Não sei o que fazer com a ponte, me deem uma ajuda

    Autor Mensagem
    Lucas Copin
    Veterano
    # dez/11


    Fala galera!
    Eu tenho uma Giannini Stratossonic que eu adoro, do fim dos anos 80, o som dela é muito bom, mas o desgaste do tempo finalmente me obrigou a dar um upgrade considerável nela.

    Decidi mandar "relicar" a guitarra, pra ficar semelhante a Black One do John Mayer, apesar de que vou manter o braço de maple.Vou trocar o braço dela por outro, pq o tensor já está muito ruim de regular e os trastes estão gastos.

    Minha dúvida mesmo é quanto a ponte. Eu tenho nela uma ponte flutuante, mas o luthier disse que ela foi instalada errada e que por isso não está conseguindo regular as oitavas, que precisa recolocar a ponte um pouco mais próxima do captador. O corpo da guitarra é feito em uma peça inteiriça, e acredito que seja cedro, o que dá um sustain muito bom, mas além da ponte flutuante dar um quebrada no sustain, a guita ainda vai ficar com os furos da antiga posição dos pivôs... Sinceramente não sei o quanto isso vai influenciar, mas tenho medo que perca muito sustain, e aí tava considerando pôr uma ponte fixa, já que só uso a alavanca de vez em quando, seria um item dispensável no meu som, apesar de eu gostar.

    Que vocês acham que eu devia fazer?
    Abraço!

    Filippo14
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Mas com a ponte fixa não vai ficar a mostra esses buracos? po sei la acho meio furada trocar ponte pq pra mim, a guitarra fica mtu diferente, num sei, num curto, agora desculpa a pergunta besta, num tem como só trocar o tensor e manter o braço antigo ou algo do tipo, bom em todo caso, uma alternativa seria comprar uma ponte maior, tipo umas gotoh da vida que são maiores e esconder os buracos.

    Abraço

    Lucas Copin
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Como vai aproximar a ponte do captador e não o contrário, acho que os buracos não devem aparecer, a ponte vai ficar por cima. Mas minha preocupação nem é estética, mas sim se isso pode afetar o timbre.
    Eu conversei com o luthier e ele disse que pode tipo dar uma lixada no braço pra ele se aproximar mais da ponte e assim regular as oitavas, ele disse que esse processo seria mais trabalhoso, mas menos traumático pra guitarra, que acham.

    E sobre o braço, eu poderia até fazer o que você falou, mas entre trocar o tensor e retrastejar todo o braço, eu tinha pensado em já trocar o braço de uma vez. O único lado negativo disso, ao meu ver, é que o braço original dela é em pau-marfim, e se fosse colocar um novo ele seria de maple... pelas pesquisas que fiz, o pau-marfim é melhor que o maple, mas é difícil achar braços nessa madeira, e metade do universo usa maple, então pode ser tão ruim.

    Bertola, cadê você? haha

    ogner
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Lucas Copin

    http://guitarshopblog.com/wp-content/uploads/2010/01/medium1.jpg

    http://www.atlanticplumbing.net/strat.jpg

    Manda fechar tudo. Coloca string-thru!

    o/

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Lucas Copin
    Cara, não tem nada de "perder sustentação" nem "afetar timbre não...
    Se a ponte foi instalada em local errado, há que mudar, não tem jeito.
    Abç

    Filippo14
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Filippo14
    · votar


    ahh mano tenta manter esse braço ai, q eu sei essa madeira é mtu boa, mas o maple é excelente tambem, acho q num vai mudar mta coisa, mas é mais cool pau marfim ahahahah

    ogner
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Filippo14

    Os braço das Giannini stratos de 80 são um LIXO!!! De onde vc tirou que são bons!?! O.o


    *Eu tenho uma, só pra constar!

    renatocaster
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    ogner

    Manda fechar tudo. Coloca string-thru!

    Ponte de Teleca em Strat???

    Mim gostar disso, hehehehe o/

    ogner
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    renatocaster

    Nao sei se vai ser com ponte de teleca. Mas vou ter uma strat com ponte fixa um dia ainda. String Thru.

    o/

    Carregando
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ogner

    depois que já está aberto o buraco da ponte, tem como colocar essa ponte ae?

    renatocaster
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    ogner

    Ahhnnn, String Thru! São aquelas "bolinhas" feitas direto no corpo por onde as cordas passam, apoiadas num tailpiece?? É isso mesmo ou viajei? hehehe.

    ogner
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Carregando

    Luthier pode tampar o buraco, sim. Ja li sobre esse processo!
    Mas da pra colocar ponte de strat mesmo, só que fixa.

    ogner
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    renatocaster

    As cordas atravessam o corpo. Telecasters são assim.

    Filippo14
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ogner
    Mal, sempre ouvi mtu bem dessas gianninis de 80, meu primo mesmo tem uma sg q num troca por nada, deixa a gibson dele de lado e pau marfiim é bom num eh? ou eh só marfim q eh bom?

    ogner
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: ogner
    · votar


    Filippo14

    Pau-Marfim é muito usado pra braço aqui no Brasil.
    Marfim é "dente de elefante".

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau-marfim

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Marfim


    A Madeira do corpo dessas Giannini em geral é que são legais. A minha é cedro-rosa, nao consegui identificar quantas partes.
    o/

    Marcelo Bico
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Filippo14
    Seu primo deixa a Gibson SG de lado prá tocar na Gianinni ? Deve ser porque ele prefere o modelo, não é? Tá comparando strato com sg, e não Gianinni com Gibson.
    Ou então eu entendi tudo errado he he.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não sei o que fazer com a ponte, me deem uma ajuda