Gibson Les Paul Studio 50s Tribute vs Epiphone Les Paul Standard 57

    Autor Mensagem
    Lucas Valença
    Veterano
    # nov/11


    Olá gente!
    Sou novato no fórum e inicialmente gostaria de pedir desculpas por qualquer erro que possa vir a cometer.
    Já utilizei a busca e garimpei algumas informações, mas para o meu caso específico, a dúvida permaneceu...
    Aqui vai:
    Eu gosto de tocar hard rock e um pouco de metal (Iron Maiden e AC/DC principalmente, bastante Guns e Ozzy, contando com os primeiros discos do Black Sabbath, essas são minhas favoritas. Também um pouco de Metallica e Megadeth, apenas algumas músicas, mas gosto bastante). Também toco um pouco de rock clássico, adoro Led, Beatles, Jimmy Hendrix e etc.
    Agora que vou mudar de guitarra e largar meu "kit de 600", estou em dúvida entre duas... A Gibson Les Paul 50s Tribute Goldtop, que possui dois P90s, ou a Epiphone Les Paul Standard 1957 Goldtop (não será comprada nesta loja), que possui humbuckers.
    O que quero saber é: para o estilo que toco, mesmo sendo Gibson vs Epiphone, a Epiphone seria melhor?
    Sei que o Ozzy e Iron gravaram no começo com P90s, e AC/DC qualquer distorção leve funciona, também adoro sons cleans, seria o caso?
    Me restringi a apenas esses modelos porque são os disponíveis na loja.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara a gibson é infinitamente melhor, epiphone é guitarra de criança nos eua, porém os captadores da gibson vão te dar um trabalho a mais para timbres high gain, mas eu acho que trocar os captadores da gibson futuramente é um bom negocio

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Dejá Vú total neste tópico.

    Lucas Valença
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    The Man Who Sold The World
    Então, mas trocar no futuro por mini humbuckers?

    renatocaster
    Vi sua opinião nos outros tópicos do gênero e gostaria muito de ter uma sobre o meu caso.. É que fiquei realmente em dúvida na questão "Epiphone Humbucker vs Gibson P90"..

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Lucas Valença

    Cara, eu tenho uma Gibson com P-90's. Ouça este som que gravei com ela e diga o que vc achou. Acho que já serve para vc ter as primeiras impressões. Sobre a Epiphone com humbuckers infelizmente eu não posso te ajudar muito, pois nunca tive e nem toquei numa dessas.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/273477/

    Som clean: http://soundcloud.com/renatocaster/one-take-no-drive-renatocaster

    Avance até os 01:35, é quando começa o meu solo, hehehe. No início, usei os dois caps aos mesmo tempo, com a chave seletora no meio. Apartir dos 02:00, usei apenas o cap do braço.

    A minha opinião final sobre essa Gibson com P-90's é que vc até consegue tocar de tudo, qualquer estilo. Basta encontrar a regulagem mais adequada (com a ajuda de amps, pedais, etc) para o tipo de som que vc quer tocar. Nesses dois exemplos aí eu usei simuladores VST (Guitar Rig 5).

    Claro que para sons mais pesados ou hi-gains os humbuckers tem uma resposta melhor, e tbm não tem chiados como nos P-90's. O nível de chiado é bem baixo, pelo menos na minha.

    Abs

    Lucas Valença
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    renatocaster
    Muito bacana! Agora só me resta uma última dúvida:
    Acha que com distorção dá pra chegar num timbre como o da guitarra da BT tranquilo? Caso sim, é o que falta pra me confirmar a Gibson..

    gucrispim
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Lucas Valença
    jájá chega no Brasil as Tribute com captadores humbucker

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Lucas Valença

    Acha que com distorção dá pra chegar num timbre como o da guitarra da BT tranquilo? Caso sim, é o que falta pra me confirmar a Gibson..

    Cara, até dá sim. Dá uma lida no meu post anterior (eu editei) que eu falo sobre isso também.

    Abs

    Lucas Valença
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    gucrispim
    Sim.. Eu estava pensando em mudar de guitarra logo, mas talvez seja o caso mesmo...

    Outras opções que tenho são a Epiphone Zakk Wylde Bulls Eye (Que está quase 1000 reais mais cara que a Gibson, na minha opinião tá bem overpriced) e algumas Fenders Stratocasters que a loja possui, não sei especificamente o modelo pois não olhei bem. O meu problema com stratocasters é que toda vez que vejo uma me lembro do Chimbinha, não adianta o Iron e o Malmsteen usarem, o Chimbinha sempre aparece em minha mente, aí não dá.

    Led Zé
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Lucas Valença
    Se puder pagar, vai de Gibson. Como você já constatou, epiphone é overpriced e não é uma Gibson. Nem tem muito o que pensar.

    Lucas Valença
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Lucas Valença
    · votar


    Gente, comprei e estou adorando! Ela é linda e soa do jeito que eu queria! Toco todas as músicas que gosto perfeitamente, mil vezes melhor do que a minha Condor RX-20S e do que as Epiphones Les Paul 100 que testei lá.
    Próximo passo um amp VOX decente, mas isso no próximo mês..
    Obrigado a todos que ajudaram!
    Moderas, podem fechar o tópico.
    PS: Comprei a Gibson

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Lucas Valença

    PS: Comprei a Gibson

    Comprou a Tribute mesmo?

    Lucas Valença
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    renatocaster
    Sim, exatamente a do link do post inicial do tópico!
    E de quebra ainda ganhei uma palheta do Zack Wylde hahaha

    vintagentleman
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Sou novo aqui, mas como sei que as pessoas usam o fórum para buscar informações sobre equipamentos gostaria de dar minha opinião sobre a Studio Tribute 50's, guitarra que tenho há uns cinco meses. Para tanto confirmo integralmente o parecer do Renatocaster. A guitarra é ótima e tem pouco chiado, além de que os P'90 são realmente super versáteis cobrindo, com as regulagens corretas, praticamente qualquer estilo de rock e derivados. E a guitarra é leve e muito barata pela qualidade que tem e pelo timbre "gordo" típico das Les Paul originais.

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    vintagentleman

    Opa! Fala rapaz, tudo bem? Seja bem vindo ao FCC!

    Pois é, cara. Eu tbm tenho a Tribute, só que a minha é a 60's. Acho que a diferença da 50's para a 60's é apenas na espessura do braço, que na 50's é mais grosso e na 60's mais fino (Slim Taper).

    Eu a tenho há mais ou menos o mesmo tempo que vc, uns 5 ou 6 meses. Realmente esses caps P-90 me surpreenderam, pois soam muito bem. De início eu não curti muito, pois tenho uma certa predileção por timbres mais gordos e cheios dos humbuckers.

    Porém, a versatilidade desses P-90 me chamou a atenção. Eles respondem muito bem em frequencias mais graves, inclusive. Usando drive ou distortion, a resposta tbm é muito boa, e o nível de chiado é bem baixo se comparado aos caps single-coils de strato, por exemplo.

    rodrigoborg87
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cara acho que para seu estilo a que cairia melhor é a Gibson Tribute 50 comprei uma a um mês, e posso te falar Timbre maravilhoso e encorpado.
    Sustainer maravilhoso captação bem melhor que os da Tribute 60.
    Gravei uns videos em casa mesmo, qualidade não muito boa mais dá para ter uma noção do som dela.

    http://www.youtube.com/watch?v=xCSwz9KCEPs

    http://www.youtube.com/watch?v=VjQ5pSIGlMo&feature=relmfu

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Comparar Gibs com Eps...

    silasamilcar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Essa pergunta é séria?????
    É o mesmo que ficar em dúvida entre Globo ou TV a cabo. Bife Zoião ou uma Picanha maturada, Ficar com a vovó ou com a namorada. Tocar Zezé de Camargo ou Clapton ou Vai.
    Emfim Fica com a Gibson. Mesmo que seja a Studio.

    brothergt2
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Fala galera, Blz?

    Ressuscitando o post aqui, tenho uma Epiphone LP Standard e acabei de adquirir uma Gibson Tribute 50 Humb. Como uso a Epiphone como minha primeira guitarra desde 2006, senti muita diferença logo de cara na primeira plugada. Bom, ainda não tive tempo de tocar na guitarra a ponto de fazer um review, ou mesmo postar impressões mais detalhadas, mesmo porque a bendita veio com encordoamento 0.012, e apesar de já ter usado esse calibre na Epiphone, assim como 0.011 também, usualmente toco com 0.010, depois de muitos testes, pros e contras, encontrei meu lugar entre conforto e timbre na 0.010. De qualquer forma, vai aqui uma breve consideração.

    Essa série da Gibson é bem mais leve que uma Standard Epiphone devido as camaras na madeira justamente pra reduzir o peso excessivo da guitarra (nunca tive dificuldade com o peso). Se afeta o timbre de alguma forma eu não sei, não sou tão puritano assim, o que posso dizer é que a guitarra tem um sustain absurdo como eu nunca vi em nehuma outra, o timbre é bem gordo com bastante corpo. O braço também é mais gordinho devido a série imitar as LP's da década de 50. Visualmente a guitarra enche os olhos, é muito bonita mesmo, a minha é honey burst, e esse acabamento meio fosco/encerado dá um toque vintage total.

    Vou testar a guitarra quando tiver um tempo livre e posto algo mais completo. Espero ter ajudado quem está nessa dúvida cruel entre as duas.

    Abraço!

    vintagentleman
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    brothergt2


    Espero ter ajudado quem está nessa dúvida cruel entre as duas.


    Is this some weird kind of joke, right?

    brothergt2
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: brothergt2
    · votar


    vintagentleman

    I think that joke is buy something because of the name!

    Não fui eu quem criou o tópico, mas acredito que o propósito aqui é comparar os aspectos de cada um dos instrumento citados em termos de atender uma necessidade em particular, e não dizer qual deles é melhor, mesmo porque os modelos são totalmente diferentes, com propostas diferentes, desde o braço até o corpo e a captação. Se fosse pra dizer qual é a melhor esse tópico nem existiria, pois todos aqui sabem da superioridade de uma guitarra Gibson.

    vintagentleman
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    brothergt2

    Então tá...

    brothergt2
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    A Gibson Tribute 50's tem um timbre bem clássico, muito bacana, principalmente pro som que eu toco, mas depois de tocar quase 8 anos com uma Epiphone Standard com Sd JB e Alnico II pro, estou estranhando um pouco... mais a questão do braço da Gibson que é bem mais gordinho. Com relação ao timbre a epiphone ta com uma sonoridade mais moderna, mais ganho na ponte (JB) e som mais macio no braço (ALnico II pro) por causa dos seymour duncan. Ainda não vendi a Epiphone, mas não vai demorar muito!! rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Studio 50s Tribute vs Epiphone Les Paul Standard 57