Compor riffs e solos

    Autor Mensagem
    Rodrigo830
    Veterano
    # out/11


    Bom, eu já li varios topicos aqui, assisti todas as aulas de teoria do cifra club, decorei os desenhos de várias escalas, etc.

    Mas uma simples duvida q eu tenho:

    Para compor, é só simplesmente usar a escala que estiver no msmo tom da musica e digitar aletóriamente? Tem algum outro macete?

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Macete não tem não. O lance é ir usando tudo que você sabe. E vai fazendo isso até obter um som agradável. Quem acha que estudando teoria musical vai conseguir compor maravilhas, se engana.

    Filippo14
    Veterano
    # out/11
    · votar


    por enquanto vc faz mais ou menos isso, tentando cria frases legais, mas pensa nos modos como um todo, num fica em uma escala só e outra, munta eles com a penta, s notas da penta tão dentro deles, mas use-as mais que as outras 2 notas, pq fica mais legal, pode repousar nas outras,mas eh melhor repousar nas notas da penta mesmo, depois com o tempo, vc começa a pensar por acorde, só se quiser logico, ai vc começa a fazer coisas por exemplo A lidio - C jonio- D dorico-Am melodica, entende, vc num fica seguindo os acordes do campo, vc começa a pensar mais individualmente, ou seja, pensa por acorde ai o leque de possibilidades eh maior, mas eh mtu mais dificil faze assim, mtu mais de boa, toca os modos com penta no tom e manda bala, espero q eu tenha sido claro, acho que não, qualquer coisa eu tento explicar melhor

    BJAofficial
    Veterano
    # out/11 · Editado por: BJAofficial
    · votar


    tenho a mesma dúvida

    Golpian
    Veterano
    # out/11
    · votar


    criatividade na musica é tudo cara, eu ja fiz vários riffs, uns ruins outros bons, e tipo, é você ter tipo uma noção, não tenta ir de notas muito graves diretamente para notas muito agudas, só um exemplo, mas cara, não adianta saber tdas escalas e não saber montar uma frase pequenininha, mas para treinar faz assim:

    Pega alguns riffs que são tocados corda por cordas e vai incrementando eles, colocando uns bends, slides, e tals, vai aos poucos cara... depois vc parte para suas idéias

    Rodrigo830
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Filippo14

    Se não estou engadado, lidio, jonio, dorico e essas coisas são modos gregos. Sabe alguma pagina daqui q explique isso?

    BJAofficial
    Veterano
    # out/11 · Editado por: BJAofficial
    · votar


    Rodrigo830

    te perde lendo aí.. haha
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/272383/

    Rodrigo830
    Veterano
    # out/11
    · votar


    BJAofficial

    Até interessante, mas eu nem faço ideia do q seja o jerico.

    Filippo14
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Rodrigo830

    Eh q assim, tocar esses modos como escalas em um tom qualquer eh uma coisa, outra coisa mtu legal q eh oq eu quis dizer eh q esses modos, se vc pensar neles separados, eles possuem pentas e notas boas de repousar, então por expl um A dorico, vc toca a penta do dorico em A e cada penta dessas da uma vibe bem diferente da outra por exemplo lidio, Steve Vai usa mtu lidio, se vc ouvir a penta lidio e ouvi-lo tocar eh a mesma coisa, tanto q no lick library o Andy James ensina uns riffs dele e fala que está em E lidio, então vc pode começar a misturar modos pensando desse modo com pentas, menor melodica, menor harmonica, escala alterada, todo tipo de escala, e meio q sem pensar em uym tom só, pensando mais em cadencias e isso q fica diferente, toca penta eh mtu legal, mas num eh nada q chame mtu a atenção, ja esse tipo de coisaa chama mtu a a atenção pq a ideia muda mtu, então os solos ficam mais dinamicos, porem pensa acorde por acorde numa musica eh chato ahahah, chato não vai, eu curto, mas eh trabalhoso, bem mais, vc num pode se solta tanto, pra mim ainda pelo menos eh assim

    BJAofficial
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Rodrigo830

    meu ponto fraco é teoria.. não que eu seja bom na hora da prática.. haha
    eu não entendi porr* nenhuma doq tava escrito..
    é chato, mas eu vou fazer uma força, sóq ue tenho que começar pelo comeeeeeeço né, não por ai ! :/

    Rodrigo830
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Primeiro me explique o q é dorico e lidio.

    Filippo14
    Veterano
    # out/11
    · votar


    nossa agora deu branco das palavras hahahahhah, dorico eh o segundo grau dos modos gregos vai num to de C:

    C7M-Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-B°(meio dim)

    o dorico seria a escala de Dm7, q no caso vc faria a penta dele, q enfatizando na 6 da mesma da um som top

    o Lidio seria o F7M, da um som bem caracteristico repousando na 4# do mesmo

    Rodrigo830
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ¬¬ se vc prescisa de ajuda então posta sua duvida...

    Rodrigo830
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Rodrigo830
    · votar


    Achei uma coisa aqui sobre os modos, é a sequencia das notas q se toca, se são tons ou semitons.

    http://webarchive.org/imagens-m/guitarshred/c004.jpg

    os modos maiores são jonio, lidio e mixoridio, o resto são menores
    To certo?

    Filippo14
    Veterano
    # out/11
    · votar


    quase o frigio, dorico e eólio são menores o locrio eh meio diminuto

    Jube
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Rodrigo830
    Rapaz, quando vou compor, depois que eu fiz toda a base com bateria, baixo, guitarra base e as vezes um synthzinho, eu gosto de combinar algumas partes do solo com a base, como por exemplo aquela base que manda uma tonica e quinta, o solo manda a terça, ou a base mandando tonica e terça, e a guitarra solo a 5, arrisco algumas frases encima dos acordes e vo anotando tudo, depois de uma lapidada fica ok.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compor riffs e solos