O que é um Luthier?

    Autor Mensagem
    Franke
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Franke


    Olá galera, esse é meu primeiro post. Antes de tudo gostaria de parabenizar o cifraclub pelo fórum e todos que participam.

    A minha dúvida é a seguinte pessoal:
    O que é o Luthier?
    1. Gostaria de saber o que ele faz;
    2. Se ao levar o instrumento para ele tem de falar o que precisa ser feito ou ele saberá o que fazer;
    3. Quais as recomendações necessárias para ir a um Luthier;
    4. E o que levar para um Luthier (cordas novas, etc).


    É isso ai galera, espero que possam me ajudar e com certeza iram ajudar várias pessoas com as mesmas dúvidas que eu.

    Estou pedindo isso, principalmente porque irei comprar uma guitarra nova e também porque vai ser minha PRIMEIRA guitarra.

    Valeeu galera, bom rock a todos! \m/

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Franke
    O que é o Luthier?
    1. Gostaria de saber o que ele faz;
    é quem constrói, conserta e faz manutenção de instrumentos musicais, o que é chamado de luthieria, ou tambem lutheria.

    2. Se ao levar o instrumento para ele tem de falar o que precisa ser feito ou ele saberá o que fazer;
    deve saber.
    dependendo da complexidade do problema pode exigir um luthier mais experiente.
    por exemplo regular o instrumento ou consertar a parte elétrica são procedimentos simples, acredito que qualquer luthier faça.
    consertar instrumentos quebrados já exige maior habilidade manual e conhecimento.
    procure videos no youtube, já vi consertos de braços ou headstocks completamente quebrados, o que eu achava que era impossivel de consertar!

    o que é mais comum de ser feito é uma regulagem geral. ele acerta a altura (ação) das cordas, as oitaxas na ponte, verifica o tensor, a elétrica, etc.

    3. Quais as recomendações necessárias para ir a um Luthier;
    se possivel, procurar profissionais com recomendações de pessoas que ja foram.
    sempre conversar antes sobre o problema, levar o instrumento e fazer uma avaliação sem compromisso.
    o resto é seu feeling, sentir que confia no cara pra ele arrumar o seu filhote.
    um mau luthier pode estragar o bichinho, e um bom luthier pode salva-lo!
    (parece medico)

    4. E o que levar para um Luthier (cordas novas, etc).
    em geral, é preciso trocar as cordas sim em varios procedimentos.
    ou voce leva, ou ele fornece (voce paga por elas, óbvio).
    o que mais precisa depende do tamanho do problema.

    Valeeu galera, bom rock a todos! \m/
    é nóis!
    espero que tenha respondido tudo!

    Franke
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Franke
    · votar


    Respondeu sim \õ/
    Valeeu kiki! Parabéns.

    guizimm
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    wikipedia e google são segunda opção neh
    quem fala q isso é inútil vai ta certo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é um Luthier?