Problemas com trastejamento - apenas em uma nota no braço todo.

    Autor Mensagem
    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/11


    Recentemente troquei as cordas, e sempre uso o mesmo calibre e mesma marca.

    O que acontece é que, constei que APENAS a 15° casa na corda de "A"(lá) está sofrendo um terrível trastejamento. Antes de subir então um pouco a ponte para aumentar a ação das cordas, não saia nem som. Era como se estivesse algo bloqueando o som, que curiosamente só deu nesta corda e casa(nota ré)..todas as outras notas no braço estão soando perfeitamente bem e sem nenhum tipo de trastejamento...penso que pode ser braço empenado porem se fosse realmente acho que mais notas trastejariam, ou estou enganado?

    alguém tem idéia do que pode ser, lembrando que moro em um lugar onde apenas eu toco guitarra (ou seja, sem guitarristas, sem luthier).
    Um grande abraço

    lcsrs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cara eu tava com esse problema quando troquei o calibre de cordas da minha guita eu usava o,10 e troquei pra 0,9, eu fiz o seguinte: li em um tópico aqui do fcc que se o braço esta empenado fazendo as cordas trastejarem então deve se afrouxar o tensor, então eu fiz isso, dei mais ou menos meia volta no sentido anti horário e depois mexi na altura da própria corda na ponte e resolvi meu problema.

    Não sei se pode ser isso o problema na tua, mas comigo deu certo.
    A minha tava trastejando a segunda corda(B) na 18ª casa.

    guizimm
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ah,dexa queto
    quem q usa a casa 15 da corda A?

    Willie Adler
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ah,dexa queto
    quem q usa a casa 15 da corda A?


    Bom, eu pensaria melhor antes de postar isso...

    guizimm
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Willie Adler
    ta soh brincando cara

    thefuga
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: thefuga
    · votar


    Paulo Heineken
    Leve a um luthier. Pode ser muita coisa.
    Se você não sabe oque pode ser e nem como resolver, é melhor levar num luthier pra não ter problemas.

    guizimm
    quem q usa a casa 15 da corda A?

    Eu uso...

    jucasambora
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Hahahaha... galera dá um desconto pro guizimm, a guita dele deve ser aquela mini, de 20 trastes! Aí fica difícil mesmo! hahahaha

    Só zoação em guizimm...

    Paulo Heineken
    Brother... o ideal seria Luthier, procura direitinho que vc acha um por aí... maaaasss... se não tiver jeito mesmo, da uma olhada no traste, ve se não tem alguma coisa errada com ele, pode ser no próprio da 15ª ou em algum posterior, começa pelo simples, pra evitar qq merda no teu instrumento. Se não tiver nada no traste aí sim vc pensa em algo mais complexo.

    Outro conselho, faça um curso de Luthieria e comece a trabalhar com isso na sua região, o negócio aí é carente disso, pode ser que da sua cidade não tenha ninguém, mas virão pessoas de outras regiõs e vc vai tirar uma graninha... certeza!!

    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    jucasambora
    eu pensei nisso tb, mas flando sério mesmo, só eu tenho guitarra aqui cara

    vou ver se separo um dia para levar ela em um luthier proximo

    problema que vou te que viajar uns 200 kms para achar um..e certeza que ele não ira fazer o serviço no mesmo dia, ou seja

    vou percorrer 800 kms só pra arrumar um traste, caso não ache uma solução. o.O


    lcsrs

    Interesante, seu caso é bem semelhante ao meu..vou tentar fazer o que tu fez
    qual guita é a sua?tem braço colado?

    guizimm
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    jucasambora
    a guita dele deve ser aquela mini, de 20 trastes! Aí fica difícil mesmo! hahahaha
    ainda assim teria a casa 15,kkkk
    http://imageshack.us/photo/my-images/689/dsc01243pu.jpg/
    olha ela ae

    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    guizimm
    linda a guitarra cara!!

    Fisherman
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Paulo Heineken
    É a sua Cort M600?
    Se for já estou ficando grilado. Voe levar a minha amanhã para o luthier.
    Ela veio de fábrica com cordas 09 e vou pedir para trocar com 0.10 e também vou trocar os capts. Tomara que não dê problemas na troca de tensão que pode ocorrer.
    Vc toca muito brother. Sou seu fã. Uns dos melhores guitarristas que tem aqui. Tomara que consigas resolver teu problema.
    Abç.

    guizimm
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: guizimm
    · votar


    Paulo Heineken
    nooossa,agora q eu saquei,vc eh aquele cara da cort
    adoro seus videos mano,boa sorte ae

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Paulo Heineken

    tá parecendo traste desnivelado! do tipo o traste anterior ( o 14) está mais gasto que o posterior dai já viu...
    Esse ano eu fiz uma retifica nos meus trates(eu mesmo hehe) foi até simples e resolveu.

    trastejava na primeira casa e da 15 para frente! possivelmente as regiões onde dou mais bends hehe menos na primeira

    Peace!

    lcsrs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Paulo Heineken
    Cara minha guita é uma Dolphin strato, o braço dela é parafusada.
    Boa sorte pra ti cara.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Fisherman
    sim sim, sou eu mesmo,mas não me parece um problema muito sério. Por isso dei uma pesquisada pra ver algum problema semelhante ao meu, mas sem sucesso, então criei o tópico.

    Valeu mesmo o elogio e os votos de boa sorte =D

    Mas lembrei agora, que troquei a marca das cordas(mas mantive o calibre)..vou testa outro "lá", nunca se sabe.
    Sempre uso elixir, mas havia colocado um jogo addario que eu havia ganhado, usei durante um mês e voltei pra elixir.
    Não sei ao certo se foi logo depois da troca ou do fim de semana corrido

    PS: ela dormiu em um estúdio, com ar ligado aos 22 graus
    depois saiu em um calor imenso do nordeste, andou de carro, de ônibus..ufa, coitada...mas não sei.tenho uma squier japa que já pegou muito mais tranco e nunca deu esse tipo de problema.


    guizimm
    Valeu msmo brother! =D
    Preciso até voltar a gravar algumas coisas..faz um tempão que não tiro nada, hahaha

    Arimoxinga
    Pior que nessa região não gasto muito trastes..mas como gutiarra é uma caixinha de surpresa pode até ser.

    O único luthier de confiança que eu tinha próximo aqui, encerrou as atividades e não aceita instrumento nem pelo dobro do pagamento(pelo ótimo serviço que ele fazia, juro que fiz a proposta)
    pior que em breve, vou trocar os trastes da cort.
    Quais materias vc usou Arimoxinga?

    lcsrs
    Valeu brother!

    Fisherman
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    PS: ela dormiu em um estúdio, com ar ligado aos 22 graus
    depois saiu em um calor imenso do nordeste, andou de carro, de ônibus..ufa, coitada...mas não sei.tenho uma squier japa que já pegou muito mais tranco e nunca deu esse tipo de problema.

    Pá!! Isso é brabo cara. Contudo, cada quitarra tem um tipo de construção.
    Por isso mesmo cada uma reage diferente as mudanças bruscas de temperatura. Um amigo meu trocou neste fim de semana as daddario por Elixir e ficou trastejando pra cacete. Daddario perde a tensão muito rápido, diferentemente das Elixir.
    Ps: um mês com daddario é dose brother.
    Abç.

    DogMan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Paulo Heineken
    PS: ela dormiu em um estúdio, com ar ligado aos 22 graus
    depois saiu em um calor imenso do nordeste, andou de carro, de ônibus..ufa, coitada...mas não sei.tenho uma squier japa que já pegou muito mais tranco e nunca deu esse tipo de problema.


    Cara, as diferenças de temperatura podem ter expandido ou contraído a madeira de modo a deslocar um pouco o traste.

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Paulo Heineken

    é cara mas tem vez que os trastes criam pequenas "covas" só em um local fazendo a corda bater mas, olha eu segui o que o celotoledo mostrou nesse post

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/267660/#7775795


    o ideal mesmo é uma lima chata, uma lixa fina, e bombril para lustrar no final de resto os videos ensinam tudo hehe

    Peace!!

    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Arimoxinga
    Caraca, perfeito, eu já ia procurar os tutoriais, ma esses já me servem
    um brother tb me passou as dicas..vou pegar o material e fazer eu mesmo

    Muito obrigado mesmo pela dica brother!



    DogMan
    obrigado pela dica man!

    jucasambora
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    guizimm
    Putz, guitarrão hein! Show de bola!
    Vi um kra usando uma dessa num show que fui em Campinas - SP, simplesmente timbraço!

    Fisherman
    Brother, eu uso D'addario 0.10 e não é tão crítico assim não... o lance é saber cuidar né, maluquim quer tocar e não limpa guitarra nem as cordas depois, aí nem elixir guenta... por falar em elixir, tive uma decepção filha da mãe com essa marca, comprei encordoamento que desfiou meia hora depois de colocada, quando fui ver, tava tudo preto por dentro... trágico!
    Definitivamente corda é gosto e sorte!

    Arimoxinga
    Esse lance das covinhas aconteceu na minha PRS, foi lixando e lubrificando que o luthier corrigiu o problema, ta perfeita, nenhuma dor de cabeça, graças a Deus.

    Paulo Heineken
    Tira fotos e posta aí pra gente ver o desempenho e o resultado!

    danielfz
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Paulo Heineken

    O Arimoxinga disse tudo!
    Este sintoma que você disse é referente ao desgaste natural dos trastes, apesar que tem guitarras com acabamento ruim que já são vendidas com problemas como este.
    Da trabalho, mas eu mesmo faço o nivelamento dos meus trastes. Geralmente o Luthier tem ferramentas específicas que facilitam o trabalho.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    danielfz
    sim, alias peguei minha outra guitar que tá ok e comparei os braços

    resultado
    cort m600 com o braço empenado, um pouquinho curvado pra trás.

    vou ver alguns tutorias e devagarzinho tentar resolver esse problema

    metalic_joker
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    I minha Ibanez RG 370 DXz(com ponte flutuante) veio com ação baixa sem trasejamento nenhum, só na 19 casa da misinha trastejava feio, dai decidir aumentar a ação da cordas, sumiu o trastemajento da 19 casa , mas agora quando do uma palheta um pouco forte faz um barulho iritante em muitas casa de todas as cordas. O que eu faço!!?????

    Fisherman
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    jucasambora
    Beleza brother. Pode até ser que cordas para guitarra seja uma questão de sorte. Mas nunca tive problemas de azar com Elixir. Acho que não é um lance de sorte não.

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Paulo Heineken
    esses dias tava com isso naquela guitarra eagle q eu uso , na sexta corda casa 8, dai olhei e passei a mao na corda e tinha um amassado na corda muito de leve mas q ja era suficiente pra trastejar naquela casa,mas ja aconteceu isso de trastejar em uma casa apena e com a açao das cordas nao muito baixa e com o tensor regulado certo, fiz uma coisa q muitos vao me amaldiçoar mas resolveu o problema heheh, peguei uma lixa de unha e quebei ela em uma tamanho q so pegava tres trastes, fui lixando com ela deitada como em um a retifica de trastes mesmo mas so naquela area q tava ruim, e aos poucos o trastejamento acabou,abraço

    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Consegui resolver meu problema!
    (final feliz)
    Eram dois problemas na verdade. Verifiquei com muita calma e pesquisei bem na net..velho google e fóruns aqui mesmo no cifra.

    Vamos a resolução:
    primeiro problema, e que devido as situações que a minha pobre bixinha passou, não teve muito jeito empenou um pouquinho de nada o braço dela.

    Fiz o velho procedimento de dar 1/4 de volta, no sentido horário (a curvatura estava do lado oposto da escala)..o braço voltou a posição normal, mas o trastejamento continuava.

    Então, na base do achismo mesmo, apertei a corda com meu indicador e polegar e procurei por alguma possível falha. BINGO!
    justamente aonde se encontra o 15° traste havia um amassado bem brusco.

    tirei a corda e coloquei outra, e ficou sem trastejar. Retirei a corda

    tornei a colocar a corda anterior, com cuidado, deixando o amassado voltado pra cima, e ficou normal.

    Não penso em recolar outro encordoamento, já que este é bem caro
    provavelmente, a menina que levou a minha guitarra de carro colocou algo meio pesado em cima do braço fazendo ele ficar empenado e amassando o trasto nessa região!

    Agora só me resta lixar os trastes da outra guitarra!

    Um grande abraço a todos do fórum que me ajudaram nessa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com trastejamento - apenas em uma nota no braço todo.