Retrastejamento mal feito

    Autor Mensagem
    Daniel_rsf
    Veterano
    # nov/11


    Falae galera, levei minha guita uns meses atras num cara aqui no Rio de Janeiro que retrastejou ela, mas fez um trabalho muito mal feito, tem um traste que parecia que tava soltando pra fora, dando pra passar a unha embaixo dele...
    Mas então... a princípio parecia que tava uma maravilha, só meses depois quando troquei de corda que começou a trastejar pra kct, ao ponto de agora só conseguir tocar com as cordas beeeem altas, e ainda assim trasteja..
    queria saber... eu tenho que retrastejar ela de novo? (Medo de fazer isso já que o cara colocou o traste mal feito e temo que possa ter estragado o buraco onde encaixam os trastes.) Ou simplesmente se um luthier lixar o traste deixa ele na altura certa, ai não faz diferença se o traste tá mal colocado e pulando pra fora, ou faz mesmo assim?
    O pior é que a guitarra é uma raridade... esse luthier vai queimar no inferno se ele tiver mesmo estragado ela...

    Hammer
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara acho melhor vc levar ela no luthier que vez a m... e deixar que ele se vire pra arrumar... Na maioria dos casos que eu saiba é questão de retificar os trastes (lixa-los para deixa-lo com a mesma altura).. não precisaria troca-los não.

    Mas deixa o Bertola falar ae...

    por curiosidade que guitarra é essa?

    Daniel_rsf
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    é uma kramer focus 3000, anos 80 hehehe
    eu não levo no luthier mais porque quando percebi que realmente tava trastejando ja havia passado bastante tempo... e agora mais ainda, eu levei em maio, por aí... o cara vai fingir que nem me conhece...

    Daniel_rsf
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Fora também que eu vo ter que confiar no kra... ai quando o kra faz merda eu começo a ficar com medo de deixar a guitarra com ele novamente, fora também que eu sei que ele vai me enrolar até a morte

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Daniel_rsf
    Tem que refazer o trasteamento....
    Abç

    Curly
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    poucos Luthiers saber fazer esse trabalho com perfeição.

    Daniel_rsf
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Daniel_rsf
    · votar


    Bertola, não tem risco de na hora que tirar os trastes, não poder mais fazer porque o buraco onde encaixa o traste ta todo estragado? pq tipo... sabe o buraco onde encaixa o traste, ai nas bordas da escala dá pra ver esse buraco e o ferro do traste encaixado lá... nas primeiras casa esse ferro tá torto e entrando pra fora do buraco!

    Daniel_rsf
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    porra escroto...se poucos luthiers sabem fazer esse trabalho, muito fdp o kra se oferecer pra fazer assim, eu nem tinha pedido, ele que fico falando que precisava fazer, e fez mal feito... paguei 300 reais pra ele estragar a guitarra =/

    carlos mercenario metaleiro
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Se o buraco dos trastes estragar vai ter que trocar a escala, tenso. XD

    Daniel_rsf
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Daniel_rsf
    · votar


    Parabéns pro cara, ele conseguiu estragar uma kramer e acabar com o sonho de um jovem que era todo feliz por ter uma kramer... tipo "sonho realizado"... FDP!!!

    Daniel_rsf
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    tem como trocar só os trastes que tiverem mal colocados, "pra fora" e deixar quieto os que tão no lugar certo, mas foram encaixados de um jeito que "se tirar fudeu"? haahhahahah

    carlos mercenario metaleiro
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Agora refletindo sobre o assunto, se eu estragasse a escala retirando os trastes, tentaria reconstruir colocando pó de serra + Cola nos buracos danificados.

    Deixa eu parar por aqui, senão daqui a pouco levo um puxão de orelha por ficar instigando as pessoas á estragarem suas guitarras. XD

    Daniel_rsf
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Daniel_rsf
    · votar


    carlos mercenario metaleiro

    Não se pode estragar o que já está estragado.... hehehehe se for isso ou trocar a escala, não custaria nada tentar né... hehehe
    Eu só vo ter que achar um luthier decente, e ir juntando grana pra poder pagar pelo serviço que não deve sair nada barato hahahahah
    Pq é foda... moh risco do kra fazer merda de novo hehehe

    Daniel_rsf
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Daniel_rsf
    · votar


    Seria triste trocar a escala da Kramer... tipo com certeza não ia encontrar uma igual né... que dê o mesmo tipo de som igualzinho...

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Daniel_rsf
    Daniel_rsf
    Mas então... a princípio parecia que tava uma maravilha, só meses [i]depois quando troquei de corda que começou a trastejar pra kct,[/i]
    Não colocou cordas cordas mais finas por engano???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Daniel_rsf
    Não estraga nada. Ao se recolocar os trastes, o luthier optará por um tipo de trastes com "garrinhas" maiores.
    A opção "paliativa" seria colar os trastes, mas isso, só em último caso...
    Abç

    Embaixador da Etiopia
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    fugindo um pouco do tópico... É possível adaptar uma guitarra com ponte móvel pra ponte fixa?? Se sim, é um procedimento muito oneroso??

    Jim Marshall
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    Embaixador da Etiopia

    É possível adaptar uma guitarra com ponte móvel pra ponte fixa??

    Sim é possível, o guitarrista Paul Gilbert tinha uma Ibanez com Floyd que ele pediu para colocarem ponte fixa...ficou ótima.

    Mas normalmente tem que pintar a guitarra novamente, visto que é colocada madeira para preencher o espaço onde antes ficava a ponte Floyd.

    Sei que perguntou para o Bertola, mas não custava nada comentar...rs


    Abraço,
    See ya!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Embaixador da Etiopia
    Sim, é. Mais é caro e difícil, pois há que ser feito um enxerto nas respectivas cavidades e o re-acabamento do instrumento...
    Abç

    Daniel_rsf
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Daniel_rsf
    · votar


    Falando nisso, outro problema que tive com esse mesmo luthier foi em relação a travar o floyd...
    Eu queria que ele travasse minha ponte floyd rose "evh style", pra ainda poder mandar dives, mas não poder puxar... o luthier disse pra mim que não dava porque a guitarra não tem cavidade de floyd... isso é balela né? não é na outra cavidade onde fica o "sustain block" que se trava?


    mas então voltando ao assunto... o problema é só em alguns trastes, e se vc olhar pela borda da escala, nos trastes 2 e 3, vai ver que o "dente" ou "pino" do traste (n sei o nome correto, como se fosse a raiz do traste) que prende no buraco da escala, tá meio torto, meio que entrando pela madeira... eu imagino que o cara quando tirou o traste antigo, ficou um pouco lá preso que ele não conseguiu tirar, e quando ele botou o traste novo, ele forçou de forma a ser desviado pelo pedaço do traste antigo, ficando torto assim "\" ao invés de ficar assim "|"
    mas isso é um palpite já que eu entendo necas hehehe

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Daniel_rsf
    Cara, se a guitarra não tem o "back-box", então não tem, em princípio com alavancar "para trás".
    Quanto aois trastes... Só verificando "in loco" mesmo.
    Abçs

    Embaixador da Etiopia
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Jim Marshall
    putz, minha guitarra é "envelopada" o.O

    Mauricio Luiz Bertola
    o que me incomoda na ponte móvel é aquele problema de que, quando vc dá um bend em uma corda as outras desafinam. Tem como resolver isso ai sem trocar a ponte??

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Embaixador da Etiopia
    Sim, com ponte boa, regulada e molas novas...
    Abç

    Daniel_rsf
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Putz! Na minha floyd original acontece isso, eu achava que fosse normal... estranho pq não desafina nunca, mas acontece isso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Retrastejamento mal feito