Devo aprender violão antes?

    Autor Mensagem
    JulioSonic
    Veterano
    # nov/11


    Olá pessoal,

    gostaria de aprender a tocar um instrumento, e de cara pensei em aprender guitarra, porém acredito que aprendendo a tocar violão, tocaria guitarra melhor, até porque parece ser um pouco mais facil também, e claro o investimento inicial também seria um pouco menor.

    O que vocês acham, devo começar com violão mesmo, ou já partir para guitarra? Tipo, sou totalmente leigo, e quero aprender desde o começo, o b-a-b, desde a parte teorica... Minha intenção é conseguir tirar uns acusticos do Foo Fighteres no violão e ai sim iniciar na guitarra

    Outra coisa, sou de Curitiba e queria saber se alguém poderia me indicar um um bom professor ou uma boa escola de música por aqui..

    Desde já agradeço,
    Valeu.

    thefuga
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: thefuga
    · votar


    Pra mim não tem nada haver isso. É lenda essa história de que (alguns dizem) tem que começar no violão. Violão é mais barato no geral pois não tem o amplificador. Se o problema for financeiro, compra um violão aço bacana com cutway e aprende nele. Teoria é teoria, serve pra qualquer coisa. Já a parte da prática, vai mudar um pouco o estilo de tocar. Se tiver acostumado no violão, vai ter que aprender coisas novas quando for para a guitarra (mesmo que simples) e vice-versa.

    Mas importante: Não compra um violão de R$100~200 por ser mais barato, pois não vai ser bom. Pensa em comprar um violão pelo menos do valor da guitarra que tu compraria e deixa a economia para a "desnecessidade" do amplificador.
    Agora se a parte financeira não for ser o problema, começa com a guitarra. Não vai ter essa dificuldade não. Eu ainda acho que a guitarra é mais fácil, pois é (pra mim) muito mais confortável que um violão. Mas dificuldade a mais não vai ter não cara. Ambos tem 6 cordas com as mesmas notas.