Devo aprender violão antes?

    Autor Mensagem
    JulioSonic
    Veterano
    # nov/11


    Olá pessoal,

    gostaria de aprender a tocar um instrumento, e de cara pensei em aprender guitarra, porém acredito que aprendendo a tocar violão, tocaria guitarra melhor, até porque parece ser um pouco mais facil também, e claro o investimento inicial também seria um pouco menor.

    O que vocês acham, devo começar com violão mesmo, ou já partir para guitarra? Tipo, sou totalmente leigo, e quero aprender desde o começo, o b-a-b, desde a parte teorica... Minha intenção é conseguir tirar uns acusticos do Foo Fighteres no violão e ai sim iniciar na guitarra

    Outra coisa, sou de Curitiba e queria saber se alguém poderia me indicar um um bom professor ou uma boa escola de música por aqui..

    Desde já agradeço,
    Valeu.

    thefuga
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: thefuga
    · votar


    Pra mim não tem nada haver isso. É lenda essa história de que (alguns dizem) tem que começar no violão. Violão é mais barato no geral pois não tem o amplificador. Se o problema for financeiro, compra um violão aço bacana com cutway e aprende nele. Teoria é teoria, serve pra qualquer coisa. Já a parte da prática, vai mudar um pouco o estilo de tocar. Se tiver acostumado no violão, vai ter que aprender coisas novas quando for para a guitarra (mesmo que simples) e vice-versa.

    Mas importante: Não compra um violão de R$100~200 por ser mais barato, pois não vai ser bom. Pensa em comprar um violão pelo menos do valor da guitarra que tu compraria e deixa a economia para a "desnecessidade" do amplificador.
    Agora se a parte financeira não for ser o problema, começa com a guitarra. Não vai ter essa dificuldade não. Eu ainda acho que a guitarra é mais fácil, pois é (pra mim) muito mais confortável que um violão. Mas dificuldade a mais não vai ter não cara. Ambos tem 6 cordas com as mesmas notas.

    De qualquer maneira, nada melhor do que testar. Vá a uma loja, olhe os instrumentos na sua faixa de preço. Senta numa cadeira e pega os dois. Mesmo não sabendo tocar, tu vai se identificar e curtir mais um deles. Se preferir o violão, vai nele. Senão vai na guitarra (a menos que o bolso não permita).

    Mas uma dica: Não começa pensando em tocar X banda. Pensa em tocar o estilo que tu curte. O mundo musical é muito maior que Foo Fighters e tem muita música "acustica" boa.

    Nilton Rafael
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JulioSonic
    Se quer tocar guitarra esqueça o violão você só vai perder tempo, mais se você não gostar de guitarra vai ter um prejuízo bem maior do que teria com o violão.

    Mano Pepa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JulioSonic
    Cara, depende do que tu tem em mente pra tocar.

    PigO
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JulioSonic

    eae....eu tinha essa mesma duvida que vc... guitarra ou violao? eu sempre quiz tocar guitarra, curto muito solos, distorção, etc... e eu tinha um violao, e acabei decidindo ficar no violao, to quase 1 ano fazendo aulas e nao me arrependo de ter começado e aprendido as coisa no violao, ainda pretendo aprender guitarra apesar de o basico ser quase igual do violao.... pra mim violao nem chegava perto de guitarra e minha mae nao queria dar uma guitarra pra mim, entaum começei no violao mesmo e depois de conhecer melhor o instrumento cheguei a conclusao de que nao é bem isso, violao tem muita coisa massa, ai vai depender de vc se vai querer aprofundar sua tecnica no violao ou na guitarra, minha dica é vc experimentar violao, se gostar continua ate ficar satisfeito com o que aprende nele e parte pra guitarra, se nao gosta vai pra guitarra.....

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Boa tarde!!!

    JulioSonic
    Na minha opinião, violão e guitarra não são gêmeos; no máximo primos...rs
    Não tem porque começar num e "evoluir" para outro. São instrumentos com características semelhantes, mas técnicas bem diferentes em alguns casos.
    Pra mim, quem procurar aprender a tocar violão de nylon e depois guitarra está variando e não evoluindo num instrumento. O que pode ser feito é começar pelo violão de nylon e depois partir para o de aço. Entre violão e guitarra, tanto faz.
    O que eu não recomendaria é começar com um violão de aço pra ir depois para a guitarra só porque ambos possuem cordas de aço e, na opinião de alguns seria mais fácil esse caminho, pois lembro o fato de que a tensão nas cordas de um violão é bem maior que na guitarra, o que na minha opinião torna mais difícil o aprendizado.
    Valeu!!!

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JulioSonic

    então, tu falou uma coisa bem errada:
    até porque parece ser um pouco mais facil também
    cara, violão é MUITO mais dificil, guitarra é váárias vezes mais fácil de tocar...
    então, as vezes é bom já começar na guitarra, se não tiver problema financeiro..
    violão te limita mto..

    JulioSonic
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pois é, suspeitava o que eu havia dito fosse bobagem mesmo..rs

    A questão financeira pelo menos por enquanto vai pesar um pouco, por isso pensei em pegar um violão, pelo menos por enquanto, até la por abril de 2012 eu já estar mais folgado para investir em amplificador, guitarra, etc.., ou talvez espere um pouco pra pegar a guitarra direto, não sei ainda..

    Como disse anteriormente, minha unica intenção, além do baixo custo, era conseguir tirar uns acusticos do Foo Fighteres (claro, outras bandas também) no violão primeiro.


    Só mais uma dúvida, é possível aprender desde do b.a.b.a em casa, estudando com video aulas, apostilas e youtube por exemplo, ou um curso com um professor é fundamental?


    Valeu
    Abraços

    PigO
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JulioSonic

    Só mais uma dúvida, é possível aprender desde do b.a.b.a em casa, estudando com video aulas, apostilas e youtube por exemplo, ou um curso com um professor é fundamental?

    concerteza um professor é fundamental.... tira as duvidas, explicara as coisa, corrigira o que estiver errado etc....da pra aprender algumas coisas pela net, mas um professor é indispensavel!

    JulioSonic
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    beleza, vou procurar um professor ou alguma escola de música.


    Valeu galera
    obrigado pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Devo aprender violão antes?