eu sinto falta do som da guitarra direto num valvulado para que o som produzido seja o mais puro possível.

starling_music
Veterano
# dez/11
· votar


Galera agradeço a contribuição de vocês e por estarem contribuindo num alto nível.
No meu texto eu mesmo digo que uso hoje um set 3x menor do que a 15 anos atrás, isso quer dizer que eu uso pedais sim, mas escolho pedais de forma cirurgica. Tem varios videos meus tocando com lesley, octaver, drive e etc mas o que quero dizer é: Se você tirar os seus pedais você consegue ter um performance de alto nível? Se você toca mal sem pedal vai tocar mal com efeito.
A grande verdade é que o cara se desdobra para gastar 1 mil reais em efeitos mas não investe 200 reais numa mensalidade, é nessa contradição que quero refletir.

danilomagacho
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music

Mas sejamos sinceros? Tem muita genética aí no meio, berço, etc. Tem gente que nasceu para tocar, e arrebenta sem estudar nada ou praticamente nada.

Música também é DOM, isso ninguém pode negar.

Estudar com certeza faz MUITA diferença, mas não depende apenas de estudo, e é aí que muita gente acaba também colocando alguma esperança nos efeitos... e as vezes funciona.

Vamos falar de um exemplo? The Edge. Ele não é um bom guitarrista se falarmos de execução, mas ele usa muitos efeitos, e no caso dele o que está entre o guitarrista/guitarra e o Amp faz toda a diferença. Aí entra a criatividade dele e a habilidade com os efeitos, compensando a falta de técnica... e eu acho ele o guitarrista PERFEITO par ao U2.

Cada caso é um caso, mas seja com muito ou pouco efeito, depende basicamente da musicalidade do cara e da capacidade dele de usar BEM o equipamento que tem, seja muito ou pouco equipamento.

Jube
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music
É por isso que eu nem entro no forum de pedais, quase não participo do forum de teclados e posto menos no forum de guitarra, estão cheios de entusiastas de tecnologia.

danilomagacho
Música também é DOM, isso ninguém pode negar.

Falácia total.

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music

Excelente texto!!!

tpgslash
Veterano
# dez/11
· votar


pra min overdrive , chorus , delay , wah e noise gate ta mais que bom ,e você tendo um bom valvulado talves nem precise de um overdrive eu tem amps que ja tem efeitos embutidos, e não adianta ter uma porrada de pedais e não saber tocar

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


danilomagacho

"Música também é DOM, isso ninguém pode negar. "

Eu nego. Sei que existe o "dom", já tive alunos que demonstraram isso para mim inúmeras vezes.

Mas esses, a grande maioria (ou talvez todos) já não tocam mais!

Os que ainda tocam e tem uma carreira musical não apresentavam uma grande facilidade no começo. Sabe que dom eles demonstraram desde o princípio? O da paciência, o a perseverança.

Eu demorei mais de 2 anos para conseguir afinar a minha guitarra. Que tal?

danilomagacho
Veterano
# dez/11
· votar


De Ros

Eu não disse que música é apenas dom, disse que também é dom. Algumas pessoas compensam com estudo, perseverança... outras com efeitos, pirotecnias...

O que pretendia ressaltar é que não é importante a quantidade de efeitos em sí, mas principalmente saber usar o que se tem...

Impressionante a capacidade da maioria aqui, como você mesmo acabou de fazer... e também o Jube, de pegar apenas uma frase solta do texto ao invés de analisar o todo.

Drinho
Veterano
# dez/11
· votar


Eu demorei mais de 2 anos para conseguir afinar a minha guitarra. Que tal?

Olha se a questão for afinar a guitarra com extrema precisão.. eu demorei até mais do que você...

e se você não me der uma nota como referência... ai nem hoje eu consigo hehehehe

danilomagacho
Veterano
# dez/11 · Editado por: danilomagacho
· votar


Eu demorei mais de 2 anos para conseguir afinar a minha guitarra. Que tal?

De Ros

Nós somos mais ou menos da mesma época... e eu também apanhei bastante no começo... eu não acho que se trate de falta de dom, mas de falta de recursos... hoje qualquer celular pode ter afinador, efeitos bons custam preço de banana...

Eu também levei anos para afinar a guitarra, mas não existia internet (até existia o embrião dela, mas não estava disponível), então tinhamos infinitamente menos informação que hoje, não tinha afinador, e demorei muito tempo até ter um maravilhoso diapasão de soprar da hering... eu usava o tom de discagem do telefone para afinar a guitarra...

Não compare a dificuldade que tivemos em aprender com o pessoal de hoje, mas pode ter certeza que aprendemos bem.

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


danilomagacho

Desculpe velho, vou procurar corrigir isso no futuro!
Abração!

Drinho
Veterano
# dez/11
· votar


Se eu tivesse uns pedais acho que não passariam de 6: OD, Dist, Chorus, Delay, Wah, Noise Gate (talvez).

eu to nessa... só que sem dist, chorus e noise gate hehehe meu negócio e wah, delay e o drive..seja do amplificador ou do pedal ai depende né se o amplificador presta vai o drive do amplificador, se não presta tento dar uma melhoradinha com o de um pedal.. e só pra ajudar um afinadorzinho e um booster pra hora do guitarrista né... mas efeitos doidos mesmo só wah wah e delay...

eu me admiro como uns caras que tem vários pedais conseguem pisar em todos em frações de segundo sem usar aqueles pedais de loop pra ajudar hehehe...

eu já teria levado um tombo no palco...

Curly
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music

o texto está ótimo, acho que merece uma segunda parte !

Tsgk
Veterano
# dez/11
· votar


acho q depende muito da influencia musical do cara. Por exemplo, se ele é fã de algum guitarrista anos 80 que usava milhões de efeitos, normalmente ele vai querer ter todos esses efeitos. Já outros que são fãs de blues, as vezes se contentam apenas com uma strat e um bom valvulado. É tudo muito relativo.

Meu professor é um exemplo disso: antigamente ele tinha um set de 17 pedais e um jcm 900. hoje ele se está extremamente satisfeito com uma Tc Electronic nova system e um dual terror, que custa metade do preço do set original dele e segundo ele é muito melhor.

por mim eu acho q eu me contento com um wah wah, delay, chorus, distortion e um booster, alem de um valvulado. Guitarra eu acho que só preciso de uma strato, uma les paul, e talvez alguma com floyd rose, mas a ultima não é tão necessária.

nunca fui muito ligado a gastar muito em equipamentos, dinheiro eu até que tenho, mas acho que tudo tem que estar em uma linha de custo x beneficio: nada adiante ter uma gibson pra tocar em casa, mas uma guitarra mediana é extremamente justo.

LipeGuitarrero
Veterano
# dez/11
· votar


Drinho

eu to nessa... só que sem dist, chorus e noise gate hehehe meu negócio e wah, delay e o drive..seja do amplificador ou do pedal ai depende né se o amplificador presta vai o drive do amplificador, se não presta tento dar uma melhoradinha com o de um pedal.. e só pra ajudar um afinadorzinho e um booster pra hora do guitarrista né... mas efeitos doidos mesmo só wah wah e delay...

eu me admiro como uns caras que tem vários pedais conseguem pisar em todos em frações de segundo sem usar aqueles pedais de loop pra ajudar hehehe...

eu já teria levado um tombo no palco...


Se tiver um valvulado nem precisa de OD/Dist. Meu sonho é ter um Mesa Boogie Dual Rectifier ou um Clone dele, então nem precisaria de Dist.

Agora o Chorus é essencial pra mim que toco em igreja.

Com um valvulado duvido que se precise mais que chorus, delay, wah e um booster.

clebergf
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music

Belo texto como sempre.
Realmente em muitos casos menos é mais e a importância do estudo deve ser sempre destacada.

Jube
Veterano
# dez/11
· votar


danilomagacho
Eu não discordo de você no geral, apenas ressaltei o ponto do qual não concordo.

qwertyasdfgh
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music
mas a verdade é que quanto mais amadurecemos mais queremos estar próximos do som da guitarra, aquele som cru e verdadeiro, muitas vezes todos esses efeitos mascaram o nosso som e nos deixam enlatados.
Gostei dessa. O texto todo está excelente cara, muito bom mesmo.

Acho que ter 15, 20 pedais na tua frente num show não te atrapalha se você souber o quê e quando usar, muitas vezes Jack White (exemplo fraco, mas válido) tinha uns 10-15 pedais no palco, porém, raramente mais de três estavam ligados.

De Ros
Eu demorei mais de 2 anos para conseguir afinar a minha guitarra. Que tal?
De ouvido sem nenhuma corda já afinada?

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


qwertyasdfgh

Com um diapasão.

Night_Rider
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music
concordo contigo cara, os equipamentos ajudam mas a pegada é o principal,as vezes toco as mesmas coisas em equipamentos diferentes mas consigo tirar quase o mesmo som, parece clichê mas boa parte do timbre vem da pegada e dos dedos.

starling_music
Veterano
# dez/11
· votar


danilomagacho Fico feliz com sua contribuição mas eu discordo com todas as minhas forças dessa sua afirmação: "Tem gente que nasceu para tocar, e arrebenta sem estudar nada ou praticamente nada."
Se você conhecer um grande músico que não estuda nada ou quase nada me avisa por favor que eu não conheço.
As pessoas tendem a achar que Hendrix não estudava guitarra por causa do estilo de vida que ele vivia, ou outros caras que se tornaram grandes mas que tinham um estilo de vida aparentemente nem um pouco dedicado ao instrumento. Na verdade quem esta no Topo não chegou ali sem pouco esforço, é assim em qualquer carreira, mas talento sem dedicação fica para trás. O que acontece é que algumas pessoas com a fama ou profissionalização acabam tendo menos tempo para estudar, mas em algum momento da carreira a dedicação foi certamente necessária.
Eu escrevi um comentario antes do seu sobre usar efeito, não vejo problema nisso, mas efeito pelos fins e não por meios, no caso do the Edge ele usa o delay como parte inclusiva de sua musicalidade, ele tem um dominio dos efeitos incrivel e foi algo que necessitou de um estudo especifico para isso.

starling_music
Veterano
# dez/11
· votar


Jube Eu participei 1 vez de um forum de pedal mas é um tipo de assunto que não me entusiasma.

De Ros Valeu De Ros, grande contribuição.

tpgslash "não adianta ter uma porrada de pedais e não saber tocar" é o que agente mais ve por ai.

Drinho rs.......

Curly Valeu parceiro, tenho feito textos menores porque a galera não tem muito paciencia para ler.

starling_music
Veterano
# dez/11
· votar


Tsgk Se vc for analisar historicamente os anos 70 e 80 foram o boom dos efeitos, principalmente com o digital, todo mundo estava experimentando algo que era novo, sem saber ainda os efeitos colaterais.
Essa mesma rapaziada que abusou dessas de efeitos são as pessoas que muitas vezes tocam hoje com sets mais crus.

LipeGuitarrero Legal irmão. Eu sempre toquei em igreja mas eu prefiro um reverb bem dosado do que um chorus, é uma questão de gosto mas eu acho que o chorus remete a uma sonoridade oitentista que nao me agrada muito, agente não ve mais o chorus tão presente na musica gospel internacional conteporanea.

clebergf Obrigado parceiro.

qwertyasdfgh Valeu irmão

Night_Rider Que bom que concordou irmão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto se deve investir em equipamento?