Dúvida encordamente 0.09 e 0.10

    Autor Mensagem
    tati c.
    Veterano
    # out/11


    Pessoal a 1 mês e pouquinho comprei uma guitarra, Giannini Sonic GGX-1S(strato), bem simples mesmo. Um dia desses ela caiu de frente e arrebentou a Mizinha, voltei na loja e o vendedor trocou pra mim só a corda arrebentada com um encordamento barato sem cobrar nada, e deixou comigo as outras cordas. Vi que esse é 0.10, mas eu acho que o da minha guitarra era 0.09, não tenho certeza, e também achei um pouquinho mais dificil de fazer bend na Mizinha. Enfim, quando eu precisar trocas as cordas, tem problema eu usar esse 0.10 ou pode empenar? E qual vocês acham melhor pra uma iniciante? E tem muito problema eu ficar com a Mizinha 0.10 e o resto 0.09 por um tempo?(até eu precisar trocas) Obrigada

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/11
    · votar


    tati c.
    Em 1° lugar me parece que vc comprou essa guitarra e NÃO A LEVOU A UM LUTHIER habilitado para a regulagem geral inicial. FAÇA ISSO.
    Abç

    Les Strato
    Veterano
    # out/11
    · votar


    tati c.

    se você trocar de 0.09 para 0.10, é uma boa mexer no tensor, pois pode empenar o braço, mas se vocÊ utilizar só a mizinha 0,10, nao tem problema.
    Faz o seguinte, se vocÊ por 0,10. De 1/4 de volta ou menos no sentido horario, nno tensor. Isso vai dar mais resistencia ao braço, e evita empenações no aumento do calibre.
    Caso 1/4 de volta tenha sido demais, é so voltar um pouco o tensor, e o braço volta no lugar.

    Não existe corda mais recomendada para um iniciante, você usa aquela que você achar melhor.
    Eu utilizava 0,10. Ai quando utilizei 0,09 meus dedos passavam voando nas cordas, pois era mais confortavel para bends e vibratos.

    Abç

    Drinho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    tati c.

    compre um jogo de cordas de boa qualidade 0.10 ou 0.9 ou o que for do seu gosto e leve-o com a guitarra para um luthier colocar e deixar a guitarra zerada e confortável pra tocar.

    tati c.
    Veterano
    # out/11 · Editado por: tati c.
    · votar


    O que vocês acham que seria melhor pra mim quando eu precisar trocar as cordas: usar esse encordamento 0.10 que eu tenho aqui em casa, mas que é mais barato ou comprar outro um pouco melhor que seja 0.09?
    É que eu comprei a guitarra mais pra "brincar", tipo eu já tinha um violão que comprei no inicio do ano, e aprendi sem fazer aula, aí resolvi comprar uma guitarra simplesinha mesmo, mas meu pai não quer ficar gastando com luthier e etc e eu não tenho dinheiro. Não entendo muito bem desse negócio de regulagem, já vi vídeos ensinando a regular as oitavas, porém nunca o fiz, porque eu acho que a minha tá regulada. Se eu trocasse pra 0.10 e regulasse as oitavas ainda pode empenar?

    herikguitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    tati c.

    Se eu trocasse pra 0.10 e regulasse as oitavas ainda pode empenar?

    Sim, porque com o conhecimento que eu tenho (Ainda é pouco pro tanto de coisa que tem pra aprender) em Construção de Guitarra, as Oitavas não influenciam na construção do braço da Guitarra, elas influenciam na harmonização da Guitarra, tipo se você desrregular as Oitavas e tocar um Acorde, ele vai ficar muito estranho. No caso se você trocasse de 0.09 para 0.10 você teria que regular o Tensor, e não as Oitavas... Esse procedimento de regulagem do Tensor eu não recomendo a você fazer sozinha, porque mesmo que pareça fácil, as chances de errar e causar graves danos a sua Guitarra são grandes.

    mas meu pai não quer ficar gastando com luthier e etc e eu não tenho dinheiro.

    Você quer gastar um dinherinho com Luthier ou um Dinheirão em outra Guitarra? O Luthier é um gasto necessário que você deve ter, é como mandar um carro pro mecânico fazer uma revisão geral antes de ir pra uma longa viagem. Já que você é iniciante (como eu) será muito bom fazer uma regulagem geral, vai sentir muito a diferença. Eu ainda não levei a minha porque aqui onde moro não tem luthier! Então pesquisando muito, eu tô resolvendo os problemas, mas ainda não me arrisco a fazer regulagens no Tensor, por exemplo.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida encordamente 0.09 e 0.10